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A dinâmica da população brasileira - UCA

 

27/06/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a matriz populacional brasileira.
  • Entender a distribuição populacional no território brasileiro.
  • Compreender as principais causas da desigualdade social no Brasil.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para uma melhor compreensão da dinâmica da população brasileira é necessário entender que o processo de formação do território brasileiro agregou diferentes grupos humanos ao longo de sua história.

Estratégias e recursos da aula

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 Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" o (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 Prezado(a) Professor(a):

Sabemos que o processo de formação territorial do Brasil permitiu uma mistura entre diferentes grupos humanos, compondo a formação étnica da população brasileira. Assim, consideramos relevante conhecer a matriz populacional brasileira, buscando entender a distribuição populacional em nosso território para melhor compreender as principais causas das desigualdades sociais em nosso país.

  •  Vamos situar e conhecer a formação étnica da população brasileira?

 

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Atividade 01

A matriz populacional brasileira

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

- Sugerimos, para introduzir a discussão sobre a formação étnica da população brasileira, convidar os alunos para ouvirem a música "Isto aqui o que é?", de autoria de Caetano Veloso, interpretada pelo cantor João Gilberto, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=0QNNchd9pI0>. A letra da música também pode ser acessada no endereço: <http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/isto-aqui-o-que-e.html>.

Isto aqui o que é?

Caetano Veloso

Isto aqui ô ô
é um pouquinho de Brasil, iá iá
desse Brasil que canta e é feliz, feliz, feliz
É também um pouco de uma raça
que não tem medo de fumaça, ai ai
e não se entrega, não

Olha o jeito nas 'cadeira' que ela sabe dar
Olha só o remelexo que ela sabe dar

Morena boa que me faz penar
bota a sandália de prata e vem pro samba sambar.

...... 

- Após ouvir a música, comece perguntando aos alunos:

  • Quais são as origens do povo brasileiro?
  • Como podemos definir o povo brasileiro?
  • Como vive o povo brasileiro?

- Solicite aos alunos que escrevam suas opiniões no caderno ou no editor de textos KWord. Posteriormente, inicie uma conversa auxiliando-os a relembrarem os primeiros séculos da história de nosso país. Questione:

  • Quais foram os primeiros colonizadores que vieram a se apropriar das riquezas existentes em nosso país?
  • Quando esses colonizadores chegaram ao Brasil, quem originalmente habitava nossas terras?
  • Logo no início da colonização, quais foram os primeiros povos trazidos para trabalhar como mão de obra escrava nas atividades econômicas coloniais?
  • Que leitura é possível fazer da imagem a seguir?


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A diversidade da população brasileira: um ponto crucial na discussão de questões contemporâneas. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-formacao-povo-brasileiro.htm>. Acesso em 05/05/2011.

 - Ouça as respostas dos alunos sobre esses questionamentos e, posteriormente, medie a compreensão de que o encontro entre os povos indígenas que viviam em nosso país, os europeus (especialmente os portugueses) que vieram explorar nossas riquezas naturais e os africanos usados como mão de obra escrava, não aconteceu de forma amigável.

- Instigue os alunos a entenderem como foi o contato entre os povos indígenas, os colonizadores europeus e os povos africanos trazidos à força de outro continente. Para isso, oriente-os a acessarem o site <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/povoamento/index.html >, que disponibiliza uma seção que trata da temática "BRASIL: 500 anos de povoamento".

- Discuta com os discentes como as condições históricas da colonização criaram formas de convivência e adaptação entre as diferentes etnias formadoras da população brasileira.

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Fonte: Clip-Art.

- Os três grandes grupos que formaram a população brasileira trouxeram importantes contribuições culturais, linguísticas, políticas e sociais. 

   

Atividade 02

A distribuição da população no território brasileiro

PASSO A PASSO

  • Como se distribui espacialmente a população em nosso território?

 - Oriente os alunos para acessarem o endereço <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/distribuicao-populacao-brasileira.htm > e para que façam uma leitura atenta do texto "Distribuição da população brasileira".

- Posteriormente, peça para visualizarem o mapa sobre a densidade demográfica, a seguir:

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 Brasil: densidade demográfica. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf>. Acesso em 05/05/2011.

 - Oriente os alunos a observarem a data de cada uma das representações cartográficas. Posteriormente, com o auxílio da legenda, instigue-os a observarem a distribuição da população brasileira nos três mapas (1960, 1980 e 2007). De acordo com os mapas, questione:

  • Quais semelhanças na distribuição espacial da população podemos observar em cada um dos mapas?
  • Que mudanças podem ser observadas em cada representação cartográfica?
  • Em quais regiões (estados) se concentra maior número de habitantes por km²?
  • Em quais regiões (estados) se concentra menor número de habitantes por km²?
  • Qual a densidade demográfica predominante no estado em que você mora?
  • Existem, no seu estado, áreas que registram outras densidades demográficas?

