18/05/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Objetivos:
Conhecer e utilizar jogos que trabalhem a reciclagem;
Identificar os processos dos 3Rs ( reduzir, reutilizar e reciclar);
Perceber os desgastes sofridos pela natureza, tanto na própria escola como em torno dela;
Aprender as formas de contribuir para a preservação ambiental.
Não são necessários conhecimentos prévios sobre o tema, mas é importante que os alunos tenham disposição para estudar a temática. Além disso, faz-se necessário que o aluno saiba utilizar os programas de seu laptop, como, Wxcam e Mozilla Firefox e o Modo de Colaboração em Classe.
-No dia 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem, este é um tema necessário e importante para ser trabalhado em sala de aula.
-Professor, para iniciar a aula, organize os alunos em rodinha, dialogue com eles e observe o que sabem sobre a natureza e o como preservá-la, ou seja, quais são os conhecimentos prévios que eles têm sobre o tema. É interessante que os alunos conheçam mais sobre o que é e como estamos cuidando da natureza para que, posteriormente, possamos apresentar maneiras para contribuir com a preservação do meio ambiente, sendo uma delas a reciclagem.
Professor, para instigá-los, questione-os:
- O que vocês entendem por natureza?
- Nós fazemos parte da natureza?
- Quem mais faz parte da natureza?
- Alguém sabe o que está acontecendo com a natureza?
- E para ajudá-la, alguém tem alguma idéia?
Observação: a expressão natureza (do latim natura) ou natura aplica-se a tudo aquilo que tem como característica fundamental o fato de ser natural: ou seja, envolve todo o meio ambiente que não teve intervenção antrópica. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natureza
-Professor, registre este momento por meio de um relatório, para que, ao longo das atividades, alunos e professor possam verificar quais conhecimentos foram construídos, a partir da aula.
-Professor, para esta atividade, solicite que as crianças levem os seus netbooks e registrem com fotos, por meio da webcam, do programa WxCam, instalada na área de trabalho ou acessando: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].
-Convide os alunos para observarem a escola e perceberem como a natureza está presente dentro dela. Se for possível, leve os alunos em um local próximo da escola, como uma praça, por exemplo. Mas, lembre-se! Caso for sair da escola, deve antes solicitar autorização da família e contar com a ajuda de mais um profissional.
-Para tanto, solicite que observem a relação da natureza com os espaços ocupados em nossa volta. Esta observação é importante para que percebam se há ou não espaço verde na escola, ou no local que visitarmos; como está a conservação e a limpeza deste lugar, suscitando questões como desmatamento e poluição. O mesmo vale para o espaço exterior a escola, se existe algum espaço arborizado e se está devidamente limpo e conservado. Porém, será mais fácil ampliar as observações em relação ao descuido como o lixo jogado no chão no trajeto, desperdício de água e outros fatores relevantes.
-O objetivo desta atividade (aula passeio) é possibilitar que os alunos percebam que quando falamos da devastação e poluição da natureza, não estamos falando somente das florestas e sua progressiva destruição e sim dos espaços em que vivemos.
Para iniciar este momento, solicite às crianças que socializem as fotos e as percepções que tiveram a respeito do passeio e da natureza nos espaços que visitamos.
Isso pode ocorrer por meio da utilização da interatividade dos computadores, Modo de Colaboração em Classe, ferramenta disponível nos computadores do programa Um Computador por Aluno _ UCA. Esta ferramenta é representada por um livro na Barra de ferramentas, no canto direito dos computadores.
Fonte: Imagem 1: acervo da autora
-O Modo de Colaboração em Classe possibilitará que os alunos enviem uns para os outros as imagens, mostrando assim seus pontos de vista em relação às observações.
-Como segunda opção, a sugestão é o compartilhamento destas imagens pelo e-mail, a partir do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet], caso a Rede Mesh, rede utilizada para o Modo de colaboração em Classe, apresente problemas.
-Procure evitar imprimir as imagens, pois a utilização de papéis seria inapropriada, visto que a aula tratará também de reduzir, reutilizar e reciclar, sendo neste momento, importante destacar o “reduzir”.
Observação: se você possuir dúvidas de como usar o Modo Colaboração em Classe, poderá clicar em cima do ícone e ir ao item “Ajuda”, para conhecer mais ferramentas ou consultar o sitio: www.metasys.com.br
Fonte: Imagem 2: Acervo da autora
Promova um debate, para que se expressem e reflitam sobre:
-O que estamos fazendo com a natureza e como podemos ajudá-la?
A Literatura e a preservação do meio ambiente: ampliando conhecimentos
-Professor, você poderá utilizar o livro “VAMOS ABRAÇAR O MUNDINHO”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, para finalizar este momento e introduzir algumas idéias para as próximas aulas, de uma maneira lúdica e prazerosa. Este é um livro grande, bem ilustrado e que, em suas 24 páginas, fala um pouco de como ajudar o mundinho a ser mais feliz. Se em sua escola não tiver este livro, ele encontra-se disponível em forma de vídeo no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=u03rqutcQcs&feature=fvwrel.
Fonte: Imagem 3: Acervo da autora
-Explore a leitura e as gravuras. Levante questões sobre ele, trabalhe com inferências; instigue-os a pensarem sobre as nossas ações e suas consequências.
Esta frase, “Cada um ajudava um pouquinho”, é uma das frases finais do livro já trabalhado e a sugestão para iniciar este momento.
Para isso, convide as crianças a pensarem como cada um pode ajudar o nosso mundinho e delimite um pouco mais o que é reciclagem, por que fazê-la e como fazê-la.
