30/05/2011
CONTANDO HISTÓRIAS ATRAVÉS DE IMAGENS PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS
ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
É necessário que o aluno seja capaz de expor suas ideias por meio de uma sequencia lógica de fatos, além de conseguir desenhar imagens de diferentes objetos. Além disto, é importante que o aluno tenha noções básicas sobre a utilização dos programas KolourPaint, Mozilla Firefox e KWord no laptop Classmate do Projeto UCA.
Professor, esta aula poderá ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos. As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop Classmate do Projeto UCA, conectado à internet. Utilize os seguintes programas: KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e KolourPaint (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de Pintura).
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
CONFECCIONANDO CARTÕES
Professor, oriente os alunos para pesquisarem imagens de objetos, animais, flores, ou um tema que poderá ser livre. Solicite que utilizem seus laptops, veja o caminho: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Para realizar esta busca, os alunos poderão utilizar o site do Google: www.google.com.br . Deverão digitar no campo de pesquisa, por exemplo: animais. Ao encontrarem o animal desejado deverão abrir a imagem clicando em cima dele. Em seguida clicando com o botão direito deverão copiar a imagem, logo após deverão colar dentro de um quadradinho em branco da tabela que será criada no KWord (peça que os alunos façam uma tabela de 2 colunas e 2 linhas por meio do ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord], clicando com o botão direito dentro do quadradinho e depois em colar. Aparecerão alguns quadradinhos em volta da imagem, isso significa que poderão ajustar o tamanho desejado.
Logo após imprima e recorte os cartões.
PROFESSOR, seja mediador da atividade. Faça intervenções quando necessário, por meio de questionamentos sobre cada etapa vivenciada, instrua aqueles que têm dúvida sobre a utilização das ferramentas de trabalho (KWord e Mozilla Firefox).
Se preferir você poderá pedir que os alunos utilizem seus laptops para fazerem os desenhos, oriente-os para usarem KolourPaint (Metasys> Aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de Pintura).
Também poderá pedir que fotografem diferentes imagens de objetos da sala de aula, do pátio ou de suas casas utilizando a câmera de seus laptops. Para isto devem abrir o programa WxCam, efetuar a foto e salvar o arquivo. Eles poderão utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando nos laptops: ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ). Informe aos alunos, que: o botão máquina de retrato tira uma foto por meio da Webcam e o ícone visualizador de imagens abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.
Imprima os desenhos, instrua os alunos para colarem as imagens em cartolina (cartões medindo 12 cm x 12 cm). Você poderá imprimir um desenho em cada lado, assim os alunos terão duas opções ao utilizá-los.
Diga a eles que após os desenhos feitos, irão usá-los para fazerem uma atividade a qual será revelada no momento de sua realização. Estes desenhos deverão ter o nome da imagem escrito, poderá ser usada apenas uma palavra, seja ela escrita no singular ou plural, por exemplo, se o desenho for de uma casa ou de uma flor, escreva a palavra correspondente a eles: casa e flor.
Veja os desenhos demonstrativos:
CASA Fonte: http://www.gartic.com/imgs/mural/cu/cuca/1220983258.png
FLORES Fonte: http://www.ateliefantasy.com.br/images/13043_flores_5mm.gif
Outros modelos demonstrativos:
CAVALO PAVÃO
ALFACE FLORES
Quando os alunos tiverem terminado de fazer os desenhos você poderá plastificá-los com papel contact ou cola (se a cola estiver muito grossa, acrescente um pouco de água para diluí-la, após misturar, use pincel para plastificar os desenhos), assim terão maior duração, pois serão manuseados pelos participantes.
Caso não queira utilizar o laptop, os alunos poderão fazer desenhos ou colar gravuras retiradas de revistas, encartes de propaganda, dentre outros.
