Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – O poema concreto: possibilidades virtuais

 

20/05/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar poemas concretos: forma tradicional e possibilidades virtuais.
  • Criar poemas concretos considerando o meio virtual.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Poema - estudo básico
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  •  trabalho em grupo;
  • trabalho em ambiente externo;
  • análise coletiva;
  • composição textual individual;
  • pesquisa.

 

Recursos:

  •  laptop (Classmate) com acesso à Internet;
  • projetor.

 

ESEBA

 

 Aula 1

Atividade 1

 

Essa aula será realizada no pátio da escola ou, preferencialmente, em ambiente externo à sala de aula.

 

O professor pedirá ao aluno para olhar o ambiente ao seu redor e escolher uma palavra que contemple sua sensação ao deparar com a paisagem. A partir da escolha da palavra e com os laptops em mãos, os alunos serão orientados a digitar a palavra no KWord. Após digitá-la, o aluno pode trabalhar a palavra tanto utilizando os recursos do KWord quanto os recursos do programa KolourPaint. Na sequência, como orientação, o professor pedirá aos alunos que utilizem os recursos que o KWord e o KolourPaint oferecem para aproximar a palavra (signo verbal) da sensação obtida ao olhar a paisagem. Essa aproximação deverá ocorrer por meio da utilização dos recursos gráficos dos programas. Por exemplo, supondo que o aluno escolheu a palavra imensidão, ele deverá utilizar os recursos gráficos para tentar transmitir a ideia de imensidão.

1  

 Autoria: Walleska (elaboradora da aula)

Importante: professor, caso você sinta dificuldades em explicar ao aluno a ideia de associar signo verbal à sensação utilizando o KWord e/ou o KolourPaint, mostre as imagens abaixo para nortear o trabalho.

 

2  

Autoria: E. M. de Melo e Castro em:

poesiaeoutrasmidias.arteblog.com.br

 

3  

Autoria: Ronaldo Azeredo em:

http://www.pco.org.br/conoticias/cultura_2007/27ago_poesia_concreta.html 

 

4  

Autoria: alunos 7º B, 2007, do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo em:

http://3.bp.blogspot.com/_9qPIIQAoCc8/RlF40ASXfuI/AAAAAAAAAGM/w8FMvMEVYL0/s1600-h/poemaconcreto-1321_7b.jpg

 

 

Atividade 2

 

Após a palavra trabalhada, os alunos, ainda no pátio, farão oralmente uma apresentação breve do processo de criação do que chamaremos, no momento, de "palavra representativa".

  

Importante: professor, para essa atividade é imprescindível ter disponibilizado e organizado um espaço para a apresentação da palavra que deverá ser projetada em telão para que os alunos vejam ao mesmo tempo o trabalho dos colegas. A socialização pode se dar ainda por meio do encaminhamento por e-mail da palavra, desde que os alunos antecipadamente já tenham uma lista compartilhada do endereço de e-mail uns dos outros. 

 

Nesta etapa, os alunos farão a exposição oral desde o momento da sensação ao ver a paisagem até a escolha por um ou outro recurso disponível nos programas. Os colegas poderão apreciar o trabalho, por meio de intervenções após a apresentação.

 

Aula 2

Atividade 1

 

No primeiro momento da aula, o professor pedirá aos alunos para acessarem o site  http://poesiaeoutrasmidias.arteblog.com.br/   e lerem a poesia de José Paulo Paes.

Convite
José Paulo Paes

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.

Só que
bola, papagaio,pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.

Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia
que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

 

Após a leitura do poema, os alunos terão de relacioná-lo com a atividade da aula passada: associar signo verbal à sensação obtida ao ver a paisagem utilizando os recursos dos programas KWord e/ou KolourPaint. Para início da discussão, o professor questionará:

  • A atividade que realizamos na última aula pode ser entendida como uma brincadeira com as palavras, conforme propõe José Paulo Paes no poema "Convite"? Comentem.
  • Há possibilidades de chamarmos a palavra que trabalhamos, por meio dos recursos gráficos dos programas disponíveis, de poesia? O que vocês pensam disso?
  • Vocês concordam com a ideia de José Paulo Paes quando ele explica que "quanto mais se brinca com as palavras, mais novas elas ficam"?

 

Atividade 2

 

Neste momento da aula, o professor tratará especificamente de dizer aos alunos que a atividade da aula passada foi uma introdução para o estudo dos poemas concretos. Para melhor aclarar os alunos, o docente demandará o acesso dos discentes a uma lista de sites para conhecerem alguns dos poemas concretos disponíveis na rede. Após o acesso, pedirá que os alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas para montarem uma apresentação dos poemas que mais chamaram a atenção deles com a respectiva justificativa. 

Importante: professor, a criação da apresentação deverá ser realizada no KPresenter.

Seguem alguns links como sugestão para a visualização de poemas concretos:

http://concretismo.arteblog.com.br/ 

http://www.pco.org.br/conoticias/cultura_2007/27ago_poesia_concreta.html

http://www2.uol.com.br/augustodecampos/poemas.htm 

http://www.literaturaemfoco.com/?p=2991 (Neste link, há 4 poemas com suas respectivas análises)

Os alunos também podem selecionar o link "Imagens" de qualquer site de busca e digitarem "poemas concretos".

 

O final da aula será para as apresentações dos poemas concretos que os alunos escolheram durante a pesquisa.

Professor: durante a apresentação é importante que os alunos digam sobre suas impressões acerca dos poemas escolhidos e façam uma breve análise entre forma do poema e sentidos possíveis.

