Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A família e suas novas configurações - UCA

 

16/05/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Relações de gênero
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar os tipos de grupos familiares dos alunos da sala;
  • Organizar e tabular as informações resultantes da pesquisa com os alunos e seus grupos familiares;
  • Elaborar um gráfico com os dados da pesquisa;
  • Refletir e socializar o resultado da pesquisa por meio de produção textual;
  • Localizar-se no tempo e espaço a partir de sua história de vida;
  • Identificar os tipos de comemorações culturais dos membros familiares (Dia das Mães, Pais e outras). 
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno  conheça o conceito de família e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord,  KSpread,  Krecord, KolourPaint, Wxcam e Mozilla Firefox. 

Estratégias e recursos da aula

 

1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 MINHA FAMÍLIA

Professor, para a realização desta atividade providencie o livro “O livro da família” do autor Todd Parr, Editora Panda Books, 2003. Com frases curtas, diretas e envolventes, o autor traz as diferenças das famílias, abordando assuntos polêmicos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais.

 

 

Livro da Família

Fonte: http://minhashistoriasinfantis.blogspot.com/2009/08/o-livro-da-familia.html 

  minhashistoriasinfantis.blogspot.com/.../o-livro-da-familia.html  

 

Organize a turma em roda de conversa e leia o livro para eles. Explore começando pela capa:

-Quem escreveu o livro?

-Será que este livro vai falar sobre o que?

-O que é uma família?

A partir da leitura do livro, discuta com os alunos sobre a sua composição familiar, ou seja, quem vive comigo na minha casa.

-Professor, talvez seja melhor você iniciar o relato a partir de  sua família.  Peça aos alunos  para gravarem tais relatos acessando a ferramenta Krecord em seus netbooks (Metasys>Aplicativos>Multimídia>Editores>de Áudio>Krecord)  Precisaremos destes dados para elaborarmos um gráfico na 3ª atividade. Para salvarem o som, clique no menu Arquivo, selecione a opção Salvar, escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som, por exemplo “Quem é minha família”. Pressione o botão OK. 

Ao relatar sumariamente sua história de vida, o aluno tem melhores condições de se localizar no tempo e no espaço.

REGISTRANDO

Professor, para não ficar somente na oralidade, solicite que os alunos façam o registro por escrito de seu relato, ou seja, uma produção textual, na qual ele vai relatar e ilustrar com desenhos  a sua família.

 

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

PESQUISANDO COM A FAMÍLIA

-Professor, para a realização desta atividade proponha como Tarefa de Casa um trabalho de pesquisa, no qual, o aluno, juntamente com a família registre os componentes da família, ou seja, quem vive com a criança em casa.

-A tentativa de escrita dos nomes de pessoas tão significativas  auxiliará bastante no processo de alfabetização.

-Socialize com as crianças algumas denominações para as novas configurações familiares, como: Família Nuclear (pai, mãe e filhos), Familia Extendida (que inclui avós, tios, primos, etc), Família Homoparental (casal homossexual), Família Monoparental (mãe e filhos, ou pai e filhos). Para melhor aprofundamento dos tipos de famílias citadas, consulte o sítio  www.srosset.com.br/textos/familia-novas.html

 

Sugerimos que a atividade deve ser construída com os alunos usando seus netbooks  utilizando o KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Veja um exemplo:

NOME: _____________________________________

Data: __/__/____

A MINHA FAMÍLIA QUE MORA COMIGO É COMPOSTA PELAS SEGUINTES PESSOAS

 

NOME

QUEM É

MATILDE DA SILVA

MÃE

ROSICLEIDE

TIA

JUSCELINO

PRIMO

CLOTILDE

AVÓ

 

 

 

 

 

 

   DENOMINAÇÃO: FAMÍLIA EXTENDIDA

Peça que os alunos fotografem estas pessoas citadas na planilha, utilizando a ferramenta do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam). As fotos farão parte de uma exposição da sala acompanhadas do gráfico na 3ª atividade.

No retorno da Tarefa de Casa é importante a socialização da atividade com toda turma. Neste momento identifique por meio de questionamentos como estas famílias comemoram o Dia das Mães, Pais e outras, mediante o contexto de cada uma.

 

 

3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min 

CONSTRUINDO GRÁFICOS

Professor, oriente os alunos a criarem um gráfico, através do KSpread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica), em inserir gráfico. Sugiro que trabalhe com os seguintes dados das denominações familiares:

 

 

 

ALUNO(A)

Familiar Nuclear

Família Monoparental

Família

Homoparental

Família Extendida

Ana Clara

 

 

 

 

Diego

 

 

 

 

Luís Claúdio

 

 

 

 

Valtercides

 

 

 

 

 

Estes dados são frutos da roda de conversa da 1ª atividade e da pesquisa com a família.

A construção de gráficos auxilia na organização dos dados e dá mais visibilidade para o que foi pesquisado, além de possibilitar o trabalho com conceitos matemáticos (adição, subtração, mais, menos, maior, menor).

Para trabalhar com estes conceitos matemáticos, problematize sobre as informações coletadas, tais como:

-Quantas famílias nucleares temos em nossa sala?

-Qual é o tipo de família que temos em maior quantidade?

-Qual e o tipo de família que  temos em menor quantidade?

-Se juntarmos as famílias nucleares e as famílias extendidas, quantas famílias teremos?

 

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

INTERDISCIPLINARIDADE

Convide o(a) professor(a) de Artes Visuais da escola para que juntos façam um trabalho de releitura de uma obra que aborde o tema "Família", como por exemplo a obra “A família” de Tarsila do Amaral. Pela leitura de imagens podemos hipotetizar que a obra faz menção a uma Família Extendida. A confirmação ou não da hipótese pode ocorrer  pelas informações do(a) professor(a) convidado(a). 

Tarsila do Amaral

  Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/a-familia.php

 

Para a materialização da releitura vocês poderão optar por usar ferramentas tradicionais como tela, tinta e pincéis e/ou a ferramenta digital do laptop dos alunos chamada KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura)

 

5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

SOCIALIZANDO OS TRABALHOS

Com todo o material em mãos, construa com os alunos um texto coletivo ressaltando todo o processo de trabalho sobre o tema “A família e suas novas configurações”, utilizando a ferramenta KWord (caminho já citado na 2ª atividade) nos laptops.

-Professor, logo após, construa um convite por meio da ferramenta digital citada, convidando as famílias dos alunos da turma e as outras salas de aula para apreciarem o mural com o material das atividades num dia determinado. O convite pode ser enviado por e-mail, utilizando o navegador de internet Mozilla Firefox. 

Para isto, leve para sala alguns modelos de convites, pois este é um  gênero textual que tem uma estrutura  específica. Solicite que os alunos observem  quais são os elementos que constam em um convite, ou seja: quem está sendo convidado, o motivo (objetivo), o local do evento, o dia, o horário, quem está convidando. Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/

  Convites

Fonte: http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/

 

-Monte com os alunos o mural num espaço da escola para socializarem os gráficos, as fotos e o material produzido pela releitura da obra sobre o tema Família.

Esta ação pode ser realizada para comemorar o Dia das Mães, uma das personagens da família que precisa ser valorizada. 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe  a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É  importante verificar se eles compreenderam as diferentes formas familiares, as tentativas de escrita dos nomes dos componentes da família, a construção de gráficos, entre outras habilidades exigidas com a aula. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.