Veja abaixo alguns desenhos:
Imagens confeccionadas por alunos do 3º ano do Ensino fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA), professora Eliana Aparecida Carleto
Fonte: Acervo da autora
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, solicite que os alunos utilizem seus laptops, para realizarem algumas atividades sobre sequência lógica de fatos e também para lerem algumas histórias infantis. O objetivo deste momento é para que seja observada a necessidade de toda história ter sequência, ou seja, ter começo, meio e fim. Faça a exploração da história: personagens, sentimentos em relação à mesma. Para isto, deverão abrir o programa Mozilla Firefox [Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox] e entrar nos sítios:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sequencia-logica-animais.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sequencia-logica-frutas.html
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/joaoemaria.html
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/gatodebotas.html
http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ntXCiB0Ehfk&feature=related
Durante a atividade participe com os alunos nas diferentes etapas, dialogando sobre passos que estão utilizando para resolver os desafios propostos, as facilidades e as dificuldades que estão encontrando. Observe a utilização dos laptops, verifique se demonstram dificuldades em utilizar as ferramentas, seja mediador quando se fizer necessário. Observe se os alunos estão atentos à sequência lógica dos acontecimentos das histórias.
Para finalizar este momento instrua alguns alunos a recontarem uma das histórias lidas por eles. É importante ressaltar o início, o desenvolvimento e o desfecho da história.
Ao final desta atividade faça uma avaliação oral. O que vocês acharam desta atividade? Foi difícil realizá-la?
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
CONTANDO HISTÓRIAS
Professor, após a confecção dos cartões, divida os alunos em duas equipes, por exemplo, se você tiver 30 alunos, faça duas equipes de 15 alunos, se for um número ímpar, você poderá fazer parte de uma delas. Permita que decidam quem fará parte de cada equipe, faça sorteio, ou utilize alguma dinâmica para esta divisão.
Veja alguns exemplos de dinâmicas:
1a- Faça um círculo com todos os participantes e numere-os. Como serão apenas duas equipes, utilize 1, 2, 1, 2 até todos terem um número, em seguida peça que os alunos que receberam o número 1 formem uma equipe e os que receberam o número 2 outra equipe.
2a- Você também poderá cortar pequenos pedaços de papéis de duas cores, por exemplo: rosa e verde, a quantidade deverá ser suficiente para que todos recebam um pedaço. Depois é só reunir, os de cor rosa deverão formar uma equipe e os de cor verde outra equipe.
Após a formação das equipes, diga aos alunos que cada um irá elaborar uma parte da história, que sua equipe vai contar, utilizando as imagens desenhadas.
Decida qual será a primeira equipe a contar a história, em seguida peça que os elementos se misturem, não permitindo que os demais colegas vejam sua imagem.
A segunda equipe deverá ficar assentada, se for na sala de aula, em suas próprias carteiras, para que possam prestigiar a história a ser elaborada pelos colegas.
A primeira equipe deverá formar uma fila ficando um aluno ao lado do outro. Feito isso, um dos alunos que estiver nas laterais iniciará a história, o mesmo deverá usar um dos lados do cartão para contar sua parte da história. O próximo deverá continuar a história usando um dos lados do seu cartão. A história continua assim até chegar ao último aluno que deverá encerrá-la, também usando um dos lados de seu cartão.
Ao término desta primeira história a próxima equipe fará o mesmo procedimento da anterior contando uma nova história.
VARIAÇÕES
Ao contar a história os cartões poderão ser escolhidos através de sorteio e o aluno terá um tempo para pensar no que irá dizer sobre o mesmo. Poderá também ser feito um sorteio na hora em que for a vez de contar sua parte na história, assim o cartão será uma verdadeira surpresa. Por haver duas figuras num mesmo cartão, poderão ser usadas as duas no momento em que o aluno estiver contando sua parte, ou seja, dois elementos estarão sendo incluídos cada vez que um aluno estiver falando. Outra forma de contar a história é que se use apenas um lado e depois do último aluno contar a sua parte, retorna novamente ao primeiro que deverá usar o outro lado do cartão.
