Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - O advérbio como conector de temporalidade no texto narrativo

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o advérbio como elemento coesivo que faz o texto progredir.
  • Analisar a função e o sentido do advérbio como conector de temporalidade.
  • Empregar adequadamente em textos os advérbios como conector de tempo e elemento de progressão temática.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A noção de coesão textual e alguns de seus mecanismos.
  • O conceito e classificação de advérbio e locução adverbial e sua identificação em textos.
  • A noção de temporalidade.
Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • internet;
  • vídeos do Youtube;
  • processador de textos Kword;
  • programa Kpresenter;
  • produção textual;
  • trabalho interativo.

 

Atividade 1 – Motivação

Alunos organizados em grupos de três componentes.

Professor, inicie a atividade explorando o conhecimento prévio dos alunos acerca dos advérbios e locuções adverbiais. Questione o que eles lembram de terem estudado sobre essa classe de palavras. Elabore algumas frases para exemplificar, tais como:

Marina chegou cedo à aula hoje, porém, Pedro chegou mais tarde. Ele não escutou a professora avisar que, na próxima semana, estudarão outros casos de coesão textual.

Para ajudá-los a relembrar esse conteúdo estudado, solicite que cada grupo acesse, em apenas um laptop, via internet, um dos dois vídeos do Youtube indicados abaixo. Organize os grupos de modo que metade deles acesse o primeiro vídeo aula e a outra metade acesse o segundo vídeo aula:

1) “Advérbios Parte 1/3” (9m29s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=la39siQMM2c&feature=related>. Acesso em: 14 ago. 2011.):

 

a

 

2) “Vídeo Aula 01 - Português Gramática - Morfologia Advérbio - Concurso PETROBRAS” (10m58s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Marbw3xb-l8&playnext=1&list=PLA8F443B80D4A530D>. Acesso em: 14 ago. 2011.):

 

a

 

Proponha aos discentes que desenvolvam a seguinte atividade:

Exercício 1

Utilizando seus laptops, criem um arquivo, no programa KWord, intitulado  "Advérbio – conceito e exemplos". Em seguida, façam o que se pede nas questões abaixo:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, um dos endereços virtuais relacionados abaixo, conforme indicado por seu professor, por meio do qual assistirão a uma vídeo aula sobre “advérbio”:

- “Advérbios Parte 1/3” (9m29s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=la39siQMM2c&feature=related>. Acesso em: 14 ago. 2011.);

- “Vídeo Aula 01 - Português Gramática - Morfologia Advérbio - Concurso PETROBRAS” (10m58s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Marbw3xb-l8&playnext=1&list=PLA8F443B80D4A530D>. Acesso em: 14 ago. 2011.).

2)    Assistam atentamente ao vídeo.

3)    Identifiquem o conceito de advérbio apresentado no vídeo. Discutam entre si como poderiam formular esse conceito de forma pessoal. Digitem esse conceito elaborado por vocês no arquivo "Advérbio – conceito e exemplos" (criado no programa Kword).

4)    Identifiquem, no vídeo, alguns exemplos de advérbio. Baseando-se neles, criem três frases que contenham diferentes exemplos de advérbio. Digitem-nas no mesmo arquivo citado acima. Destaquem os advérbios em negrito e em cor diferente do restante do texto. Criem pelo menos um exemplo utilizando um advérbio ou locução adverbial de tempo.

5)    Apresentem para os colegas os exemplos criados por vocês para a palavra em estudo.

 

Professor, para socializar as respostas, cada grupo apresentará oralmente ou por meio de projeção em datashow, caso vocês disponham desse recurso. Neste caso, os alunos deverão salvar os arquivos do KWord com extensão .odt, em um pendrive, pois, assim, poderá ser transportado para o computador vinculado ao datashow. Salvando na extensão .odt, o arquivo abrirá no Word ou no KWord, indiferentemente.

 

Atividade 2 – Identificação do advérbio como conector de temporalidade

Os estudantes continuam organizados em grupos de três integrantes.

Professor, o objetivo desta etapa da aula é desenvolver uma atividade que propicie aos alunos a identificação de advérbios e locuções adverbiais e sua função como conectores e sequenciadores temporais.

Oriente-os para que cada grupo acesse, em apenas um laptop, via internet, a crônica do autor Moacyr Scliar intitulada “De volta ao primeiro beijo” (Disponível em: <http://cronicasbrasil.blogspot.com/2007/06/de-volta-ao-primeiro-beijo-moacyr.html>. Acesso em: 14 ago. 2011.):

 

a

 

A atividade a ser desenvolvida pelos discentes é a seguinte:

Exercício 2

Utilizando seus laptops, criem outro arquivo, no programa KWord, intitulado  "O advérbio como conector de temporalidade". Em seguida, façam o que se pede nas questões abaixo:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, o endereço virtual relacionado abaixo, no qual terão acesso à crônica “De volta ao primeiro beijo”, do escritor Moacyr Scliar:

- “De volta ao primeiro beijo” (Disponível em: <http://cronicasbrasil.blogspot.com/2007/06/de-volta-ao-primeiro-beijo-moacyr.html>. Acesso em: 14 ago. 2011.).

2)    Após lerem a crônica, vocês deverão selecioná-la e copiá-la no arquivo "O advérbio como conector de temporalidade", criado no programa KWord. Para isso, utilizem os recursos existentes no laptop para selecionar texto, copiar e colar.

3)    Leiam novamente a crônica e identifiquem as palavras ou expressões que estabelecem uma  marcação de tempo na narrativa e funcionam como advérbio ou locução adverbial. Utilizem os recursos do Kword para destacar essas palavras, colocando-as em negrito e em cor diferente do restante do texto.

