Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – Localização da região Nordeste
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor deverá solicitar aos alunos que através de seu laptop, interligado à internet acesse o sítio abaixo, conforme mostra link e tela a seguir:
Após acessar a página acima, o aluno irá clicar no link “Brasil (estados e regiões)”, conforme mostra a tela abaixo, e analisar o mapa do Brasil com todas as regiões.
Em seguida irá clicar no link “Região Nordeste”, conforme mostra a tela abaixo, e observar o mapa apenas da região Nordeste.
O objetivo desta atividade é o aluno aprender a localizar a região Nordeste no mapa do Brasil.
Para isso, quando o aluno estiver com mapa da região Nordeste aberto no laptop, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos:
O professor deverá pedir aos alunos que salvem o mapa em seu laptop e usando o programa “KolourPaint” faça uma legenda identificando os estados e as capitais da região Nordeste.
- Passos para acessar o KolourPaint: Metasys, Aplicativos, Aplicações Gráficas, Ferramenta de pintura.
Atividade 2 – Aspectos Naturais da região Nordeste
1° Momento:
O professor irá pedir para cada aluno através de seu laptop interligado a internet, assistir a um vídeo no youtube conforme mostra link e tela abaixo:
Após a turma ter assistido ao vídeo, será proposto um debate em sala. Sendo o professor um mediador do conhecimento, ele irá auxiliar na condução e organização do debate, para isso, deverá apresentar algumas questões, tais como:
-
Qual o assunto é retratado no vídeo?
-
Quais considerações podem ser levantadas sobre o vídeo?
-
De maneira geral o que compreenderam a respeito do assunto abordado no vídeo?
O professor deverá incentivar todos os alunos a participarem deste momento de troca. Em seguida, abordar os aspectos apresentados no vídeo e as colocações da turma durante o debate.
2° Momento:
A próxima atividade será realizada em grupo, para isso o professor irá organizar a turma em no mínimo quatro grupos, é sugerido que caso tenha números maiores de alunos por sala se trabalhe com oito grupos, desta forma, cada dois grupos irá trabalhar com um tema. Sendo que, o número de alunos por grupo irá variar de acordo com o número de alunos por sala.
Após divisão dos grupos o trabalho será a partir dos temas apresentados no vídeo, tais como hidrografia, clima, relevo e vegetação, sendo que cada grupo, ou cada dois grupos irão estudar um tema.
Discutir entre eles o que achou de mais importante sobre a característica apresentada no vídeo, fazer um paralelo sobre as questões apontadas no debate e as colocações do professor, em seguida escrever no Kword de seu laptop as considerações do grupo sobre o tema proposto.
Atividade 3 – Aspectos Sociais e Econômicos da região Nordeste
1° Momento:
Vistos os aspectos naturais da região Nordeste, o próximo passo é conhecer os aspectos sociais e econômicos da região, desta forma, para trabalhar estes aspectos a turma irá em grupos desenvolver a seguinte atividade:
Após realização da pesquisa, responder as questões abaixo:
-
Qual é a área da região Nordeste?
-
Quais são os aspectos econômicos que sustenta a economia desta região?
-
Existe algum setor econômico que se destaca?
-
Qual a realidade social da região?
-
Existem áreas precárias? Se sim, quais?
As questões juntamente com as respostas deverão estar digitadas no Kword.
2° Momento:
Cabe salientar primeiramente que está atividade não será realizada em grupo, pois é o professor que irá conduzir este momento.
Para isso será usado um projetor de imagens e caixa de som, onde o professor irá passar para turma a seguinte música:
-
Chega de mágoa (Construção Coletiva: Milton Nascimento, Djavan, Rita Lee, Gonzaguinha, Elba Ramalho, Chico Buarque, Caetano Veloso, Simone, Lobão, Paula Toller, Maria Bethânia, Elizeth Cardoso, Gilberto Gil, Tim Maia, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Fagner e outros).
Letra
Nós não vamos nos dispersar
Juntos, é tão bom saber
Que passado o tormento
Será nosso esse chão...
