Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – Localização da região Nordeste
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor deverá solicitar aos alunos que através de seu laptop, interligado à internet acesse o sítio abaixo, conforme mostra link e tela a seguir:
Após acessar a página acima, o aluno irá clicar no link “Brasil (estados e regiões)”, conforme mostra a tela abaixo, e analisar o mapa do Brasil com todas as regiões.
Em seguida irá clicar no link “Região Sul”, conforme mostra a tela abaixo, e observar o mapa apenas da região Sul.
O objetivo desta atividade é o aluno aprender a localizar a região Sul no mapa do Brasil.
Para isso, quando o aluno estiver com mapa da região Sul aberto no laptop, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos:
O professor deverá pedir aos alunos que salvem o mapa em seu laptop e usando o programa “KolourPaint” faça uma legenda identificando os estados e as capitais da região Sul.
-
Passos para acessar o KolourPaint: Metasys, Aplicativos, Aplicações Gráficas, Ferramenta de pintura.
Atividade 2 – Conhecendo a região Sul
O professor irá pedir para cada aluno através de seu laptop interligado a internet, assistir a um vídeo no youtube conforme mostra link e tela abaixo:
Após a turma ter assistido ao vídeo, será proposto um debate em sala. Sendo o professor um mediador do conhecimento, ele irá auxiliar na condução e organização do debate, para isso, deverá apresentar algumas questões, tais como:
-
Qual o assunto é retratado no vídeo?
-
Quais os tipos de relevo e vegetação são apontados no vídeo?
-
Qual o clima predominante na região?
-
Quais são os destaques hidrográficos da região que o vídeo aponta?
-
Quais aspectos econômicos sustentam a economia da região Sul?
O professor deverá ouvir as respostas incentivando todos os alunos a participarem deste momento de troca. Em seguida, realizar um fechamento das ideias, abordando o assunto apresentado no vídeo e as colocações da turma durante o debate.
Em seguida o professor irá solicitar aos alunos que construam um texto no Kword de seu laptop, colocando tudo que entendeu a partir do vídeo e debate realizado em sala.
Após todos os alunos terem escrito o texto, o professor irá solicitar que eles dividam em grupos de no máximo cinco alunos e elaborem um único texto a partir das ideias colocadas no texto anterior. Este texto também será digitado no Kword do laptop.
Atividade 3 – Ampliando o conhecimento sobre a região Sul
O texto elaborado pelo grupo na atividade anterior deverá ser a primeira informação contida no blog, em seguida os alunos irão buscar mais informações para alimentar o blog.
Para isso irão primeiramente encontrar imagens através de pesquisas realizadas no sítio
www.google.com.br. Conforme mostra links e imagens postas abaixo:
Mata de Araucária
Campos
Relevo da região Sul
Cataratas do Iguaçu
Usina de Itaipu
Com o intuito da turma ter maior embasamento teórico para construção do blog, os grupos irão fazer uma pesquisa em alguns sítios, sendo eles:
Após leitura de todos os sítios citados acima, o grupo irá apontar as características da região Sul, tais como: área, vegetação, clima, rios, principais produtos produzidos, dentre outros. Lembrando que só irá para o blog informações que ainda não estejam contidas no texto anterior.
Atividade 4 – Conhecendo alguns problemas urbanos presentes na região Sul
Para dar continuidade na construção do blog, os grupos irão assistir a um vídeo através de seu laptop interligado a internet disponível no
www.youtube.com, que traz alguns problemas de saneamento básico encontrados na região Sul. Conforme mostra link e tela abaixo:
Após assistirem ao vídeo o grupo irá discutir a seguinte questão:
Após reflexão feita pelo grupo e obtenção da resposta, eles irão colocar no blog o vídeo, a questão e a resposta da questão elaborada pelo grupo.
Atividade 5 – Apresentações das atividades
Com o término das atividades e criação do blog, os grupos irão apresentar para a turma e professor o blog que eles criaram.
Lembrando que para as apresentações deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.
Cada grupo deverá ter no máximo quinze minutos para a apresentação das atividades e no intervalo de cada apresentação o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos sem exceção expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala comparando as particularidades de cada região com a região que eles vivem, e também trazer alguns aspectos que influenciam na vida deles enquanto cidadãos inseridos neste espaço.