21/07/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Os conhecimentos, as habilidades e atitudes trabalhadas no conjunto de aulas de 1 a 5 publicado neste portal.
Atividade 1 – Discutir e escolher as sementes que serão plantadas.
1º momento – Em uma grande roda, as crianças juntamente com o(a) professora decidem o que deve ser plantado na horta, tomando como referência o espaço físico disponível. Em um segundo plano compram-se as sementes, as quais, as crianças não devem ter acesso direto (não devem tocá-las com as mãos, devem ser orientadas e informadas do perigo), pois existem substâncias químicas para preservá-las de predadores, que podem provocar irritação de pele, trazer danos para os olhos e perigo quando forem ingeridas.
2º momento - O planejamento do procedimento do plantio deve ter como ponto de partida as hipóteses das crianças em relação a forma, a profundidade e a distância entre as covas. O(A) professor (a) explica para elas o que é uma cova de uma horta e o que é profundidade. Nesse momento, os professores investigam as noções que elas têm de medida e como fazer a medição para plantar no canteiro. Quando as crianças expressarem suas hipóteses, o docente traça na lousa e pede para elas repensarem se realmente é possível a germinação da semente com a profundidade apontada. Para isso se faz necessário de uma trena e uma régua de 50cm e da ajuda do(a) professor(a) para demonstrar com o traçado as hipoteses das crianças, realçando a noção de largura e comprimento. No exemplo, o esquema representa as hipóteses das crianças e as reais medidas. As linhas verticais e horizontais indicam distância (comprimento e largura) e a seta indica profundidade da cova.
Esquema 1 - Representação das medidas de distância entre as hortaliças.
3º momento - A hora do plantio é levada a sério pelas crianças, nesse momento pode substituir a trena por uma régua de 20 cm ou 30cm, que passa ser instrumento de trabalho . O copo é importante para delimitar a circunferência e aj udar na medida de distância, como se observa nas fotos a seguir. No centro da circunferência as crianças podem fazer a cova com um palito de picolé e o(a) professor(a) coloca as sementes dentro da cova e as crianças fecham sem ter acesso direto a elas.
4ª momento - O trabalho é de acompanhamento, as crianças com ajuda do docente, todos os dias regam a horta e observam o momento que as hortaliças começam a brotar. O instrumento de registro é um quadro de anotações das observações diárias. Como no exemplo destacado.
I DIAS I DATA I OBSERVAÇÃO I
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A avaliação será realizada no momento do desenvolvimento da atividade do plantio das hortaliças. Os professores observam: como as crianças medem? Se orientam pela régua com as medidas combinadas? qual a distância que marcam entre uma circunferência e outra? Elas se orientam pelo tipo de hortaliças que foram escolhidas? Outra avaliação é feita sobre a atividade no plano da linguagem, as crianças conseguem descrever os procedimentos realizados sem a presença de esquemas e distantes da horta? Analisar se conseguem diferenciar a horta do pomar e do jardim (caso não apresentem essa diferenciação no inicio do estudo).
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