06/06/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Aula interativa;
aula colaborativa e cooperativa;
uso do laptop UCA.
Atividade 1
O aluno deverá acessar o site indicado abaixo para recordar sobre uma aula anteriormente dada:
O que é poema?
O que é verso?
O que é estrofe?
O que é rima?
http://edesete.blogs.sapo.pt/28161.html
O estudante deverá anotar as respostas e depois que fizer as anotações e , ainda, salvar as respostas em seu computador, deverá acessar para ouvir, ler e analisar o poema abaixo disponível no site:
http://www.letradamusica.net/vinicius-de-moraes/o-pintinho.html
O Pintinho
Pintinho novo
Pintinho tonto
Não estás no ponto
Volta pro ovo
Eu não me calo
Falo de novo
Não banque o galo
Volta pro ovo
A tia raposa
Não marca touca
Tá só te olhando
Com água na boca
E se ligeiro você escapar
Tem um granjeiro
Que vai te adotar
O meu ovo está estreitinho
Já me sinto um galetinho
Já posso sair sozinho
Eu já sou dono de mim
Vou ciscar pela cidade
Grão-de-bico em quantidade
Muito milho e liberdade
Por fim
Pintinho raro
Pintinho novo
Tá tudo caro
Volta pro ovo
E o tempo inteiro
Terás pintinho
Um cozinheiro
No teu caminho
Por isso eu digo
E falo de novo
Pintinho amigo
Então volta pro ovo
Se de repente você escapar
Num forno quente você vai parar
Gosto muito dessa vida
Ensopada ou cozida
Até assada é divertida
Com salada e aipim
Tudo lindo, a vida é bela
Mesmo sendo à cabidela
Pois será numa panela
Meu fim
Por isso eu digo
E falo de novo
Pintinho amigo
Então volta pro ovo
E se ligeiro você escapar
Tem um granjeiro
Que vai te adotar
1-Digite o texto para seu laptop e depois responda, ainda em seu computador:
a- Quantos versos compõem o texto?
b- Quantas estrofes?
c- Construa um quadro como eu fiz abaixo e o complete com rimas que o eu-lírico criou para cada uma das palavras do poema.
novo= |
tonto= |
calo= |
touca= |
escapar= |
estreitinho= |
cidade= |
mim= |
raro= |
inteiro= |
pintinho= |
digo= |
vida= |
aipim= |
escapar= |
bela= |
2- Continue respondendo às questões:
a- Qual o conselho dado ao pintinho? Por quê?
b- O que se deve entender por "não banque o galo" e "não marca touca".
c- Quais os perigos citados pelo eu-lírico? (Professor, não tenha receio, explique que o aluno entenderá o que é).
d- Porém, apesar de todos os conselhos, o que pensa o pintinho?
e- Você conhece alguém assim? Explique.
Professor, antes da correção, coloque os alunos em grupo para discutirem as respostas. Dessa forma, quando você fizer a correção geral serão menores as dúvidas.
Atividade 2
Agora os alunos vão pesquisar alguns poemas, cada um em seu computador, no site: http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/2969994
Professor, o site acima tem a medida certa para sua turma. Há nele poemas infantis, juvenis, acrósticos, trovas, sonetos, cordel, haikais... Você deverá escolher aquele que se adeque melhor à sua turma. Por exemplo, se sua turma for muito infantil, escolha os poemas que falam em borboletas, focas, cachorrinhos. Se forem mais maduros, escolha poesias com temas mais abstratos.
Os alunos deverão ler muitos poemas. Cada aluno escolherá seu preferido para ler em voz alta para o grupo, que escolherá o melhor do grupo para ser lido para a classe. Estimule leituras bem feitas para o grupo. O importante é a qualidade. Peça também para pesquisarem palavras do texto desconhecidas por eles.
Atividade 3
PRODUÇÃO DE TEXTO
Como os alunos tiveram muito contato com textos poéticos já estarão prontos para escreverem os seus próprios textos.
Se leram poemas sobre animais, indique um animalzinho sobre o qual ainda não leram como gatinho, passarinho, ovelha...
Se os alunos são mais maduros, escolha temas como: sono, preguiça, curiosidade, medo.
PROFESSOR, deixe-os livres para fazerem uso de rimas ou não.
Prometa e cumpra: todos os poemas serão expostos nos murais pelos corredores da escola ou em varais colocados em locais de maior circulação de pessoas na escola.
Professor, leia sobre o eu-lírico em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eu_l%C3%ADrico
Diferença entre poema e poesia. http://www.sitedeliteratura.com/Teoria/poema_e_poesia.htm
O professor deve avaliar o envolvimento dos alunos na busca pela resolução dos desafios e a participação individual na escrita do texto.
Para tanto, o docente deverá recolher o texto para leitura e avaliação antes da exposição.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!