Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O alfabeto me ajuda a cozinhar - UCA

 

03/06/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Distinguir diferentes gêneros textuais;
  • Utilizar a receita para trabalhar habilidades de leitura;
  • Classificar os elementos a serem utilizados na receita;
  • Identificar a estrutura do texto instrucional (receita);
  • Identificar os conceitos matemáticos de adição e fração utilizados na receita.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno  conheça diferentes gêneros textuais e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord,   KSpread,  Wxcam, KolourPaint, e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

CONHECENDO VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS

Professor, para a realização desta atividade providencie uma cesta e coloque dentro dela vários gêneros textuais (a quantidade referente ao número de alunos da sala), tais como: letra de música, poesia, receita, parlenda, bula de remédio, convites, bilhetes, entre outros. Para maiores informações sobre o conceito de gêneros textuais, acesse o sítio  www.slmb.ueg.br/iconeletras/artigos/volume4/adriana_santos.pdf   . Organize a roda de conversa da turma e peça para que cada aluno retire um exemplar da cesta  e faça a tentativa de leitura do material. Logo, peça para que individualmente diga qual a função social de cada material retirado. Colabore com a discussão instigando-os a pensarem sobre o tema e direcione caso eles ainda não tenham a compreensão. Veja uma sugestão:

  • Para que serve este texto?
  • Por que ele é importante?
  • Direcionado a qual público?
  • Quem é o remetente?
  • Entre outras questões.

 

Após as falas anuncie aos alunos que a proposta da aula é trabalhar especificamente com o texto instrucional – receita.

Utilizando nos laptops, a ferramenta KWord  (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Peça para que eles em casa, copiem/digitem uma receita de salada de frutas que a família tem o hábito de fazer. Eles deverão trazer esta receita para socializarem com os demais alunos. É importante pedir para que escolham e tragam uma fruta citada na receita para fazermos a salada na escola no próximo dia. 

Veja uma sugestão:

NOME: ______________________________

DATA: ___/___/___

 

TAREFA DE CASA

 

Copie uma receita de SALADA DE FRUTAS que a sua família tem o hábito de fazer. Traga para a escola uma fruta citada para fazermos a salada de nossa turma.

 

 

SALADA DE FRUTAS DA FAMÍLIA DO ANTÔNIO

 

 

 

 

 

 

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

HABILIDADES DE LEITURA

Professor, peça para alguns alunos que leiam a receita que trouxeram de casa, caso tenham dificuldade, colabore com eles mediando e ressaltando suas conquistas.   Após as leituras façam uma votação da salada a ser preparada na sala. Esta atividade poderá ser registrada por meio de um gráfico na ferramenta dos laptops KSpread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica),em inserir gráfico. Veja a sugestão:

 

SALADA DA FAMÍLIA

VOTOS

01

ALBERTO

03

02

CAROLINA

01

03

JANICE

00

04

TARCÍSIO

05

 

 

3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

A RECEITA

-Professor, para a manipulação de alimentos é necessário que a escola providencie toucas higiênicas e que todos lavem as mãos para manipularem os alimentos e não usem anéis. As questões relativas à vigilância sanitária e nutricional deverão permear o trabalho. O sítio a seguir é uma boa referência para eventuais consultas sobre o assunto: 

http://www.anvisa.gov.br/Institucional/snvs/centro_mun.htm 

-Após a higienização das pessoas, do espaço e das frutas trazidas pelos alunos   oriente-os a classificarem as frutas a serem utilizadas, por exemplo: numa vasilha coloquem todas as maçãs, em outra as laranjas e assim por diante. Professor, você também  pode trabalhar com as cores, as texturas, os cheiros, os sabores.

-Em seguida inicie a preparação da salada seguindo as instruções da receita eleita pela turma.  Dessa forma, todos deverão identificar a estrutura do texto instrucional, ou seja, um texto em que devemos obedecer aos comandos, as orientações, as instruções.

-Durante a preparação explore, identifique os conceitos matemáticos de adição e fração utilizados na receita, como: a metade, a dúzia, a dezena, a soma das frutas, a idéia de proporção, se possível a idéia de multiplicação, estimativa. Por fim, o conceito de divisão, será trabalhado, pois o todo (salada) será dividido em partes (alunos e professor).

Professor, este é um momento muito rico, por isso  deve ser registrado por meio de foto e/ou filmagem. Para isto, use a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam). 

 

Salada de Frutas

Fonte: http://www.rodeiogrill.com.br/index.php/pagina/exibir/15 

 

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

AVALIANDO  E SOCIALIZANDO OS TRABALHOS

 

Professor, após o trabalho de diferenciação de gêneros textuais, a leitura e/ou tentativa de leitura das receitas pedidas na tarefa de casa, a construção do gráfico e a preparação e degustação da salada, feche o ciclo de atividades com um ditado das frutas utilizadas para verificar as hipóteses de escrita. São palavras significativas, pois eles as leram na receita, manipularam e degustaram-nas.

Eles poderão digitar as palavras ditadas em seus laptops, utilizando a ferramenta KWord  (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Após a atividade faça a reescrita, caso seja necessário.  Posteriormente, peça para que eles ilustrem as palavras ditadas, na ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura). Imprima as atividades e exponha no mural da escola, para socialização do trabalho.

  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, as atividades sugeridas tentam responder aos objetivos, mas cabe  a você diagnosticar durante a realização das tarefas se os alunos conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É  importante nas atividades de registro fazer a correção coletiva e posteriormente a individual, para observamos o acompanhamento, a atenção de cada aluno. É importante verificar  se eles diferenciam  os diferentes gêneros textuais, a função social de um texto instrucional, e os conceitos matemáticos implícitos e explícitos na atividade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 3/3 - 100%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.