27/06/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Para uma melhor compreensão da dinâmica da população brasileira é necessário entender que o processo de formação do território brasileiro agregou diferentes grupos humanos ao longo de sua história.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" o (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezado(a) Professor(a):
Sabemos que o processo de formação territorial do Brasil permitiu uma mistura entre diferentes grupos humanos, compondo a formação étnica da população brasileira. Assim, consideramos relevante conhecer a matriz populacional brasileira, buscando entender a distribuição populacional em nosso território para melhor compreender as principais causas das desigualdades sociais em nosso país.
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
- Sugerimos, para introduzir a discussão sobre a formação étnica da população brasileira, convidar os alunos para ouvirem a música "Isto aqui o que é?", de autoria de Caetano Veloso, interpretada pelo cantor João Gilberto, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=0QNNchd9pI0>. A letra da música também pode ser acessada no endereço: <http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/isto-aqui-o-que-e.html>.
Caetano Veloso
......
- Após ouvir a música, comece perguntando aos alunos:
- Solicite aos alunos que escrevam suas opiniões no caderno ou no editor de textos KWord. Posteriormente, inicie uma conversa auxiliando-os a relembrarem os primeiros séculos da história de nosso país. Questione:
A diversidade da população brasileira: um ponto crucial na discussão de questões contemporâneas. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-formacao-povo-brasileiro.htm>. Acesso em 05/05/2011.
- Ouça as respostas dos alunos sobre esses questionamentos e, posteriormente, medie a compreensão de que o encontro entre os povos indígenas que viviam em nosso país, os europeus (especialmente os portugueses) que vieram explorar nossas riquezas naturais e os africanos usados como mão de obra escrava, não aconteceu de forma amigável.
- Instigue os alunos a entenderem como foi o contato entre os povos indígenas, os colonizadores europeus e os povos africanos trazidos à força de outro continente. Para isso, oriente-os a acessarem o site <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/povoamento/index.html >, que disponibiliza uma seção que trata da temática "BRASIL: 500 anos de povoamento".
- Discuta com os discentes como as condições históricas da colonização criaram formas de convivência e adaptação entre as diferentes etnias formadoras da população brasileira.
Fonte: Clip-Art.
- Os três grandes grupos que formaram a população brasileira trouxeram importantes contribuições culturais, linguísticas, políticas e sociais.
PASSO A PASSO
- Oriente os alunos para acessarem o endereço <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/distribuicao-populacao-brasileira.htm > e para que façam uma leitura atenta do texto "Distribuição da população brasileira".
- Posteriormente, peça para visualizarem o mapa sobre a densidade demográfica, a seguir:
Brasil: densidade demográfica. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf>. Acesso em 05/05/2011.
- Oriente os alunos a observarem a data de cada uma das representações cartográficas. Posteriormente, com o auxílio da legenda, instigue-os a observarem a distribuição da população brasileira nos três mapas (1960, 1980 e 2007). De acordo com os mapas, questione:
- Permita que os alunos expressem verbalmente suas observações. Aproveite a oportunidade para mediar a compreensão de alguns conceitos como: Populoso, Povoado, Crescimento vegetativo, Densidade demográfica, dentre outros inerentes a esta temática, esclarecendo as possíveis dúvidas dos alunos.
- Oriente os alunos para, em grupo, realizarem uma pesquisa, abrindo um navegador de internet, como o [Mozilla Firefox], com vistas a levantar os principais fatores responsáveis pela aglomeração populacional no leste e o vazio demográfico no oeste de nosso país.
- Após o levantamento das informações necessárias, os grupos devem organizar uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.
Fonte: Clip-Art.
O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos por parte dos alunos.
PASSO A PASSO
Estrofes da música "Índios" de autoria de Renato Russo
(...)
Quem me dera
Ao menos uma vez
Provar que quem tem mais
Do que precisa ter
Quase sempre se convence
Que não tem o bastante
Fala demais
Por não ter nada a dizer.
(...)
Quem me dera, ao menos uma vez,
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes. (...)
(Legião Urbana - Índios)
- Apresente aos alunos, a imagem a seguir. Pergunte a eles:
Imagem disponível em: <http://www.recid.org.br/component/k2/item/86-desigualdade-freibetto.html>. Acesso em 05 maio 2011.
- Após ouvir suas interpretações, questione-os:
- Oriente os alunos para acessarem o endereço web <http://www.brasilescola.com/sociologia/classes-sociais.htm> e lerem, com atenção, o texto "Desigualdade social". Peça, também, que acessem o endereço <http://pt.wikipedia.org/wiki/Problemas_sociais_do_Brasil> e leiam o texto: "Problemas sociais no Brasil". Agora, questione-os:
- Após o levantamento das informações necessárias, os grupos devem organizar uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.
- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa, com o auxílio de pessoas adultas de sua família, com vistas a esclarecer os seguintes pontos:
- aluguel
- alimentação
- transporte
- lazer
- Prestações diversas
- Saúde (médico e remédios)
Total: .......................................
Fonte: Clip-Art.
Medie a compreensão, por parte dos alunos, de que, no Brasil, há uma grande desigualdade de renda entre as pessoas, o que o coloca entre os países do mundo onde a distribuição de renda é mais desigual, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Historicamente, desde o início de nossa colonização, a renda sempre esteve concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população (elite dominante).
Sugerimos que este tema seja abordado em conjunto com conteúdos de Ciências, Língua Portuguesa, História e Matemática. Em Ciências, trabalhando com Educação Ambiental, a partir de observações das mudanças que se processam na apropriação dos recursos naturais presentes no território brasileiro (desmatamento, cultivo de grandes áreas agrícolas e de pastagens, processos de urbanização, dentre outros). Em Língua Portuguesa, trabalhando a produção de textos ou incentivando a leitura de obras literárias. Em História, trabalhando a formação política do território brasileiro a partir das atividades humanas que se estabelecem no espaço, bem como as mudanças e as permanências nas condições de trabalho, em diferentes tempos da história do Brasil. Em Matemática, desenvolvendo relações euclidianas (medidas métricas, distância, etc.).
O vídeo "Miscigenação Brasileira", disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=FxoZay7HwUs>, aborda aspectos da formação das etnias brasileiras e pode auxiliar uma discussão sobre racismo no Brasil.
No endereço <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/censo2010/index.html> estão disponíveis informações importantes sobre o censo do IBGE referente ao ano de 2010.
Partindo do princípio de que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica, oferecendo aos alunos constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poderá ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:
1. Interpretação de mapas: ler e interpretar informações em diferentes representações cartográficas.
2. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, relatórios e sínteses, se os alunos conseguem estabelecer relações e comparações entre os dados estatísticos sobre fenômenos naturais, questões demográficas, econômicas e socioculturais.
3. Exposição de ideias: avaliar se conseguem reelaborar os conhecimentos adquiridos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpretações e leituras críticas sobre as informações socioespaciais.
5. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Reserve tempo para que a turma avalie suas experiências.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/05/2014
Cinco estrelasAchei muito criativo, dinamiza as aulas, embora cada escola apresente realidades diferentes,mas claro que podemos adaptar .
22/03/2014
Cinco estrelasgostei, muito boa
25/04/2013
Cinco estrelasAdorei!
26/08/2012
Cinco estrelasGostei muito da maneira que foi trabalhado o tema população e as ferramentas utilizadas.
26/08/2012
Três estrelasgostei muito
12/11/2011
Cinco estrelasParabéns! Excelente aula. Me ajudou bastante.
06/07/2011
Quatro estrelasMUITO BEM ELABORADA, PARABÉNS!