04/07/2011
Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Poder |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Memória |
- Os motivos para retirar a capital do Rio de Janeiro e transferi-la para o interior do País.
- A trajetória do projeto que culminou com a escolha da região onde hoje se encontra Brasília.
- Brasília como meta síntese do plano de metas de JK
- A região escolhida para a construção da cidade, assim como as condições de vida e de trabalho dos candangos.
- A importância e relevância do plano piloto de Lúcio Costa e os prédios de Oscar Niemayer para o mundo da arquitetura e urbanismo.
- A marcha para o oeste durante a Era Vargas.
- O governo JK e o Plano de Metas.
- Arquitetura e simbolismos (interdisciplinaridade com a área de artes)
- Arquitetura modernista (interdisciplinaridade com a área de artes)
Aula 1
O professor deverá exibir o documentário “Brasília – a construção de um sonho”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cm4zbgIlAEA&feature=related
Atividade 1
O professor deverá pedir quem leiam em voz alta, alternando uma frase por aluno, o texto “Candangos: sinônimo de coragem e perseverança” (disponível em: http://www.nominuto.com/noticias/cidades/candangos-sinonimo-de-coragem-e-perseveranca/51066/). Para a próxima aula, deverão produzir uma redação opondo a grandiosidade do projeto de Brasília à dura realidade de seus construtores e moradores mais humildes.
Aula 2
O professor deverá propor um debate com os alunos, revisando o documentário:
- Por que construir uma nova capital?
- Quais os motivos que definiram a região escolhida?
- A decisão de privilegiar os automóveis como meio de locomoção foi a mais acertada?
- Quais seriam as outras opções?
- A cidade conseguiu o seu objetivo de ser a meta síntese do Plano de Metas de JK?
Apresentar e discutir a imagem abaixo.
- O que ela quer dizer com “o futuro do passado”?
Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/20110408.jpg
Tradução:
Quadro 1- As verdadeiras aventuras de Liniers / Quando caminha por Brasília...
Quadro 2- Está no futuro do passado.
Quadro 4- Não posso deixar de pensar no filme de Woody Allen.
Outras imagens para fomentar a discussão:
- Estas construções podem ser consideradas tradicionais?
- Em que inovam?
- Qual o sentimento que elas provocam nos alunos?
- Os edifícios e a cidade representam bem as idéias do projeto inicial?
- O que pode comprovar isso?
Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/brasilia_01.jpg
Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/Brazil_Brasilia_01_0.jpg
Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/brasilia_foto.jpg
Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/brasilia.jpg
Atividade 2
Nesta atividade, os alunos poderão experimentar um pouco a trajetória da construção da capital brasileira. O professor deverá apresentar, como introdução, a história do país de Lornórien, para que os alunos possam utilizar analogamente o conhecimento histórico adquirido na última aula e aplicar alguns dos conceitos vistos para elaborar uma nova capital para esta região. A idéia desta atividade lúdica é fazer com que os alunos demonstrem ter compreendido a lógica dos exemplos dados pela construção de Brasília, formando argumentos que tentem emular os utilizados para a capital brasileira a fim de justificar suas opções.
"Lornórien, pequeno país situado nas fronteiras da imaginação, passa por um período de grandes mudanças e planeja a construção de uma nova capital, como símbolo desta nova fase que se inicia. A população lornoriana se concentra na faixa litorânea, onde se encontram as maiores cidades. A grande riqueza produzida pelo país é o petróleo, porém a nação não é rica, possui grandes vazios demográficos e poucos polos industriais. O país também possui uma boa rede hidrográfica, com poucos acidentes geográficos, tornando os rios navegáveis. A produção de gêneros alimentícios se concentra próxima às grandes cidades e não há muitas estradas que liguem as diversas regiões do país, fazendo com que a circulação de alimentos e tecnologia seja baixa".
Mapa de Lornórien:
Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/mapa-1.jpg
Divididos em quatro grupos e inspirados no exemplo de Brasília, os alunos deverão fazer uma proposta para a construção de uma nova capital para Lornórien. No resultado final da produção, os alunos deverão apresentar:
- cartazes com a planta da nova capital;
- maquetes;
- slides com detalhes da cidade;
- projetos dos prédios públicos.
O projeto final deverá:
- apontar a região em que será construída a nova cidade e explicar os motivos de sua escolha;
- mostrar cuidado com a população de trabalhadores migrantes que chegarão à região, com uma rede de serviços públicos;
- mostrar maneiras de conectar a capital com outras regiões do país (rios, estradas, ferrovias);
- criar um conceito que a nova capital deva representar por meio de sua arquitetura;
- demonstrar este conceito em, pelo menos, um prédio público.
Aula 3
Atividade 3
- Cada grupo terá 10 minutos para apresentar a sua cidade.
- Apontar a região escolhida para a construção da capital e justificar a opção
- Os grupos deverão exibir as plantas de suas cidades e expor os ideais que buscam representar através da arquitetura e urbanismo.
- As maquetes com os principais prédios públicos e a urbanização (não será necessário fazer modelos físicos de todos os prédios públicos)
- Apresentar nos slides, o desenho dos principais prédios públicos e explicar quais idéias eles representam
- Após o último grupo, o professor deverá fazer observações que achar pertinentes sobre os trabalhos e estimular o debate entre os alunos,discutindo, por exemplo:
- as soluções apresentadas na escolha do local para a construção da cidade,
- as propostas para evitar problemas sociais e urbanísticos,
- as mensagens transmitidas por intermédio da arquitetura, etc.
- Página do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas sobre a construção de Brasília. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/brasilia.
- Programa “Repórter Justiça – 50 anos de Brasília”: Parte 1 (http://www.youtube.com/watch?v=497Xqz2NsgE) / Parte 2 (http://www.youtube.com/watch?v=hhtD0TZ9Kqg&feature=relmfu) / Parte 3 (http://www.youtube.com/watch?v=EtUDLyUtPoc&feature=relmfu).
Atividade 1:
A análise se dará pela capacidade da redação de atender ao objetivo proposto. O aluno deverá explorar bem a oposição do requinte da cidade no Plano Piloto e as condições de vida dos candangos. O aluno deverá mostrar senso crítico e se posicionar dentro do texto.
Atividade 2:
Para o projeto da nova capital de Lornórien, deverão ser avaliadas:
- a capacidade de análise e argumentação para a escolha do local da construção;
- o conhecimento dos serviços públicos mínimos necessários ao atendimento da população;
- a criatividade na concepção do conceito da nova capital;
- a criatividade e a capacidade na criação do urbanismo e arquitetura da cidade
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!