25/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço urbano do município.
Observar as paisagens urbanas e verificar os contrastes existentes.
Reconhecer a interferência socioeconômica na configuração da paisagem urbana.
Conhecer e analisar algumas paisagens urbanas do município em que os alunos vivem.
Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de município, o que contribui para que percebam com mais detalhes que o mesmo é formado pelas paisagens urbana e rural. Para iniciar as discussões sobre a paisagem urbana, categoria de análise da Geografia, é importante instigar os alunos para que retomem suas experiências e façam relação com o seu espaço de vivência.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Utilizando o netbook ou no laboratório de informática com as máquinas conectadas à internet, assistam ao vídeo-clip da Música Cidade Ideal, que apresenta diferentes maneiras de ver a cidade.
Imagem: Grupo As Chicas - A cidade ideal
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zmqjo37Uufk
Acesso em: 16 de maio de 2011
Cidade Ideal
As Chicas
Composição : Enriquez/Bardotti/Chico Buarque
[introdução]
Jumento: Àquela altura da estrada já éramos quatro amigos.
Queríamos fazer um conjunto, bem.
Queríamos ir juntos à cidade, muito bem.
Só que, à medida que agente ía caminhando,
quando começamos a falar dessa cidade, fui percebendo
que os meus amigos tinham umas idéias bem esquisitas
sobre o que é uma cidade. Umas idéias atrapalhadas,
cada ilusão. Negócio de louco...
[música]
Cachorro:
A cidade ideal dum cachorro
Tem um poste por metro quadrado
Não tem carro, não corro, não morro
E também nunca fico apertado
Galinha:
A cidade ideal da galinha
Tem as ruas cheias de minhoca
A barriga fica tão quentinha
Que transforma o milho em pipoca
Crianças:
Atenção porque nesta cidade
Corre-se a toda velocidade
E atenção que o negócio está preto
Restaurante assando galeto
Todos:
Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
Fossem somente crianças
Gata:
A cidade ideal de uma gata
É um prato de tripa fresquinha
Tem sardinha num bonde de lata
Tem alcatra no final da linha
Jumento:
Jumento é velho, velho e sabido
E por isso já está prevenido
A cidade é uma estranha senhora
Que hoje sorri e amanhã te devora
Crianças:
Atenção que o jumento é sabido
É melhor ficar bem prevenido
E olha, gata, que a tua pelica
Vai virar uma bela cuíca
Todos:
Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
As senhoras e os senhores
E os guardas e os inspetores
Fossem somente crianças
Disponível em: http://www.letras.com.br/chico-buarque/a-cidade-ideal
Acesso em: 19 de maio de 2011
Após ouvir a música estabeleça um diálogo com os alunos. Questione-os sobre a canção apresentada. Brinque com a música, questionando os alunos sobre:
a. De que lugar trata a letra da canção?
b. Como é a cidade ideal do cachorro?
c. E a cidade ideal da galinha?
d. Como é a cidade ideal da gata?
e. E a cidade dos sonhos? Como ela é?
f. Para você, como seria a sua cidade ideal?
Questione os alunos se na letra da canção tem alguma palavra que eles não conheçam. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugestão, ver definição no endereço web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, faça a interpretação da letra da música, trabalhe com a letra da música em forma de diálogo. Sugere-se, também, uma atividade com o Teatro, transforme a letra da música em uma peça teatral. Convide os alunos a se organizarem para a apresentação do musical para a comunidade em que a escola está inserida, em uma data a ser definida posteriormente.
1. É importante conhecer o que os alunos sabem sobre a paisagem urbana do município, portanto:
a. Diagnostique em que paisagem os alunos moram, urbana ou rural.
b. Caso morem na paisagem urbana, deixe que relatem como é o lugar. Agora, se moram na paisagem rural, questione se conhecem a paisagem urbana do seu município ou outros municípios. Deixe que relatem o que sabem.
