Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Região Sul do Brasil – UCA.

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a localização desta região no mapa do Brasil;
  • Analisar os diferentes aspectos naturais, sociais e econômicos presentes na região Sul;
  • Avaliar os principais problemas urbanos presentes na região Sul, tais como desemprego, saneamento básico “Coleta e tratamento de esgoto, Tratamento e distribuição de água” e Violência.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cartografia e formação do território brasileiro.

Estratégias e recursos da aula
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
 
 
 
  Atividade 1 – Localização da região Nordeste
 
 
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor deverá solicitar aos alunos que através de seu laptop, interligado à internet acesse o sítio abaixo, conforme mostra link e tela a seguir:
 
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 15/05/2011.
 
Imagem 1
 
 
Após acessar a página acima, o aluno irá clicar no link “Brasil (estados e regiões)”, conforme mostra a tela abaixo, e analisar o mapa do Brasil com todas as regiões.
 
 
Imagm 2
 
 
Em seguida irá clicar no link “Região Sul”, conforme mostra a tela abaixo, e observar o mapa apenas da região Sul.
 
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_sul_gde.gif. Acessado em: 15/05/2011.
 
Região Sul
 
 
O objetivo desta atividade é o aluno aprender a localizar a região Sul no mapa do Brasil.
 
Para isso, quando o aluno estiver com mapa da região Sul aberto no laptop, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos:
 
  • Quantos estados possuem esta região?
  • Quais são os estados?
  • Quais são as capitais desses estados?
 
O professor deverá pedir aos alunos que salvem o mapa em seu laptop e usando o programa “KolourPaint” faça uma legenda identificando os estados e as capitais da região Sul.
 
  • Passos para acessar o KolourPaint: Metasys, Aplicativos, Aplicações Gráficas, Ferramenta de pintura.
 
 
Atividade 2 – Conhecendo a região Sul
 
 
 
O professor irá pedir para cada aluno através de seu laptop interligado a internet, assistir a um vídeo no youtube conforme mostra link e tela abaixo:
 
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fg1F8l7DDMo&feature=related. Acessado em 15/05/2011.
 
Vídeo   
 
 
Após a turma ter assistido ao vídeo, será proposto um debate em sala. Sendo o professor um mediador do conhecimento, ele irá auxiliar na condução e organização do debate, para isso, deverá apresentar algumas questões, tais como:
 
  • Qual o assunto é retratado no vídeo?
  • Quais os tipos de relevo e vegetação são apontados no vídeo?
  • Qual o clima predominante na região?
  • Quais são os destaques hidrográficos da região que o vídeo aponta?
  • Quais aspectos econômicos sustentam a economia da região Sul?
 
O professor deverá ouvir as respostas incentivando todos os alunos a participarem deste momento de troca. Em seguida, realizar um fechamento das ideias, abordando o assunto apresentado no vídeo e as colocações da turma durante o debate.
Em seguida o professor irá solicitar aos alunos que construam um texto no Kword de seu laptop, colocando tudo que entendeu a partir do vídeo e debate realizado em sala.
 
  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.
 
Após todos os alunos terem escrito o texto, o professor irá solicitar que eles dividam em grupos de no máximo cinco alunos e elaborem um único texto a partir das ideias colocadas no texto anterior. Este texto também será digitado no Kword do laptop.
 
 
 
Atividade 3 – Ampliando o conhecimento sobre a região Sul
 
 
 
Neste momento o professor irá solicitar aos grupos que construam um blog a partir do sítio http://www.criarumblog.com/.
O texto elaborado pelo grupo na atividade anterior deverá ser a primeira informação contida no blog, em seguida os alunos irão buscar mais informações para alimentar o blog.
 
Para isso irão primeiramente encontrar imagens através de pesquisas realizadas no sítio www.google.com.br. Conforme mostra links e imagens postas abaixo:
 
 
Mata de Araucária
 
Mata de Araucária
 
 
 
Campos
 
Campos
 
 
 
Relevo da região Sul
 
Relevo
Imagem disponível em: http://regiaosul-7b.blogspot.com/. Acessado em: 15/05/2011.
 
 
 
Cataratas do Iguaçu
 
Cataratas do Iguaçu
Imagem disponível em: http://eco-natureza.blogspot.com/. Acessado em: 15/05/2011.
 
 
 
Usina de Itaipu
 
Usina de Itaipu
 
 
Com o intuito da turma ter maior embasamento teórico para construção do blog, os grupos irão fazer uma pesquisa em alguns sítios, sendo eles:
 
 
http://www.portalbrasil.net/regiao_sul.htm. Acessado em: 15/05/2011.
http://www.escolakids.com/regiao-sul.htm. Acessado em 15/05/2011.
 
 
Após leitura de todos os sítios citados acima, o grupo irá apontar as características da região Sul, tais como: área, vegetação, clima, rios, principais produtos produzidos, dentre outros. Lembrando que só irá para o blog informações que ainda não estejam contidas no texto anterior.
 
 
 
Atividade 4 – Conhecendo alguns problemas urbanos presentes na região Sul
 
 
Para dar continuidade na construção do blog, os grupos irão assistir a um vídeo através de seu laptop interligado a internet disponível no www.youtube.com, que traz alguns problemas de saneamento básico encontrados na região Sul. Conforme mostra link e tela abaixo:
 
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ahDPrz18-Qw&feature=related. Acessado em 15/05/2011.
 
Video
 
 
Após assistirem ao vídeo o grupo irá discutir a seguinte questão:
 
  • Quais são os principais problemas de saneamento básico que o vídeo aponta?
 
Após reflexão feita pelo grupo e obtenção da resposta, eles irão colocar no blog o vídeo, a questão e a resposta da questão elaborada pelo grupo.
 
 
Atividade 5 – Apresentações das atividades
 
 
Com o término das atividades e criação do blog, os grupos irão apresentar para a turma e professor o blog que eles criaram.
Lembrando que para as apresentações deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.
Cada grupo deverá ter no máximo quinze minutos para a apresentação das atividades e no intervalo de cada apresentação o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos sem exceção expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala comparando as particularidades de cada região com a região que eles vivem, e também trazer alguns aspectos que influenciam na vida deles enquanto cidadãos inseridos neste espaço.
Recursos Complementares

 

Os seguintes endereços serão utilizados na elaboração das atividades da aula e auxilio ao professor. 

http://www.youtube.com.  Acessado em 15/05/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.           

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 15/05/2011. Sítio para criação do blog.

http://www.brasilescola.com. Acessado em 15/05/2011. Sítio usado para auxílio da pesquisa.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.