Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Receitas nutritivas e saborosas: aprendendo a utilizar frutas e hortaliças na culinária - UCA

 

26/05/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

 ·Desenvolver hábitos de alimentação saudável;

·Aprender a fazer algumas receitas culinárias utilizando frutas e hortaliças;

·Pesquisar na web, utilizando os laptops, receitas alternativas com frutas e hortaliças;

·Explorar e escrever textos instrucionais (receitas culinárias);

·Desenvolver conceitos de quantidades e medidas;

·Construir um livro de receitas online da turma a partir de pesquisas realizadas com pais e na web.

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis (6) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham percepção de seu corpo. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Wxcam, o Kword e o Kpresenter.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Introduzindo o tema: alimentação saudável

Professor, inicie sua aula organizando sua turma em roda de conversa, e pergunte aos alunos sobre os seus hábitos de alimentação. Questione-os sobre:

  • Quantas vezes vocês comem por dia?
  • O que vocês mais gostam de comer?
  • O que vocês não gostam de comer?
  • Quem aqui come e gosta de frutas e hortaliças (legumes e verduras)?
  • De onde será que vêm esses alimentos?
  • E de comer doces, chicletes e bolachas recheadas?

 

Nesse momento é importante que você escute os alunos para realizar o levantamento de seus conhecimentos prévios e instigá-los sobre o tema.

Oriente os alunos a criarem uma tabela, com duas colunas e 10 linhas, para isso, solicite que utilizem os laptops por meio do KWord ( Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos).

Peça que digitem na primeira linha da coluna 1 “Alimentos que eu gosto”, e na primeira linha da coluna 2 “Alimentos que eu não gosto”. Depois peça que eles digitem nas colunas indicadas o nome de alimentos que cada um gosta e aqueles que não gostam. Solicite que cada aluno leia em voz alta o que escreveu nas colunas da tabela. Você poderá imprimir a tabela construída por eles e montar um mural na sala ou então colar nos cadernos de Ciências dos mesmos. Segue abaixo o exemplo de tabela:

 

ALIMENTOS QUE EU GOSTO       ALIMENTOS QUE EU NÃO GOSTO 
   
   
   
   
   
   
   
   
   

 

Após, esse momento, converse com os alunos sobre a importância de terem uma alimentação saudável, comendo frutas, hortaliças, carne, leite, dentre outros alimentos que possuem substâncias que são importantes para nosso corpo e nossa saúde.

Converse também com os alunos sobre a importância de se comer poucos alimentos industrializados, como doces, bolachas recheadas, dentre outros, pois esses alimentos podem fazer mal a saúde causando doenças como a obesidade.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Procurando frutas e hortaliças em nossa escola

Proponha aos alunos que realizem um passeio pela escola. Solicite que utilizem a Wxcam, que está na área de trabalho de seus laptops, para fotografar árvores frutíferas e hortaliças encontradas na cozinha ou na horta da escola.  Durante o passeio problematize com eles:

- De onde vêm esses alimentos?

- Quais os seus benefícios para nossa saúde?

Se for possível, permita que eles degustem as diversas frutas e hortaliças encontradas, lembrando-lhes que esses alimentos devem ser bem lavados antes de serem consumidos.

Professor, se em sua escola não houver árvores frutíferas, hortaliças ou horta, é importante que você agende uma visita a um pomar, horta ou chácara, no qual as crianças possam vivenciar essa experiência. Outra possibilidade é solicitar que os alunos façam este registro em casa, na casa de parentes, vizinhos ou amigos que tenham árvores frutíferas ou uma horta.

Depois do passeio, reúna as fotos em um pen-drive ou solicite para os alunos que lhe enviem por e-mail, para que você possa imprimi-las e colocá-las em um painel na sala de aula para que possam visualizá-las.

