Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aqui tem Química - UCA

 

22/08/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a importância da química em nosso cotidiano.
  • Conhecer algumas aplicações da química.
  •  Despertar nos alunos o interesse de estudar a Química.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

 Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam

 Marcador Introdução

Professor para iniciar a aula é interessante demonstrar aos alunos alguns exemplos da utilização da química que ocorre em nosso cotidiano. Para iniciar, peça a cada aluno que individualmente ligue seu laptop e conecte-se a internet. Por meio do seguinte comando  Iniciar -> Aplicativos -> Internet, os alunos deverão acessar o vídeo "Aí tem Química! Reações Químicas" disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10267 ou se preferir é só clicar no ícone abaixo para acessar diretamente o vídeo . Após assistir o vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão envolvendo toda a sala, e a partir daí muitas dúvidas e curiosidades poderá aparecer, assim, o professor deverá procurar responder e sanar todas as perguntas que surgirá na aula.

 

 

 

 

  Marcador atividade 1

Após assistir o vídeo, o professor deverá propor aos alunos que façam grupos para a resolução das questões referentes ao estudo da química. Ao término da atividade, as respostas deverão ser digitadas utilizando o programa do laptop KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos e logo após o término, o grupo deverá enviar as respostas para o e-mail do professor. A resolução das questões em grupos permitirá que os alunos discutam entre eles a respeito da importância de aprender a Química. Vale ressaltar que é necessário que o grupo converse e exponha suas ideias até mesmo para repensar a respeito do conhecimento científico e principalmente dos mistérios que nos rodeia.

 

    Sugestão de questionamentos referentes ao estudo da Química: 

1. Para você qual a importância da Química?

2. O conhecimento da Química poderá ajudar a solucionar grandes problemas no Planeta? Explique.

3. Quais são os ganhos para a humanidade em relação ao estudo da Química?

4. Descreva a sua impressão da Química antes e depois de assistir o vídeo.

5. Como a Química poderá ajudar a humanidade neste século?

6. Cite algumas situações que ocorrem em nossa vida que podem ser explicadas com o estudo da Química.

7. Para você quais foram as consequências ruins para o planeta com o desenvolvimento do estudo da Química?

 

 

  Marcador atividade 2

Professor proponha aos alunos a produção de um filme caseiro utilizando os aplicativos de áudio e imagem do seu laptop, demonstrando, de forma criativa, uma situação que evidencia a presença da Química. Para a filmagem e produção do vídeo, os alunos deverão enfatizar a Química em nosso cotidiano. Esta atividade deverá acontecer fora do horário de aula e poderá ser realizada em grupo, assim os alunos oportunizarão momentos de trocas e discussões de ideias.

Observação: O grupo deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.

Caminhos para configuração:

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

 

Organizando a produção do vídeo:

1º Passo: Decidir o quê será abordado no vídeo (lembrando que o tema é a Química em nosso cotidiano);

2º Passo: Após a escolha do assunto, pesquisar em fontes confiáveis e estudar sobre o assunto;

3º Passo: Desenvolver o roteiro do vídeo, neste passo é importante que o grupo decida onde e como irão ocorrer as gravações (o grupo deve levar em conta a limitação de filmagem do laptop);

4º Passo: Escrever o texto e escolher os personagens que participará do vídeo;

5º Passo: Começar as gravações, é importante que à medida que o grupo for desenvolvendo o vídeo, faça a cópia de segurança das gravações;

6º Passo: Neste passo, o grupo deverá editar o material, para fazer a edição o grupo poderá pedir ajuda a outras pessoas que saiba editar ou utilizar a internet para baixar programas de edição de vídeo como, por exemplo, http://www.baixaki.com.br/download/videospin.htm;

7º Passo: Enviar a aula para o e-mail do professor ou gravar no pendrive para entregar para o professor.

Após o término do vídeo o professor deverá propor uma aula para que cada grupo apresente o seu vídeo. Antes da apresentação o grupo deverá explicar como foi trabalhar com a elaboração de um vídeo utilizando os aplicativos do laptop e principalmente a experiência em desenvolver um trabalho em grupo. É importante que o grupo coloque seus anseios e frustrações, pois assim, a troca de experiência enriquece ainda mais. No debate e na exposição do vídeo, o professor terá subsídios para avaliar a participação de cada aluno dentro e fora do grupo.

Obs.: Professor, a avaliação desta atividade não deverá ser apenas estética (vídeo bonito e bem editado), espera-se neste processo que o professor valorize a experiência, a troca, o compromisso e principalmente o aprendizado adquirido por meio desta atividade. 

 Marcador atividade 3

  Mural de imagens: "Aqui tem Química”

Professor, para realizar esta atividade os alunos deverão estar em grupos. Esta atividade visa trabalhar a percepção do aluno, é importante que os alunos visualizem as imagens que estão dispostas no quadro e discutem entre si a seguinte pergunta: Como aí tem Química?

Para a descrição do uso da química em cada imagem, os alunos deverão pesquisar em livros, manuais, revistas, internet etc. Não é necessário para a descrição da utilização da química a cobrança científica fidedigna, nesta atividade vale muito o conhecimento adquirido de suas vivências, com o tempo os alunos refinarão os conhecimentos empíricos e desenvolverá os conhecimentos científicos. Ao final desta atividade, o professor deverá marcar a apresentação de cada grupo para expor a explicação do fato e relatar como a Química colaborou para a compreensão do mesmo.

Quadro: Aqui tem Química

   Imagem Aqui tem Química, mas como a química está inserida neste processo?
1  
2  
 3  
 4  
 5    

Imagem 1 disponível em http://www.rakelpossi.com/archivos/image/vela_fina.jpg

Imagem 2 disponível em http://www.receitando.net/wp-content/uploads/2009/08/sabonete.jpg

Imagem 3 disponível em http://ondecomprarbarato.net/wp-content/uploads/2010/09/tinta-de-cabelo.jpg

Imagem 4 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_zfvwtJSrxlQ/TRzZoN1FRzI/AAAAAAAAACc/nW65FGh16WA/s1600/desinfetante-caseiro.jpg

Imagem 5 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_BE5V7p-bRho/TE2JrQs0CfI/AAAAAAAACTs/nBTvIVgfarA/s1600/garrafa_pet.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aí tem Química! - Reações Químicas Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão do vídeo, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participação em todo o desenvolvimento da aula, principalmente na elaboração do vídeo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jebson Fábio, EEEFM. Maria Moreira Pinto , Paraíba - disse:
    jebsonfabio@gmail.com

    03/09/2012

    Quatro estrelas

    Gostei! Bastante dinâmica, diversificada, coletiva e acredito que seja proveitosa. Obrigado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.