Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A paisagem urbana do município - UCA

 

25/05/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço urbano do município.

Observar as paisagens urbanas e verificar os contrastes existentes.

Reconhecer a interferência socioeconômica na configuração da paisagem urbana.

Conhecer e analisar algumas paisagens urbanas do município em que os alunos vivem.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de município, o que contribui para que percebam com mais detalhes que o mesmo é formado pelas paisagens urbana e rural. Para iniciar as discussões sobre a paisagem urbana, categoria de análise da Geografia, é importante instigar os alunos para que retomem suas experiências e façam relação com o seu espaço de vivência.

Estratégias e recursos da aula

UCA 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

ATIVIDADE

Utilizando o netbook ou no laboratório de informática com as máquinas conectadas à internet, assistam ao vídeo-clip da Música Cidade Ideal, que apresenta diferentes maneiras de ver a cidade. 

 

 chicas

Imagem: Grupo As Chicas - A cidade ideal

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zmqjo37Uufk

Acesso em: 16 de maio de 2011

 

Cidade Ideal

As Chicas

Composição : Enriquez/Bardotti/Chico Buarque

 

[introdução]
Jumento: Àquela altura da estrada já éramos quatro amigos.
Queríamos fazer um conjunto, bem.
Queríamos ir juntos à cidade, muito bem.
Só que, à medida que agente ía caminhando,
quando começamos a falar dessa cidade, fui percebendo
que os meus amigos tinham umas idéias bem esquisitas
sobre o que é uma cidade. Umas idéias atrapalhadas,
cada ilusão. Negócio de louco...


[música]
 

Cachorro:
A cidade ideal dum cachorro
Tem um poste por metro quadrado
Não tem carro, não corro, não morro
E também nunca fico apertado

 

Galinha:
A cidade ideal da galinha
Tem as ruas cheias de minhoca
A barriga fica tão quentinha
Que transforma o milho em pipoca

 

Crianças:
Atenção porque nesta cidade
Corre-se a toda velocidade
E atenção que o negócio está preto
Restaurante assando galeto

 

Todos:
Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças

 

Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
Fossem somente crianças

 

Gata:
A cidade ideal de uma gata
É um prato de tripa fresquinha
Tem sardinha num bonde de lata
Tem alcatra no final da linha

 

Jumento:
Jumento é velho, velho e sabido
E por isso já está prevenido
A cidade é uma estranha senhora
Que hoje sorri e amanhã te devora

 

Crianças:
Atenção que o jumento é sabido
É melhor ficar bem prevenido
E olha, gata, que a tua pelica
Vai virar uma bela cuíca

 

Todos:
Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças

 

Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
As senhoras e os senhores
E os guardas e os inspetores
Fossem somente crianças

Disponível em: http://www.letras.com.br/chico-buarque/a-cidade-ideal

Acesso em: 19 de maio de 2011

 

 

 

 Após ouvir a música estabeleça um diálogo com os alunos. Questione-os sobre a canção apresentada. Brinque com a música, questionando os alunos sobre:   

a. De que lugar trata a letra da canção?

b. Como é a cidade ideal do cachorro?

c. E a cidade ideal da galinha?

d. Como é a cidade ideal da gata? 

e. E a cidade dos sonhos? Como ela é?

f. Para você, como seria a sua cidade ideal?

 

Questione os alunos se na letra da canção tem alguma palavra que eles não conheçam. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugestão, ver definição no endereço web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.

 Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, faça a interpretação da letra da música, trabalhe com a letra da música em forma de diálogo. Sugere-se, também, uma atividade com o Teatro, transforme a letra da música em uma peça teatral. Convide os alunos a se organizarem para a apresentação do musical para a comunidade em que a escola está inserida, em uma data a ser definida posteriormente.

 

 

 ATIVIDADE

 1. É importante conhecer o que os alunos sabem sobre a paisagem urbana do município, portanto:  

a. Diagnostique em que paisagem os alunos moram, urbana ou rural. 

b. Caso morem na paisagem  urbana, deixe que relatem como é o lugar. Agora, se moram na paisagem rural, questione se conhecem a paisagem urbana do seu município ou outros municípios. Deixe que relatem o que sabem.

