Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A química do banho - UCA.

 

03/06/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Reconhecer o banho como um momento marcado por reações químicas
  • Identificar as diferentes reações químicas presentes no banho.
  • Avaliar os critérios para escolha de produtos a serem utilizados no banho.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reações químicas

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-Analisando e discutindo charges

Como motivação para o estudo do tema sugerimos que o professor utilize as imagens apontadas a seguir, que apresentam tirinhas da "Turma da Mônica", que ilustram situações envolvendo o banho. O professor deverá salvar previamente as imagens em seu computador UCA, usando o aplicativo  "KolourPaint" ou o "kPresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente). Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

T Mônica banho animais

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_n-NVlIhuID4/SxQTY0886NI/AAAAAAAADos/QGeqHCEO2Jg/s1600/Tirinha.gif. Acessado em 10/05/2011.

 

T mônica Banho

Fonte da imagem: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira284.gif. Acessado em 10/05/2011.

O professor deverá dividir a turma em grupos de 3 alunos para que observem as charges, analisem e façam a discussão das mesmas a partir de questões previamente formuladas por ele, com vistas a incitar a curiosidade e o senso crítico e possibilitar que os alunos tragam para a aula suas concepções sobre o banho. Algumas sugestões de questões:

  • Quais são os aspectos comuns às duas tirinhas?
  • Qual é o significado do banho para cada um dos diferentes personagens?
  • Quais são as diferentes formas de tomar banho?
  • Que produtos químicos usamos durante o banho?
  • Quais são as funções desses produtos químicos?
  • O banho é importante para a saúde? Por que?

Cada grupo deverá discutir as questões propostas registrando suas considerações no seu computador UCA, utilizando o KWord. Cada grupo deverá socializar essas considerações e, posteriormente, elaborar um texto único do grupo que deverá ser enviado ao professor por e-mail.

Atividade 2- Estudo de texto

Cada aluno deverá, utilizando seu computador UCA, fazer a leitura da matéria da revista "Superinteressante" intitulada "A química presente nas atividades do dia a dia" disponível no endereço: super.abril.com.br/ciencia/reacoes-bom-dia-quimica-presente-atividades-dia-a-dia-439756.shtml. Acessado em 10/05/2011.

O professor poderá salvar a matéria previamente em seu computador UCA e disponibilizá-la em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. Os alunos poderão acessar diretamente da internet, usando seu computador UCA.

 

cascão odores

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_TxgHzQSP3KM/SjhLon5UFjI/AAAAAAAAAvU/1wuI_BG0V00/s320/cascao6.jpg. Acessado em 10/05/2011.

Primeiramente todos deverão ler o texto inteiro. Nessa primeira leitura, o professor deverá propor uma dinâmica na qual cada aluno lê um trecho do texto em voz alta e os demais acompanham em silêncio.

Numa segunda leitura, o professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta um parágrafo; perguntar aos alunos o que entenderam desta parte do texto e, após ouvi-los, esclarecer dúvidas e explicar o conteúdo, focando as reações químicas e os fenômenos físicos, apontando-os e distinguindo-os. Fazer o mesmo com os parágrafos seguintes até terminar o texto.

Após a leitura e compreensão do texto, o professor deverá distribuir os alunos em grupos para que façam a ilustração de uma parte do texto, em seu computador UCA, utilizando o software de desenho "Tux Paint" (Metasys/Edusyst/Arte e Música/Pintura Digital).

O texto pode ser dividido em 4 partes que se referem a reações químicas envolvidas na ação: i) dos sabonetes/sabões; ii) xampus e condicionadores; iii) desodorantes; iv) pastas de dentes.

Deverão ser formados 8 grupos, ficando dois grupos com o mesmo tema, o que tornará a discussão mais interessante, a partir de duas percepções diferentes.

Após a realização dessa atividade, cada grupo de alunos deverá apresentar sua ilustração feita no KPaint aos demais, explicando o conteúdo estudado através dela.

Possibilidade de interdisciplinaridade: no final da matéria há destaque para aspectos históricos e culturais relacionados ao uso de sabonetes/sabões, pasta de dentes e desodorantes, que poderão ser mais amplamente trabalhados com os alunos numa parceira com o professor de História.

Atividade 3 - Pesquisas em grupos

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática, o professor deverá distribuir os alunos em sete grupos para que possam fazer pesquisa na internet sobre os temas listados a seguir, seguidos dos endereços para acesso. Deverá também fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Cada aluno poderá acessar o endereço de seu computador, diretamente da internet, ou por rede. Fazer a leitura de todo o texto e, em seguida, registrar aquilo que considerar mais importante. Posteriormente, o grupo discute os apontamentos de cada um e elabora um texto que sintetize os destaques feitos individualmente. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, o KWord.

sabão cascão

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_gFH2VP8yxQw/SowscoB5gKI/AAAAAAAABZM/2XpYF_cvDUc/s400/cascao.gif. Acessado em 10/05/2011.

Temas a serem pesquisados.

1- Propriedades químicas dos componentes do creme de barbear.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.

2- Propriedades químicas dos componentes do sabonete.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.

3- Propriedades químicas dos componentes do xampu.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.

4- Seis Produtos perigosos que usamos todos os dias

Disponível em http://super.abril.com.br/blogs/planeta/6-produtos-perigosos-que-usamos-todos-os-dias/comment-page-1/. Acessado em 10/05/2011.

5- Beleza sustentável.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_245338.shtml?func=2. Acessado em 10/05/2011.

6- Por que o sabonete limpa?

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-o-sabonete-limpa. Acessado em 10/05/2011.

7- Água do mar não limpa ninguém.

Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/agua-mar-nao-limpa-ninguem-438026.shtml. acessado em 10/05/2011.

 

Atividade 4- Montagem das apresentações do conteúdo pesquisado

Terminados os registros, o grupo deverá montar uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando o "KPresenter" disponível em seu computador. Imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação. As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 5- Socialização do trabalho do grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_substancias_quimicas.pdf. Acessado em 10/05/2011.

TRABALHANDO A QUÍMICA DOS SABÕES E DETERGENTES. disponível em: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/sabao.pdf. Acessado em 10/05/2011.

The Story of Cosmetics (2010). Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=pfq000AF1i8&feature=player_embedded. Acessado em 10/05/2011.

A História dos Cosméticos. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/redacao/historia-cosmeticos-252012_post.shtml. Acessado em 10/05/2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos produzidos pelos grupos a partir da discussão das charges (atividade 1); as ilustrações e explicações do texto (atividade 2); as pesquisas e as apresentações no seminário (atividades 3, 4 e 5).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosy Silva, Escola Estadual , Minas Gerais - disse:
    rosianesss@hotamil.com

    15/07/2013

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão. Pena que na minha escola não temos os recursos da informática. Mas vou adaptá-la. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.