Os cartões, como já dizemos, poderão ser confeccionados utilizando figuras recortadas de revistas ou folhetos de propagandas. Professor, você também poderá confeccioná-los ou solicitar que os alunos os façam. Ainda poderá pedir a participação do professor de Artes, os alunos poderão fazer os cartões nestas aulas. Se os alunos tiverem aulas de línguas – Inglês e ou Espanhol - também poderão escrever os nomes dos desenhos nestes idiomas.
Você poderá utilizar os desenhos e explorá-los, por exemplo, para trabalhar conteúdos de Ciências se for desenhado animais, peça que os alunos pesquisem dados sobre eles: habitat, alimentação, moradia, dentre outros. Se for plantas peça que pesquisem sua utilidade, formas de plantio, estrutura das plantas, preservação do meio ambiente, etc. Como meio ambiente é um tema transversal, que deve ser explorado nas diversas disciplinas, aproveite as imagens que os alunos fizeram e dialogue, por exemplo, sobre:
Esta atividade também poderá ser realizada individualmente, cada aluno escolhe/sorteia cinco ou seis cartões, de acordo com o número disponível, e produz seu próprio texto. Poderá, ainda, utilizar os cartões para produção de frases, ou seja, cada aluno elabora uma única frase sobre o cartão escolhido/sorteado; poderão ser aproveitadas para incluir sinais de pontuação ao ser elaborado as frases.
Outra forma de realizar esta atividade é usar uma caixinha contendo vários objetos, por exemplo: borracha, lápis, grampeador, bala, calculadora, chiclete, disquete, chocolate, caneta, pedaço de papel, flor de plástico, maçã, pente, escova de dente, dentre outros. À medida que os participantes forem tirando o objeto de dentro da caixa deverá continuar a história incluindo o objeto retirado. É importante que tenha um objeto para cada participante.
Você poderá selecionar qualquer tipo de história: contos de fadas, aventuras, terror, dentre outros para contar aos seus alunos antes deles elaborarem suas histórias, este momento tem como foco rever sequência lógica dos fatos.
IMPORTANTE
Professor, observe a organização e a interpretação das imagens feitas pelos alunos. Aproveite para incluir imagens feitas por você, nas quais objetos são inseridos com o intuito de verificar aprendizagem, por exemplo, figuras que demonstrem uso de plural. Registre também este momento, reescreva os textos elaborados, questione o que foi escrito, analise os fatos apresentados, busque comparar o que foi falado e o que foi escrito.
4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
REGISTRANDO A ATIVIDADE
Professor, após a realização de todas as etapas faça o registro no caderno de Língua Portuguesa. Escreva na lousa o nome da atividade e o seu objetivo.
Incentive os alunos a recontarem a história elaborada por sua equipe. A história contada pela equipe poderá ser reescrita pelos alunos, individualmente ou em pequenos grupos.
Outra forma é escolher junto aos alunos uma das histórias contadas e fazer a escrita coletiva. Os alunos elaboram as frases e você ajuda estruturá-la, escreva na lousa e eles a copiam. Ao finalizar o texto peça que registrem a opinião, individualmente, da atividade realizada e que também façam a sua ilustração.
FOTO 1 Foto 2
Foto 1 e 2- Atividade contando histórias. Realizado com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Eliana Aparecida Carleto
Fonte: Acervo da autora
http://www.escolakids.com/como-produzir-um-bom-texto.htm
http://www.escolakids.com/voce-concluiu-seu-texto-e-hora-de-revisalo.htm
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/sereia.html
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/belaeafera.html
http://www.youtube.com/watch?v=xl2fkYxti1k&feature=related (Acesso 02/05/2011)
Professor, a avaliação deverá ser feita de modo processual durante todas as atividades propostas. Para isto, observe o desempenho dos alunos ao longo das atividades e verifique se: compreenderam a necessidade de observar a sequência lógica dos acontecimentos de uma história; foram capazes de utilizar estratégias lógicas antecipando os resultados das próprias ações; utilizaram adequadamente as ferramentas de trabalho no laptop do Projeto UCA. Observe também se os alunos interagiram com seus pares e se houve troca de conhecimentos. Registre suas observações, pois elas servirão de subsídios para o seu planejamento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!