Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


HORTA, UM SISTEMA ECOLÓGICO: o que sabem os alunos antes de iniciar o estudo

 

21/07/2009

Autor y Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula as crianças aprenderão a ouvir o outro, a interagir com o conhecimento do outro, a organizar suas idéias por intermédio da fala para comunicar o que já sabe.

Duração das atividades
A atividade deverá ser divida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vida, vegetais, microorganismos, solo, calor, luz.

Estratégias e recursos da aula
           

Atividade 1 – Diagnosticar os saberes das crianças sobre horta


1º momento - Em uma grande roda as crianças expressam verbalmente o que é uma horta; para que serve; como podemos construir uma horta; que tipo de alimento é plantado. Para realizar esta atividade o(a) professor(a) elabora previamente algumas questões e pode surgir outras no momento da conversa, no processo de interação com as crianças e entre elas. É necessário anotar por escrito o que é dito pelos alunos, modo de conhecer cada um para compreender o  desenvolvimento inicial da aprendizagem individual e coletiva. É isso que vai possibilitar ao (a) professor(a) planejar as aulas subsequentes e os  diferentes níveis de ajuda de acordo com as diferenças individuais.

A fala das crianças para expressar o conhecimento que têm sobre horta às vezes não é suficiente para se fazer um diagnóstico que retrate o nível de aprendizagem  delas, é preciso, criar outras atividades. Como exemplo, o(a) professor(a) pode disponibilizar várias ilustrações de diferentes vegetais como: plantas de jardins (flores), de pomares (frutas), de agricultura (cereais); diversas hortaliças (verduras e legumes) e solicitar que  as crianças façam a seleção  de algumas figuras e montem a representação de uma horta, essa atividade não precisa de ajuda, cada um faz espontaneamente. Entre outras situações que podem ser planejadas pelos professores.

 
2º momento- Desenhar e escrever sobre horta é outra maneira de diagnosticar os saberes infantis. Mesmo que as crianças ainda não escrevam convencionalmente, é preciso proporcionar situações que possibilitem organizar o que pensam por intermédio do desenho e da escrita.  Como no exemplo que destacamos a seguir:

Recursos Complementares

SILVEIRA FILHO, José. Produtor de hortaliças. Cadernos tecnológicos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002 

Avaliação

Nessa aula é possível avaliar o conhecimento inicial das crianças e suas habilidades gráficas, para representar o que sabem; habilidades argumentativas, para expressar suas opiniões e  a de destacar uma idéia, apresentá-la e defendê-la.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria Júlia Neta Alves, CENTRO REGIONAL DE EDUCACAO ESPECIAL , Rio Grande do Norte - dijo:
    netaalves@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente tema. O assunto abordado muito me chamou atenção, pois trabalhamos no centro com horta orgânica,através de um projeto elaborado pelos prefessores e com parceria do professor da faculdade UFERSA (mossoró/ RN)e um grupo de estagiários. Os alunos vibram quando os levamos para o campo e vemos de perto todo o processo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.