Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O sabão nosso de cada dia - UCA

 

03/06/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar o processo histórico da produção e do uso do sabão.
  • Identificar as reações químicas envolvidas na produção e no uso dos sabões.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reações químicas

Estratégias e recursos da aula

bolha sabão

Imagem 1- Bolha de sabão. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_9I6g0z6GUQI/SJHqpCc_ZCI/AAAAAAAAAa8/7iiBIHCX8kg/s400/bolha+de+sab%C3%A3o.jpg. Acessado em 11/05/2011.

Atividade 1- Analisando e discutindo vídeos de comerciais de televisão

O professor deverá organizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir os vídeos sugeridos a seguir. Para que os alunos possam assistir aos vídeos, cada um poderá acessar diretamente a internet de seu computador UCA. Outra possibilidade é a do professor salvar previamente os vídeos em seu computador UCA, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Vídeo 1- Propaganda de sabonete de 1959. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DK9YOsM3xVc&playnext=1&list=PLCB965C4B9045E1AC. Acessado em 11/05/2011.

Vídeo 2-Propaganda sabonete  de 1998. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YFPrMmcacyw. Acessado em 11/05/2011.

Cada grupo de alunos deverá assistir aos vídeos e discuti-los a partir de questões ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugestões a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los aos colegas de sala. Cada grupo deverá digitar o texto no "KWord" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.

propaganda 1959

Imagem 2- Imagem do vídeo 1.

prop 1998

Imagem 3- Imagem do vídeo 2.

Questões para discussão e registro.

  • Enumere aspectos comuns e diferentes nos dois vídeos.

  • O sabonete é um produto antigo ou recente? Argumente a respeito.

  • Como a mulher é retratada em cada um dos comerciais?

  • A TV agora é colorida, a mulher mais independente... e o sabonete? Continua o mesmo ao longo do tempo? Argumente a esse respeito.

  • Para que serve o sabonete? E o sabão utilizado para limpeza geral?
  • Quais são tipos de sabões utilizados no seu cotidiano? De onde eles vêm? Como são produzidos? Como atuam na retirada da sujeira?

Fechamento da atividade 1. 

O professor deverá fechar essa atividade destacando a evolução na produção dos sabonetes, e dos sabões em geral, que tem acompanhado o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural nas mais diversas sociedades mundiais. Ressaltar que os cuidados com o corpo e a higiene são comportamentos humanos com determinantes culturais; por isso não são uniformes em todas as comunidades humanas.

Ressaltar ainda que hoje em dia temos à nossa disposição diversos tipos e marcas de sabões (sabonetes sólidos e líquidos, sabão em barra, detergentes, sabão em pó, etc.), de baixo custo e de fácil acesso em supermercados, farmácias etc. 

Porém, há centenas de anos atrás não era assim. Não existiam indústrias de sabões como as que atendem às nossas demandas atuais. Por esse motivo nossos antepassados tinham que saber fazer sabão com cinza de madeira ou lixívia (obtida passando água através de uma mistura de cinzas) e gordura animal. Atualmente ainda há pessoas que utilizam essa técnica, mas são difíceis de encontrar, mesmo no meio rural.

Mas na realidade o homem sempre produziu sabão artesanalmente, em casa, utilizando na atualidade outros produtos básicos, como  a gordura de animais e/ou óleos vegetais e soda cáustica. Vamos conhecer, por meio de um vídeo  um processo de produção de sabão que segue uma tendência atual ecológica, que tem em vista  a sustentabilidade. Nela, o sabão é produzido a partir de um resíduo quase sempre destinado inadequadamente no ambiente, onde acarreta diversos danos: o óleo de cozinha utilizado em frituras.

Atividade 2 - Analisando e discutindo vídeo

Vídeo: Reciclagem do óleo de cozinha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iQeJLsW99vw&feature=fvwrel. Acessado em 11/05/2011.

Cada grupo de alunos deverá assistir ao vídeo e discuti-lo a partir de questões ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugestões a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los. Cada grupo deverá digitar o texto no "KWord" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.

Itens para discussão

  • Quais são os ingredientes utilizados para a produção do sabão?

  • Quais processos de separação de misturas são empregados na fabricação de sabão? (filtração e decantação)

  • Quais são as contribuições para a preservação ambiental quando se faz a reciclagem do óleo de cozinha?

Fechamento da discussão

Ao ouvir as argumentações dos alunos o professor deverá ficar atento no sentido de corrigir eventuais erros de interpretação e ampliar a discussão complementando aquilo que é relevante e não tiver sido destacado pelos alunos.

