20/05/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Essa aula será realizada no pátio da escola ou, preferencialmente, em ambiente externo à sala de aula.
O professor pedirá ao aluno para olhar o ambiente ao seu redor e escolher uma palavra que contemple sua sensação ao deparar com a paisagem. A partir da escolha da palavra e com os laptops em mãos, os alunos serão orientados a digitar a palavra no KWord. Após digitá-la, o aluno pode trabalhar a palavra tanto utilizando os recursos do KWord quanto os recursos do programa KolourPaint. Na sequência, como orientação, o professor pedirá aos alunos que utilizem os recursos que o KWord e o KolourPaint oferecem para aproximar a palavra (signo verbal) da sensação obtida ao olhar a paisagem. Essa aproximação deverá ocorrer por meio da utilização dos recursos gráficos dos programas. Por exemplo, supondo que o aluno escolheu a palavra imensidão, ele deverá utilizar os recursos gráficos para tentar transmitir a ideia de imensidão.
Autoria: Walleska (elaboradora da aula)
Importante: professor, caso você sinta dificuldades em explicar ao aluno a ideia de associar signo verbal à sensação utilizando o KWord e/ou o KolourPaint, mostre as imagens abaixo para nortear o trabalho.
Autoria: E. M. de Melo e Castro em:
poesiaeoutrasmidias.arteblog.com.br
Autoria: Ronaldo Azeredo em:
http://www.pco.org.br/conoticias/cultura_2007/27ago_poesia_concreta.html
Autoria: alunos 7º B, 2007, do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo em:
Atividade 2
Após a palavra trabalhada, os alunos, ainda no pátio, farão oralmente uma apresentação breve do processo de criação do que chamaremos, no momento, de "palavra representativa".
Importante: professor, para essa atividade é imprescindível ter disponibilizado e organizado um espaço para a apresentação da palavra que deverá ser projetada em telão para que os alunos vejam ao mesmo tempo o trabalho dos colegas. A socialização pode se dar ainda por meio do encaminhamento por e-mail da palavra, desde que os alunos antecipadamente já tenham uma lista compartilhada do endereço de e-mail uns dos outros.
Nesta etapa, os alunos farão a exposição oral desde o momento da sensação ao ver a paisagem até a escolha por um ou outro recurso disponível nos programas. Os colegas poderão apreciar o trabalho, por meio de intervenções após a apresentação.
Aula 2
Atividade 1
No primeiro momento da aula, o professor pedirá aos alunos para acessarem o site http://poesiaeoutrasmidias.arteblog.com.br/ e lerem a poesia de José Paulo Paes.
Convite José Paulo Paes Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio,pião de tanto brincar se gastam. As palavras não: quanto mais se brinca com elas mais novas ficam. Como a água do rio que é água sempre nova. Como cada dia que é sempre um novo dia. Vamos brincar de poesia? |
Após a leitura do poema, os alunos terão de relacioná-lo com a atividade da aula passada: associar signo verbal à sensação obtida ao ver a paisagem utilizando os recursos dos programas KWord e/ou KolourPaint. Para início da discussão, o professor questionará:
Atividade 2
Neste momento da aula, o professor tratará especificamente de dizer aos alunos que a atividade da aula passada foi uma introdução para o estudo dos poemas concretos. Para melhor aclarar os alunos, o docente demandará o acesso dos discentes a uma lista de sites para conhecerem alguns dos poemas concretos disponíveis na rede. Após o acesso, pedirá que os alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas para montarem uma apresentação dos poemas que mais chamaram a atenção deles com a respectiva justificativa.
Importante: professor, a criação da apresentação deverá ser realizada no KPresenter.
Seguem alguns links como sugestão para a visualização de poemas concretos:
http://concretismo.arteblog.com.br/
http://www.pco.org.br/conoticias/cultura_2007/27ago_poesia_concreta.html
http://www2.uol.com.br/augustodecampos/poemas.htm
http://www.literaturaemfoco.com/?p=2991 (Neste link, há 4 poemas com suas respectivas análises)
Os alunos também podem selecionar o link "Imagens" de qualquer site de busca e digitarem "poemas concretos".
O final da aula será para as apresentações dos poemas concretos que os alunos escolheram durante a pesquisa.
Professor: durante a apresentação é importante que os alunos digam sobre suas impressões acerca dos poemas escolhidos e façam uma breve análise entre forma do poema e sentidos possíveis.
