25/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Observar as paisagens e analisar as questões ambientais do município.
Identificar a existência de ações sucedidas e de problemas ambientais nas paisagens do município.
Reconhecer os principais problemas ambientais que afetam a paisagem urbana e rural do município.
Realizar atividades de sensibilização e de proposição de ações para a solução dos problemas ambientais do município.
Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de paisagem rural e urbana e da organização do município. Para iniciar as discussões sobre os problemas ambientais do município, é importante diagnosticar os conhecimento prévios dos alunos, para que retormem as suas experiências e estabeleçam relações com o seu espaço de vivência.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Utilizando o netbook ou no laboratório de informática com as máquinas conectadas à internet, assistam ao vídeo-clip da Música Cadê?, que reflete sobre as mudanças no Meio Ambiente.
Imagem: Vídeo Cadê?
Disponível em: http://www.emcantar.org/emc10.qps/flashPlay?OpenForm&mc=cade
Acesso em: 14 de maio de 2011
Cadê ?
Projeto Emcantar
Composição : Ênio Bernardes e Cleusa Bernardes
Cadê o riachinho que tava aqui?
Cadê o riachinho que tava aqui?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Riachinho secou evaporou sumiu!
Riachinho secou evaporou sumiu!
Cadê o mato que embalava o riachinho?
Cadê o mato que ninava o riachinho?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Foi a monstro-serra que engoliu!
Foi a monstro-serra que engoliu!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a água?
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a onça?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Evaporou ...
Sumiu!
Disponível em: http://letras.terra.com.br/projeto-emcantar/390937/
Acesso em: 14 de maio de 2011.
1. Após assistir a apresentação, converse com os alunos. Brinque com a música, questionando os alunos sobre:
a. Do que trata a letra da canção?
b. Você sabe? Você viu o que aconteceu com o lugar representado na música?
c. Que problemas ambientais a letra da música apresentou?
d. A música trata de um monstro, o Monstro-serra. Como você imagina que ele seja? Faça uma ilustração no seu caderno.
Questione os alunos se na letra da canção tem alguma palavra que eles não conheçam. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugestão, ver definição no endereço web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, além da interpretação da música, trabalhe com os sinais de pontuação e outras atividades que poderão ser desenvolvidas.
Moradores das diferentes paisagens, urbana ou rural, convivem constantemente com algum problema ambiental. Os problemas ambientais podem ser identificados quando as paisagens são observadas e analisadas.
Utilizando o netbook ou no laboratório de informática com as máquinas conectadas à internet, solicite aos alunos que acessem, no endereço abaixo indicado, a tirinha do personagem da Turma da Mônica, o Papa-capim, a qual apresenta um problema ambiental.
1. Observe a tirinha:
Imagem: Tirinha Papa-Capim
Disponível em: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira200.htm
Acesso em: 13 de maio de 2011
a. Quais são os nomes dos personagens da tirinha?
b. Para você, onde eles vivem?
c. É parecido com o lugar em que você mora?
d. Você sabe o significado da palavra progresso? Pesquise e registre.
e. Que transformações sofreu a paisagem da tirinha? Qual o problema retratado?
f. Para você, é possível ter progresso sem provocar danos ao Meio Ambiente? Como seria possível?
Se necessário, para pesquisar o significado da palavra progresso, acesse o endereço web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx Acesso em: 13 de maio de 2011.
Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a trabalharem em dupla.
Orientações para os alunos:
1. Realizem uma coleta de notícias em sites e pesquisem em campo se o lugar em que vivem apresenta algum problema ambiental. A proposta é organizar um painel, com apresentação de fotos do problema ambiental encontrado. Sugerimos que utilizem o netbook para registrar as imagens, sugere-se cerca de cinco imagens.
Imagem: Netbook
Disponível em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Acesso em: 13 de maio de 2011
Abaixo de cada fotografia, informem o lugar em que foi capturada a imagem. Depois, escrevam uma frase sobre o problema ambiental apresentado. Encaminhem o trabalho concluído para o email do professor. No dia combinado os grupos apresentarão o trabalho.
Local: Lugar de onde foi retirada a fotografia
Data: dia, mês e ano
Frase:
2. Leiam o material coletado e pensem em soluções para os problemas diagnosticados.
3. Organizem a apresentação, procurem mostrar as imagens, as notícias e as possíveis soluções para o problema diagnosticado. Pensem na apresentação seguindo esta sugestão de organização. Mas, usem a criatividade e revelem o artista que vocês são.
Professor(a), após receber os painéis produzidos pelos grupos e realizar suas avaliações encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos painéis produzidos pelos alunos o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KPresenter e no caso do sistema Windows, o programa é o Power Point.
4- Junto com o seu colega, organizem um cartaz que apresente uma mensagem sobre a importância do respeito ao Meio Ambiente. O cartaz deverá tratar do problema ambiental que vocês diagnosticaram no lugar em que moram. Depois, apresentem o cartaz para a turma e distribua-os pela escola. Utilize os recursos do KolourPaint para produzir o cartaz.
5- Agora, imagine que você é um(a) Engenheiro(a) Civil e que deverá elaborar uma proposta para a construção de casas, mas o terreno onde as casas serão construídas possui vegetação nativa. Elabore uma proposta e envie para o email do professor. No dia combinado com o professor(a), você e seus colegas apresentarão suas propostas.
Depois de assistir as apresentações reflita sobre:
a. Qual proposta foi mais interessante? Justifique.
b. Para você, como seria possível diminuir os impactos ambientais?
c. O que você poderia fazer para colaborar?
Professor, oriente os alunos para que sistematizem as suas conclusões em um texto dissertativo sobre o tema "As paisagens e os problemas ambientais". Peça a colaboração do professor de Língua Portuguesa para a realização da atividade.
Para maiores informações acesse:
1. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental.
Disponível em: http://www.ufmt.br/gpea/sites_amb.htm Acesso em: 14 de maio de 2011
2. Projeto Apoema
Disponível em: http://www.apoema.com.br/ Acesso em: 14 de maio de 2011
3. Projeto Emcantar
Disponível em:http://www.emcantar.org/emc10.qps/Ref/QUIS-844HWK Acesso em: 14 de maio de 2011
Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/04/2015
Cinco estrelasAchei muito interessante e criativo o modo de como foi organizado e trabalhado o tema. As situações de atividades buscavam sempre fazer o aluno refletir sobre o tema e buscar soluções, possibilitando uma compreensão ampla do que estava sendo proposto. Assim, o aluno não apenas percebia o problema ambiental e suas causas, como também era levado a encontrar meios de solucioná-los.