Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brasil: a produção do espaço rural - UCA

 

20/05/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Campo e a cidade como formações socioespaciais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o histórico da inserção da tecnologia no meio rural brasileiro.
  • Entender a expansão da produção de gêneros agrícolas para o setor industrial e para exportação.
  • Compreender a relação entre o sistema de cooperativas, agroindústria e modernização no campo brasileiro.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Distinguir as principais diferenças entre os conceitos "rural" e "urbano".

Estratégias e recursos da aula

hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática.  No caso de projetos como o UCA (um computador por aluno), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

 

Prezada(o) Professor(a);

- Introduza a discussão instigando os alunos para que compreendam que o espaço rural brasileiro vem sendo constantemente transformado pela utilização de técnicas cada vez mais modernas de cultivo e criação, com vistas a aumentar a produtividade. 

 hh  

Atividade 01

A inserção da tecnologia no espaço rural brasileiro

PASSO A PASSO

mmmmm

Fonte: Clip-Art.

- Questione:

  • O que você sabe sobre o espaço rural brasileiro?
  • Como vivem as pessoas que moram no meio rural?
  • Que atividades econômicas se desenvolvem no campo?

 

- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opiniões e, a partir de seus conhecimentos prévios, instigue a curiosidade para que busquem  entender as principais transformações ocorridas no meio rural, provocadas pela utilização de técnicas cada vez mais modernas de cultivo e criação.

- Explique que o uso de tecnologias modernas (máquinas, implementos agrícolas, adubos, fertilizantes, dentre outros) traz vantagens e desvantagens para o meio rural.

- Apresente imagens, como os exemplos a seguir, e questione:

hhh

Disponível em: <http://www.horizontegeografico.com.br/index.php?acao=exibirMateria&materia%5Bid_materia%5D=159>. Acesso em 05 maio 2011.

 hhh

Disponível em: <http://www.alagoasnegocios.com.br/conteudo/Index.asp?vEditoria=&vCod=2904>. Acesso em 05 maio 2011.

 

hhh  

Disponível em: <http://www.agronomia.com.br/conteudo/artigos/artigos_uso_intensivo_tecnologias_engorda_bovinos.htm>. Acesso em 05 maio 2011.

 hhh

Disponível em: <http://www.agronomia.com.br/conteudo/artigos/artigos_uso_intensivo_tecnologias_engorda_bovinos.htm>. Acesso em 05 maio 2011.

  • Que leituras podemos fazer dessas imagens?
  • Quais são as principais diferenças entre as práticas representadas pelas mesmas?

 

- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opiniões. Posteriormente, solicite que descrevam numa tabela confeccionada no editor de textos Kword, as principais características de um sistema agropecuário tradicional e outro moderno.

- Peça aos alunos que citem outros exemplos de atividades agropecuárias que eles conhecem  e que utilizam tecnologia, em algum nível.

 

hhh  

- Oriente os alunos para, em grupo, realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet e em livros didáticos de Geografia, procurando entender a influência do desenvolvimento das atividades industriais presentes nas práticas agrícolas brasileiras, destacando o papel da tecnologia no meio rural.

- Solicite que exponham os conhecimentos adquiridos por meio de uma apresentação utilizando o software KolourPaint.

 

 hh  

Atividade 02

A expansão da produção de gêneros agrícolas para o setor industrial e para exportação 

PASSO A PASSO

mmmmm

Fonte: Clip-Art.

 - Após a compreensão sobre as diferenças entre um sistema agropecuário tradicional e outro moderno, incentive os alunos a entenderem os fatores responsáveis pelo crescimento da produção de gêneros agrícolas, em nosso país, voltados para atender o setor industrial e a exportação para outros países. Inicialmente, questione:

  • Que alimentos são mais comuns na mesa da maioria dos brasileiros?
  • Como esses alimentos são produzidos?
  • Os alimentos produzidos em grande quantidade, utilizando-se de alta tecnologia, são disponibilizados imediatamente para o consumo ou passam por alguma transformação industrial antes de chegar à nossa mesa?

 

- Permita que os alunos reflitam sobre esses questionamentos e expressem verbalmente suas opiniões.

hhh

- Agora, oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet e em livros e revistas, com vistas a responder às seguintes questões:

  • Quais são as diferenças entre um sistema agrícola de subsistência e outro comercial?
  • A partir de que período se acentuou o processo de modernização da agropecuária brasileira, e por que isso ocorreu?
  • Por que atividades agrícolas monocultoras que se utilizam de alta tecnologia para produção são, em sua grande maioria, voltadas para a indústria e/ou para o mercado externo?