Ao final das apresentações o professor deverá lançar a seguinte questão problematizadora: 

Os sabões são produzidos a partir de óleos e gorduras através de reações de saponificação. Sabendo-se disto, como é possível o próprio sabão retirar "sujeiras" em geral, gorduras e óleos dos utensílios domésticos? 

sabão louça

Imagem 4- lavando Louça. Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/como%20sabao%20limpa%20-%20B.E..jpg. Acessado em 11/05/2011.

Atividade 3 - Pesquisa na internet

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e buscar elementos teóricos que auxiliem na resposta à questão problematizadora, o professor deverá orientar os alunos para buscarem informações na internet nos endereços para acesso disponibilizados a seguir. Organizar os alunos em grupos de três para que possam discutir os aspectos a serem contemplados na pesquisa e que serão apontados pelo professor, por escrito, assim como as fontes, o que os possibilitará trabalhar com organização e autonomia.

Cada aluno poderá acessar os endereços de seu computador UCA, fazendo a leitura de todo o texto e seus registros. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada um e formula um texto que sintetize as considerações do grupo. Os registros poderão ser feitos no editor de texto do computador UCA, utilizando o KWord. Esse texto deverá ser enviado ao professor por e-mail.

Além do texto, cada grupo deverá fazer uma ilustração daquilo que considerou mais relevante utilizando o software de desenho "Tux Paint" de seu computador UCA (Metasys/Edusyst/Arte e Música/Pintura Digital). Esse arquivo deverá ser salvo em um pen drive a ser conectado em um computador ligado a um data show, para ser apresentado para todos os colegas e professor. Deverá ser enviado ao professor por e-mail, para avaliação.

Após a produção do texto, cada grupo deverá socializá-lo aos demais, assim como a ilustração, com as devidas explicações e esclarecimentos.

Nesse momento de socialização o professor deverá ficar atento no sentido de ouvir as argumentações dos alunos e corrigir eventuais erros teóricos. Além disso, cabe ao professor ampliar a discussão complementando aquilo que é relevante e não tiver sido destacado pelos alunos.

banho diana

Imagem 5-  "O BANHO DE DIANA" de François Clouet (França, 1559/1560). Disponível em: http://caioproenca.files.wordpress.com/2010/10/banho-de-diana.jpg. Acessado em 11/05/2011.

Itens a serem contemplados na pesquisa

  • O que é o sabão.
  • Reações químicas que acontecem na produção do sabão.
  • Como o sabão limpa.
  • Como se faz sabão.
  • Diferenças entre o sabão e o sabonete.
  • Quem inventou o sabonete.
  • A história do sabão.

Referências para a pesquisa

Atividade 4 - Atividades experimentais: Fazendo sabão

fazendo sabão

Imagem 6- Fazendo sabão. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_0U_O9tu73DA/THkbhc0AavI/AAAAAAAAAZA/E2dN0qjOgho/s1600/dsc04741.jpg. Acessado em 11/05/2011.

Sugerimos duas atividades experimentais que possibilitarão aos alunos vivenciarem a fabricação artesanal de sabão. Deverão ser realizadas no laboratório de Química/Biologia, com a supervisão direta do professor, observando as normas de segurança uma vez que serão usadas substâncias inflamáveis e corrosivas. O número de grupos de alunos a serem formados dependerá dos recursos que o professor dispuser para um acompanhamento direto a cada grupo.

Os alunos deverão acessar os roteiros disponíveis nos endereços apontados a seguir diretamente de seu computador UCA e imprimi-los, ou copiá-los em seu caderno. Após a realização das atividades experimentais, os alunos deverão fazer um relatório das mesmas, digitando-o no KWord e enviá-lo ao professor por e-mail.

Atividade experimental 1- Fazendo sabão de cinza. Disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=459&SABAO+ARTESANAL+DE+CINZA. Acessado em 11/05/2011.

Atividade experimental 2- Preparação do sabão. disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/sabao.html.  Acessado em 11/05/2011.

 

Possibilidade de interdisciplinaridade: os aspectos históricos e culturais relacionados ao uso e produção de sabonetes e sabões poderão ser mais amplamente trabalhados com os alunos numa parceira com o professor de História. O primeiro momento da aula possibilita um trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e História, numa abordagem das diferentes formas de linguagem e comunicação.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos produzidos pelos grupos a partir da discussão dos vídeos (atividades 1 e 2); as ilustrações e explicações na apresentação da pesquisa (atividade 3); os relatórios das atividades experimentais (atividade 4).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.