Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA- Juro que vi- pérolas no nosso folclore

 

20/05/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Resgatar junto aos familiares às histórias do folclore brasileiro;
  • Socializar pesquisas realizadas pelos alunos;
  • Fazer um livro digital das histórias da classe sobre o folclore;
Duração das atividades
8 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que os alunos conhecem sobre o Folclore Basileiro.

Estratégias e recursos da aula

Gosto muito de desenvolver atividades sobre o estudo de nossa cultura brasileira, no entanto, fico muito preocupada com a forma como isto é feito, pois em todos os anos desde a Educação Infantil, os alunos escutam as lendas do nosso folclore e o trabalho termina por aí.

Nossos alunos já são nativos digitais e, portanto as aulas precisam acompanhar essa evolução, assim a proposta desta aula é tornar os alunos repórteres, que farão pesquisa de campo e depois uma produção digital a respeito do material que colherem.

O público alvo da pesquisa serão os familiares, o que não ocorrerá por acaso, essa escolha se dá por duas razões distintas:

Primeiro porque é necessário envolver a família no processo de ensino aprendizagem dos alunos, a criação desse vínculo é fundamental para que a família entenda e consiga participar ativamente da vida escolar de seu filho ou filha.

Em segundo lugar é uma oportunidade de valorizar o conhecimento desses familiares, sejam eles alfabetizados ou não.  Muitas vezes o conteúdo se distancia tanto da vida que os alunos e familiares não se percebem como protagonistas do processo.  E o conhecimento fica creditado somente à escola.

Nosso folclore é rico, diverso, divertido e criativo, todas essas qualidades precisam ser passadas aos alunos, senão nossa tradição oral irá se perder nesse mundo imagético e digital.

Com o netbook do Projeto UCA será bem interessante utilizar a sua portabilidade para transformá-lo em um objeto de pesquisa em relação aos familiares. O processo de ensino-aprendizagem rompe literalmente as barreiras de sala de aula, e o trabalho de lição de casa ganha atrativos desafiadores. 

 

Serão vários os desafios que os alunos terão pela frente:

 

1º Identificar o que já conhecem do nosso folclore;

2º Entender qual a importância do folclore brasileiro para nossa sociedade.

3º Realizar uma pesquisa de campo e organizar os dados colhidos e fazer a transposição da língua falada para a língua escrita;

4º Escrever um texto para um leitor real;

5º Associar ferramentas tecnológicas ao texto resultando em um livro digital.

 

Desenvolvimento das atividades:

1º Atividade:

 

Explique para os alunos que eles nessa atividade eles se transformarão em repórteres que irão pesquisar sobre o  nosso folclore  e depois farão um livro digital que será armazenado em CD e distribuído nas bibliotecas das escola e do bairro;

 

Roda de conversa sobre o que é folclore.

Seguem algumas perguntas que poderão ser norteadoras do debate:

  • O que é folclore?
  •  Quais são exemplos de manifestações do nosso folclore?
  •  Folclore só existe no Brasil?
  • As lendas fazem parte do folclore?
  • Como você aprendeu sobre o folclore?

Outras perguntas podem surgir o importante é suscitar o debate e incentivar a participação dos alunos, fique atento (a) para que todos possam contribuir.

 

2ª Atividade:

 

Os alunos deverão utilizar o recurso de gravação em áudio do netbook para gravar as entrevistas com os familiares.

Caso o computador não possua um programa desse tipo, a sugestão é baixar o Audacity.

“Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Edite suas músicas usando cortes, copie e cole recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixe faixas ou aplique efeitos na gravação—tudo com muita "audácia"! A gravação de áudio pode ser feita ao vivo através de um microfone ou mixer.”

auda
 

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm#ixzz1MMNlGNtZ de onde o texto e a imagem foram retirados.

Para saber utilizar o programa e suas funcionalidades o Portal do professor disponibiliza um tutorial bem completo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013570.pdf

 

fol2

Fonte da imagem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013570.pdf

 

3ª Atividade:

 

Os alunos transcreverão as histórias que gravarão de seus familiares. Esta atividade poderá ser realizada em casa, pois para ouvir e digitar será necessário respeitar o ritmo do aluno.

Dicas de adaptação: Para os alunos que ainda não dominam o código escrito com fluência, os familiares poderão entregar as histórias por escrito.

 

4ª Atividade:

 

Os alunos trarão a história que mais gostaram já digitalizadas.

Essa é a fase de revisão textual no qual os alunos deverão passar a língua falada para uma narrativa.

Para realizar essa tarefa coloque os alunos em duplas, e ao escalar os alunos monte duplas produtivas, para que os conhecimentos diferenciados possam ser socializados. Essa é uma etapa no qual o professor deverá reservar um tempo para cada dupla para identificar suas dificuldades e fazer intervenções para que eles avancem. Esse momento é imprescindível para o processo de avaliação e planejamento de futuras atividades, observe o desempenho de cada aluno e registre. Trabalhe com dicionários virtuais para que os alunos aprendam autonomamente a sanar suas dúvidas na revisão ortográfica.

Quando todas as histórias estiverem prontas e revisadas é preciso passar para a próxima etapa.

 

 

5ª Atividade

 

Nessa etapa os alunos irão comparar seus textos com outros portadores, neste caso imagéticos, animações, sobre personagens do folclore. A cada sessão converse com os alunos sobre as diferenças e semelhanças entre a animação e a pesquisa que fizeram com os familiares. Peça que eles pesquisem no dicionário o conceito de folclore e estabeleçam relações com o que pesquisaram.

fol3

Fonte da imagem: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3569

Link aonde o filme pode ser encontrado http://www.youtube.com/watch?v=UKXFz5OsNmY&feature=related

 

fol4

 fonte da imagem: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3306

Link aonde encontrará o filme: http://www.youtube.com/watch?v=4dTxX91W4P8&feature=related


 

fol5

 

Fonte da imagem: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2844

Link aonde encontrará o filme: http://www.youtube.com/watch?v=r2uvjgbcMtY&feature=related

 

 

fol6

Fonte da imagem: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4688

 

Link aonde encontrará o filme: http://www.videolog.tv/video.php?id=422284

 


 

fol7

 

 

 Fonte da imagem: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?COD=4377&Exib=1646

Link aonde encontrará o filme: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?COD=4377&Exib=1646


 

 

6ª Atividade

 

Preparação do livro digital, para confeccionar os desenhos sugiro o TuxPaint um software livre de desenho bem fácil de utilizar.

Cada dupla deverá ilustrar sua história.

par7

Fonte da imagem: http://profedirceu.blogspot.com/2010/05/tux-paint.html

 

Segue um link para um tutorial do programa:

http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/tuxpaint/tutorial_tuxpaint.pdf

 

par5

fonte da imagem: http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/tuxpaint/tutorial_tuxpaint.pdf

 

7ª Atividade:

 

Organize as histórias ilustradas em uma única apresentação, faça uma eleição para um desenho da capa e contra-capa. Coloque autoria e agradecimentos.

Grave em CDS e marque uma visita a bibliotecas da escola e do bairro para que os próprios alunos façam a entrega do livro digital.

Marque na sala de aula um dia para os familiares prestigiarem o trabalho dos alunos. Agradeço-os pela colaboração no desenvolvimento das atividades.

Recursos Complementares
Avaliação

Elabore um portfólio de cada aluno e registre suas análises quanto a:

Autonomia em relação à pesquisa

Transcrição dos dados

Elaboração textual

Análise ortográfica

Trabalho em grupo

Comunicação através de imagem

Fluência nos debates.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.