 

 3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 - Colocando a mão na terra: como fazer uma horta

Professor, para a realização desta aula providencie um espaço na escola com terra, adubo orgânico, sementes de algumas hortaliças e pás para os alunos mexerem na terra. Se for possível, solicite também que eles tragam luvas de casa.

 menina fimando  

- Registrando:

Solicite que utilizem os laptops ou leve-os ao Laboratório de Informática para assistirem “Como fazer - horta na sua casa!! é só clicar!!”. Para tanto, os alunos devem acessar o sítio   http://www.youtube.com/watch?v=UZ-R-iOu4xw, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) .

Depois de assistir ao vídeo com os alunos, proponha que eles construam uma horta na escola. Para tanto, leve-os para o local reservado onde há terra na escola, prepare a terra com eles, misturando o adubo orgânico. Distribua as sementes para que possam plantá-las e depois reguem a horta.

Peça para que o ajudante do dia fotografe o processo de plantio das sementes na horta utilizando a Wxcam que está na área de trabalho de seu laptop.

 

horta

Imagem 1 - Fonte: Acervo da autora

Acompanhe com os alunos o processo de crescimentos das hortaliças plantadas, aguando-as duas vezes ao dia. Depois que estiverem bem crescidas, os alunos poderão utilizá-las para fazer receitas culinárias na escola, ou então, realize uma colheita coletiva, na qual, cada aluno poderá levar para casa uma hortaliça para comer com seus familiares.

menino tarefa

- Pesquisando com a família:

Solicite que os alunos levem os laptops para casa e pesquisem utilizando a internet, receitas saudáveis que utilizem como ingredientes frutas e hortaliças. Poderão também pesquisar em livros, revistas e outros. Oriente-os a pedirem ajuda aos pais ou outro responsável.

O aluno deverá trazer para a próxima aula uma receita culinária digitada e salva em seu laptop. A receita digitada pelo aluno deve seguir o seguinte padrão:

-Nome da receita, ingredientes e modo de preparo.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Explorando um texto instrucional: receita

Organize a turma em uma roda de conversa e solicite que os alunos socializem entre si as receitas pesquisadas por cada um em casa, utilizando seus laptops. Você poderá gravar o momento de socialização da pesquisa utilizando seu laptop através da Wxcam, localizada da área de trabalho.

 Professor, sugerimos alguns sítios onde você poderá encontrar receitas utilizando frutas e hortaliças:

http://bacaninha.uol.com.br/home/cozinha/secoes/receitas/legumes/index_receitas_legumes.htm

http://culinaria.terra.com.br/galerias/0,,OI150702-EI36,00-Confira+receitas+com+frutas+e+hortalicas+de+outono.html

http://tudogostoso.uol.com.br/categorias/1042-frutas-1.html  

http://www.mondialline.com.br/novo/ingles/manual/CF-01.pdf  

Depois que todos os alunos apresentarem a receita que trouxeram, sorteie duas receitas de alunos para que sejam exploradas e posteriormente confeccionadas na escola.

Professor, você poderá confeccionar com eles convites para que os familiares dos alunos que tiveram suas receitas sorteados, venham até a escola e confeccionem a mesma com a turma, na próxima aula.

Converse com eles sobre a receita, questionando-os:

-O que estamos lendo?

-Para que serve uma receita?

-Quais ingredientes vocês conseguem dizer o nome?

Depois, passe as receitas no quadro, uma de cada vez, e solicite que os alunos escrevam cada uma delas em seus cadernos (Português ou Matemática). Realize com eles uma problematoteca explorando a receita.

Exemplo de uma receita:

 

Salada de Frutas

Ingredientes:

  • 2 mamões papaia pequenos
  • 1 laranja média
  • 5 bananas
  • 2 maçãs
  • 5 morangos maduros
  • 1 pêssego
  • 10 grãos de uva (qualquer variedade)
  • 1 caixa leite condensado
  • 10 cubos de gelo
  • 1/2 colher (sopa) canela em pó

Modo de preparo:

  1. Pique todos os ingredientes, a laranja em pedaços menores que as outras frutas, depois ela solta o caldo e a salada não fica tão ácida
  2. Coloque tudo em um prato fundo e adicione o leite condensado, a canela em pó e o gelo, mexa por alguns segundos e leve a geladeira por 30 minutos
  3. Fica uma delícia!

