Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que são Fenômenos Físicos? - UCA

 

22/08/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar experimento para observação do fenômeno físico.
  • Distinguir um fenômeno físico de um fenômeno químico.
  • Compreender a importância de estudar os fenômenos  físicos
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha conhecimento prévio da introdução do ensino da física.

Estratégias e recursos da aula

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam

Marcador Introdução

 Fenômeno físico

 Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico. No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno. Exemplos de fenômenos físicos são:

· Um papel que é rasgado quando submetido a uma força.

· Um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética.

· O gelo que derrete se transformando em água liquida ao absorver calor do meio.

· Um bloco de cobre que é transformado em tubos, chapas e fios.

Obs.: Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja, a matéria retorna a sua forma original após a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis.

 Texto disponível em http://pt.scribd.com/doc/54393016/fenomenos-fisicos

 Professor, para melhor facilitar o aprendizado deste conteúdo exponha as figuras relacionadas abaixo para os alunos e explique a relação de cada imagem com  o conteúdo proposto para esta aula que é o estudo do fenômeno físico. Lembrando que essa exposição de imagens poderá ser enviada para os alunos para que eles possam visualizar utilizando o seu laptop. Seria interessante também, se os alunos fizessem anotações a respeito das discussões que deverá ocorrer em sala.

 Exposição das imagens:

1 2 Papel rasgado: fenômeno físico ou químico? 3
4 5 6
7 8 9

 

 Imagem 1 disponível em http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/Image119.jpg

Imagem 2 disponível em http://www.escolakids.com/public/upload/image/fenomenofisico.jpg

Imagem 3 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_dvcovYG9ato/TU22StFS4wI/AAAAAAAACzI/ROH_yDYGQHk/s1600/arco-iris.jpg

Imagem 4 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_jXIF17zYNlg/TCv5FN1OwII/AAAAAAAADNk/fITyP4oXtlQ/s400/GeloDerreter.jpg

Imagem 5 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_ny-b3q8Cmg0/TRSxvhjAboI/AAAAAAAAAUk/Z54bsUd89eA/s1600/Dilat1.JPG

Imagem 6 disponível em http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_141/1177285626DXvS0J.jpg

Imagem 7 disponível em http://farm4.static.flickr.com/3495/3810028446_6e24f34d5f_o.jpg

Imagem 8 disponível em http://2.bp.blogspot.com/-IIQ-ydbk4T0/TXnUAyRz4RI/AAAAAAAAAd8/o6RTaX1i8RM/s1600/melting-popsicle.jpg

Imagem 9 disponível em http://entremulheres.com/files/imagecache/artigos_full/artigos/roupa-secar.jpg

Marcador atividade 1

Professor promova a construção de jogos educativos com os alunos para melhorarem o entendimento dos estudantes em relação ao conteúdo proposto e principalmente a sua interação. Por meio dos jogos os alunos podem aprender brincando, os jogos possuem de alguma forma a expansão do conhecimento e aumento do raciocínio lógico. Esta atividade deverá ser realizada em grupo de 4 alunos. Para começar o professor deverá entregar revistas que podem ser recortadas (o professor poderá pedir aos alunos que tragam de casa) para cada grupo. Os alunos deverão recortar figuras que de alguma forma representem o fenômeno físico, essas imagens deverão ser coladas em uma cartolina e no verso da cartolina deverá ser escrito o nome fenômeno físico. Cada grupo deverá selecionar 10 imagens, pois assim na próxima aula os grupos poderão trocar as imagens e discutir entre os colegas o motivo que o grupo anterior relacionou esta imagem com o conceito do fenômeno físico.

 

Obs.: Antes da troca do material o professor deverá conferir todas as figuras, para não haver erros.

 

Após a troca do material cada grupo deverá pesquisar  na internet utilizando o laptop a explicação de cada figura que o grupo recebeu. Atenção, o aluno deverá focar no fenômeno que está visivelmente explicitada na imagem.

Exemplo: Um grupo recebeu a seguinte imagem:

 

Imagem disponível em http://www.oxigenio.com/guia-do-amassador-de-latinhas-de-aluminio-ecologico/images/amassador_de_latas_10.jpg

Nesta imagem podemos observar uma latinha sendo amassado, neste sentido o grupo deverá explicar o fenômeno físico que ocorre ao amassar a lata de alumínio.

 

Para finalizar, os alunos deverão elaborar um quadro utilizando o aplicativo do laptop Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord] como sugere abaixo e enviar para o e-mail do professor as considerações do grupo sobre os fenômenos que estão ocorrendo em cada imagem. O professor deverá avaliar as considerações e retornar para os alunos com as devidas correções. Se quiser o professor poderá combinar com cada grupo para fazer uma apresentação de cada quadro com suas anotações em sala de aula. 