2. Organize uma Atividade de Campo, se moram na cidade, selecione alguns pontos para visitação e, se moram no campo, leve os alunos para a cidade-sede do município. Não se esqueça de providenciar o bilhete solicitando a autorização dos responsáveis pelos alunos.
a. Durante a atividade de campo, solicite que observem a organização da cidade, o trânsito, a pavimentação das ruas, o comércio, as moradias, os serviços oferecidos, como são os lugares e o modo de vida das pessoas.
b. Solicite aos alunos que escolham duas paisagens que mais chamaram a sua atenção: uma que julga ter gostado e outra que não gostou. Utilizando a câmera do netbook, fotografe o lugar escolhido. Outra possibilidade é pesquisar as imagens nos sites de busca na internet.
Imagem: Imagem Netbook - UCA
Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg
Acesso em: 05 de abril de 2011
c. Abaixo da fotografia, solicite que escreva uma frase justificando a sua escolha. Informe aos alunos que é necessário identificar o lugar que foi fotografado e quem registrou a imagem, conforme orientação:
Imagem: Lugar onde foi capturada a imagem
Autor: nome do aluno
Data: dia, mês e ano
4. Depois, solicite que os alunos elaborem um relatório individual abordando as características do espaço urbano do município. O texto poderá ser feito no Programa Editor de Textos e enviado para o email do professor, que poderá ser objeto de avaliação.
Professor(a), após receber os trabalhos produzidos pelos alunos e realizar suas avaliações encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso às imagens produzidas pelos colegas, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KPresenter.
A Paisagem Urbana caracteriza-se pela concentração de moradias e de pessoas, é o lugar em que, na maioria das vezes, a população encontra os diferentes serviços como saúde, comércio, bancos, educação, indústrias etc. Tais fatores, ao longo dos anos, têm atraído a população da paisagem rural para as urbanas e provocado impactos negativos na sua organização.
1. Após as apresentações das imagens, converse com os alunos sobre:
a. As imagens selecionadas são parecidas com o lugar em que você mora?
b. Qual é mais parecida com o lugar em que você mora?
c. O que diferencia a cidade do campo?
d. Para você, a cidade em que moram/visitaram apresenta algum problema? Justifique sua resposta.
e. Se positivo, o que poderia ser feito para contornar tal situação?
Professor(a), se julgar importante, elabore, coletivamente, uma carta apresentando os problemas e as soluções elencadas pelo grupo e encaminhe para o órgão municipal responsável.
1.Inicie a aula apresentando a imagem, que poderá ser antecipadamente enviada para o emaildos alunos. Solicite que salvem na pasta de trabalho:
http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/analisando%20a%20acao%20do%20homem.jpg
Disponível em:Acesso em: 17 de maio de 2011
Converse com os alunos sobre: :
a. O que a imagem retrata?
b. Na imagem, que alterações foram sendo realizadas?
c. Quem tem provocado tais alterações?
d. Para você, qual o objetivo de tais alterações?
e. Estas transformações podem provocar problemas ambientais? Justifique.
2. Depois, apresente a charge para os alunos, que poderá ser enviada previamente para o email. Solicite que salvem na pasta de trabalho e que respondam, no caderno, as questões propostas:
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_zm6_yCnxJ8c/TJgNefGFgOI/AAAAAAAADQc/dZi1CdQuVw8/s1600/ibge-
Acesso em: 17 de maio de 2011
a. O que você observa na charge?
b. Que problema a charge retrata?
c. Você percebe este problema no lugar em que mora?
d. Para você, o que seria possível fazer para resolver tal problema?
e. Para você, a cidade apresenta-se igual para a população que nela mora? Justifique sua resposta.
Sugestão de sites para acesso do professor:
Apresenta textos e reflexões sobre a cidade
Disponível em: http://www.umacoisaeoutra.com.br/cultura/cidade.htm#topo Acesso em: 14 de maio de 2011
Diponibiliza dados sobre os municípios brasileiros
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 Acesso em: 14 de maio de 2011
Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!