03/06/2011
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Reações químicas
Atividade 1-Analisando e discutindo charges
Como motivação para o estudo do tema sugerimos que o professor utilize as imagens apontadas a seguir, que apresentam tirinhas da "Turma da Mônica", que ilustram situações envolvendo o banho. O professor deverá salvar previamente as imagens em seu computador UCA, usando o aplicativo "KolourPaint" ou o "kPresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente). Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_n-NVlIhuID4/SxQTY0886NI/AAAAAAAADos/QGeqHCEO2Jg/s1600/Tirinha.gif. Acessado em 10/05/2011.
Fonte da imagem: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira284.gif. Acessado em 10/05/2011.
O professor deverá dividir a turma em grupos de 3 alunos para que observem as charges, analisem e façam a discussão das mesmas a partir de questões previamente formuladas por ele, com vistas a incitar a curiosidade e o senso crítico e possibilitar que os alunos tragam para a aula suas concepções sobre o banho. Algumas sugestões de questões:
Cada grupo deverá discutir as questões propostas registrando suas considerações no seu computador UCA, utilizando o KWord. Cada grupo deverá socializar essas considerações e, posteriormente, elaborar um texto único do grupo que deverá ser enviado ao professor por e-mail.
Atividade 2- Estudo de texto
Cada aluno deverá, utilizando seu computador UCA, fazer a leitura da matéria da revista "Superinteressante" intitulada "A química presente nas atividades do dia a dia" disponível no endereço: super.abril.com.br/ciencia/reacoes-bom-dia-quimica-presente-atividades-dia-a-dia-439756.shtml. Acessado em 10/05/2011.
O professor poderá salvar a matéria previamente em seu computador UCA e disponibilizá-la em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. Os alunos poderão acessar diretamente da internet, usando seu computador UCA.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_TxgHzQSP3KM/SjhLon5UFjI/AAAAAAAAAvU/1wuI_BG0V00/s320/cascao6.jpg. Acessado em 10/05/2011.
Primeiramente todos deverão ler o texto inteiro. Nessa primeira leitura, o professor deverá propor uma dinâmica na qual cada aluno lê um trecho do texto em voz alta e os demais acompanham em silêncio.
Numa segunda leitura, o professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta um parágrafo; perguntar aos alunos o que entenderam desta parte do texto e, após ouvi-los, esclarecer dúvidas e explicar o conteúdo, focando as reações químicas e os fenômenos físicos, apontando-os e distinguindo-os. Fazer o mesmo com os parágrafos seguintes até terminar o texto.
Após a leitura e compreensão do texto, o professor deverá distribuir os alunos em grupos para que façam a ilustração de uma parte do texto, em seu computador UCA, utilizando o software de desenho "Tux Paint" (Metasys/Edusyst/Arte e Música/Pintura Digital).
O texto pode ser dividido em 4 partes que se referem a reações químicas envolvidas na ação: i) dos sabonetes/sabões; ii) xampus e condicionadores; iii) desodorantes; iv) pastas de dentes.
Deverão ser formados 8 grupos, ficando dois grupos com o mesmo tema, o que tornará a discussão mais interessante, a partir de duas percepções diferentes.
Após a realização dessa atividade, cada grupo de alunos deverá apresentar sua ilustração feita no KPaint aos demais, explicando o conteúdo estudado através dela.
Possibilidade de interdisciplinaridade: no final da matéria há destaque para aspectos históricos e culturais relacionados ao uso de sabonetes/sabões, pasta de dentes e desodorantes, que poderão ser mais amplamente trabalhados com os alunos numa parceira com o professor de História.
Atividade 3 - Pesquisas em grupos
A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática, o professor deverá distribuir os alunos em sete grupos para que possam fazer pesquisa na internet sobre os temas listados a seguir, seguidos dos endereços para acesso. Deverá também fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Cada aluno poderá acessar o endereço de seu computador, diretamente da internet, ou por rede. Fazer a leitura de todo o texto e, em seguida, registrar aquilo que considerar mais importante. Posteriormente, o grupo discute os apontamentos de cada um e elabora um texto que sintetize os destaques feitos individualmente. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, o KWord.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_gFH2VP8yxQw/SowscoB5gKI/AAAAAAAABZM/2XpYF_cvDUc/s400/cascao.gif. Acessado em 10/05/2011.
Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.
Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.
Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.
Disponível em http://super.abril.com.br/blogs/planeta/6-produtos-perigosos-que-usamos-todos-os-dias/comment-page-1/. Acessado em 10/05/2011.
Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_245338.shtml?func=2. Acessado em 10/05/2011.
Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-o-sabonete-limpa. Acessado em 10/05/2011.
Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/agua-mar-nao-limpa-ninguem-438026.shtml. acessado em 10/05/2011.
Terminados os registros, o grupo deverá montar uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando o "KPresenter" disponível em seu computador. Imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação. As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_substancias_quimicas.pdf. Acessado em 10/05/2011.
TRABALHANDO A QUÍMICA DOS SABÕES E DETERGENTES. disponível em: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/sabao.pdf. Acessado em 10/05/2011.
The Story of Cosmetics (2010). Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=pfq000AF1i8&feature=player_embedded. Acessado em 10/05/2011.
A História dos Cosméticos. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/redacao/historia-cosmeticos-252012_post.shtml. Acessado em 10/05/2011.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos produzidos pelos grupos a partir da discussão das charges (atividade 1); as ilustrações e explicações do texto (atividade 2); as pesquisas e as apresentações no seminário (atividades 3, 4 e 5).
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/07/2013
Quatro estrelasAdorei a sugestão. Pena que na minha escola não temos os recursos da informática. Mas vou adaptá-la. Parabéns