Quadro:

 Imagem Considerações do grupo sobre o fenômeno físico visualizado na imagem
1    
2    
3    
4    
5    
6    
7    
8    
9    
10    

Marcador atividade 2

 Nesta atividade listamos algumas situações problemas para a turma refletir e tentar responder, de acordo com o conhecimento científico. Professor, para esta aula, os alunos poderão fazer grupos de quatro alunos e utilizar a internet para pesquisar as situações problemas. Após a discussão em grupo, os alunos deverão fazer seus registros nos locais indicados.

 

1ª Situação problema

Um catador de latas acorda cedo, arria o burrão e vai pelas vielas da cidade catando as latinhas. Este ser humano que gostaria de ser mais humano com um rápido movimento com os pés, e com uma enorme força com quem mata um leão por dia para sobreviver amassa as latinhas do seu dia-a-dia. Voltando para casa ao anoitecer espera do amanhã somente que seja bem melhor que o dia de hoje.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 2ª Situação problema

Naquela rua havia uma casa muito linda, porém ao passar do tempo rachaduras foram aparecendo na parede, ninguém sabia o que acontecia, seria uma casa mal assombrada?

  ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3ª Situação problema

Ao ler a carta de despedida da pessoa amada deixada sobre a mesa, uma lágrima escorreu pela sua face, então um rápido movimento com as mãos do leitor a transformou em mil pedacinhos.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

  4ª Situação problema

Ao amanhecer coloquei água na chaleira para preparar o meu café, não demorou muito a água já estava borbulhando, havia esquecido a água fervendo por muito tempo. Espantei-me quando olhei dentro da chaleira e não havia mais água. 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Observação: Professor, propor aos alunos que tentem desvendar as situações colocadas nesta atividade, estará colaborando para instigar a curiosidade, a tomada de decisões e o enfrentamento de conflitos, bem como a resolução de problemas da própria realidade do cotidiano.

 Marcador atividade 3

Professor, para realizar esta atividade os alunos deverão estar em grupos. Esta atividade visa trabalhar a percepção do aluno, é importante que os alunos visualizem as imagens que estão dispostas no quadro e discutem entre si a seguinte pergunta: Qual o fenômeno físico que está visivelmente acontecendo na imagem e como este fenômeno ocorre? Após o debate os alunos deverão preencher o quadro abaixo com os registros necessários para responder a questão desta atividade.

  Imagem Explicação sobre o fenômeno físico que está acontecendo na imagem ao lado
1  
2  
3  
4  
5  
6  

Imagem 1 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_2L81NquVLwg/RtxFsVog-GI/AAAAAAAAABQ/TSlqwHSPFgs/s320/prato%2Bquebrado.jpg

Imagem 2 disponível em http://oquartopoder.com/saojoaodospatos/wp-content/uploads/2011/05/delegacia-03.jpg

Imagem 3 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_nypvXrcbQYw/Sdm7B1jNZ2I/AAAAAAAAEHQ/tLa7OJfCuBw/s400/gelo+derretendo.bmp

Imagem 4 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_fpBK3mcob4I/S54UzaUY2hI/AAAAAAAAAz4/5-REVVwrr8I/s400/rasgando-papel-.jpg

Imagem 5 disponível em http://www.vulcanoticias.com.br/portal/images/stories/Figuras/Tectonica/Tectonica_Placas/convex.jpg

Imagem 6 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_zz0sT7fzEMA/SwMFH7aVXDI/AAAAAAAAAFc/EVf3_c3Owsg/s1600/balao-aniversario.jpg

 

Sugestão de leitura:

Livro - Fenômenos Físicos: Modelo Matemático

Autores: Adilson Longen; Osvaldo Antonio Govane.

 

Livro - Fenômenos Físicos e Químicos, Os

Autor: Osvaldo Antonio Govane

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão do texto, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participação em todo o desenvolvimento da aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 0/4 - 0%
  • Quatro estrelas 4/4 - 100%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • eduardo, D.predro , Rio Grande do Sul - disse:
    gotem543@hotmail.com

    15/08/2014

    Quatro estrelas

    estudando aula de fisica , mto bom esse site


  • Eliana, Aluna de Pedagogia da UFOP , Minas Gerais - disse:
    elianadefatimaferreira@yahoo.com.br

    16/06/2013

    Quatro estrelas

    Gostei da sua aula, muito criativa, interativa e simples.


  • Lindamina Passos Araujo da Costa, INSTITUTO FILIPPO SMALDONE , Ceará - disse:
    costa_linda@hotmail.com

    11/05/2012

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito criativa e rica em informações. Mostra muitas gravuras explicando cada fenômenos dando aos alunos enfase de sua importancia em nossas vidas. Que a natureza está sempre presente no nosso dia-a-dias. Também mostrando aos alunos como a tecnologia ajuda como fonte de pesquisa, dentre outras possibilidades.


  • WELTON MARLLOS NEVES CONCEIÇÃO, Escola Parque , Rio de Janeiro - disse:
    weltonmarllos@yahoo.com.br

    06/02/2012

    Quatro estrelas

    Muito boas as propostas, diversificadas e com boa didática. Utilizando materiais e situações cotidianas o autor da aula mostra que os fenômenos físicos estão em nosso dia-a-dia.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.