21/07/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Observar considerando a orientação prévia e descrever o que observou a partir do roteiro pré-estabelecido.
Vida, vegetais, microorganismos, solo, calor, luz, temperatura.
Atividade 1 – Observação do canteiro
1º momento - o(a) professor(a) pode orientar as crianças para observar como encontra-se o solo do canteiro da escola em termos de limpeza, de textura, de umidade, a cor da terra, a consistência e quais os insetos encontrados.
Essa atividade pode ser feita em dois momentos alternados, se houver dois professores em sala de aula, divide-se a turma em dois grupos: metade desenvolve a tarefa no primeiro horário, planejado com as crianças, outra metade, em um segundo momento, com duração de 30 minutos para cada grupo.
2º momento - nos canteiros as crianças vão falando, tocando no solo, comentando a cor, a textura, a consistência, a higiene do local, (quais os elementos estranhos ao solo que devem ser retirados para deixá-lo limpo e quais são adequados ao preparo do plantio?). O(a) professor(a) durante a visita vai questionando e levando as crianças a fazerem considerações sobre o solo (o solo está fofo ou compactado? Elas devem recolher uma amostra para analisar na sala de aula); o que pode existir no solo que não se consegue ver a olho nu, mas são necessários para a decomposição de material orgânico? (os microorganismos); o terreno é seco ou úmido? Quais os insetos encontrados? E discutir os danos que esses animais podem provocar, se for o caso.
3º momento – cada grupo de volta à sala se reúne em uma grande roda e descreve o que observou. O(a) professor(a) não deve se preocupar se as crianças nesse momento destacarem apenas um ou outro elemento discutido ou observado na visita ao local do canteiro, isso é próprio da idade de 5 anos. O docente deve funcionar como a memória externa da criança, vai fazendo lembrar a partir de um percurso vivido no momento da aula no canteiro, usando palavras como instrumento da criança reviver a experiência e descrever o que viu; o que sentiu; o que falou. Exemplo de tipo de fala do docente, que mobiliza a lembrança das crianças sobre o que viram e observaram:
4º momento - Dep ois desta atividade as crianças podem se r orientadas para es crever o que observara m. Nessa orientação destacam-se os elementos da escrita: quem fez a observação, o que foi observado, e como estava o canteiro observado. Mesmo que, as crianças pequenas economizem palavras para expressar o que fizeram, se forem orientadas e receberem a ajuda adequada, conseguem pensar nas suas ações, e fazerem o registro por intermédio do desenho e da escrita, embora, ainda não usem elementos de conexões. Como pode ser observado nas figuras das ilustrações a seguir.
Eu fui a horta e limpei a horta.
Avalia-se o nível de desenvolvimento de cada criança para orientar-se pela ação planejada, observa-se como cada uma desenvolve as ações combinadas e reconstrói a sua experiência por intermédio do desenho e da escrita (um aspecto importante para o(a) professor(a) tomar como referencia para ajudar à criança no seu processo de alfabetização no conhecimento das ciências naturais).
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!