20/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Campo e a cidade como formações socioespaciais |
Distinguir as principais diferenças entre os conceitos "rural" e "urbano".
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática. No caso de projetos como o UCA (um computador por aluno), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Prezada(o) Professor(a);
- Introduza a discussão instigando os alunos para que compreendam que o espaço rural brasileiro vem sendo constantemente transformado pela utilização de técnicas cada vez mais modernas de cultivo e criação, com vistas a aumentar a produtividade.
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
- Questione:
- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opiniões e, a partir de seus conhecimentos prévios, instigue a curiosidade para que busquem entender as principais transformações ocorridas no meio rural, provocadas pela utilização de técnicas cada vez mais modernas de cultivo e criação.
- Explique que o uso de tecnologias modernas (máquinas, implementos agrícolas, adubos, fertilizantes, dentre outros) traz vantagens e desvantagens para o meio rural.
- Apresente imagens, como os exemplos a seguir, e questione:
Disponível em: <http://www.horizontegeografico.com.br/index.php?acao=exibirMateria&materia%5Bid_materia%5D=159>. Acesso em 05 maio 2011.
Disponível em: <http://www.alagoasnegocios.com.br/conteudo/Index.asp?vEditoria=&vCod=2904>. Acesso em 05 maio 2011.
Disponível em: <http://www.agronomia.com.br/conteudo/artigos/artigos_uso_intensivo_tecnologias_engorda_bovinos.htm>. Acesso em 05 maio 2011.
Disponível em: <http://www.agronomia.com.br/conteudo/artigos/artigos_uso_intensivo_tecnologias_engorda_bovinos.htm>. Acesso em 05 maio 2011.
- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opiniões. Posteriormente, solicite que descrevam numa tabela confeccionada no editor de textos Kword, as principais características de um sistema agropecuário tradicional e outro moderno.
- Peça aos alunos que citem outros exemplos de atividades agropecuárias que eles conhecem e que utilizam tecnologia, em algum nível.
- Oriente os alunos para, em grupo, realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet e em livros didáticos de Geografia, procurando entender a influência do desenvolvimento das atividades industriais presentes nas práticas agrícolas brasileiras, destacando o papel da tecnologia no meio rural.
- Solicite que exponham os conhecimentos adquiridos por meio de uma apresentação utilizando o software KolourPaint.
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
- Após a compreensão sobre as diferenças entre um sistema agropecuário tradicional e outro moderno, incentive os alunos a entenderem os fatores responsáveis pelo crescimento da produção de gêneros agrícolas, em nosso país, voltados para atender o setor industrial e a exportação para outros países. Inicialmente, questione:
- Permita que os alunos reflitam sobre esses questionamentos e expressem verbalmente suas opiniões.
- Agora, oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet e em livros e revistas, com vistas a responder às seguintes questões:
- Solicite que exponham os conhecimentos adquiridos no decorrer da pesquisa, por meio de uma apresentação, utilizando o software KolourPaint.
- Cite exemplos, como as lavouras de cana-de-açúcar, de café, de soja, de laranja, dentre outras, e de grandes propriedades que criam animais empregando técnicas modernas de produção e, em sua grande maioria, são voltadas para atender a indústria nacional e/ou exportação.
- Oriente os alunos para observarem, com atenção, o mapa a seguir, e questione:
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/04/29/ult23u2012.jhtm>. Acesso em 05 maio 2011.
- Ouça as respostas dos alunos. Posteriormente, oriente-os para que acessem o endereço web <http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/04/29/ult23u2012.jhtm> e peça para que leiam a notícia "Soja avançou 20% na região Norte e aumentou a concentração de terras no Brasil, aponta relatório", publicada em 2008.
Após a leitura da notícia, pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos expressem verbalmente suas opiniões. Posteriormente, solicite que descrevam suas compreensões sobre a questão anterior no editor de textos Kword.
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
- Sabemos que as cooperativas agrícolas são formas encontradas pelos pequenos e médios produtores rurais na busca de superar parte dos problemas causados especialmente pela falta de apoio das políticas públicas para o setor.
- Convide os alunos para assistirem ao vídeo: "Cooperativas: do agronegócio à inclusão social".
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=AozbkCi-l0Y>. Acesso em 07 maio 2011.
- Pergunte aos alunos:
- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet e/ou em livros didáticos (e outros) procurando responder as duas últimas questões.
- Peça também para pesquisarem se no município em que moram existe(m) alguma(s) cooperativa(s) agrícola(s) e/ou agroindustrial(ais). Que produtos essas cooperativas produzem? Eles são derivados de quais matérias-primas? Você consome alguns desses produtos? Quais?
- Solicite que exponham os conhecimentos adquiridos no decorrer da pesquisa por meio de uma apresentação, utilizando o software KolourPaint.
Fonte: Clip-Art.
Esta temática deve ser abordada de forma interdisciplinar. Para conseguir efetivamente compreender as principais transformações ocorridas no meio rural, provocadas pela utilização de técnicas cada vez mais modernas de cultivo e criação é necessário criar relações e condições para a interação entre professores das diferentes disciplinas, como História, Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Biologia, Qúimica, Física, etc., com vistas a integrar os conhecimentos das diferentes áreas do saber e possibilitar aos alunos diversas compreensões sobre a temática.
Sugestões de leituras para o professor:
SILVA, J. G.; GROSSI, M. E. D. O novo rural brasileiro. Disponível em: <http://www.iapar.br/arquivos/File/zip_pdf/novo_rural_br.pdf>. Acesso em 05 maio 2011.
Sugestões de leituras para professores e alunos:
BOLIGIAN, L. et. al. Geografia, Espaço e Vivência: a organização do espaço brasileiro. v. 7. São Paulo: Atual, 2010.
Partindo do princípio de que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica, oferecendo aos alunos constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poderá ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:
1. Interpretação de mapas: Ler e interpretar informações em diferentes representações cartográficas.
2. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, relatórios e sínteses, se os alunos conseguem explicar as principais transformações ocorridas no meio rural provocadas pela utilização de técnicas cada vez mais modernas de cultivo e criação, no território brasileiro.
3. Exposição: avaliar se conseguem reelaborar esses conhecimentos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpretações e leituras críticas sobre as informações sócio-espaciais relativas ao meio rural.
5. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Reserve tempo para que a turma avalie suas experiências.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/10/2013
Cinco estrelasMuito bom!