05/08/2011
Edson Luís Nunes, José Ângelo Faria, José Higino Dias Filhos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
O que é o fenômeno de refração.
Como relacionar o ângulo de incidência e o de ângulo de refração ao índice de refração dos meios.
Como calcular o índice de refração.
a) Para observar a refração, fenômeno esse que ocorre apenas quando a luz muda de meio, o professor pode mostrar aos alunos como ele acontece, colocando um lápis dentro de um copo com água, como mostrado na figura 1.
Figura 1. O Lápis aparece quebrado devido o fenômeno de refração, imagem obtida do endereço: http://lh4.ggpht.com/_66iyecPlL7E/TL9RVyPRWTI/AAAAAAAAAvI/08BEzMB69zg/image10.png
b) Peça aos alunos que observem o efeito de quebra do lápis provocado ao colocá-lo dentro d´água . O professor deve ressaltar que o lápis parece estar quebrado devido a refração da luz que provém do lápis, quando esta passa da água para o ar, meio de menor refringência que a água.
c) Agora vamos fazer uma moeda desaparecer realizando uma atividade simples que é indicada no recurso apresentado no item d) a seguir. O professor pode levar para sala uma xícara, uma moeda e água para realizar a seguinte atividade:
d) Uma atividade semelhante é proposta no recurso a seguir:
2. Explicando a Refração.
a) Apresente a figura a seguir que indica os seguintes raios, o incidente, o refletido e o refratado e os seus respectivos ângulos (o de incidência, o de reflexão e o de refração). Para entender melhor estes raios vá a aula :
http://portaldoprofessor.portaldoaluno.org.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27976
Figura 2. Raios: incidente, refletido e refratado e os respectivos ângulos (de incidência, de reflexão e de refração), imagem obtida do endereço: http://lh6.ggpht.com/_66iyecPlL7E/TL9Rc_Nb0KI/AAAAAAAAAvU/15Xn3OjnUoM/image_thumb1.png
b) O professor pode exibir o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=2-xO32RpYL4.
c) Neste vídeo um raio de luz passa do ar para o acrílico e sofre refração, como pode ser observado.
d) Logo a seguir use o seguinte recurso "Refração" para entender os ângulos de refração e saber como determiná-los.
e) Divida a sala em pequenos grupos , distribua o texto e peça que de posse de cartolina , béquer com água e alfinetes, realizem a atividade.
f) Após a realização da atividade, cada grupo deverá discutir quais são as explicações para a refração.
h ) Após a discussão em grupo, um dos alunos do grupo deverá explicar o fenômeno da refração para os demais grupos.
i) Use a simulação da Refração a seguir, simulação obtida do endereço:
http://www.walter-fendt.de/ph14br/refraction_br.htm
j) Com esta simulação é possível obter os ângulos de refração para diferentes meios.
K) Realize a simulação e preencha a tabela a seguir para os seguintes meios refringentes, obtendo o ângulo de refração para cada um dos ângulos de incidência da tabela.
Refração da Luz
Ângulo de incidência no ar | 30 | 45 | 60 | 75 |
ângulo de refração na água | ||||
ângulo de refração no vidro quartzo | ||||
ângulo de refração no cristal | ||||
ângulo de refração no diamante |
Após o preenchimento os alunos deverão responder em grupo os seguintes itens.
l) veja como os ângulos mudam quando mudam os índices de refração.
m) Qual material tem maior índice de refração?
n) O que se observa nos desvios do raio de luz a medida que aumenta o índice de refração?
o) Se o ângulo de incidência for zero, o que ocorre?
1. O arco íris é consequência da refração diferenciada para cada uma das cores existentes na luz branca , provocando assim a dispersão luminosa, como ao passar por um prisma. Colocando uma vasilha transparente com água e esta sendo atravessada pelos raios de sol, pode-se observar o fenômeno. Maiores explicações sobre o arco íris pode ser adquirida na primeira parte da aula : "Espectroscopia da Luz" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33330 . Nesta aula são propostas várias atividades que podem evidenciar que a luz branca é constituída por várias cores.
Figura 3 . Luz sendo refratada, provocando o arco íris, imagem obtida do endereço:
http://static.panoramio.com/photos/original/381584.jpg
Figura 4 . Imagem do arco íris obtida do endereço: http://1.bp.blogspot.com/_O4aydvTf1PM/S94J773VdsI/AAAAAAAAAGM/HMyQ0-E0XW8/s1600/arco+%C3%ADris.jpg
2. Peça os alunos que discutam em grupo como o arco íris acontece após recorrer a aula "Espectroscopia da Luz"
Figura 5. Imagem que ilustra como a luz branca atravessando uma gota d' água se dispersa formando o arco íris, imagem obtida do endereço: http://fotos.sapo.pt/topazio1950/pic/000kptx6
Figura 6 . Fibra óptica sendo atravessada por um raio de luz, imagem obtida do endereço: http://2.bp.blogspot.com/_WFIerewbP9g/TVH8fGXTXdI/AAAAAAAAACE/U5Sc87Tih1s/s1600/fibra-optica.jpg
1. Uma explicação sobre as fibras ópticas e suas aplicações pode ser obtida nos três vídeos a seguir.
2. O professor pode fazer a apresentação destes vídeos e solicitar aos alunos, que escrevam, um parágrafo falando sobre a importância da fibra óptica para a comunicação no cotidiano.
1a Parte - O que é a fibra óptica
http://www.youtube.com/watch?v=ZCMKHqaLi4o
2a Parte - Como funciona a fibra óptica
http://www.youtube.com/watch?v=Tc1C2_Jp9Ro&NR=1
3a Parte - Para que serve a fibra óptica
Nome | Tipo |
---|---|
Uma moeda que desaparece | Experimento prático |
Refração | Experimento prático |
Como funciona um cabo de fibra ótica:
http://informatica.hsw.uol.com.br/cabo-fibra-otica.htm
Refração na xícara
Ao final desta aula o aluno deverá saber:
Cinco estrelas 2 classificações
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02/05/2012
Cinco estrelasmuito bom!
29/08/2011
Cinco estrelasAs aulas e experimentos são de excelente qualidade e me auxiliaram bastante no desenvolvimento de aulas e de novas experiências práticas.