10/06/2011
Edson Luís Nunes, José Higino Dias Filho, José Ângelo Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Figura 1. Formação de imagem numa câmara escura, imagem obtida do endereço: http://1.bp.blogspot.com/-C9KnBvOa5gw/TZx0kGfo3GI/AAAAAAAAAMg/dd8vC5bATQ0/s1600/camera32.gif
a) Exiba o roteiro "CÂMARA ESCURA" a seguir aos alunos, para que entendam e construam uma câmara escura.
http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt10.htm
b) Uma outra construção pode ser feita baseando no filme Câmara Escura que está a seguir, neste vídeo o Beakman explica também o funcionamento dela.
http://www.youtube.com/watch?v=fVi8NhD8BAE&feature=related
c) No vídeo do Beakman há uma explicação para a construção da câmara escura de forma irreverente e criativa, porém na hora de explicar o fenômeno de formação da imagem há um erro no anteparo dentro da caixa, questione aos alunos onde há uma incoerência.
Resposta esperada: Ao se traçar os raios que partem do objeto e passam pelo orifício até atingirem o anteparo dentro da caixa, estes devem se propagar em linha reta, uma vez que o meio é homogêneo. Na explicação do vídeo uma pequena quebra na linha que vem de pontos inferiores do objeto é observado, o que não ocorre na prática.
d) Distribua os exercícios abaixo para que os alunos após terem estudado discutam possível solução.
1) A câmara permite que a parede onde é projetada a imagem seja movida, aproximando-se ou afastando-se do orifício. Se o mesmo objeto for colocado a 50cm do orifício, para que a imagem obtida no fundo da câmara tenha o mesmo tamanho da anterior, 4cm, a distância que deve ser deslocado o fundo da câmara, relativamente à sua posição original, em cm, é de quanto?
2) (UFSCAR) A 1 metro da parte frontal de uma câmara escura de orifício, uma vela de comprimento 20cm projeta na parede oposta da câmara uma imagem de 4cm de altura.
Um objeto de 4,0 m de altura é colocado a 2,0 m de uma câmara escura de orifício, que possui 20 cm de profundidade. Qual o tamanho da imagem formada no fundo da câmara escura?
a) Siga o roteiro proposto no Portal do Professor no endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19406/src/dadosgerais.html
b) Com este experimento prático é possível de forma simples,entender o fenômeno de propagação retilínea da luz, determinando assim o diâmetro do Sol.
c) Motivação do trabalho:
O Sol ilumina a Terra estando a 150.000.000 km de distância de nosso planeta. Você consegue imaginar quantas vezes o diâmetro do Sol é maior que o da Terra?
d) Este experimento tem três Etapas:
Etapa 1 - Construção da câmera de orifício
Etapa 2 - Medidas utilizando a câmera de orifício
Etapa 3 - Cálculo com auxílio da tabela
e) Veja a imagem do Sol projetada na figura a seguir, esta é uma das etapas do experimento:
Figura 2. imagem do Sol sendo projetada e representação da semelhança de triângulos usada nos cálculos. Imagem Obtida no endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19406/src/imagens/fig3a.jpg
f) Mostre aos alunos que a equação acima pode ser obtida diretamente de uma análise de semelhança de triângulos. Observe a figura 2.
g) Conhecendo a distância da Terra ao Sol, a profundidade da caixa e o diâmetro da imagem do Sol, é possível obter facilmente o diâmetro do Sol.
a) Cálculo com auxílio da tabela.
Tabela 1: Medida do diâmetro do Sol | |||
R (km) | r (km) | d (km) | D (km) |
1,5x108 | |||
1,5x108 | |||
1,5x108 | |||
Valor médio: |
Atenção:
a) Inicie esta atividade solicitando a discussão em grupo das seguintes questões do experimento prático de determinação do Diâmetro do Sol.
2) - É possível responder a questão prévia, sabendo que o diâmetro da Terra é aproximadamente igual 12.800 km? 3 - Sabendo que o valor de referência aproximado do diâmetro do Sol é 1.400.000 km, qual o erro (desvio) apresentado em suas medidas (em porcentagem)? |
b) Após a discussão, cada grupo deve calcular o erro percentual.
c) Solicite ao grupo, que obteve um melhor resultado que faça uma exposição, ressaltando os cuidados que foram tomados para se obter uma medida de melhor qualidade e reduzir o erro .
Medindo com a Cãmara escura:
Nesta etapa, os alunos usarão a câmara escura para medir a altura de um edifício ou árvore, no ambiente externo.
No endereço abaixo você aprenderá a construir uma câmara escura
Quatro estrelas 1 classificações
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28/08/2012
Quatro estrelasAchei legal, ficou bem didático. Parabéns!