22/08/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Recursos do laptop utilizados nesta aula:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam
Professor, para desenvolver esta aula os alunos poderão utilizar os laptops para executarem as atividades propostas em sala. Para iniciar, peça a cada aluno que individualmente ligue seu laptop e conecte-se a internet. Por meio do seguinte comando Iniciar -> Aplicativos -> Internet, os alunos deverão acessar o vídeo proposto para esta aula. O professor deverá organizar a sala para que os alunos assistam individualmente ou em grupo o documentário "Universo Elegante - o Sonho de Einstein". O endereço do documentário está disponível abaixo, separado em sete partes. Logo após o término, o professor deverá provocar um debate a respeito da importância da Física para o cotidiano dos seres humanos.
Seria muito importante também se para esta primeira aula, o professor convidasse profissionais no quais utilizam os conhecimentos da Física em seu dia-a-dia, não é necessário que seja formado em Física, muitos profissionais como médico, engenheiro, cozinheiro, entre muitas outras profissões, utilizam os conhecimentos da Física para realizar o seu trabalho.
Documentário: Universo Elegante - O Sonho de Einstein
Sinopse do documentário
O Universo Elegante
Supercordas, dimensões ocultas e a busca da teoria definitiva, por Brian Greene. Neste Documentário admirável, Brian Greene relata a história científica e a luta humana por detrás da busca desta teoria final. Ideias revolucionárias e excitantes tais como novas dimensões escondidas no tecido do espaço, buracos negros que se transformam em partículas elementares, cortes e furos no contínuo do espaço-tempo, universos gigantes que se trocam com outros minúsculos, e toda uma variedade de outros aspectos que desempenham um papel essencial na compreensão de algumas das questões mais profundas de todos os tempos. Com autoridade e charme, através do uso da metáfora e de analogias, Brian Greene consegue tornar acessíveis alguns dos conceitos mais sofisticados alguma vez pensados, levando-nos mais perto do que nunca a compreender como funciona o universo.
Disponível em http://rarosdaweb.wordpress.com/category/ciencia/page/14/
Detalhes do Documentário
Duração: | 50 min. |
---|---|
Idioma: | Legendado em Português |
Apresentador: | Briam Greene |
Obs: Este filme está disponível no Youtube dividido em 7 partes no seguinte endereço:
1ª Parte - duração 7'32'' disponível em http://www.youtube.com/watch?v=uEbzBQHTxRk&feature=related
2ª Parte - duração 7'52'' disponível em http://www.youtube.com/watch?v=nSJyt1vqIMk&feature=related
3ª Parte - duração 7'01'' disponível em http://www.youtube.com/watch?v=foJy1wOjQKc&feature=related
4ª Parte - duração 7'24'' disponível em http://www.youtube.com/watch?v=DQuPptWE9nM&feature=related
5ª Parte - duração 8'35'' disponível em http://www.youtube.com/watch?v=VJZYrVfsTWw&feature=related
6ª Parte - duração 4'43'' disponível em http://www.youtube.com/watch?v=JuTR822hiPs&feature=related
7ª Parte - duração 5'44'' disponível em http://www.youtube.com/watch?v=_qOffdDJnbo&feature=related
Após assistir ao filme, o professor deverá estabelecer um debate direcionando a discussão do vídeo e a importância do conhecimento da Física para a vida dos seres humanos.
Após assistir ao documentário, o professor deverá propor aos alunos que façam grupos para a resolução das questões referentes ao documentário. Ao término da atividade, as respostas deverão ser digitadas utilizando o programa do laptop KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos e logo após o término o grupo deverá enviar as respostas para o e-mail do professor. A resolução das questões em grupos permitirá que os alunos discutam entre eles a respeito da importância de aprender a Física. Vale ressaltar que é necessário que o grupo converse e exponha suas idéias até mesmo para repensar a respeito do conhecimento científico e principalmente dos mistérios que nos rodeia.