Fonte:  http://tudogostoso.uol.com.br/receita/787-salada-de-frutas-gostosa.html

 

 Sugerimos como exemplo, possíveis  questionamentos:

- Quantos mamões você utiliza para fazer a salada?

- Ao todo quantas frutas foram utilizadas para a confecção da salada?

- Qual é a fruta que utilizamos em maior quantidade?

- Quais frutas utilizamos em menor quantidade?

-Quais frutas iniciam com a mesma letra?

- Escreva o nome dos ingredientes utilizados na receita que não são frutas?

- Represente por meio de desenhos, a quantidade de cada ingrediente utilizado para se fazer a salada de frutas.

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Colocando a mão na massa: fazendo as receitas sorteadas

Professor, para essa aula você deve providenciar os ingredientes necessários para se fazer as duas receitas que foram sorteadas pelos alunos. Você poderá pedir os ingredientes para os alunos ou então providenciar e trazer para a escola. Solicite que os alunos tragam de casa: aventais e toucas.

Leve-os, juntamente com as receitas e os ingredientes para a cozinha e realize com eles as receitas, uma de cada vez. Mas, se em sua escola não for possível utilizar a cozinha, organize a sala, juntando as mesinhas para fazer uma mesa grande, de forma que os alunos possam ficar em sua volta, forre a mesa. Lembre-se de orientá-los a lavar bem os alimentos que são consumidos com casca e as hortaliças. Caso as receitas sejam realizadas pelos familiares, realize intervenções reforçando os cuidados no preparo dos alimentos e os benéficos das frutas e hortaliças para a saúde.

Você poderá fotografar ou gravar esse momento utilizando a Wxcam, que está na área de trabalho de seu laptop, ou ainda convidar um dos alunos para realizar essa tarefa.

 

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Construindo um livro de receitas da turma online

Professor, para confeccionar esse livro você deverá ter reunido em um pen-drive, todas as receitas utilizando frutas e hortaliças que os alunos trouxeram, bem como as fotos que registraram o processo de estudo sobre alimentação saudável como, por exemplo, a preparação da horta e das receitas. Terá também que providenciar um data show, para projetar a construção do livro em slides, que será realizada por você e seus alunos no Kpresenter.

Inicie a aula retomando com os alunos as descobertas realizadas durante o estudo sobre a alimentação.

Questione-os sobre:

  1. O que nós descobrimos sobre alimentação saudável?
  2. Qual atividade realizada você achou mais interessante?
  3. Como registramos nossas descobertas?

 

Crie com eles o livro de receitas online em slides utilizando o Kpresenter (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de produtividade> gerador de apresentação).

Você poderá organizar o livro, contemplando nos slides os seguintes itens:

-Título, autores, justificativa, sumário, as receitas de cada aluno, falas dos alunos sobre o que aprenderam e fotos registrando o estudo sobre alimentação.

Depois de pronta a apresentação, socialize com os alunos via e-mail. Vocês poderão convidar os familiares ou outras turmas da escola, para que os alunos apresentem o livro online construído por eles, e suas descobertas.

Professor, no dia e horário marcados para a apresentação dos alunos, providencie um datashow, para projetar o livro online no Kpresenter.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Analise se os mesmos estão construindo conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se desenvolveram hábitos de alimentação saudável; se realizaram de forma participativa a pesquisa na web de receitas alternativas; se compreenderam os conceitos de quantidades e medidas utilizadas nas receitas; se aprenderam a fazer algumas receitas culinárias utilizando frutas e hortaliças e se envolveram na construção do livro de receitas online da turma. Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.