Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Poesias on line

 

06/06/2011

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Buscar poesias em sites de busca.
  • Explorar o significado das palavras: poema, estrofes, versos e rimas.
  • Analisar uma poesia.
  • Produzir uma poesia.
  • Ampliar o léxico, por meio das poesias lidas.  
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas - alfabetização e letramento.
  • Leitura fluente. 

 

Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa;

  • aula colaborativa e cooperativa;

  • uso do laptop UCA.

Atividade 1

pesquisa 

 O aluno deverá acessar o site indicado abaixo para recordar sobre uma aula anteriormente dada:

O que é poema?

O que é verso?

O que é estrofe?

O que é rima?

http://edesete.blogs.sapo.pt/28161.htmlhttp://www.youtube.com/watch?v=97yAYnHivBI&feature=related  

  • O estudante deverá anotar as respostas e depois que fizer as anotações e , ainda, salvar as respostas em seu computador, deverá acessar para ouvir, ler e analisar o poema abaixo disponível no site:

http://www.letradamusica.net/vinicius-de-moraes/o-pintinho.html 

 O Pintinho 

Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho / Gilda Mattoso / Sérgio Bardotti / Pipo Caruso

 

 

Pintinho novo
Pintinho tonto
Não estás no ponto
Volta pro ovo
Eu não me calo
Falo de novo
Não banque o galo
Volta pro ovo
A tia raposa

Não marca touca
Tá só te olhando
Com água na boca
E se ligeiro você escapar
Tem um granjeiro
Que vai te adotar

O meu ovo está estreitinho
Já me sinto um galetinho
Já posso sair sozinho
Eu já sou dono de mim
Vou ciscar pela cidade
Grão-de-bico
em quantidade
Muito milho e liberdade
Por fim

Pintinho raro
Pintinho novo
Tá tudo caro
Volta pro ovo
E o tempo inteiro
Terás pintinho
Um cozinheiro
No teu caminho
Por isso eu digo
E falo de novo
Pintinho amigo
Então volta pro ovo
Se de repente você escapar
Num forno quente você vai parar

Gosto muito dessa vida
Ensopada ou cozida
Até assada é divertida
Com salada e aipim
Tudo lindo, a vida é bela
Mesmo sendo à cabidela
Pois será numa panela
Meu fim

Por isso eu digo
E falo de novo
Pintinho amigo
Então volta pro ovo
E se ligeiro você escapar
Tem um granjeiro
Que vai te adotar

 

1-Digite  o texto para seu laptop e depois responda, ainda em seu computador:

a- Quantos versos compõem o texto?

 b- Quantas estrofes?

 c- Construa um quadro como eu fiz abaixo e o complete com rimas que o eu-lírico criou para cada uma das palavras do poema.

novo=

tonto=

calo=

touca=

escapar=

estreitinho=

cidade=

mim=

raro=

inteiro=

pintinho=

digo=

vida=

aipim=

escapar=

bela=

 

2-  Continue respondendo às questões:

 

      a-  Qual o conselho dado ao pintinho? Por quê?

      b- O que se deve entender por "não banque o galo" e "não marca touca".

      c- Quais os perigos citados pelo eu-lírico? (Professor, não tenha receio, explique que o aluno entenderá o que é).

      d- Porém, apesar de todos os conselhos, o que pensa o pintinho?

      e- Você conhece alguém assim? Explique.

 

  • Professor, antes da correção, coloque os alunos em grupo para discutirem as respostas. Dessa forma, quando você fizer a correção geral serão menores as dúvidas.

 

Atividade 2

 

 

pesquisa

 

Agora os alunos vão pesquisar alguns poemas, cada um em seu computador, no site: http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/2969994 

 

  • Professor, o site acima tem a medida certa para sua turma. Há nele poemas infantis, juvenis, acrósticos, trovas, sonetos, cordel, haikais... Você deverá escolher aquele que se adeque melhor à sua turma. Por exemplo, se sua turma for muito infantil, escolha os poemas que falam em borboletas, focas, cachorrinhos. Se forem mais maduros, escolha poesias com temas mais abstratos.

Os alunos deverão ler muitos poemas. Cada aluno escolherá seu preferido para ler em voz alta para o grupo, que escolherá o melhor do grupo para ser lido para a classe. Estimule leituras bem feitas para o grupo. O importante é a qualidade. Peça também para pesquisarem palavras do texto desconhecidas por eles.

 

Atividade 3

 

 

 PRODUÇÃO DE TEXTO

 

Como os alunos tiveram muito contato com textos poéticos já estarão prontos para escreverem os seus próprios textos.

  • Se leram poemas sobre animais, indique um animalzinho sobre o qual ainda não leram como gatinho, passarinho, ovelha...

  • Se os alunos são mais maduros, escolha temas como: sono, preguiça, curiosidade, medo.

  • PROFESSOR, deixe-os livres para fazerem uso de rimas ou não.

 

Prometa e cumpra: todos os poemas serão expostos nos murais pelos corredores da escola ou em varais colocados em locais de maior circulação de pessoas na escola. 

Recursos Complementares

Professor, leia sobre o eu-lírico em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eu_l%C3%ADricohttp://www.sitedeliteratura.com/Teoria/poema_e_poesia.htm  

Diferença entre poema e poesia. http://www.sitedeliteratura.com/Teoria/poema_e_poesia.htm    

  •    Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1993.
     
  •  LYRA, Pedro. Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.  
Avaliação

O professor deve avaliar o envolvimento dos alunos na busca pela resolução dos desafios e a participação individual na escrita do texto.

 Para tanto, o docente deverá recolher os textos para lerParaPara tanto, o docente deverá recolher o texto para leitura e avaliação antes da exposição. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.