03/06/2011
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Reações químicas.
Substâncias químicas.
Antes de iniciar o estudo desse tema o professor deverá solicitar que os alunos tragam para a sala de aula rótulos de materiais de limpeza industrializados utilizados em sua casa.
Formar grupos de 3 alunos para que possam compartilhar o material que trouxeram de casa e discutir as informações que cada rótulo apresenta, registrando-os no caderno ou no seu computador UCA, utilizando o Kword. Salvar o documento como: Analisando rótulos de produtos de limpeza. Cada grupo deverá socializar seus rótulos e registros para os demais e, posteriormente, após fazer a atividade 2, enviar o documento para o professor, por e-mail.
Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_Wk66H_JbR9Y/Sd8tEgB5b8I/AAAAAAAANPg/_89qv39rJFM/s400/rotulo_limpabolores.jpg. Acessado em 12/05/2011.
Cada grupo de alunos deverá ler os rótulos e registrar as seguintes informações:
Cada aluno deverá, utilizando seu computador UCA, fazer a leitura da matéria da revista "Ciência e Saúde" intitulada "Fique de olho nos rótulos dos produtos de limpeza" disponível no endereço: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2008/07/18/ult4477u837.jhtm (acessado em 10/05/2011). Para subsidiar e complementar esse estudo, os alunos deverão ler as informações contidas no texto "A leitura dos rótulos", disponível no endereço: http://www.sir-madeira.org/epages/Sir.sf/?ObjectPath=/Shops/sir-madeira/Categories/ConsultorioSIR/ProdutosFitofarmaceuticos/ConselhosAplicacaoTratamentos/LeituraRotulos (acessado em 10/05/2011).
O professor poderá salvar esses textos previamente em seu computador UCA e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. Os alunos poderão acessá-los diretamente da internet, usando seu computador UCA.
Após a leitura individual, o grupo deverá fazer uma avaliação das informações contidas nos rótulos analisados na atividade 1. Para orientar a discussão e a avaliação pelos alunos, o professor deverá propor algumas questões norteadoras, como as sugeridas a seguir.
Questões para discussão e avaliação das informações contidas nos rótulos.
Fonte da imagem: http://www.servicosdelimpeza.net.br/wp-content/uploads/2010/01/limpeza.gif. Acessado em 12/05/2011
Vídeo do programa "Bom Dia Brasil" - Produtos de limpeza podem causar intoxicação até pela respiração. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=gJor46YJ1Hk. Acessado em 11/05/2011.
Cada grupo de alunos deverá assistir ao vídeo e discuti-lo a partir de questões ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugestões a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los. Cada grupo deverá digitar o texto no "kword" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.
Cuidados com os produtos de limpeza
na armazenagem/conservação
ao usá-los
ao modificá-los.
Riscos para a saúde e para o ambiente.
Acidentes com produtos de limpeza: causas e consequências.
Fonte da imagem: http://images03.olx.com.br/ui/6/37/30/1278281197_65973730_1-produto-de-limpeza-jacarepagua-1278281197.jpg. Acessado em 12/05/2011
A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e buscar mais elementos teóricos, o professor deverá orientar os alunos para buscarem informações na internet nos endereços para acesso disponibilizados a seguir. Organizar os alunos em grupos de três para que possam discutir os aspectos a serem contemplados na pesquisa e que serão apontados pelo professor, por escrito, assim como as fontes, o que os possibilitará trabalhar com organização e autonomia.
Cada aluno poderá acessar os endereços de seu computador UCA, fazendo a leitura de todo o texto e seus registros. Em seguida, os alunos deverão discutir os apontamentos de cada um e formular um texto que sintetize as considerações do grupo. Os registros poderão ser feitos no editor de texto do computador UCA, utilizando o kword. Esse texto deverá ser enviado ao professor por e-mail
Cuidados com produtos de limpeza http://www.conscienciaprevencionista.com.br/upload/arquivo_download/1962/PREVENCAOACIDENTESNOLAR-CUIDADOSCOMPRODUTOSDELIMPEZA.pdf
Produtos de limpeza ecológicos ajudam o bolso do consumidor e o meio ambiente. Disponível em:http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=2677. Acessado em 12/05/2011.
O lado 'sujo' dos produtos de limpeza. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju349pg02.pdf. Acessado em 12/05/2011.
Ácidos mais comuns na química do cotidiano. Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/quimica/acidos-mais-comuns-na-quimica-do-cotidiano.html. Acessado em 12/05/2011.
Contaminação química cotidiana. Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2009/02/25/a-contaminacao-quimica-cotidiana/. Acessado em 12/05/2011.
Elementos químicos na composição de produtos de limpeza podem causar reações alérgicas. Disponível em: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8016. Acessado em 12/05/2011.
Acidentes de consumo. Disponível em: http://www.amb.org.br/acidentes.pdf. Acessado em 12/05/2011.
Acidentes domésticos. Disponível em: http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/acidom.htm. Acessado em 12/05/2011.
Fonte da imagem: http://www.camplimp.com.br/wp-content/themes/wisebusiness_wp/images/produtos-limpeza-home.png . Acessado em 12/05/2011
Para a discussão e avaliação desse estudo realizado por meio de pesquisa na internet, sugerimos uma dinâmica denominada de "júri simulado" que deverá ser previamente explicada pelo professor, que também se encarregará de ajudar os alunos na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.
Tema: O uso de produtos de limpeza no cotidiano familiar: um bem ou um mal?
Objetivos:
Participantes: (Funções)
Passos:
Avaliação:
Limpeza sem química? Não entendi essa matéria. Disponível em http://ensquimica.blogspot.com/2009/04/limpeza-sem-quimica.html. Acessado em 12/05/2011.
http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/pdf/quimica-trabalhos/quimica_meioambiente/quimicaeamb3.pdf. Acessado em 12/05/2011.
Trabalhando a química dos sabões e detergentes. Disponível em: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/sabao.pdf. Acessado em 12/05/2011.
http://www.agendasustentavel.com.br/Artigo.aspx?id=770 . Acessado em 12/05/2011
http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/boletins/info0434.pdf. Acessado em 12/05/2011
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos produzidos pelos grupos a partir da análise dos rótulos (atividades 1 e 2); a discussão do vídeo (atividade 3); as pesquisas e o texto produzido (atividade 4 ) e a participação no júri simulado (atividade 5).
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!