22/08/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
É necessário que o aluno tenha conhecimento prévio da introdução do ensino da física.
Recursos do laptop utilizados nesta aula:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam
Fenômeno físico
Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico. No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno. Exemplos de fenômenos físicos são:
· Um papel que é rasgado quando submetido a uma força.
· Um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética.
· O gelo que derrete se transformando em água liquida ao absorver calor do meio.
· Um bloco de cobre que é transformado em tubos, chapas e fios.
Obs.: Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja, a matéria retorna a sua forma original após a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis.
Texto disponível em http://pt.scribd.com/doc/54393016/fenomenos-fisicos
Professor, para melhor facilitar o aprendizado deste conteúdo exponha as figuras relacionadas abaixo para os alunos e explique a relação de cada imagem com o conteúdo proposto para esta aula que é o estudo do fenômeno físico. Lembrando que essa exposição de imagens poderá ser enviada para os alunos para que eles possam visualizar utilizando o seu laptop. Seria interessante também, se os alunos fizessem anotações a respeito das discussões que deverá ocorrer em sala.
Exposição das imagens:
1 | 2 | 3 | |||
4 | 5 | 6 | |||
7 | 8 | 9 |
Imagem 1 disponível em http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/Image119.jpg
Imagem 2 disponível em http://www.escolakids.com/public/upload/image/fenomenofisico.jpg
Imagem 3 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_dvcovYG9ato/TU22StFS4wI/AAAAAAAACzI/ROH_yDYGQHk/s1600/arco-iris.jpg
Imagem 4 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_jXIF17zYNlg/TCv5FN1OwII/AAAAAAAADNk/fITyP4oXtlQ/s400/GeloDerreter.jpg
Imagem 5 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_ny-b3q8Cmg0/TRSxvhjAboI/AAAAAAAAAUk/Z54bsUd89eA/s1600/Dilat1.JPG
Imagem 6 disponível em http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_141/1177285626DXvS0J.jpg
Imagem 7 disponível em http://farm4.static.flickr.com/3495/3810028446_6e24f34d5f_o.jpg
Imagem 8 disponível em http://2.bp.blogspot.com/-IIQ-ydbk4T0/TXnUAyRz4RI/AAAAAAAAAd8/o6RTaX1i8RM/s1600/melting-popsicle.jpg
Imagem 9 disponível em http://entremulheres.com/files/imagecache/artigos_full/artigos/roupa-secar.jpg
Professor promova a construção de jogos educativos com os alunos para melhorarem o entendimento dos estudantes em relação ao conteúdo proposto e principalmente a sua interação. Por meio dos jogos os alunos podem aprender brincando, os jogos possuem de alguma forma a expansão do conhecimento e aumento do raciocínio lógico. Esta atividade deverá ser realizada em grupo de 4 alunos. Para começar o professor deverá entregar revistas que podem ser recortadas (o professor poderá pedir aos alunos que tragam de casa) para cada grupo. Os alunos deverão recortar figuras que de alguma forma representem o fenômeno físico, essas imagens deverão ser coladas em uma cartolina e no verso da cartolina deverá ser escrito o nome fenômeno físico. Cada grupo deverá selecionar 10 imagens, pois assim na próxima aula os grupos poderão trocar as imagens e discutir entre os colegas o motivo que o grupo anterior relacionou esta imagem com o conceito do fenômeno físico.
Obs.: Antes da troca do material o professor deverá conferir todas as figuras, para não haver erros.
Após a troca do material cada grupo deverá pesquisar na internet utilizando o laptop a explicação de cada figura que o grupo recebeu. Atenção, o aluno deverá focar no fenômeno que está visivelmente explicitada na imagem.
Exemplo: Um grupo recebeu a seguinte imagem:
Imagem disponível em http://www.oxigenio.com/guia-do-amassador-de-latinhas-de-aluminio-ecologico/images/amassador_de_latas_10.jpg
Nesta imagem podemos observar uma latinha sendo amassado, neste sentido o grupo deverá explicar o fenômeno físico que ocorre ao amassar a lata de alumínio.
Para finalizar, os alunos deverão elaborar um quadro utilizando o aplicativo do laptop Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord] como sugere abaixo e enviar para o e-mail do professor as considerações do grupo sobre os fenômenos que estão ocorrendo em cada imagem. O professor deverá avaliar as considerações e retornar para os alunos com as devidas correções. Se quiser o professor poderá combinar com cada grupo para fazer uma apresentação de cada quadro com suas anotações em sala de aula.
