20/05/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
O que os alunos conhecem sobre o Folclore Basileiro.
Gosto muito de desenvolver atividades sobre o estudo de nossa cultura brasileira, no entanto, fico muito preocupada com a forma como isto é feito, pois em todos os anos desde a Educação Infantil, os alunos escutam as lendas do nosso folclore e o trabalho termina por aí.
Nossos alunos já são nativos digitais e, portanto as aulas precisam acompanhar essa evolução, assim a proposta desta aula é tornar os alunos repórteres, que farão pesquisa de campo e depois uma produção digital a respeito do material que colherem.
O público alvo da pesquisa serão os familiares, o que não ocorrerá por acaso, essa escolha se dá por duas razões distintas:
Primeiro porque é necessário envolver a família no processo de ensino aprendizagem dos alunos, a criação desse vínculo é fundamental para que a família entenda e consiga participar ativamente da vida escolar de seu filho ou filha.
Em segundo lugar é uma oportunidade de valorizar o conhecimento desses familiares, sejam eles alfabetizados ou não. Muitas vezes o conteúdo se distancia tanto da vida que os alunos e familiares não se percebem como protagonistas do processo. E o conhecimento fica creditado somente à escola.
Nosso folclore é rico, diverso, divertido e criativo, todas essas qualidades precisam ser passadas aos alunos, senão nossa tradição oral irá se perder nesse mundo imagético e digital.
Com o netbook do Projeto UCA será bem interessante utilizar a sua portabilidade para transformá-lo em um objeto de pesquisa em relação aos familiares. O processo de ensino-aprendizagem rompe literalmente as barreiras de sala de aula, e o trabalho de lição de casa ganha atrativos desafiadores.
Serão vários os desafios que os alunos terão pela frente:
1º Identificar o que já conhecem do nosso folclore;
2º Entender qual a importância do folclore brasileiro para nossa sociedade.
3º Realizar uma pesquisa de campo e organizar os dados colhidos e fazer a transposição da língua falada para a língua escrita;
4º Escrever um texto para um leitor real;
5º Associar ferramentas tecnológicas ao texto resultando em um livro digital.
Desenvolvimento das atividades:
1º Atividade:
Explique para os alunos que eles nessa atividade eles se transformarão em repórteres que irão pesquisar sobre o nosso folclore e depois farão um livro digital que será armazenado em CD e distribuído nas bibliotecas das escola e do bairro;
Roda de conversa sobre o que é folclore.
Seguem algumas perguntas que poderão ser norteadoras do debate:
Outras perguntas podem surgir o importante é suscitar o debate e incentivar a participação dos alunos, fique atento (a) para que todos possam contribuir.
2ª Atividade:
Os alunos deverão utilizar o recurso de gravação em áudio do netbook para gravar as entrevistas com os familiares.
Caso o computador não possua um programa desse tipo, a sugestão é baixar o Audacity.
“Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Edite suas músicas usando cortes, copie e cole recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixe faixas ou aplique efeitos na gravação—tudo com muita "audácia"! A gravação de áudio pode ser feita ao vivo através de um microfone ou mixer.”
Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm#ixzz1MMNlGNtZ de onde o texto e a imagem foram retirados.
Para saber utilizar o programa e suas funcionalidades o Portal do professor disponibiliza um tutorial bem completo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013570.pdf
Fonte da imagem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013570.pdf
3ª Atividade:
Os alunos transcreverão as histórias que gravarão de seus familiares. Esta atividade poderá ser realizada em casa, pois para ouvir e digitar será necessário respeitar o ritmo do aluno.
Dicas de adaptação: Para os alunos que ainda não dominam o código escrito com fluência, os familiares poderão entregar as histórias por escrito.
4ª Atividade:
Os alunos trarão a história que mais gostaram já digitalizadas.
Essa é a fase de revisão textual no qual os alunos deverão passar a língua falada para uma narrativa.
Para realizar essa tarefa coloque os alunos em duplas, e ao escalar os alunos monte duplas produtivas, para que os conhecimentos diferenciados possam ser socializados. Essa é uma etapa no qual o professor deverá reservar um tempo para cada dupla para identificar suas dificuldades e fazer intervenções para que eles avancem. Esse momento é imprescindível para o processo de avaliação e planejamento de futuras atividades, observe o desempenho de cada aluno e registre. Trabalhe com dicionários virtuais para que os alunos aprendam autonomamente a sanar suas dúvidas na revisão ortográfica.
Quando todas as histórias estiverem prontas e revisadas é preciso passar para a próxima etapa.
5ª Atividade
Nessa etapa os alunos irão comparar seus textos com outros portadores, neste caso imagéticos, animações, sobre personagens do folclore. A cada sessão converse com os alunos sobre as diferenças e semelhanças entre a animação e a pesquisa que fizeram com os familiares. Peça que eles pesquisem no dicionário o conceito de folclore e estabeleçam relações com o que pesquisaram.
Fonte da imagem: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3569
Link aonde o filme pode ser encontrado http://www.youtube.com/watch?v=UKXFz5OsNmY&feature=related
fonte da imagem: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3306
Link aonde encontrará o filme: http://www.youtube.com/watch?v=4dTxX91W4P8&feature=related
Fonte da imagem: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2844
Link aonde encontrará o filme: http://www.youtube.com/watch?v=r2uvjgbcMtY&feature=related
Fonte da imagem: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4688
Link aonde encontrará o filme: http://www.videolog.tv/video.php?id=422284
Fonte da imagem: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?COD=4377&Exib=1646
Link aonde encontrará o filme: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?COD=4377&Exib=1646
6ª Atividade
Preparação do livro digital, para confeccionar os desenhos sugiro o TuxPaint um software livre de desenho bem fácil de utilizar.
Cada dupla deverá ilustrar sua história.
Fonte da imagem: http://profedirceu.blogspot.com/2010/05/tux-paint.html
Segue um link para um tutorial do programa:
http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/tuxpaint/tutorial_tuxpaint.pdf
fonte da imagem: http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/tuxpaint/tutorial_tuxpaint.pdf
7ª Atividade:
Organize as histórias ilustradas em uma única apresentação, faça uma eleição para um desenho da capa e contra-capa. Coloque autoria e agradecimentos.
Grave em CDS e marque uma visita a bibliotecas da escola e do bairro para que os próprios alunos façam a entrega do livro digital.
Marque na sala de aula um dia para os familiares prestigiarem o trabalho dos alunos. Agradeço-os pela colaboração no desenvolvimento das atividades.
Elabore um portfólio de cada aluno e registre suas análises quanto a:
Autonomia em relação à pesquisa
Transcrição dos dados
Elaboração textual
Análise ortográfica
Trabalho em grupo
Comunicação através de imagem
Fluência nos debates.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!