 

Aula 3

Atividade 1

 

Para conhecerem melhor o movimento concretista brasileiro, os alunos, no primeiro momento desta aula, lerão os textos disponíveis nos links abaixo:

http://www.infoescola.com/literatura/concretismo/ 

http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/concretismo-1.htm 

http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/concretismo.htm 

 e assistirão:

1)  ao próprio Haroldo Campos, um poeta concretista, falando sobre a poesia concreta no Programa Roda Viva:

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=0oKlfa0bVWs 

5

 

2) a um vídeo que trata da definição do movimento concretista nas artes e na literatura:

http://www.youtube.com/watch?v=XlGTPmhSpwA&feature=related

6

 

Depois da leitura e dos vídeos, os alunos criarão um texto no KWord sobre o movimento concretista: o que foi e as principais características. O texto deve ser enviado para o e-mail do professor a fim de ser corrigido e, depois (se necessário passar pela reescrita), guardado em um banco de textos individual.

 

Atividade 2

Nessa atividade, os alunos conhecerão as possibilidades virtuais de trabalhar o poema concreto. Ou seja, verão que, para além da forma tradicional da poesia concreta, eles terão acesso ao poema virtual que trabalha com o signo verbal em movimento, entrelaçado a cores, a sons, ao espaço redimensionado etc, o que provoca outras reações no interlocutor.

Para análise oral realizada junto com os alunos, o professor exibirá os poemas:

1) Eixo

Autoria: desconhecida

http://www.youtube.com/watch?v=Z3IjDcgJ0Eg&feature=related 

7

 

Depois indagará:

  • Quais recursos foram utilizados para dar dinamismo ao poema?
  • E o que chama sua atenção no poema?
  • Você foi capaz de construir novas imagens ao poema?
  • Como o poema começa e como termina? O que isso sugere?

 

2) Autoria: poema de Augusto de Campos com fotos de Geraldo de Barros

http://www.youtube.com/watch?v=zl_xY0S5w24&feature=related

8

 

Depois indagará:

  • Quais recursos foram utilizados para dar dinamismo ao poema?
  • E o que chama sua atenção no poema?
  • A narração atrapalha ou facilita a construção de sentidos no poema?
  • Você foi capaz de construir novas imagens ao poema?
  • As imagens no plano de fundo interferiram nos sentidos construídos por você? E se fossem outras imagens?

 

3) O tempo está passando

Autoria: Márcio Valério

http://www.youtube.com/watch?v=1vngr64S6ew&feature=related 

 9

 

Depois indagará:

  • Quais recursos foram utilizados para dar dinamismo ao poema?
  • E o que chama sua atenção no poema?
  • O que os barulhos no fundo musical sugerem?
  • Como o poema começa e como termina? O que isso sugere?
  • Consegue perceber formas relacionadas ao título do poema? Quais?

 

 Aula 4

Atividade

 

Esta aula será destinada à criação de poemas concretos virtuais.

Obs.: é possível utilizar a "palavra representativa" da primeira aula.

O professor dividirá a turma em grupos de até 4 pessoas e informará sobre as etapas do trabalho, conforme tabela a seguir:

1) Criar a ideia para o poema concreto.
2) Estabelecer as possibilidades virtuais para o poema concreto.
3) Eleger os programas e ferramentas disponíveis no laptop que serão utilizados (KPresenter, Audacity, KRecord) para a virtualização do poema concreto.
4) Elaborar o poema concreto virtual.
5) Testar a apresentação.

 

Aula 5

Atividade

Os alunos apresentarão aos colegas os poemas concretos virtuais criados.

Importante: professor, você pode organizar a visualização dos poemas criados por toda a escola. Basta fixar um projetor, por exemplo, em algum local da escola que julgar pertinente e deixar a apresentação se repetindo. Outra opção - os próprios alunos se organizarão no momento do recreio e exporão seus trabalhos.

Recursos Complementares
Avaliação

Na proposta apresentada, os alunos serão avaliados com base na realização das atividades propostas:

i) criação da "palavra representativa";

ii) participação nas análises orais coletivas;

iii) criação de um poema concreto virtual.

O que o professor não pode deixar de considerar é o entusiasmo do aluno na descoberta da possibilidade de usos virtuais poéticos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • leila, Escola Rene , Rio de Janeiro - disse:
    leilasouza2008@gmail.com

    20/10/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito dos conteúdos da aula sobre poesia concreta. Me deu uma luz, e assim poder explicar melhor para os meus alunos, sobre o referido tema.


  • Leila Ataides, Centro de Ensino Integrado do Parecis (CEIP) , Mato Grosso - disse:
    leila.ataides@gmail.com

    08/09/2012

    Cinco estrelas

    São atividades interessantíssimas, já que permitem aos alunos o uso de recursos virtuais, algo que os faz descobrir novas utilidades para a internet e outros recursos. parabéns, é uma aula inovadora.


  • Maria Lucia Proença, sao marcos , Paraná - disse:
    maluproenca@yahoo.com.br

    28/05/2012

    Cinco estrelas

    muito educativo uma forma que enclui diversao com ensino mais com muita ajuda isso vai longe


  • Lucineia Bortolotto, ESC EST EDUC BAS FREI CASIMIRO ZAFFONATO , Rio Grande do Sul - disse:
    lucineiabortolotto@yahoo.com.br

    05/07/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante, e é bem o qe os alunos costumam gostar, ou seja, mostram mais interesse nesses tipos de aulas criativas , em que eles, os alunos, podem viajar com criatividade. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.