Quadro:
Nº | Imagem | Considerações do grupo sobre o fenômeno físico visualizado na imagem |
1 | ||
2 | ||
3 | ||
4 | ||
5 | ||
6 | ||
7 | ||
8 | ||
9 | ||
10 |
Nesta atividade listamos algumas situações problemas para a turma refletir e tentar responder, de acordo com o conhecimento científico. Professor, para esta aula, os alunos poderão fazer grupos de quatro alunos e utilizar a internet para pesquisar as situações problemas. Após a discussão em grupo, os alunos deverão fazer seus registros nos locais indicados.
1ª Situação problema
Um catador de latas acorda cedo, arria o burrão e vai pelas vielas da cidade catando as latinhas. Este ser humano que gostaria de ser mais humano com um rápido movimento com os pés, e com uma enorme força com quem mata um leão por dia para sobreviver amassa as latinhas do seu dia-a-dia. Voltando para casa ao anoitecer espera do amanhã somente que seja bem melhor que o dia de hoje.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2ª Situação problema
Naquela rua havia uma casa muito linda, porém ao passar do tempo rachaduras foram aparecendo na parede, ninguém sabia o que acontecia, seria uma casa mal assombrada?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3ª Situação problema
Ao ler a carta de despedida da pessoa amada deixada sobre a mesa, uma lágrima escorreu pela sua face, então um rápido movimento com as mãos do leitor a transformou em mil pedacinhos.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4ª Situação problema
Ao amanhecer coloquei água na chaleira para preparar o meu café, não demorou muito a água já estava borbulhando, havia esquecido a água fervendo por muito tempo. Espantei-me quando olhei dentro da chaleira e não havia mais água.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observação: Professor, propor aos alunos que tentem desvendar as situações colocadas nesta atividade, estará colaborando para instigar a curiosidade, a tomada de decisões e o enfrentamento de conflitos, bem como a resolução de problemas da própria realidade do cotidiano.
Professor, para realizar esta atividade os alunos deverão estar em grupos. Esta atividade visa trabalhar a percepção do aluno, é importante que os alunos visualizem as imagens que estão dispostas no quadro e discutem entre si a seguinte pergunta: Qual o fenômeno físico que está visivelmente acontecendo na imagem e como este fenômeno ocorre? Após o debate os alunos deverão preencher o quadro abaixo com os registros necessários para responder a questão desta atividade.
Imagem | Explicação sobre o fenômeno físico que está acontecendo na imagem ao lado | |
1 | ||
2 | ||
3 | ||
4 | ||
5 | ||
6 |
Imagem 1 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_2L81NquVLwg/RtxFsVog-GI/AAAAAAAAABQ/TSlqwHSPFgs/s320/prato%2Bquebrado.jpg
Imagem 2 disponível em http://oquartopoder.com/saojoaodospatos/wp-content/uploads/2011/05/delegacia-03.jpg
Imagem 3 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_nypvXrcbQYw/Sdm7B1jNZ2I/AAAAAAAAEHQ/tLa7OJfCuBw/s400/gelo+derretendo.bmp
Imagem 4 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_fpBK3mcob4I/S54UzaUY2hI/AAAAAAAAAz4/5-REVVwrr8I/s400/rasgando-papel-.jpg
Imagem 5 disponível em http://www.vulcanoticias.com.br/portal/images/stories/Figuras/Tectonica/Tectonica_Placas/convex.jpg
Imagem 6 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_zz0sT7fzEMA/SwMFH7aVXDI/AAAAAAAAAFc/EVf3_c3Owsg/s1600/balao-aniversario.jpg
Sugestão de leitura:
Autores: Adilson Longen; Osvaldo Antonio Govane.
Autor: Osvaldo Antonio Govane
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26851
http://www.dfq.pucminas.br/apostilas/quinica_fisica/pr%C3%A1tica%204.doc
A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão do texto, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos na participação em todo o desenvolvimento da aula.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/08/2014
Quatro estrelasestudando aula de fisica , mto bom esse site
16/06/2013
Quatro estrelasGostei da sua aula, muito criativa, interativa e simples.
11/05/2012
Quatro estrelasAchei a aula muito criativa e rica em informações. Mostra muitas gravuras explicando cada fenômenos dando aos alunos enfase de sua importancia em nossas vidas. Que a natureza está sempre presente no nosso dia-a-dias. Também mostrando aos alunos como a tecnologia ajuda como fonte de pesquisa, dentre outras possibilidades.
06/02/2012
Quatro estrelasMuito boas as propostas, diversificadas e com boa didática. Utilizando materiais e situações cotidianas o autor da aula mostra que os fenômenos físicos estão em nosso dia-a-dia.