Água, dona da vida
Ouve essa prece tão comovida
Chega, brinca na fonte
Desce do monte, vem como amiga
Te quero água de beber
Um copo d’água
Marola mansa da maré
Mulher amada
Te quero orvalho toda manhã
Terra, olhaessa terra
Raça valente, gente sofrida
Chama, tem que ter feira
Tem que ter festa, vamos pra vida
Te quero terra pra plantar, ah
Te quero verde
Te quero casa pra morar, ah
Te quero rede
Depois da chuva o Sol da manhã
Chega de mágoa
Chega de tanto penar
Canto e o nosso canto
Joga no tempo uma semente
Gente, olha essa gente
Olha essa gente, olha essa gente
Te quero água de beber
Um copo d’água
Marola mansa da maré
Mulher amada
Te quero terra pra plantar
Te quero verde, hum
Te quero casa pra morar
Te quero rede
Depois da chuva o Sol da manhã
Canto (eu canto) e o nosso canto (canto)
Joga no tempo (joga no tempo) uma semente (ye ye ye ye ye)
Gente (quero te ver crescer bonita)
Olha essa gente (quero te ver crescer feliz)
Olha essa gente (olha essa terra, olha essa gente)
Olha essa gente (Gente pra ser feliz, feliz)
Te quero água de beber (me dê um copo)
Um copo d’água
Marola mansa da maré (ye ye ye ye ye)
Mulher amada (mulher amada)
Te quero terra pra plantar (plantar)
Te quero verde (te quer verde)
Te quero casa pra morar
Te quero rede
Depois da chuva o Sol da manhã
Chega de mágoa
Chega de tanto penar
Chega de mágoa
Chega de tanto penar
Ah!
Após todos terem assistido ao vídeo ao qual está contida a música, o professor irá levantar um momento de debate na turma, abordando as seguintes questões:
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador do debate, incentivar todos os alunos a colocarem suas ideias a respeito do tema abordado na música. Em seguida, fazer o fechamento das discussões realizadas em sala, envolvendo as considerações dos alunos, a realidade da região Nordeste a partir da música e o que já foi estudado até o momento pela turma sobre o tema em questão.
Atividade 4 – Os problemas urbanos presentes na região Nordeste
Para o desenvolvimento desta atividade a turma irá retornar aos grupos de trabalho já organizados anteriormente e pesquisar através de seu laptop interligado a internet alguns sítios citados abaixo. Assim, após análise do conteúdo destes sítios o grupo irá elaborar no mínimo cinco questões sobre o tema. Em seguida, escolher duas pessoas de dentro da escola, não pode ser alunos da mesma sala, e realizar uma entrevista com estas pessoas, a partir das questões elaboradas anteriormente. Para isso, os grupos irão usar o laptop e gravar a entrevista com a pessoa escolhida. Os passos de como usar o laptop para gravar a entrevista segue abaixo:
Sítios usados para a pesquisa
Passos para gravar a entrevista:
1° Passo: Configuração do som do laptop:
-
Metasys – Aplicativos – Multimídia;
-
Abra o Kmix e vá até a aba “Alternadores”;
-
Selecione a origem de gravação: e-mic;
-
Na aba entrada canal capture coloque nível de volume no máximo;
-
Na mesma aba habilite o amplificador do sinal do microfone “e-mic/ Linein Boost” coloque o volume no máximo;
-
Na aba saída os amplificadores “e-mic Linein e e-mic Linein Boost” coloque o volume no máximo.
2° Passo: Gravando a entrevista
-
Para acessar o WxCan você poderá abrir a câmera na área de trabalho ou;
-
Metasys - Aplicativos – Multimídia – WxCan;
-
Clicar no botão vermelho e iniciar a gravação em formato de vídeo.
Atividade 5 – Apresentações das atividades
Todas as atividades elaboradas anteriormente deverão ser apresentadas para o professor e demais alunos. Desta forma, após o término das atividades propostas anteriormente os grupos se reuniram para elaborar esta apresentação. Usando o KPresenter do laptop.
Somente a entrevista poderá ser apresentada no próprio recurso de vídeo.
Lembrando que para as apresentações deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.
Cada apresentação deverá ter no máximo quinze minutos e no intervalo de cada apresentação o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado pelo grupo.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos sem exceção expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala comparando as particularidades de cada região com a região que eles vivem, e também trazer alguns aspectos que influenciam na vida deles enquanto cidadãos inseridos neste espaço.
Para que os alunos tenham conteúdo por escrito sobre o tema, o professor deverá solicitar que os colegas encaminhem por e-mail as apresentações.