4)    Façam um exercício de imaginação e releiam a crônica retirando, mentalmente, as palavras destacadas como marcadores de temporalidade. Analisem se essas palavras e expressões foram importantes para estabelecer a sequenciação do texto e, consequentemente, contribuíram para estabelecer a coerência textual.

5)    Ainda no mesmo arquivo, abaixo da crônica, digitem a conclusão do grupo sobre o seguinte questionamento: Os advérbios e locuções adverbiais de tempo são relevantes para estabelecer coesão e coerência em textos narrativos? Justifique.

6)    Apresentem para os colegas as palavras e ou expressões destacadas na crônica, bem como a conclusão elaborada por vocês.

 

Professor, para socializar as respostas, faça o mesmo procedimento solicitado aos discentes nos itens 1 e 2 acima: acesse o site, selecione o texto da crônica, copie e cole em um arquivo no programa Kword. Salve esse arquivo na extensão  .odt para que seja possível projetá-lo em datashow para os discentes. Projete o arquivo e solicite a cada grupo que, oralmente, cite uma palavra ou expressão destacada por eles no texto analisado pelo grupo. À medida que os discentes forem citando-as, destaque-as no texto projetado. Caso os grupos tenham deixado de destacar algum advérbio ou locução adverbial de tempo, complemente as respostas e solicite que façam os destaques devidos em seus arquivos. Ao final, com os destaques feitos, será possível aos alunos visualizar os marcadores temporais distribuídos ao longo do texto, funcionando como encadeadores da narrativa.

Após essa visualização, solicite a um aluno de cada grupo que leia a conclusão elaborada por eles quanto ao questionamento feito na questão 5, acima.

 

Atividade 3 – Produção textual: a utilização dos advérbios como conectores de tempo e elementos de progressão temática

Alunos organizados em duplas.

Professor, nesta etapa, os alunos produzirão textos narrativos nos quais deverão empregar advérbios e ou locuções adverbiais como conectores de tempo e elementos que propiciam a progressão temática.

Peça que desenvolvam a seguinte atividade:

Exercício 3

Orientação: Esta atividade será desenvolvida em duplas, mas cada aluno deve ter o texto em seu laptop. Para isso, podem digitar ao mesmo tempo, cada um com seu netbook, ou podem optar por apenas um aluno digitar e, ao final, enviar o texto por email ao colega ou salvá-lo em pendrive para compartilhá-lo.

Desenvolvam o que se pede nos itens abaixo:

1)    Criem um arquivo no programa Kword intitulado “Produção de texto narrativo com advérbios de tempo”.

2)    Em seguida, em duplas, criem um texto narrativo com, no mínimo, 25 linhas, sobre tema livre, em que utilizem advérbios e locuções adverbiais de tempo como marcadores e conectores de temporalidade. Observem que essas palavras e expressões devem contribuir para a progressão temática do texto, isto é, para seu encadeamento e evolução. O discurso direto poderá ser utilizado.

3)    Quando terminarem a produção, salvem o arquivo e fechem-no. Depois, abram-no novamente e troquem seu(s) laptop(s) com outra dupla para que possam compartilhar os textos e opinar sobre eles. Caso seja necessário, façam sugestões aos seus colegas quanto a possíveis mudanças no texto deles para enriquecê-lo e valorizar o uso dos conectores temporais.

4)    Façam as correções e ou sugestões apresentadas por seus colegas.

5)    Leiam seu texto para os demais colegas e para o professor.

 

Professor, caso disponha, com facilidade, do recurso de projeção em datashow, mais uma vez é possível utilizá-lo para socializar os textos produzidos pelos discentes. Se não for fácil utilizar esse recurso, peça às duplas que leiam os textos produzidos, após as correções e sugestões feitas pelos colegas.

Recursos Complementares

Para obter informações sobre advérbios e textos narrativos, sugiro que acesse os seguintes links:

- Texto expositivo: Português / Classificação das palavras / Advérbios. Disponível em: <http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Classifica%C3%A7%C3%A3o_das_palavras/Adv%C3%A9rbios>. Acesso em: 13 ago. 2011.

- Texto expositivo: Advérbios. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/adverbios.php>. Acesso em: 13 ago. 2011.

- Texto expositivo: Narração. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/redacao/narracao.php>. Acesso em: 13 ago. 2011.

- Texto expositivo: Narração – teoria e textos. Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4202/1/NARRACAO---TEORIAS-E-TEXTOS/Paacutegina1.html>. Acesso em: 14 ago. 2011.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalhar em grupo e em dupla.

Verifique ainda o desempenho dos alunos ao responder aos três exercícios propostos e, especificamente, a desenvoltura quanto à produção textual, observando se conseguiram produzir um texto coeso e coerente, com a utilização adequada dos advérbios e locuções adverbiais como conectores de temporalidade e elementos de progressão temática.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • LÍDIA MARIA DOS SANTOS, DIRETORIA DE ENSINO DE LIMEIRA , São Paulo - disse:
    lidia_hendrix@hotmail.com

    07/05/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante! Aula bastante interativa, o aluno aparece "colocando a mão na massa", o que, na minha opinião é a melhor forma de se aprender. Os recursos tecnológicos garantem uma aula dinâmica para acompanhar o aluno moderno. O que me deixou um tanto apreensiva é que nem todos os lab de info intalados nas escolas permitem acesso ao "You tube" e outros parecidos, mas a gente dá um jeito, o projeto é excelente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.