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A construção de Brasília

 

04/07/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Os motivos para retirar a capital do Rio de Janeiro e transferi-la para o interior do País.

- A trajetória do projeto que culminou com a escolha da região onde hoje se encontra Brasília.

- Brasília como meta síntese do plano de metas de JK

- A região escolhida para a construção da cidade, assim como as condições de vida e de trabalho dos candangos.

- A importância e relevância do plano piloto de Lúcio Costa e os prédios de Oscar Niemayer para o mundo da arquitetura e urbanismo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- A marcha para o oeste durante a Era Vargas.

- O governo JK e o Plano de Metas.

- Arquitetura e simbolismos (interdisciplinaridade com a área de artes)

- Arquitetura modernista (interdisciplinaridade com a área de artes)

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 

O professor deverá exibir o documentário “Brasília – a construção de um sonho”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cm4zbgIlAEA&feature=related

 

Atividade 1 

 

O professor deverá pedir  quem leiam em voz alta, alternando uma frase por aluno, o texto  “Candangos: sinônimo de coragem e perseverança” (disponível em: http://www.nominuto.com/noticias/cidades/candangos-sinonimo-de-coragem-e-perseveranca/51066/). Para a próxima aula, deverão produzir  uma redação opondo a grandiosidade do projeto de Brasília à dura realidade de seus construtores e moradores mais humildes.

 

Aula 2

O professor deverá propor um debate com os alunos, revisando o documentário:

- Por que construir uma nova capital?

- Quais os motivos que definiram a região escolhida?

- A decisão de privilegiar os automóveis como meio de locomoção foi a mais acertada?

- Quais seriam as outras opções?

- A cidade conseguiu o seu objetivo de ser a meta síntese do Plano de Metas de JK?

Apresentar e discutir a imagem abaixo.

- O que ela quer dizer com “o futuro do passado”?

Brasília

 

Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/20110408.jpg

Tradução:

Quadro 1- As verdadeiras aventuras de Liniers / Quando caminha por Brasília...

Quadro 2- Está no futuro do passado.

Quadro 4- Não posso deixar de pensar no filme de Woody Allen.

 

Outras imagens para fomentar a discussão:

- Estas construções podem ser consideradas tradicionais?

- Em que inovam?

- Qual o sentimento que elas provocam nos alunos?

- Os edifícios e a cidade representam bem as idéias do projeto inicial?

- O que pode comprovar isso?

Senado Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/brasilia_01.jpg

CatedralDisponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/Brazil_Brasilia_01_0.jpg

vista geralDisponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/brasilia_foto.jpg

por do solDisponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/brasilia.jpg

 

Atividade 2

 

Nesta atividade, os alunos poderão experimentar um pouco a trajetória da construção da capital brasileira. O professor deverá apresentar, como introdução, a história do país de Lornórien, para que os alunos possam utilizar analogamente o conhecimento histórico adquirido na última aula e aplicar alguns dos conceitos vistos para elaborar uma nova capital para esta região. A idéia desta atividade lúdica é fazer com que os alunos demonstrem ter compreendido a lógica dos exemplos dados pela construção de Brasília, formando argumentos  que tentem emular os utilizados para a capital brasileira a fim de justificar suas opções. 

 

"Lornórien, pequeno país situado nas fronteiras da imaginação, passa por um período de grandes mudanças e planeja a construção de uma nova capital, como símbolo desta nova fase que se inicia.  A população lornoriana se concentra na faixa litorânea, onde se encontram as maiores cidades. A grande riqueza produzida pelo país é o petróleo, porém a nação não é rica, possui grandes vazios demográficos e poucos polos industriais. O país também possui uma boa rede hidrográfica, com poucos acidentes geográficos, tornando os rios navegáveis. A produção de gêneros alimentícios se concentra próxima às grandes cidades e não há muitas estradas que liguem as diversas regiões do país, fazendo com que a circulação de alimentos e tecnologia seja baixa". 

 

Mapa de Lornórien:

Brasília

 

Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/mapa-1.jpg

 

Divididos em quatro grupos e inspirados no exemplo de Brasília, os alunos deverão fazer uma proposta para a construção de uma nova capital  para Lornórien. No resultado final da produção, os alunos deverão apresentar:

 

- cartazes com a planta da nova capital;

- maquetes;

- slides com detalhes da cidade;

- projetos dos prédios públicos.

 

O projeto final deverá:

- apontar a região em que será construída a nova cidade e explicar os motivos de sua escolha;

- mostrar cuidado com a população de trabalhadores migrantes que chegarão à região, com uma rede de serviços públicos;

- mostrar maneiras de conectar a capital com outras regiões do país (rios, estradas, ferrovias);

- criar um conceito que a nova capital deva representar por meio de sua arquitetura;

- demonstrar este conceito em, pelo menos, um prédio público.

 

Aula 3

Atividade 3

- Cada grupo terá 10 minutos para apresentar a sua cidade. 

- Apontar a região escolhida para a construção da capital e justificar a opção

- Os grupos deverão exibir as plantas de suas cidades e expor os ideais que buscam representar através da arquitetura e urbanismo.

- As maquetes com os principais prédios públicos e a urbanização (não será necessário fazer modelos físicos de todos os prédios públicos)

- Apresentar nos slides, o desenho dos principais prédios públicos e explicar quais idéias eles representam

- Após o último grupo, o professor deverá fazer observações que achar pertinentes sobre os trabalhos e estimular o debate entre os alunos,discutindo, por exemplo:

- as soluções apresentadas na escolha do local para a construção da cidade,

- as propostas para evitar problemas sociais e urbanísticos,

- as mensagens transmitidas por intermédio da arquitetura, etc.

Recursos Complementares

 

- Página do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas sobre a construção de Brasília. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/brasilia.

- Programa “Repórter Justiça – 50 anos de Brasília”: Parte 1 (http://www.youtube.com/watch?v=497Xqz2NsgE) / Parte 2 (http://www.youtube.com/watch?v=hhtD0TZ9Kqg&feature=relmfu) / Parte 3  (http://www.youtube.com/watch?v=EtUDLyUtPoc&feature=relmfu).


Avaliação

 

Atividade 1:

A análise se dará pela capacidade da redação de atender ao objetivo proposto. O aluno deverá explorar bem a oposição do requinte da cidade no Plano Piloto e as condições de vida dos candangos. O aluno deverá mostrar senso crítico e se posicionar dentro do texto.

 

Atividade 2:

Para o projeto da nova capital de Lornórien, deverão ser avaliadas:

- a capacidade de análise e argumentação para a escolha do local da construção;

- o conhecimento dos serviços públicos mínimos necessários ao atendimento da população;

- a criatividade na concepção do conceito da nova capital;

- a criatividade e a capacidade na criação do urbanismo e arquitetura da cidade

 

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