Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


OBSERVAR E DESCREVER O CANTEIRO - Local de plantação das hortaliças

 

21/07/2009

Autor y Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar considerando a orientação prévia e descrever o que observou a partir do roteiro pré-estabelecido.

Duração das atividades
A atividade deverá ser divida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vida, vegetais, microorganismos, solo, calor, luz, temperatura.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Observação do canteiro

1º momento - o(a) professor(a) pode orientar  as crianças para observar como encontra-se o solo do canteiro da escola em termos de limpeza, de textura, de umidade, a cor da terra, a consistência e quais os insetos encontrados.

Essa atividade pode ser feita em dois momentos alternados, se houver dois professores em sala de aula, divide-se a turma em dois grupos: metade desenvolve a tarefa no primeiro horário, planejado com as crianças, outra metade, em um segundo momento, com duração de 30 minutos para cada grupo.

2º momento - nos canteiros as crianças vão falando, tocando no solo, comentando a cor, a textura, a consistência, a higiene do local, (quais os elementos estranhos ao solo que devem ser retirados para deixá-lo limpo e quais são adequados ao preparo do plantio?). O(a) professor(a) durante a visita vai questionando e levando as crianças a fazerem considerações  sobre o solo (o solo está fofo ou compactado? Elas devem  recolher uma amostra para analisar na sala de aula); o que pode existir no solo que não se consegue ver a olho nu, mas são necessários para a decomposição de material orgânico? (os microorganismos); o terreno é seco ou úmido? Quais os  insetos encontrados? E discutir os danos que esses animais podem provocar, se for o caso.

3º momento – cada grupo de volta à sala se reúne em uma grande roda e descreve o que observou. O(a) professor(a) não deve se preocupar se as crianças nesse momento destacarem apenas um ou outro elemento discutido ou observado na visita ao local do canteiro, isso é próprio da idade de 5 anos.  O docente deve funcionar como a memória externa da criança, vai fazendo lembrar a partir de um percurso vivido no momento da aula no canteiro, usando palavras como instrumento da criança reviver a experiência e descrever o que viu; o que sentiu; o que falou.  Exemplo de tipo de fala do docente, que mobiliza a lembrança das crianças sobre o que viram e observaram:

  • hoje nos fomos .........................
  • no canteiro nos observamos ....................................................................................... 
  • o solo do canteiro estava ........................................................................................
  • no canteiro nos trabalhamos ...............................................................................

4º momento - Dep ois desta atividade as crianças podem se r orientadas para es crever o que observara m. Nessa orientação destacam-se os elementos da escrita: quem fez a observação, o que foi observado, e como estava o canteiro observado.  Mesmo que, as crianças pequenas economizem palavras para expressar o que fizeram, se forem orientadas e receberem a ajuda adequada, conseguem pensar nas suas ações, e fazerem o registro por intermédio do desenho e da escrita, embora, ainda não usem elementos de conexões.  Como pode ser observado nas figuras das ilustrações  a seguir.

undefined

Eu fui a horta e limpei a horta.

undefined

Recursos Complementares

Avaliação

Avalia-se o nível de desenvolvimento de cada criança para orientar-se pela ação planejada, observa-se como cada uma desenvolve as ações combinadas e reconstrói a sua experiência por intermédio do desenho e da escrita (um aspecto importante para o(a) professor(a) tomar como referencia para ajudar à criança no seu processo de alfabetização no conhecimento das ciências naturais).

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.