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Tem química aí: produtos de limpeza - UCA

 

03/06/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Identificar a composição química de diferentes produtos de limpeza
  •  Analisar critérios para a escolha, armazenamento e uso adequado de diferentes produtos de limpeza em situações cotidianas.
  • Avaliar como agir em casos de acidentes com produtos de limpeza.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reações químicas.

Substâncias químicas.

Estratégias e recursos da aula

 

introd aula

Antes de iniciar o estudo desse tema o professor deverá solicitar que os alunos tragam para a sala de aula rótulos de materiais de limpeza industrializados utilizados em sua casa.

Atividade 1- Identificando informações em rótulos de produtos de limpeza

Formar grupos de 3 alunos para que possam compartilhar o material que trouxeram de casa e discutir as informações que cada rótulo apresenta, registrando-os no caderno ou no seu computador UCA, utilizando o Kword. Salvar o documento como: Analisando rótulos de produtos de limpeza. Cada grupo deverá socializar seus rótulos e registros para os demais e, posteriormente, após fazer a atividade 2, enviar o documento para o professor, por e-mail.

rótulo

Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_Wk66H_JbR9Y/Sd8tEgB5b8I/AAAAAAAANPg/_89qv39rJFM/s400/rotulo_limpabolores.jpg. Acessado em 12/05/2011.

Cada grupo de alunos deverá ler os rótulos e registrar as seguintes informações:

  • Nome do produto.
  • Finalidade e modo de uso.
  • Composição química.
  • Precauções ou medidas de prevenção para o risco previsível.
  • O que fazer em casos de acidentes/intoxicações ou orientação de primeiros socorros em caso de acidente.
  • Cuidados de conservação do produto.

Atividade 2- Analisando rótulos de produtos de limpeza.

Cada aluno deverá, utilizando seu computador UCA, fazer a leitura da matéria da revista "Ciência e Saúde" intitulada "Fique de olho nos rótulos dos produtos de limpeza"  disponível no endereço: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2008/07/18/ult4477u837.jhtm (acessado em 10/05/2011). Para subsidiar e complementar esse estudo, os alunos deverão ler as informações contidas no texto "A leitura dos rótulos", disponível no endereço: http://www.sir-madeira.org/epages/Sir.sf/?ObjectPath=/Shops/sir-madeira/Categories/ConsultorioSIR/ProdutosFitofarmaceuticos/ConselhosAplicacaoTratamentos/LeituraRotulos (acessado em 10/05/2011).

O professor poderá salvar esses textos previamente em seu computador UCA e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. Os alunos poderão acessá-los diretamente da internet, usando seu computador UCA.

Após a leitura individual, o grupo deverá fazer uma avaliação das informações contidas nos rótulos analisados na atividade 1. Para orientar a discussão e a avaliação pelos alunos, o professor deverá propor algumas questões norteadoras, como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão e avaliação das informações contidas nos rótulos.

  • As informações sobre o produto são satisfatórias?
  • O grupo teve entendimento de todas as informações?
  • Têm o hábito de lerem os rótulos de produtos químicos utilizados na limpeza de casa?
  • Tomam as precauções recomendadas?
  • O que precisa ser corrigido no uso desses produtos em sua casa?

menino ac limp

Fonte da imagem: http://www.servicosdelimpeza.net.br/wp-content/uploads/2010/01/limpeza.gif. Acessado em 12/05/2011

Atividade 3 Analisando e discutindo vídeo

Vídeo do programa "Bom Dia Brasil" - Produtos de limpeza podem causar intoxicação até pela respiração. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=gJor46YJ1Hk. Acessado em 11/05/2011.

Cada grupo de alunos deverá assistir ao vídeo e discuti-lo a partir de questões ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugestões a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los. Cada grupo deverá digitar o texto no "kword" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.

Itens para discussão

Cuidados com os produtos de limpeza

  • na armazenagem/conservação

  • ao usá-los

  • ao modificá-los.

Riscos para a saúde e para o ambiente.

Acidentes com produtos de limpeza: causas e consequências.

kit kimpeza

Fonte da imagem: http://images03.olx.com.br/ui/6/37/30/1278281197_65973730_1-produto-de-limpeza-jacarepagua-1278281197.jpg. Acessado em 12/05/2011

Atividade 4- Pesquisas na internet

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e buscar mais elementos teóricos, o professor deverá orientar os alunos para buscarem informações na internet nos endereços para acesso disponibilizados a seguir. Organizar os alunos em grupos de três para que possam discutir os aspectos a serem contemplados na pesquisa e que serão apontados pelo professor, por escrito, assim como as fontes, o que os possibilitará trabalhar com organização e autonomia.

