22/08/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Recursos do laptop utilizados nesta aula:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam
Professor para iniciar a aula é interessante demonstrar aos alunos alguns exemplos da utilização da química que ocorre em nosso cotidiano. Para iniciar, peça a cada aluno que individualmente ligue seu laptop e conecte-se a internet. Por meio do seguinte comando Iniciar -> Aplicativos -> Internet, os alunos deverão acessar o vídeo "Aí tem Química! Reações Químicas" disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10267 ou se preferir é só clicar no ícone abaixo para acessar diretamente o vídeo . Após assistir o vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão envolvendo toda a sala, e a partir daí muitas dúvidas e curiosidades poderá aparecer, assim, o professor deverá procurar responder e sanar todas as perguntas que surgirá na aula.
Após assistir o vídeo, o professor deverá propor aos alunos que façam grupos para a resolução das questões referentes ao estudo da química. Ao término da atividade, as respostas deverão ser digitadas utilizando o programa do laptop KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos e logo após o término, o grupo deverá enviar as respostas para o e-mail do professor. A resolução das questões em grupos permitirá que os alunos discutam entre eles a respeito da importância de aprender a Química. Vale ressaltar que é necessário que o grupo converse e exponha suas ideias até mesmo para repensar a respeito do conhecimento científico e principalmente dos mistérios que nos rodeia.
Sugestão de questionamentos referentes ao estudo da Química:
1. Para você qual a importância da Química?
2. O conhecimento da Química poderá ajudar a solucionar grandes problemas no Planeta? Explique.
3. Quais são os ganhos para a humanidade em relação ao estudo da Química?
4. Descreva a sua impressão da Química antes e depois de assistir o vídeo.
5. Como a Química poderá ajudar a humanidade neste século?
6. Cite algumas situações que ocorrem em nossa vida que podem ser explicadas com o estudo da Química.
7. Para você quais foram as consequências ruins para o planeta com o desenvolvimento do estudo da Química?
Professor proponha aos alunos a produção de um filme caseiro utilizando os aplicativos de áudio e imagem do seu laptop, demonstrando, de forma criativa, uma situação que evidencia a presença da Química. Para a filmagem e produção do vídeo, os alunos deverão enfatizar a Química em nosso cotidiano. Esta atividade deverá acontecer fora do horário de aula e poderá ser realizada em grupo, assim os alunos oportunizarão momentos de trocas e discussões de ideias.
Observação: O grupo deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.
Caminhos para configuração:
Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.
Organizando a produção do vídeo:
1º Passo: Decidir o quê será abordado no vídeo (lembrando que o tema é a Química em nosso cotidiano);
2º Passo: Após a escolha do assunto, pesquisar em fontes confiáveis e estudar sobre o assunto;
3º Passo: Desenvolver o roteiro do vídeo, neste passo é importante que o grupo decida onde e como irão ocorrer as gravações (o grupo deve levar em conta a limitação de filmagem do laptop);
4º Passo: Escrever o texto e escolher os personagens que participará do vídeo;
5º Passo: Começar as gravações, é importante que à medida que o grupo for desenvolvendo o vídeo, faça a cópia de segurança das gravações;
6º Passo: Neste passo, o grupo deverá editar o material, para fazer a edição o grupo poderá pedir ajuda a outras pessoas que saiba editar ou utilizar a internet para baixar programas de edição de vídeo como, por exemplo, http://www.baixaki.com.br/download/videospin.htm;
7º Passo: Enviar a aula para o e-mail do professor ou gravar no pendrive para entregar para o professor.
Após o término do vídeo o professor deverá propor uma aula para que cada grupo apresente o seu vídeo. Antes da apresentação o grupo deverá explicar como foi trabalhar com a elaboração de um vídeo utilizando os aplicativos do laptop e principalmente a experiência em desenvolver um trabalho em grupo. É importante que o grupo coloque seus anseios e frustrações, pois assim, a troca de experiência enriquece ainda mais. No debate e na exposição do vídeo, o professor terá subsídios para avaliar a participação de cada aluno dentro e fora do grupo.
Obs.: Professor, a avaliação desta atividade não deverá ser apenas estética (vídeo bonito e bem editado), espera-se neste processo que o professor valorize a experiência, a troca, o compromisso e principalmente o aprendizado adquirido por meio desta atividade.
Mural de imagens: "Aqui tem Química”
Professor, para realizar esta atividade os alunos deverão estar em grupos. Esta atividade visa trabalhar a percepção do aluno, é importante que os alunos visualizem as imagens que estão dispostas no quadro e discutem entre si a seguinte pergunta: Como aí tem Química?
Para a descrição do uso da química em cada imagem, os alunos deverão pesquisar em livros, manuais, revistas, internet etc. Não é necessário para a descrição da utilização da química a cobrança científica fidedigna, nesta atividade vale muito o conhecimento adquirido de suas vivências, com o tempo os alunos refinarão os conhecimentos empíricos e desenvolverá os conhecimentos científicos. Ao final desta atividade, o professor deverá marcar a apresentação de cada grupo para expor a explicação do fato e relatar como a Química colaborou para a compreensão do mesmo.
Quadro: Aqui tem Química
Imagem | Aqui tem Química, mas como a química está inserida neste processo? | |
1 | ||
2 | ||
3 | ||
4 | ||
5 |
Imagem 1 disponível em http://www.rakelpossi.com/archivos/image/vela_fina.jpg
Imagem 2 disponível em http://www.receitando.net/wp-content/uploads/2009/08/sabonete.jpg
Imagem 3 disponível em http://ondecomprarbarato.net/wp-content/uploads/2010/09/tinta-de-cabelo.jpg
Imagem 4 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_zfvwtJSrxlQ/TRzZoN1FRzI/AAAAAAAAACc/nW65FGh16WA/s1600/desinfetante-caseiro.jpg
Imagem 5 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_BE5V7p-bRho/TE2JrQs0CfI/AAAAAAAACTs/nBTvIVgfarA/s1600/garrafa_pet.jpg
Nome | Tipo |
---|---|
Aí tem Química! - Reações Químicas | Vídeo |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADmica
http://www.quimicaederivados.com.br/
http://aquimicanocotidiano.blogspot.com/2006/08/tudo-ao-nosso-redor-envolve-qumica.html
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=23&id=239
A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão do vídeo, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos na participação em todo o desenvolvimento da aula, principalmente na elaboração do vídeo.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/09/2012
Quatro estrelasGostei! Bastante dinâmica, diversificada, coletiva e acredito que seja proveitosa. Obrigado.