16/05/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno conheça o conceito de lazer e qualidade de vida e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Wxcam e Mozilla Firefox.
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CONHECENDO O LAZER DO COLEGA
-Professor, inicie sua aula na roda de conversa. Relate o tipo de lazer que você vivencia e depois peça para que cada aluno faça o mesmo. Dependendo do contexto sócio-econômico e cultural da turma, pode acontecer que alguns alunos entendam que não tenham lazer. Para melhor esclarecimento é importante que você pesquise anteriormente o conceito de lazer e suas diferentes formas. Para isto, sugerimos o seguinte artigo eletrônico como ponto de partida : http://www.webartigos.com/articles/16030/1/O-CONCEITO-DE-LAZER-E-SEUS-VARIOS-ESTUDIOSOS/pagina1.html#ixzz1LeLVbXzS
Você poderá acessá-lo seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet.
Posteriormente, retorne os alunos para as carteiras e oriente-os que peguem os laptops e utilizem a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de pintura) para representarem por meio de desenho o que foi relatado, ou seja, o tipo de lazer que cada um tem.
. Imprima os trabalhos e construa com eles um painel para exposição dos trabalhos. Lembre-se de identificar o painel com: título, autores e data da atividade.
2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
Professor, para a realização desta atividade proponha como Tarefa de Casa um trabalho de pesquisa, no qual, o aluno, juntamente com a família registre as atividades de lazer da família diariamente.
Esta atividade também propicia o trabalho com o calendário, pois pretende fazer com que a família reflita sobre a organização do seu tempo para juntos apreciarem estes momentos e a importância do lazer na vida das pessoas.
Lembre os alunos que os espaços públicos, como: praças, poliesportivos, clubes recreativos, parques, e outros, também são construídos para este fim. Sugerimos que a atividade deve ser construída com os alunos usando seus netbooks utilizando o KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Veja um exemplo:
NOME: _____________________________________
Data: __/__/____
DIA DA SEMANA |
ATIVIDADES DE LAZER |
DOMINGO |
|
SEGUNDA-FEIRA |
|
TERÇA-FEIRA |
|
QUARTA-FEIRA |
|
QUINTA-FEIRA |
|
SEXTA-FEIRA |
|
SÁBADO |
|
-No retorno da Tarefa de Casa é necessária a socialização da atividade com toda turma. Dessa forma, você estará trabalhando elementos relativos a convivência; a escuta ativa; e todos conhecerão melhor uns aos outros.
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
PALESTRA COM A TURMA: PROBLEMATIZANDO
Professor, sabendo que apenas estas pesquisas não são suficientes para trabalhar com o tema "lazer e qualidade de vida", sugerimos que você convide um profissional Educador Físico, de preferência professor da escola, para responder as dúvidas que ainda restarem. Ele é o profissional indicado a diferenciar lazer de atividades esportivas. Construa o convite com os alunos.
Antes de construir o convite com a turma, elabore a problematização, ela vai direcionar a entrevista com o educador físico ou outro profissional que considerar competente para responder as questões dos alunos. Para isto, instigue os alunos sobre o que querem saber, ou seja, as perguntas que farão para o profissional. Estabeleça com eles quem vai fazer as perguntas, isto torna a atividade mais organizada e produtiva.
ELABORANDO O CONVITE
-Selecione alguns convites (aniversário, casamento e outros) e leve para os alunos observarem qual é sua estrutura textual e quais são os elementos que o compõe este tipo de texto: quem estamos convidando, o motivo (objetivo), o local do evento, o dia, o horário, quem está convidando. Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/
Para o convite, os alunos poderão usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura), recursos que possibilitam o uso de desenhos e manuscritos. É conveniente enviar anexo ao convite a problematização elaborada com os alunos, para que o profissional traga o maior número de respostas. Utilize novamente o recurso KWord, cujo caminho já foi mencionado, para os alunos copiarem suas dúvidas num único texto.
No dia da palestra não se esqueça de registrar o momento, através de fotos e/ou filmagem. Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).
4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
AULA PASSEIO
Combine com o professor de Educação Física que palestrou para a turma, uma aula passeio com o foco no lazer. Pesquisem no sítio do portal da prefeitura de sua cidade, utilizando o Mozilla Firefox quais são os espaços do entorno da escola que oferecem atividades de lazer, para o conhecimento da turma e da comunidade. Caso vocês concluam que há poucos espaços públicos oferecidos, é hora de exercer a cidadania e requerer seus direitos. Faça uma mobilização e/ou registrem em carta construída pelos alunos direcionada para o(a) prefeito(a) do município a situação da comunidade. Mas, lembre os alunos que os cidadãos também têm seus deveres, como por exemplo, cuidar do patrimônio público: não pichar, não jogar lixo, e outros.
Caso a aula passeio seja realizada, peça autorização à direção da escola e às famílias, por meio de bilhetes. Verifique a disponibilidade de locomoção: se é possível caminhando ou se é necessário transporte.
Registre este momento por meio de fotos e/ou filmagem, utilizando a câmera do laptop, pelo caminho já descrito na 3ª atividade.
5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
-Para finalizar o trabalho, sistematize coletivamente, por meio de texto, a discussão do tema. Este material fará parte do processo avaliativo da turma. Para isto, resgate com os alunos o que eles aprenderam; o que foi mais interessante, o que foi difícil. Veja uma sugestão para o registro:
RELATÓRIO LAZER E QUALIDADE DE VIDA
Aprendemos.....
|
Faça um mural apresentando o material escrito e as fotos. Dessa forma, vocês socializarão para a comunidade escolar a importância e as diferentes formas de lazer. Exponha no corredor da escola e lembre-se de identificá-lo com: título do trabalho, objetivo, autores e data da elaboração.
Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É importante verificar se eles compreenderam a importância do lazer na qualidade de vida das pessoas, se foram capazes de discutir, socializar o que aprenderam, de identificar as diferentes formas de lazer e o uso do calendário para organização do nosso tempo.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2013
Três estrelasGostei das ideias e das propostas de produção, mas senti falta de uma atividade mais lúdica, como um jogo ou uma brincadeira, por exemplo. Especialmente, porque o tema desta aula é o lazer.