- Permita que os alunos expressem verbalmente suas observações. Aproveite a oportunidade para mediar a compreensão de alguns conceitos como: Populoso, Povoado, Crescimento vegetativo, Densidade demográfica, dentre outros inerentes a esta temática, esclarecendo as possíveis dúvidas dos alunos.

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- Oriente os alunos para, em grupo, realizarem uma pesquisa, abrindo um navegador de internet, como o [Mozilla Firefox], com vistas a levantar os principais fatores responsáveis pela aglomeração populacional no leste e o vazio demográfico no oeste de nosso país.

- Após o levantamento das informações necessárias, os grupos devem organizar uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.

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Fonte: Clip-Art.

O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos por parte dos alunos.

    

Atividade 03

As principais causas da desigualdade social no Brasil

PASSO A PASSO

Estrofes da música "Índios" de autoria de Renato Russo

(...)

Quem me dera
Ao menos uma vez
Provar que quem tem mais
Do que precisa ter
Quase sempre se convence
Que não tem o bastante
Fala demais
Por não ter nada a dizer.

(...)

Quem me dera, ao menos uma vez,
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes.
(...)
(Legião Urbana - Índios)

- Apresente aos alunos, a imagem a seguir. Pergunte a eles:

  • Que leitura é possível fazer desta imagem?

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Imagem disponível em: <http://www.recid.org.br/component/k2/item/86-desigualdade-freibetto.html>. Acesso em 05 maio 2011.

- Após ouvir suas interpretações, questione-os:

  • A distribuição da renda em nosso país acontece de forma igualitária?

- Oriente os alunos para acessarem o endereço web <http://www.brasilescola.com/sociologia/classes-sociais.htm> e lerem, com atenção, o texto "Desigualdade social". Peça, também, que acessem o endereço <http://pt.wikipedia.org/wiki/Problemas_sociais_do_Brasil> e leiam o texto: "Problemas sociais no Brasil". Agora, questione-os:

  • Qual é o conceito de desigualdade social?
  • Quais são os principais fatores responsáveis pela desigualdade social no Brasil?

- Após o levantamento das informações necessárias, os grupos devem organizar uma apresentação,  utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.

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- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa, com o auxílio de pessoas adultas de sua família, com vistas a esclarecer os seguintes pontos:

  • Qual é o valor do salário mínimo em nosso país?
  • Construa uma tabela informando os gastos mensais de sua família com:

- aluguel

- alimentação

- transporte

- lazer

- Prestações diversas

- Saúde (médico e remédios)

Total: .......................................

  •  É possível manter uma família com um salário mínimo?
  • Quanto seria necessário, em sua opinião, para uma família viver com um mínimo de qualidade de vida?

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Fonte: Clip-Art.

Medie a compreensão, por parte dos alunos, de que, no Brasil, há uma grande desigualdade de renda entre as pessoas, o que o coloca entre os países do mundo onde a distribuição de renda é mais desigual, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Historicamente, desde o início de nossa colonização, a renda sempre esteve concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população (elite dominante).

Aproveite a oportunidade para desenvolver atividades interdisciplinares

Sugerimos que este tema seja abordado em conjunto com conteúdos de Ciências, Língua Portuguesa, História e Matemática. Em Ciências, trabalhando com Educação Ambiental, a partir de observações das mudanças que se processam na apropriação dos recursos naturais presentes no território brasileiro (desmatamento, cultivo de grandes áreas agrícolas e de pastagens, processos de urbanização, dentre outros). Em Língua Portuguesa, trabalhando a produção de textos ou incentivando a leitura de obras literárias. Em História, trabalhando a formação política do território brasileiro a partir das atividades humanas que se estabelecem no espaço, bem como as mudanças e as permanências nas condições de trabalho, em diferentes tempos da história do Brasil. Em Matemática, desenvolvendo relações euclidianas (medidas métricas, distância, etc.).

Recursos Complementares

O vídeo "Miscigenação Brasileira", disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=FxoZay7HwUs>, aborda aspectos da formação das etnias brasileiras e pode auxiliar uma discussão sobre racismo no Brasil.

No endereço <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/censo2010/index.html> estão disponíveis informações importantes sobre o censo do IBGE referente ao ano de 2010.

Avaliação

Partindo do princípio de que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica, oferecendo aos alunos constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poderá ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:

1. Interpretação de mapas: ler e interpretar informações em diferentes representações cartográficas.

2. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, relatórios e sínteses, se os alunos conseguem estabelecer relações e comparações entre os dados estatísticos sobre fenômenos naturais, questões demográficas, econômicas e socioculturais.

3. Exposição de ideias: avaliar se conseguem reelaborar os conhecimentos adquiridos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpretações e leituras críticas sobre as informações socioespaciais.

5. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Reserve tempo para que a turma avalie suas experiências.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
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