09/06/2011
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Substâncias químicas.
Reações químicas.
Para o início do estudo do tema "Tem química no lixo" sugerimos que o professor apresente as imagens apontadas a seguir na sequência que ilustra a trajetória de um alimento de origem vegetal, no caso o tomate, partindo de sua colheita até o descarte no lixo e sua destinação ao aterro sanitário (ou lixão), como resíduo orgânico, quando não é utilizado na alimentação humana ou na de outros animais.
O professor deverá salvar previamente as imagens em seu computador UCA, usando o aplicativo "KolourPaint" ou o "kPresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente). Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Imagem 1. Disponível em: http://maximoasinelli.files.wordpress.com/2011/03/031110tomate.jpg. Acessado em 14/05/2011.
Imagem 2. Disponível em: http://blig.ig.com.br/distaks/files/2009/11/tomate.jpg. Acessado em 14/05/2011
Imagem 3- Disponível em: http://www.informacaonutricional.net/nutricao/wp-content/uploads/2009/08/extrato-tomate.png. Acessado em 14/05/2011
Imagem 4- Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_HUTIOI2Pe40/TBLL7y7MJAI/AAAAAAAACC0/bS3YHW9DhO4/s1600/linguini_almodegas_tomate02.jpg. Acessado em 14/05/2011
Imagem 5- Disponível em:http://2.bp.blogspot.com/_6wzxeYtBl6A/TDdaNZL7coI/AAAAAAAACn8/t714L7PcBB8/s1600/tomate-podre.jpg. Acessado em 14/05/2011
Imagem 6- Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/reciclagem-inteligente-abre325x167.jpg. Acessado em 14/05/2011
Imagem 7- Disponível em: http://www.redeclaret.com.br/upload/noticiaImagens/4336g.jpg. Acessado em 14/05/2011
Imagem 8- Disponível em: http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_lixo_aterro_maringa_250709.jpg. Acessado em 14/05/2011.
O professor deverá orientar a observação das imagens que deverão ser exploradas tanto individualmente quanto no conjunto.
Na primeira imagem é necessário o reconhecimento do tomate como um alimento de origem orgânica, como parte de um ser vivo ou organismo. Já nas imagens 5 e 6, o tomate é considerado um resíduo orgânico, inadequado para a alimentação humana e passível de ser descartado.
Além das perguntas e dos comentários espontâneos feitos pelos alunos (que certamente ampliarão e enriquecerão a discussão), para cada imagem o professor deverá lançar indagações, como:
Para o fechamento da discussão, buscando uma visão do processo ilustrado, o professor poderá fazer indagações como:
Após a discussão e elaboração verbal da sequência de acontecimentos envolvendo esse alimento, muitas vezes destinado ao lixo devido à sua suscetibilidade à decomposição, o professor deverá organizar a turma em grupos de três alunos para que montem um texto criativo no qual demonstrem a sua compreensão a respeito da decomposição dos alimentos no cotidiano e a geração de lixo. Os textos deverão ser digitados utilizando o editor de texto do computador UCA, o KWord. O grupo deverá salvar o texto com o título que lhe atribuírem e enviar para o professor, por e-mail, para avaliação.
O professor deverá organizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir o vídeo sugerido a seguir. Para que os alunos possam assistir ao vídeo, cada um poderá acessar diretamente a internet de seu computador UCA. Outra possibilidade é a do professor salvar previamente o vídeo em seu computador UCA, e disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Cada grupo de alunos deverá assistir ao vídeo e discuti-lo a partir de questões ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugestões a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los aos colegas de sala. Cada grupo deverá digitar o texto no "KWord" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.
Vídeo: Ilha das flores. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RBhmynnz7ZU&NR=1. Acessado em: 15/05/2011,
Itens para discussão do filme:
O professor deverá orientar aos alunos para que façam observações do lixo em sua casa por, no mínimo, 5 dias. Deverão ficar atentos às transformações que os resíduos destinados ao lixo forem apresentando a cada dia, registrando-as por meio de fotos tiradas com seu computador UCA e salvas em "Minhas imagens".
Além do registro meio de imagens, os alunos deverão construir uma tabela onde registrarão as transformações observadas nos resíduos jogados no lixo de sua casa. Deverão destacar pelo menos quatro tipos de resíduos e as transformações sofridas por eles ao longo desses dias de observação. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, o KWord.
Sugestões de aspectos a serem observados e anotados em “mudanças observadas”: liberação de gases (cheiro); mudança de cor (escurecimento); alterações de textura dos materiais (amolecimento ou endurecimento) etc., que caracterizam a ocorrência de reações químicas.
Transformações |
Mudanças observadas |
1- Apodrecimento de uma fruta |
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2- |
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3- |
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4- |
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Após a realização da atividade 3, na aula seguinte, os alunos deverão se reunir em grupos de 5 e cada grupo deverá fazer as atividades descritas nos itens a seguir. Estas atividades deverão ser apresentadas em sala de aula e, posteriormente, enviadas ao professor por e-mail (ou passadas para o seu computador por pen drives) para avaliação.
