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PLANTAR, REGAR E ACOMPANHAR O CRESCIMENTO DAS HORTALIÇAS

 

21/07/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças deverão aprender a cuidar da horta e preservá-la; registrar os dias de observação; comentar sobre suas impressões.
Duração das atividades
A atividade deverá ser divida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conhecimentos, as habilidades e atitudes trabalhadas no conjunto de aulas de 1 a 5 publicado neste portal.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Discutir e escolher as sementes que serão plantadas.

1º momento – Em uma grande roda, as crianças juntamente com o(a) professora decidem o que deve ser plantado na horta, tomando como referência o espaço físico disponível. Em um segundo plano compram-se as sementes, as quais, as crianças não devem ter acesso direto (não devem tocá-las com as mãos, devem ser orientadas e informadas do perigo), pois existem substâncias químicas para preservá-las de predadores, que podem provocar irritação de pele, trazer danos para os olhos e perigo quando forem ingeridas. 

2º momento - O planejamento do procedimento do plantio deve ter como ponto de partida as  hipóteses das crianças em relação a forma,  a profundidade e a distância entre as covas. O(A) professor (a) explica para elas o que é uma cova de uma horta e o que é profundidade. Nesse momento,  os professores investigam  as noções que elas têm de medida e como fazer a medição para plantar no canteiro. Quando as crianças expressarem suas hipóteses, o docente traça na lousa  e pede para elas repensarem se realmente é possível a germinação da semente com a profundidade apontada. Para isso se faz necessário de uma trena  e uma régua de 50cm e da ajuda do(a) professor(a) para demonstrar com o traçado as hipoteses das crianças, realçando a noção de largura e comprimento. No exemplo, o esquema representa as hipóteses das crianças e as reais medidas. As linhas verticais e horizontais  indicam distância (comprimento e largura) e  a seta indica profundidade da cova.

Esquema 1 - Representação das medidas de distância entre as hortaliças.

3º momento -  A hora do plantio é levada a sério pelas crianças, nesse momento pode substituir a trena por uma régua de 20 cm ou 30cm, que passa ser instrumento de trabalho . O copo é importante para delimitar a circunferência  e aj udar na medida de distância, como se observa nas fotos a seguir. No centro da circunferência as crianças podem fazer a cova com um palito de picolé e o(a) professor(a) coloca as sementes dentro da cova e as crianças fecham sem ter acesso direto a elas.

 4ª momento - O trabalho é de acompanhamento, as crianças com ajuda do docente, todos os dias regam a horta e observam o momento que as hortaliças começam a brotar. O instrumento de registro é um quadro de anotações das observações diárias. Como no exemplo destacado.

I              DIAS         I              DATA             I             OBSERVAÇÃO                      I

I...............................I...................................I.......................................................I

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Avaliação

A avaliação será realizada no momento do desenvolvimento da atividade do plantio das hortaliças.  Os professores observam: como as crianças medem? Se orientam pela régua com as medidas combinadas? qual a distância que marcam entre uma circunferência e outra? Elas se orientam pelo tipo de hortaliças que foram escolhidas?   Outra avaliação é feita sobre a atividade no plano da linguagem, as crianças conseguem descrever os procedimentos realizados sem a presença de esquemas e distantes da horta? Analisar se conseguem diferenciar a horta do pomar e do jardim (caso não apresentem essa diferenciação no inicio do estudo).

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