Inicie mostrando alguns exemplos de lixos e o tempo de decomposição deles:
Fonte: Imagem 4: http://projetoprofessorcarlosmagno.blogspot.com/2010/04/reciclar.html
Para complementar as informações sobre o lixo, solicite que eles utilizem seus laptops e acessem o sítio: http://www.meioambientecriancas.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=32
-Este sítio explica alguns caminhos percorridos pelo lixo. Esta percepção é interessante para que as crianças percebam a necessidade da reciclagem e assim façam o “seu pouquinho”, a coleta seletiva.
-Para isso, professor, em um primeiro momento é importante mostrar a primeira forma de separação dos materiais, em orgânicos (restos de alimentos) e inorgânicos (demais produtos).
-Depois, para uma melhor visualização sobre estas ações, a sugestão é o vídeo Criança Ecológica, do Governo de São Paulo, onde o personagem Max Limpo ensina esta primeira separação. Para isto, solicite que os alunos utilizem seus laptops e acessem vídeo que se encontra disponível no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=ETHAkIkr8g4, por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
-Professor, para enriquecer o trabalho, utilize também o vídeo “Perereca sapeca”. Permita que visualizem as cores das lixeiras e os materiais que cada uma delas receberá. Este vídeo é uma música curta e que pode ser encontrada em:
http://www.youtube.com/watch?v=8GuQMlVhGO8&feature=related
Para todas as atividades do terceiro momento, o professor pode compartilhar os links com os alunos por e-mail, acessado pelo Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e permitindo que as crianças assistam aos vídeos utilizando seus computadores.
-Finalize este momento, dizendo a eles que não precisam ter as lixeiras coloridas em casa para realizarem a coleta seletiva. Eles poderão utilizar caixas de papelão usadas, baldes de lixo separados, ou sacos separados. Vale lembrar que o importante é apenas separar, que o uso das cores é apenas uma forma de facilitar a separação. Mas, para que tenha validade, este material selecionado deve ir para cooperativas de reciclagem. Procure em sua cidade instituições ou mesmo pessoas que façam este trabalho e passe para seus alunos.
- Dê exemplos de como Reduzir, Reutilizar e Reciclar, lembrando que a prioridade é reduzir, se não for possível reutilize e, por último, recicle.
Podemos citar como exemplos, algumas ações, do nosso cotidiano, tais como:
- Gastar menos folhas de papel, e se puder reutilize-a como rascunho;
- Fechar a torneira para não desperdiçar água;
- Abrir as janelas durante o dia, reduzido o gasto de energia;
- Não deixar a televisão ou o computador ligado quando ninguém estiver usando;
- Utilizar canecas ao invés de copos descartáveis;
Dentre outras ações que possam aparecer no grupo.
Aproveite este momento e proponha que os alunos iniciem o trabalho de coleta seletiva em suas casas. Dessa forma a criança poderá iniciar a classificação dos objetos e a sua contribuição ao meio ambiente.
Professor, uma vez que as crianças já conhecem as formas de contribuírem para um mundo melhor, é hora de fixar estes conceitos. Para isso, sugerimos alguns jogos de coleta seletiva ou reciclagem. E, para que as crianças entrem um pouco mais em contato com a natureza, a dica é levá-los, juntamente com seus laptops, para uma área a céu aberto e, de preferência, com árvores. Assim, após o compartilhamento dos endereços dos sítios pelo e-mail, eles possam jogar e se divertir.
Lembre-se: verifique se a área a céu aberto escolhida recebe sinal de internet, pois os jogos são online. Se não tiver, mantenham-se em sala.
JOGO 1:http://www.jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=go-recycle
Para este jogo, o aluno deverá utilizar as teclas de direção do teclado, recolher os lixos, colocá-los na lixeira e fugir de um menino que também aparece no jogo. É um jogo muito simples e só trabalha a questão de jogar lixo no lixo, não faz a coleta seletiva.
JOGO 2:http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html
Este jogo incentiva a coleta seletiva, pois o ratinho pega o lixo na mão do cachorro e coloca na lixeira correspondente. Também é um jogo bem fácil.
JOGO 3: http://www.tvratimbum.com.br/secoes/jogos/?id=30
Este jogo já exige um pouco mais de atenção e de agilidade. Os lixos vão caindo e você precisa arrastá-los para lixeira certa. As crianças adorarão o desafio.
JOGO 4:http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/jogoReciclagem.php
Já este, mostra os objetos passíveis de reciclagem, mas não fala o que vai em cada cor de lata, sendo necessário que a criança domine previamente a correspondência cor versos material. Assim, pode-se dizer que ele apresenta mais dificuldade à criança.
JOGO 5:http://www.conpet.gov.br/images/jogos/jogo_reciclagem.swf
Neste jogo, um personagem joga lixo da janela da sacada e o menino que está embaixo precisa mover-se (com as setas de direção do teclado) para apanhar o lixo. Além disso, ele aumenta gradativamente a dificuldade, na primeira fase só há um tipo de material. Na segunda fase existem dois tipos e assim por diante.
O brincar e o planeta - Professor Sassá: http://www.youtube.com/watch?v=or_j8kukxmi&nr=1
Campanha: mantenha a cidade limpa: http://www.youtube.com/watch?v=sk7q0ijnd_o&feature=related
Professor, a avaliação deve permear todo processo, visto que ela é processual, assim acompanhe as atividades e registre os avanços e as dificuldades encontradas. Observe se os alunos compreenderam os conceitos de reduzir, reutilizar e reciclar e a sua importância para a preservação do nosso planeta. Verifique também se perceberam os desgastes sofridos pela natureza, tanto na própria escola como em torno dela e se por meio dos jogos, eles conseguiram utilizar os conhecimentos adquiridos nas demais atividades. Registre suas observações, pois elas serão úteis para seu planejamento.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!