Após a apresentação dos grupos, o professor deverá fazer um fechamento tendo como referência aquilo que os alunos trouxeram, focalizando as transformações (reações) químicas presentes nos dados apresentados. Enfatizar que, com o passar do tempo, os resíduos sólidos que são destinados ao lixo sofrem uma série de transformações, mudanças. Muda a cor, o cheiro, a aparência. Ou seja, as características iniciais do lixo depois de certo tempo mudam consideravelmente. Um bom exemplo dessas transformações é a degradação de alimentos. Não há dúvida de que as características de um alimento mudam depois que ele vai para o lixo. Identificar essas transformações é fundamental no estudo da Química. Mas é também muito importante pelos impactos ambientais que provocam.
Dito isso, o professor deverá apresentar e explorar a seguinte imagem. Deverá salvar previamente a imagem em seu computador UCA, usando o aplicativo "KolourPaint" ou o "kPresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente). Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Imagem disponível em: http://www.chacaradeorganicos.com.br/wp-content/uploads/2010/07/Compostagem.jpg. Acessado em 15/05/2011.
A partir da imagem que ilustra o ciclo da matéria orgânica, o professor deverá encaminhar a discussão para as duas possíveis destinações dos restos de alimentos: o lixo ou a compostagem.
Para ampliar essa discussão, o professor deverá dividir a turma em dois grupos: A e B. Cada grupo fará pesquisas a respeito de uma das possibilidades de destinação de alimentos depois de estragados. O professor deverá fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Cada aluno poderá acessar o endereço de seu computador, diretamente da internet, ou por rede. Fazer a leitura de todo o texto e, em seguida, registrar aquilo que considerar mais importante.
O grupo "A" deverá pesquisar sobre a destinação dos resíduos orgânicos para o lixo e suas consequências.
Referências para a pesquisa
Lixo doméstico. Disponível em: http://www.infoescola.com/ecologia/lixo-domestico/. Acessado em 16/05/2011.
Um problema chamado lixo. Disponível em: http://www.lixodomestico.net63.net/index.php. Acessado em 16/05/2011
Decomposição do lixo. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php. Acessado em 16/05/2011.
Chorume. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chorume. Acessado em 16/05/2011
Chorume. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/chorume.htm. Acessado em 16/05/2011
Chorume. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/chorume.htm. Acessado em 16/05/2011.
Resultados da Destinação Correta do Lixo. Disponível em: http://www.lixodomestico.net63.net/destino_lixo.php. Acessado em 16/05/2011.
O grupo "B" deverá pesquisar sobre a destinação dos resíduos orgânicos para a compostagem e suas consequências
Referências para a pesquisa
Compostagem. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt10.htm. Acessado em 16/05/2011
Processo de compostagem. Disponível em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm. Acessado em 16/05/2011
Um problema chamado lixo. Disponível em: http://www.lixodomestico.net63.net/index.php. Acessado em 16/05/2011
Compostagem. Disponível em: http://www.lixodomestico.net63.net/compostagem.php. Acessado em 16/05/2011.
Resultados da Destinação Correta do Lixo. Disponível em: http://www.lixodomestico.net63.net/destino_lixo.php. Acessado em 16/05/2011.
Lixo doméstico. Disponível em: http://www.infoescola.com/ecologia/lixo-domestico/. Acessado em 16/05/2011
Reciclando o lixo doméstico. disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dINUL2FUbVE&NR=1&feature=fvwp. Acessado em 16/05/2011.
Atividade 6- Discussão e montagem das apresentações do conteúdo pesquisado
Terminados os registros, cada grupo de quatro alunos, dois do grupo "A" e dois do grupo "B", deverão discutir o conteúdo pesquisado, na seguinte perspectiva:
Após a discussão, o grupo deverá montar uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando o "KPresenter" disponível em seu computador. Imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação. As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Atividade 7- Socialização do trabalho do grupo
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos que se fizerem necessários.
Cavucando o lixo. Disponível em: http://super.abril.com.br/ecologia/cavucando-lixo-447921.shtml. Acessado em 16/05/2011.
Lixo: desafios e compromissos. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/3736131/Quimica-Cadernos-Tematicos-Lixo. Acessado em 16/05/2011.
O chorume no meio ambiente. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/chorume-no-meio-ambiente.htm. Acessado em 16/05/2011.
Avaliação da toxidade do chorume do aterro sanitário do município de Limeira. Disponível em: http://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xiiicongresso/cdrom/pdfN/506.pdf. Acessado em 16/05/2011
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos produzidos pelos grupos a partir da discussão das imagens (atividade 1) e do documentário (atividade 2); as fotos, o painel de fotos, as tabelas de dados e o texto produzidos nas atividades 3 e 4; a pesquisa, a discussão e a apresentação nas atividades 5 e 6.
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