PESQUISA

2. Organize uma Atividade de Campo, se moram na cidade, selecione alguns pontos para visitação e, se moram no campo, leve os alunos para a cidade-sede do município. Não se esqueça de providenciar o bilhete solicitando a autorização dos responsáveis pelos alunos.

a. Durante a atividade de campo, solicite que observem a organização da cidade, o trânsito, a pavimentação das ruas, o comércio, as moradias, os serviços oferecidos, como são os lugares e o modo de vida das pessoas.

b. Solicite aos alunos que escolham duas paisagens que mais chamaram a sua atenção: uma que julga ter gostado e outra que não gostou. Utilizando a câmera do netbook, fotografe o lugar escolhido. Outra possibilidade é pesquisar as imagens nos sites de busca na internet.

 
netbook2

Imagem: Imagem Netbook - UCA 

Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg

       Acesso em: 05 de abril de 2011 

 

c. Abaixo da fotografia, solicite que escreva uma frase justificando a sua escolha. Informe aos alunos que é necessário identificar o lugar que foi fotografado e quem registrou a imagem, conforme orientação:

 

 

  Imagem: Lugar onde foi capturada a imagem

  Autor: nome do aluno

Data: dia, mês e ano

 

 
 3. Solicite aos alunos que organizem a apresentação das suas imagens para o grupo. É importante que as duas imagens sejam colocadas uma ao lado da outra, e que os alunos reflitam e respondam as seguintes questões:
 
a. O que mais chamou a sua atenção nas imagens?
b. Quais são as semelhanças entre as imagens?
c. E as diferenças?
d. O que as imagens selecionadas apresentam de positivo? E de negativo?
e. O que você mudaria nas imagens das paisagens urbanas? Justifique.
f. Conversem, troquem informações e peça para que registrem, no caderno, o que julgarem importante.

 

4. Depois, solicite que os alunos elaborem um relatório individual abordando as características do espaço urbano do município. O texto poderá ser feito no Programa Editor de Textos e enviado para o email do professor, que poderá ser objeto de avaliação.

 Professor(a), após receber os trabalhos produzidos pelos alunos e realizar suas avaliações encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso às imagens produzidas pelos colegas, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter.   

A Paisagem Urbana caracteriza-se pela concentração de moradias e de pessoas, é o lugar em que, na maioria das vezes, a população encontra os diferentes serviços como saúde, comércio, bancos, educação, indústrias etc. Tais fatores, ao longo dos anos, têm atraído a população da paisagem rural para as urbanas e provocado impactos negativos na sua organização.

 

 ATIVIDADE

1. Após as apresentações das imagens, converse com os alunos sobre:

a. As imagens selecionadas são parecidas com o lugar em que você mora?

b. Qual é mais parecida com o lugar em que você mora?

c. O que diferencia a cidade do campo?

d. Para você, a cidade em que moram/visitaram apresenta algum problema? Justifique sua resposta.  

e. Se positivo, o que poderia ser feito para contornar tal situação?

Professor(a), se julgar importante, elabore, coletivamente, uma carta apresentando os problemas e as soluções elencadas pelo grupo e encaminhe para o órgão municipal responsável. 

 

 ATIVIDADE

1.Inicie a aula apresentando a imagem, que poderá ser antecipadamente enviada para o emaildos alunos. Solicite que salvem na pasta de trabalho:

 

 transformação paisagem

      Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/analisando%20a%20acao%20do%20homem.jpg

         Acesso em: 17 de maio de 2011 

 Converse com os alunos sobre: :

a. O que a imagem retrata? 

b. Na imagem, que alterações foram sendo realizadas?

c. Quem tem provocado tais alterações?

d. Para você, qual o objetivo de tais alterações?

e. Estas transformações podem provocar problemas ambientais? Justifique.

 

2. Depois, apresente a charge para os alunos, que poderá ser enviada previamente para o email. Solicite que salvem na pasta de trabalho e que respondam, no caderno, as questões propostas:

charge 2010

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_zm6_yCnxJ8c/TJgNefGFgOI/AAAAAAAADQc/dZi1CdQuVw8/s1600/ibge-

Acesso em: 17 de maio de 2011

a. O que você observa na charge?

b. Que problema a charge retrata?  

c. Você percebe este problema no lugar em que mora? 

d. Para você, o que seria possível fazer para resolver tal problema?

e. Para você, a cidade apresenta-se igual para a população que nela mora? Justifique sua resposta.

Recursos Complementares

Sugestão de sites para acesso do professor:

Apresenta textos e reflexões sobre a cidade

Disponível em: http://www.umacoisaeoutra.com.br/cultura/cidade.htm#topo Acesso em: 14 de maio de 2011

Diponibiliza dados sobre os municípios brasileiros

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 Acesso em: 14 de maio de 2011 

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de perceber a organização, identificar e analisar as características do espaço urbano;  
  3. O interesse em desenvolver atividades de maneira colaborativa;  
  4. A compreensão da participação dos seres humanos no processo de produção e da constante modificação da paisagem urbana;  
  5. A possibilidade de reconhecer a interferência sócioeconômica na produção e constante alteração da paisagem urbana;
  6. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem. 
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.