09/06/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
- Entender as diversas formas de manifestação artística na Grécia Antiga.
- Caracterizar a pintura e a arte em cerâmica.
- Caracterizar as esculturas e a arquitetura gregas.
- Identificar os principais artistas e suas obras.
- Saber sobre Péricles e a arte em Atenas.
Noções da sociedade grega antiga.
INTRODUÇÃO
O Ocidente deve muito de sua arte às manifestações artísticas dos gregos antigos. Ao longo das três aulas, o professor deverá identificar as principais formas de arte grega, caracterizando-as e exemplificando-as. É importante salientar que as técnicas então utilizadas eram muito diferentes das atualmente empregadas e os objetos, com os quais os artistas contavam para o desenvolvimento de seu trabalho, eram muito rudimentares.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Na aula inaugural, o professor deverá estimular os alunos com a seguinte pergunta: “Quais foram as principais formas de manifestação artística na Grécia Antiga?”
A esta pergunta deverá seguir um pequeno debate ao qual o professor deverá ficar atento às observações dos alunos e ao conhecimento prévio dos mesmos.
Em seguida, o professor deverá distribuir aos alunos um texto disponível na Internet (http://www.historiamais.com/arte_grega.htm), que discerne quatro diferentes tipos de manifestação artística:
- Arquitetura;
- Cerâmica e pintura;
- Escultura;
- Teatro.
Esse texto deverá ser discutido e debatido detalhadamente pelos alunos e professor, uma vez que servirá de base para o desenvolvimento das aulas subsequentes. Para fixar as principais características das quatro formas de arte, o professor deverá pedir a produção de um texto esquemático individual no qual constará a caracterização, em tópicos, de cada uma delas.
Aula 2
O professor deverá dividir a sala em quatro grupos, cada um responsável por um tipo de manifestação artística. Na Sala de Informática, os alunos deverão realizar uma pesquisa iconográfica (imagens e vídeos) e textual. Sugerimos, abaixo, os seguintes sites para pesquisa e exemplos de imagem:
Grupo 1 – “Arquitetura Grega”:
- As diversas “ordens” da arquitetura grega;
- Breve histórico;
- As características dessas “ordens”;
- Principais obras.
- Texto recomendado, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
- Imagem: o Parthenon, em Atenas. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_5u5FlNOL5TQ/S_mYg0UbIYI/AAAAAAAAABs/W37UKP_KTh8/s1600/Grecia+antiga.jpg
Grupo 2 – “Cerâmica e Pintura Gregas”:
- Breve histórico;
- A pintura mural e suas diversas escolas;
- Pinturas de estátuas e arquiteturas;
- Pinturas em cerâmica;
- Técnicas de pintura;
- Principais artistas.
- Texto recomendado, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
- Imagem: Afresco em Paestum, cena de banquete, século V a.C. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/99/Symposiumnorthwall.jpg
Grupo 3 – “Escultura Grega”:
- Breve histórico;
- Períodos estilísticos e suas características;
- Materiais utilizados;
- Propagação;
- Principais artistas.
- Texto recomendado, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
- Imagem: Kouros Anavyssos, 530 a.C. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/Kouros_anavissos.jpg
Grupo 4 – “Teatro Grego”:
- Características;
- Histórico;
- Principais gêneros;
- Principais autores;
- Principais teatros.
- Texto recomendado, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_na_Gr%C3%A9cia_Antiga
- Imagem: Ruínas do anfiteatro em Mileto. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2c/Milet_Amphitheater1.JPG
Aula 3
A terceira e última aula será dividida em duas partes, cada uma contendo uma atividade na qual serão utilizadas as imagens coletadas, assim como o conhecimento adquirido por cada grupo ao longo das aulas anteriores.
Atividade 1
Mantêm-se os grupos da aula anterior. Cada grupo deverá organizar uma apresentação do seu tema para a sala de aula. Para facilitar o acompanhamento dos outros alunos, sugerimos a produção de um texto, que poderá servir como uma espécie de guia de apresentação.
Atividade 2
A seguir, cada grupo deverá realizar uma exposição de imagens. As imagens deverão, de preferência, abranger cada um dos itens da atividade 1. Elas poderão ser obtidas de jornais ou revistas especializadas, além da própria Internet. Os alunos deverão utilizar do procedimento de “cortar e colar”, usando cartolina ou material semelhante para a colagem das imagens, produzindo cartazes que deverão ser, então, expostos em local apropriado da escola. Caso a escola não o tenha, os cartazes poderão ser afixados nos corredores ou onde o professor considerar apropriado.
Conclusão
Ao término das três aulas, os alunos serão capazes de identificar e compreender as diversas formas de manifestações artísticas na Grécia Antiga. Além disso, saberão caracterizá-las e contextualizá-las, notando que a sociedade grega deu grande valor à arte, desenvolvendo diversos elementos técnicos para possibilitar a sua evolução e facilitar a sua realização.
O professor deverá avaliar seus alunos de acordo com a participação, empenho e comprometimento ao longo das atividades propostas. Os textos sugeridos deverão ser avaliados em conteúdo e redação. Além disso, o professor deverá atentar para a abrangência da pesquisa realizada pelos alunos para o desenvolvimento das atividades da terceira aula.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/10/2012
Cinco estrelaseu sou do medio e que eu adorei a esplicaçao tirou todas as minhas duvidas
23/01/2012
Cinco estrelasAchei muito bom. Sempre recorro ao portal do professor quando preciso de alguma dica de aula.
31/07/2011
Cinco estrelaseu acho que ninguem melhor que um aluno para dar sua opinião e posso digo que gostei muito do comentário.
17/06/2011
Cinco estrelasAdorei, acho que realmente envolve toda a turma e o assunto fica bem "mastigado" facilitando a compreensão do tema.