16/05/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno conheça o conceito de família e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KSpread, Krecord, KolourPaint, Wxcam e Mozilla Firefox.
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
MINHA FAMÍLIA
Professor, para a realização desta atividade providencie o livro “O livro da família” do autor Todd Parr, Editora Panda Books, 2003. Com frases curtas, diretas e envolventes, o autor traz as diferenças das famílias, abordando assuntos polêmicos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais.
Fonte: http://minhashistoriasinfantis.blogspot.com/2009/08/o-livro-da-familia.html
Organize a turma em roda de conversa e leia o livro para eles. Explore começando pela capa:
-Quem escreveu o livro?
-Será que este livro vai falar sobre o que?
-O que é uma família?
A partir da leitura do livro, discuta com os alunos sobre a sua composição familiar, ou seja, quem vive comigo na minha casa.
-Professor, talvez seja melhor você iniciar o relato a partir de sua família. Peça aos alunos para gravarem tais relatos acessando a ferramenta Krecord em seus netbooks (Metasys>Aplicativos>Multimídia>Editores>de Áudio>Krecord) Precisaremos destes dados para elaborarmos um gráfico na 3ª atividade. Para salvarem o som, clique no menu Arquivo, selecione a opção Salvar, escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som, por exemplo “Quem é minha família”. Pressione o botão OK.
Ao relatar sumariamente sua história de vida, o aluno tem melhores condições de se localizar no tempo e no espaço.
REGISTRANDO
Professor, para não ficar somente na oralidade, solicite que os alunos façam o registro por escrito de seu relato, ou seja, uma produção textual, na qual ele vai relatar e ilustrar com desenhos a sua família.
2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
PESQUISANDO COM A FAMÍLIA
-Professor, para a realização desta atividade proponha como Tarefa de Casa um trabalho de pesquisa, no qual, o aluno, juntamente com a família registre os componentes da família, ou seja, quem vive com a criança em casa.
-A tentativa de escrita dos nomes de pessoas tão significativas auxiliará bastante no processo de alfabetização.
-Socialize com as crianças algumas denominações para as novas configurações familiares, como: Família Nuclear (pai, mãe e filhos), Familia Extendida (que inclui avós, tios, primos, etc), Família Homoparental (casal homossexual), Família Monoparental (mãe e filhos, ou pai e filhos). Para melhor aprofundamento dos tipos de famílias citadas, consulte o sítio www.srosset.com.br/textos/familia-novas.html
Sugerimos que a atividade deve ser construída com os alunos usando seus netbooks utilizando o KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Veja um exemplo:
NOME: _____________________________________
Data: __/__/____
A MINHA FAMÍLIA QUE MORA COMIGO É COMPOSTA PELAS SEGUINTES PESSOAS
NOME |
QUEM É |
MATILDE DA SILVA |
MÃE |
ROSICLEIDE |
TIA |
JUSCELINO |
PRIMO |
CLOTILDE |
AVÓ |
|
|
|
|
|
|
DENOMINAÇÃO: FAMÍLIA EXTENDIDA
Peça que os alunos fotografem estas pessoas citadas na planilha, utilizando a ferramenta do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam). As fotos farão parte de uma exposição da sala acompanhadas do gráfico na 3ª atividade.
No retorno da Tarefa de Casa é importante a socialização da atividade com toda turma. Neste momento identifique por meio de questionamentos como estas famílias comemoram o Dia das Mães, Pais e outras, mediante o contexto de cada uma.
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CONSTRUINDO GRÁFICOS
Professor, oriente os alunos a criarem um gráfico, através do KSpread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica), em inserir gráfico. Sugiro que trabalhe com os seguintes dados das denominações familiares:
ALUNO(A) |
Familiar Nuclear |
Família Monoparental |
Família Homoparental |
Família Extendida |
Ana Clara |
|
|
|
|
Diego |
|
|
|
|
Luís Claúdio |
|
|
|
|
Valtercides |
|
|
|
|
Estes dados são frutos da roda de conversa da 1ª atividade e da pesquisa com a família.
A construção de gráficos auxilia na organização dos dados e dá mais visibilidade para o que foi pesquisado, além de possibilitar o trabalho com conceitos matemáticos (adição, subtração, mais, menos, maior, menor).
Para trabalhar com estes conceitos matemáticos, problematize sobre as informações coletadas, tais como:
-Quantas famílias nucleares temos em nossa sala?
-Qual é o tipo de família que temos em maior quantidade?
-Qual e o tipo de família que temos em menor quantidade?
-Se juntarmos as famílias nucleares e as famílias extendidas, quantas famílias teremos?
4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
INTERDISCIPLINARIDADE
Convide o(a) professor(a) de Artes Visuais da escola para que juntos façam um trabalho de releitura de uma obra que aborde o tema "Família", como por exemplo a obra “A família” de Tarsila do Amaral. Pela leitura de imagens podemos hipotetizar que a obra faz menção a uma Família Extendida. A confirmação ou não da hipótese pode ocorrer pelas informações do(a) professor(a) convidado(a).
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/a-familia.php
Para a materialização da releitura vocês poderão optar por usar ferramentas tradicionais como tela, tinta e pincéis e/ou a ferramenta digital do laptop dos alunos chamada KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura)
5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
SOCIALIZANDO OS TRABALHOS
Com todo o material em mãos, construa com os alunos um texto coletivo ressaltando todo o processo de trabalho sobre o tema “A família e suas novas configurações”, utilizando a ferramenta KWord (caminho já citado na 2ª atividade) nos laptops.
-Professor, logo após, construa um convite por meio da ferramenta digital citada, convidando as famílias dos alunos da turma e as outras salas de aula para apreciarem o mural com o material das atividades num dia determinado. O convite pode ser enviado por e-mail, utilizando o navegador de internet Mozilla Firefox.
Para isto, leve para sala alguns modelos de convites, pois este é um gênero textual que tem uma estrutura específica. Solicite que os alunos observem quais são os elementos que constam em um convite, ou seja: quem está sendo convidado, o motivo (objetivo), o local do evento, o dia, o horário, quem está convidando. Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/
Fonte: http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/
-Monte com os alunos o mural num espaço da escola para socializarem os gráficos, as fotos e o material produzido pela releitura da obra sobre o tema Família.
Esta ação pode ser realizada para comemorar o Dia das Mães, uma das personagens da família que precisa ser valorizada.
www.srosset.com.br/textos/familia-novas.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/a-familia.php
http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/
http://minhashistoriasinfantis.blogspot.com/2009/08/o-livro-da-familia.html
Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É importante verificar se eles compreenderam as diferentes formas familiares, as tentativas de escrita dos nomes dos componentes da família, a construção de gráficos, entre outras habilidades exigidas com a aula.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/11/2012
Cinco estrelasMuito interessante e atual a aula.
04/09/2012
Cinco estrelasAchei muiiiito interessante esta aula.
26/05/2011
Cinco estrelasmaravilhosa ideia
17/05/2011
Cinco estrelasparabenssssss!!!!