Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HORTA, UM SISTEMA ECOLÓGICO: na busca de um motivo para aprender

 

28/07/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar o interesse por alimentos cultivados na horta; trabalhar em  processo de cooperação; estabelecer relação um a um.

Duração das atividades
A atividade deverá ser divida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O conceito de verduras e vegetais; o procedimento do trabalho cooperativo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade – Produzir  sanduíches nutritivos

A atividade motivadora sugerida para esta aula  é a produção de  sanduíches nutritivos.


1º momento – O(a) professor(a) convers a com as crianças so bre a importância das verduras e dos legumes para a nutrição e saúde humana e pede sugestão para a elaboração de um alimento.


2º momento – As crianças  trazem de casa ou a escola pode providenciar os alimentos, como: pão, alface, tomate e queijo. Em uma grande roda, elas descrevem as características, como: o sabor, a cor, a textura, a forma e o odor. Nesse momento, deve ser feita uma discussão com a turma, tendo como base algumas questões organizadoras, como: Quais destes alimentos são verduras? Quais são os legumes? O que há nestes alimentos que faz bem à saúde? Quem gosta de alface?  quem gosta de tomate? 


3º momento - O(a) professor(a) forma as equipes e faz a orientação do trabalho para a confecção dos sanduíches na cozinha experimental da escola ou em outro local adequado. Cada criança faz a sua parte e todos compartilham da produção do sanduíche. Como pode ser observada na galeria de fotos.

 

4º momento - É hora de compartilhar o alimento. O(a) professor(a) faz uma grande e ajuda a:

  •  fazer a contagem dos sanduíches que foram produzidos;
  •  orientar a comparação entre a quantidade de sanduíches e a de crianças;
  • verificar quantos sanduíches cada uma irá receber e quantos irão sobrar.
  • a estabelecer a relação um a um, isto é, numa grande mesa, o(a) professsor(a) coordena a contagem das crianças, em seguida a  dos sanduíches e depois procede com a distribuição.


5º momento – É hora de saborear. Momento muito especial, os professores devem incentivar as crianças para adquirir novos hábitos alimentares  em relação ao costume de comer legumes e  verduras .

Avaliação

Avaliar se as crianças realizaram a atividade dividindo as tarefas e trabalharam em grupo, ajudando umas as outras; qual o interesse delas  por esse tipo de alimento; qual a empolgação para construir uma horta na escola a partir da atividade realizada.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.