Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA- Nossas Brincadeiras favoritas

 

17/06/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar um livro digital das brincadeiras favoritas da turma;
  • Realizar um sarau de brincadeiras com os familiares compartilhando suas brincadeiras favoritas;
  • Utilizar as regras de um jogo para reflexão da escrita;
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Discutir com os alunos sobre a infância hoje e como era antigamente.

Estratégias e recursos da aula

A infância é uma conquista social, em outras épocas as crianças eram consideradas mini adultos, na Educação vários teóricos já provaram a importância da brincadeira e do lúdico para o pleno desenvolvimento do ser humano.

Essa aula tem como objetivo conhecer um pouco mais sobre o universo infantil dos alunos e ao mesmo tempo fazer o contraponto com as brincadeiras tradicionais que fazem parte da nossa história.

Com certeza o recreio (intervalo escolar) será diferente após essa atividade. O processo de ensino-aprendizagem precisa extrapolar a sala de aula e transformar ações. Os alunos ao terminarem seus livros digitais poderão apresentar as outras classes e se tornarem monitores de brincadeiras no intervalo. Com certeza será uma experiência bem interessante.

 

1ª Atividade:

Faça um formulário digital com as seguintes perguntas, compartilhe nos netbooks dos alunos e peça para que eles preencham em seus computadores.

 

Formulário:

 

Quem gosta de brincar...

Nome do aluno:

Do que você mais gosta de brincar?

Aonde você geralmente brinca?

Você prefere brincar sozinho ou acompanhado? Por quê?

Quantas horas por dia você passa brincando?

Quais são seus brinquedos favoritos?

 

2ª Atividade

 

Faça uma tabulação em planilha sobre o perfil da classe em relação aos brinquedos e brincadeiras.

Apresente para os alunos e realize um debate sobre as preferências da classe.

 

3ª Atividade

 

Apresente a tela “Jogos Infantis” de Pieter Bruegel de 1560 e peça para em duplas os alunos listarem o maior número de brincadeiras que conseguirem.

art1

Fonte da imagem:

http://bp1.blogger.com/_fhUGUV9zVg0/R0d-31VxYCI/AAAAAAAABMQ/Ln-HK8KO3p4/s1600-h/%23%23%23%23brueghcg.jpg

Essa obra possui nada mais que 84 tipos de brincadeiras protagonizadas por 250 molequinhos.

 

4ª Atividade

 

Faça uma lista coletiva das brincadeiras que as duplas listaram. Converse com os alunos sobre como era a infância em outras épocas e escute o que eles pensam sobre a infância de hoje. Debata sobre o consumismo em relação aos brinquedos e a relação entre o preço que eles têm e o salário médio do brasileiro.

 

5ª Atividade

 

Proponha para a classe a criação de um livro de brincadeiras, incluindo as preferidas dos alunos e as que encontraram na obra de arte.

Diga que irão trabalhar com fotografia e que irão montar quadros vivos (simulações de brincadeiras)

Cada dupla será responsável por 2 brincadeiras, pelas quais irão criar os quadros vivos e fotografarão e depois irão criar um texto descrevendo a brincadeira e suas regras.

 

6ª Atividade

 

Distribua as brincadeiras entre as duplas. Incentive a criatividade na criação dos quadros, inclusive integrando cenários e materiais.  Ajude as duplas a planejarem seus quadros e com a facilidade da máquina digital, tentarem até conseguir uma boa imagem.

 

7ª Atividade

 

Na medida em que os quadros estiverem prontos, oriente aos alunos a inserirem a imagem em um documento de edição de texto.

Cada dupla irá descrever suas 2 brincadeiras.

 

8ª Atividade

 

Nessa etapa do trabalho os alunos irão trocar suas produções com outra dupla que irá fazer a revisão textual, identificando erros ortográficos ou de concordância.

Cabe ao professor orientar cada dupla para que a revisão seja realizada com sucesso.

 

9ª Atividade

 

Combine com alunos a capa do livro. Imprima o livro, encaderne e faça uma cerimônia de entrega para a biblioteca da escola.

As duplas no horário de intervalo poderão orientar os outros alunos a brincarem.

 

 

 






 

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie os alunos quanto a:

A autonomia no desenvolvimento das atividades;

Participação nos debates

Fluência na criação textual.

Habilidade em revisar os textos.

Auto avaliação

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.