Cada aluno poderá acessar os endereços de seu computador UCA, fazendo a leitura de todo o texto e seus registros. Em seguida, os alunos deverão discutir os apontamentos de cada um e formular um texto que sintetize as considerações do grupo. Os registros poderão ser feitos no editor de texto do computador UCA, utilizando o kword. Esse texto deverá ser enviado ao professor por e-mail

Textos para aprofundamento teórico

Cuidados com produtos de limpeza http://www.conscienciaprevencionista.com.br/upload/arquivo_download/1962/PREVENCAOACIDENTESNOLAR-CUIDADOSCOMPRODUTOSDELIMPEZA.pdf

Produtos de limpeza ecológicos ajudam o bolso do consumidor e o meio ambiente. Disponível em:http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=2677. Acessado em 12/05/2011.

O lado 'sujo' dos produtos de limpeza. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju349pg02.pdf. Acessado em 12/05/2011.

Ácidos mais comuns na química do cotidiano. Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/quimica/acidos-mais-comuns-na-quimica-do-cotidiano.html. Acessado em 12/05/2011.

Contaminação química cotidiana. Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2009/02/25/a-contaminacao-quimica-cotidiana/. Acessado em 12/05/2011.

Elementos químicos na composição de produtos de limpeza podem causar reações alérgicas. Disponível em:  http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8016. Acessado em 12/05/2011.

Acidentes de consumo. Disponível em: http://www.amb.org.br/acidentes.pdf. Acessado em 12/05/2011.

Acidentes domésticos. Disponível em: http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/acidom.htm. Acessado em 12/05/2011.

faxina

Fonte da imagem: http://www.camplimp.com.br/wp-content/themes/wisebusiness_wp/images/produtos-limpeza-home.png . Acessado em 12/05/2011

Atividade 5- Júri Simulado

Para a discussão e avaliação desse estudo realizado por meio de pesquisa na internet, sugerimos uma dinâmica denominada de "júri simulado" que deverá ser previamente explicada pelo professor, que também se encarregará de ajudar os alunos na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.

Tema: O uso de produtos de limpeza no cotidiano familiar: um bem ou um mal?

Objetivos:

  • Estudar e debater o tema em questão (réu), levando todos os participantes do grupo se envolverem e tomarem uma posição.
  • Exercitar a expressão e o raciocínio.
  • Desenvolver o senso crítico.

Participantes: (Funções)

  • Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
  • Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu.
  • Advogado de defesa: Defende o réu e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.
  • Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
  • Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituída por número impar: (3, 5 ou 7).
  • Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio. 

Passos:

  • Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
  • Orientação para os participantes.
  • Preparação para o júri.
  • Juiz abre a sessão.
  • Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão  em pauta).
  • Advogado de defesa defende o réu ou a ré.
  • Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
  • Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
  • Advogado de defesa retoma a defesa.
  • Intervenção da testemunha de defesa.
  • Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
  • O público avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
  • Leitura e justificativa da sentença pelo juiz. 

Avaliação:

  • Que proveito foi tirado dessa dinâmica?
  • O que mais agradou?
  • Como o grupo se sentiu?
  • O que pode ser melhorado?
Recursos Complementares

Limpeza sem química? Não entendi essa matéria. Disponível em http://ensquimica.blogspot.com/2009/04/limpeza-sem-quimica.html. Acessado em 12/05/2011.

http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/pdf/quimica-trabalhos/quimica_meioambiente/quimicaeamb3.pdf. Acessado em 12/05/2011.

Trabalhando a química dos sabões e detergentes. Disponível em: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/sabao.pdf. Acessado em 12/05/2011.

http://www.agendasustentavel.com.br/Artigo.aspx?id=770 . Acessado em 12/05/2011

http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/boletins/info0434.pdf. Acessado em 12/05/2011

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos produzidos pelos grupos a partir da análise dos rótulos (atividades 1 e 2);  a discussão do vídeo (atividade 3); as pesquisas e o texto produzido (atividade 4 ) e a participação no júri simulado (atividade 5).

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