Aula 3
Atividade 1
Para conhecerem melhor o movimento concretista brasileiro, os alunos, no primeiro momento desta aula, lerão os textos disponíveis nos links abaixo:
http://www.infoescola.com/literatura/concretismo/
http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/concretismo-1.htm
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/concretismo.htm
e assistirão:
1) ao próprio Haroldo Campos, um poeta concretista, falando sobre a poesia concreta no Programa Roda Viva:
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=0oKlfa0bVWs
2) a um vídeo que trata da definição do movimento concretista nas artes e na literatura:
http://www.youtube.com/watch?v=XlGTPmhSpwA&feature=related
Depois da leitura e dos vídeos, os alunos criarão um texto no KWord sobre o movimento concretista: o que foi e as principais características. O texto deve ser enviado para o e-mail do professor a fim de ser corrigido e, depois (se necessário passar pela reescrita), guardado em um banco de textos individual.
Atividade 2
Nessa atividade, os alunos conhecerão as possibilidades virtuais de trabalhar o poema concreto. Ou seja, verão que, para além da forma tradicional da poesia concreta, eles terão acesso ao poema virtual que trabalha com o signo verbal em movimento, entrelaçado a cores, a sons, ao espaço redimensionado etc, o que provoca outras reações no interlocutor.
Para análise oral realizada junto com os alunos, o professor exibirá os poemas:
1) Eixo
Autoria: desconhecida
http://www.youtube.com/watch?v=Z3IjDcgJ0Eg&feature=related
Depois indagará:
2) Autoria: poema de Augusto de Campos com fotos de Geraldo de Barros
http://www.youtube.com/watch?v=zl_xY0S5w24&feature=related
Depois indagará:
3) O tempo está passando
Autoria: Márcio Valério
http://www.youtube.com/watch?v=1vngr64S6ew&feature=related
Depois indagará:
Aula 4
Atividade
Esta aula será destinada à criação de poemas concretos virtuais.
Obs.: é possível utilizar a "palavra representativa" da primeira aula.
O professor dividirá a turma em grupos de até 4 pessoas e informará sobre as etapas do trabalho, conforme tabela a seguir:
1) Criar a ideia para o poema concreto. |
2) Estabelecer as possibilidades virtuais para o poema concreto. |
3) Eleger os programas e ferramentas disponíveis no laptop que serão utilizados (KPresenter, Audacity, KRecord) para a virtualização do poema concreto. |
4) Elaborar o poema concreto virtual. |
5) Testar a apresentação. |
Aula 5
Atividade
Os alunos apresentarão aos colegas os poemas concretos virtuais criados.
Importante: professor, você pode organizar a visualização dos poemas criados por toda a escola. Basta fixar um projetor, por exemplo, em algum local da escola que julgar pertinente e deixar a apresentação se repetindo. Outra opção - os próprios alunos se organizarão no momento do recreio e exporão seus trabalhos.
Para leitura do professor:
http://po-ex.net/index.php?option=com_content&task=view&id=113&Itemid=31&lang=
http://po-ex.net/index.php?option=com_content&task=view&id=112&Itemid=31&lang=
http://po-ex.net/index.php?option=com_content&task=view&id=68&Itemid=31&lang=
Na proposta apresentada, os alunos serão avaliados com base na realização das atividades propostas:
i) criação da "palavra representativa";
ii) participação nas análises orais coletivas;
iii) criação de um poema concreto virtual.
O que o professor não pode deixar de considerar é o entusiasmo do aluno na descoberta da possibilidade de usos virtuais poéticos.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/10/2013
Cinco estrelasGostei muito dos conteúdos da aula sobre poesia concreta. Me deu uma luz, e assim poder explicar melhor para os meus alunos, sobre o referido tema.
08/09/2012
Cinco estrelasSão atividades interessantíssimas, já que permitem aos alunos o uso de recursos virtuais, algo que os faz descobrir novas utilidades para a internet e outros recursos. parabéns, é uma aula inovadora.
28/05/2012
Cinco estrelasmuito educativo uma forma que enclui diversao com ensino mais com muita ajuda isso vai longe
05/07/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante, e é bem o qe os alunos costumam gostar, ou seja, mostram mais interesse nesses tipos de aulas criativas , em que eles, os alunos, podem viajar com criatividade. Parabéns!