21/07/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Nessa aula as crianças aprenderão a ouvir o outro, a interagir com o conhecimento do outro, a organizar suas idéias por intermédio da fala para comunicar o que já sabe.
Vida, vegetais, microorganismos, solo, calor, luz.
Atividade 1 – Diagnosticar os saberes das crianças sobre horta
1º momento - Em uma grande roda as crianças expressam verbalmente o que é uma horta; para que serve; como podemos construir uma horta; que tipo de alimento é plantado. Para realizar esta atividade o(a) professor(a) elabora previamente algumas questões e pode surgir outras no momento da conversa, no processo de interação com as crianças e entre elas. É necessário anotar por escrito o que é dito pelos alunos, modo de conhecer cada um para compreender o desenvolvimento inicial da aprendizagem individual e coletiva. É isso que vai possibilitar ao (a) professor(a) planejar as aulas subsequentes e os diferentes níveis de ajuda de acordo com as diferenças individuais.
A fala das crianças para expressar o conhecimento que têm sobre horta às vezes não é suficiente para se fazer um diagnóstico que retrate o nível de aprendizagem delas, é preciso, criar outras atividades. Como exemplo, o(a) professor(a) pode disponibilizar várias ilustrações de diferentes vegetais como: plantas de jardins (flores), de pomares (frutas), de agricultura (cereais); diversas hortaliças (verduras e legumes) e solicitar que as crianças façam a seleção de algumas figuras e montem a representação de uma horta, essa atividade não precisa de ajuda, cada um faz espontaneamente. Entre outras situações que podem ser planejadas pelos professores.
2º momento- Desenhar e escrever sobre horta é outra maneira de diagnosticar os saberes infantis. Mesmo que as crianças ainda não escrevam convencionalmente, é preciso proporcionar situações que possibilitem organizar o que pensam por intermédio do desenho e da escrita. Como no exemplo que destacamos a seguir:
SILVEIRA FILHO, José. Produtor de hortaliças. Cadernos tecnológicos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002
Nessa aula é possível avaliar o conhecimento inicial das crianças e suas habilidades gráficas, para representar o que sabem; habilidades argumentativas, para expressar suas opiniões e a de destacar uma idéia, apresentá-la e defendê-la.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente tema. O assunto abordado muito me chamou atenção, pois trabalhamos no centro com horta orgânica,através de um projeto elaborado pelos prefessores e com parceria do professor da faculdade UFERSA (mossoró/ RN)e um grupo de estagiários. Os alunos vibram quando os levamos para o campo e vemos de perto todo o processo.