 

-  Solicite que exponham os conhecimentos adquiridos no decorrer da pesquisa, por meio de uma apresentação, utilizando o software KolourPaint. 

- Cite exemplos, como as lavouras de cana-de-açúcar, de café, de soja, de laranja, dentre outras, e de grandes propriedades que criam animais empregando técnicas modernas de produção e, em sua grande maioria, são voltadas para atender a indústria nacional e/ou exportação. 

- Oriente os alunos para observarem, com atenção, o mapa a seguir, e questione:

  • Quais os estados que mais produzem soja no Brasil?

hhh

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/04/29/ult23u2012.jhtm>. Acesso em 05 maio 2011.

- Ouça as respostas dos alunos. Posteriormente, oriente-os para que acessem o endereço web <http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/04/29/ult23u2012.jhtm> e peça para que leiam a notícia "Soja avançou 20% na região Norte e aumentou a concentração de terras no Brasil, aponta relatório", publicada em 2008.

Após a leitura da notícia, pergunte aos alunos:

  • Quais as vantagens e as desvantagens da agropecuária mecanizada, voltada para a produção de gêneros agrícolas para a indústria e para a exportação?

- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opiniões. Posteriormente, solicite que descrevam suas compreensões sobre a questão anterior no editor de textos Kword.

 

 hh  

Atividade 03

A relação entre o sistema de cooperativas, agroindústria e modernização no campo brasileiro

PASSO A PASSO

mmmmm

Fonte: Clip-Art.

 - Sabemos que as cooperativas agrícolas são formas encontradas pelos pequenos e médios produtores rurais na busca de superar parte dos problemas causados especialmente pela falta de apoio das políticas públicas para o setor.

- Convide os alunos para assistirem ao vídeo: "Cooperativas: do agronegócio à inclusão social".

hhh

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=AozbkCi-l0Y>. Acesso em 07 maio 2011.

- Pergunte aos alunos:

  •  Qual a diferença entre cooperativas agrícolas e agroindústrias?
  • Que relação podemos estabelecer entre o surgimento de cooperativas e de agroindústrias com a modernização no campo?

 hhh

 - Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet e/ou em livros didáticos (e outros) procurando responder as duas últimas questões.

- Peça também para pesquisarem se no município em que moram existe(m) alguma(s) cooperativa(s) agrícola(s) e/ou agroindustrial(ais). Que produtos essas cooperativas produzem? Eles são derivados de quais matérias-primas? Você consome alguns desses produtos? Quais?

-  Solicite que exponham os conhecimentos adquiridos no decorrer da pesquisa por meio de uma apresentação, utilizando o software KolourPaint. 

hh

Fonte: Clip-Art.

Esta temática deve ser abordada de forma interdisciplinar. Para conseguir efetivamente compreender as principais transformações ocorridas no meio rural, provocadas pela utilização de técnicas cada vez mais modernas de cultivo e criação é necessário criar relações e condições para a interação entre professores das diferentes disciplinas, como História, Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Biologia, Qúimica, Física, etc., com vistas a integrar os conhecimentos das diferentes áreas do saber e possibilitar aos alunos diversas compreensões sobre a temática.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para o professor:

SILVA, J. G.; GROSSI, M. E. D. O novo rural brasileiro. Disponível em: <http://www.iapar.br/arquivos/File/zip_pdf/novo_rural_br.pdf>. Acesso em 05 maio 2011.

Sugestões de leituras para professores e alunos:

BOLIGIAN, L. et. al. Geografia, Espaço e Vivência: a organização do espaço brasileiro. v. 7. São Paulo: Atual, 2010.

Avaliação

Partindo do princípio de que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica, oferecendo aos alunos constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poderá ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:

1. Interpretação de mapas: Ler e interpretar informações em diferentes representações cartográficas.

2. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, relatórios e sínteses, se os alunos conseguem explicar as principais transformações ocorridas no meio rural provocadas pela utilização de técnicas cada vez mais modernas de cultivo e criação, no território brasileiro.

3. Exposição: avaliar se conseguem reelaborar esses conhecimentos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpretações e leituras críticas sobre as informações sócio-espaciais relativas ao meio rural.

5. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Reserve tempo para que a turma avalie suas experiências.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.