Sugestão de roteiro de questionamentos referentes ao filme:
1. Para você qual a importância da Física?
2. O conhecimento da Física poderá ajudar a solucionar grandes problemas no Planeta? Explique.
3. Quais são os ganhos para a humanidade em relação ao estudo da Física?
4. Descreva a sua impressão da física antes e depois de assistir o documentário.
5. Como a Física poderá ajudar a humanidade neste século?
6. Cite algumas situações que ocorrem em nossa vida que podem ser explicadas com o estudo da Física.
7. Escreva a importância dos estudos de Isaac Newton e de Albert Einstein para o planeta.
8. Para você quais foram as consequências ruins para o planeta com o desenvolvimento do estudo da física?
Com o auxílio da câmera que está acoplada no laptop, os alunos deverão filmar situações que ocorrem em seu cotidiano que possivelmente necessite dos conhecimentos da Física para desvelá-lo do fenômeno. O professor deverá fazer grupos com cinco alunos em cada, é importante que cada grupo, utilizando os aplicativos de áudio e imagem do seu laptop filme o fenômeno que deseja esclarecer. Observação: o aluno deverá configurar o seu laptop antes de começar a gravação.
Caminhos para configuração
·Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.
Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.
Por exemplo:
Um grupo deseja conhecer melhor a respeito do derretimento do gelo.
O grupo deverá colocar um cubo de gelo em cima da mesa ou em outra superfície que permite visualizar que está acontecendo. Para acelerar o processo, pode-se também colocar o cubo de gelo em uma frigideira que esteja sendo aquecida, com isso podemos observar o derretimento do gelo mais rapidamente. Após a observação, o grupo deverá pesquisar utilizando referências científicas para explicar o acontecido, a pesquisa poderá ser realizada utilizando livros, revistas, manuais, internet etc. Logo após o término da pesquisa o grupo de alunos poderá elaborar um vídeo utilizando os aplicativos citado acima, nesta atividade, para explicar o fato ocorrido e assim, apresentar para a sala que neste simples acontecimento do derretimento do gelo têm a presença da Física.
Obs.: Professor, esta atividade é importante para estimular o trabalho em grupo, a troca de experiência, a criatividade, o afinamento com os aplicativos do laptop e principalmente para desvelar a importância da Física na vida das pessoas.
Mural de imagens: "Aqui têm Física"
Esta atividade é uma continuação da atividade anterior, porém aqui o professor deverá entregar as imagens e os alunos em grupo deverão buscar a resposta do acontecido utilizando os conhecimentos da física. Professor, para realizar esta atividade os alunos deverão estar em grupos, não é necessário a cobrança científica fidedigna, nesta atividade vale muito o conhecimento adquirido de suas vivências, com o tempo os alunos refinará os conhecimentos empíricos e desenvolverá os conhecimentos científicos. Ao final desta atividade, o professor deverá marcar a apresentação de cada grupo para expor a explicação do fato e relatar como a Física colaborou para a compreensão do mesmo.
Quadro: Aqui tem Física
Imagem | Fato | Explicação do fato utilizando os conhecimentos da Física - Aqui tem Física |
1 | ||
2 | ||
3 | ||
4 | ||
5 |
Imagem 1 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_QD1svSRti3c/RmNnVlHUuyI/AAAAAAAAAAk/qCE3s8S0-uY/s320/img009.gif
Imagem 2 disponível em http://www.sanremo.com.br/imagens/produtos/280.jpg
Imagem 3 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_viNmHi_OHkc/S6uuqha2DFI/AAAAAAAACFI/hA_rGYNI2uA/s1600/lampada_velha.jpg
Imagem 4 disponível em http://www.brinquedodemulher.net/wp-content/uploads/2011/01/ventilador-portatil.jpg
Imagem 5 disponível em http://imagem.casasbahia.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=637399
http://fisica-com-quimica.blogspot.com/
http://www.qieducacao.com/2010/06/fisica-uma-introducao-sincera.html
http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/A2005_outros/36_parque/menu.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28319
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28326
A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão do documentário, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos na participação em todo o desenvolvimento da aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!