03/06/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno conheça diferentes gêneros textuais e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KSpread, Wxcam, KolourPaint, e Mozilla Firefox.
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CONHECENDO VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS
Professor, para a realização desta atividade providencie uma cesta e coloque dentro dela vários gêneros textuais (a quantidade referente ao número de alunos da sala), tais como: letra de música, poesia, receita, parlenda, bula de remédio, convites, bilhetes, entre outros. Para maiores informações sobre o conceito de gêneros textuais, acesse o sítio www.slmb.ueg.br/iconeletras/artigos/volume4/adriana_santos.pdf . Organize a roda de conversa da turma e peça para que cada aluno retire um exemplar da cesta e faça a tentativa de leitura do material. Logo, peça para que individualmente diga qual a função social de cada material retirado. Colabore com a discussão instigando-os a pensarem sobre o tema e direcione caso eles ainda não tenham a compreensão. Veja uma sugestão:
Após as falas anuncie aos alunos que a proposta da aula é trabalhar especificamente com o texto instrucional – receita.
Utilizando nos laptops, a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Peça para que eles em casa, copiem/digitem uma receita de salada de frutas que a família tem o hábito de fazer. Eles deverão trazer esta receita para socializarem com os demais alunos. É importante pedir para que escolham e tragam uma fruta citada na receita para fazermos a salada na escola no próximo dia.
Veja uma sugestão:
NOME: ______________________________
DATA: ___/___/___
TAREFA DE CASA
Copie uma receita de SALADA DE FRUTAS que a sua família tem o hábito de fazer. Traga para a escola uma fruta citada para fazermos a salada de nossa turma.
SALADA DE FRUTAS DA FAMÍLIA DO ANTÔNIO
|
2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
HABILIDADES DE LEITURA
Professor, peça para alguns alunos que leiam a receita que trouxeram de casa, caso tenham dificuldade, colabore com eles mediando e ressaltando suas conquistas. Após as leituras façam uma votação da salada a ser preparada na sala. Esta atividade poderá ser registrada por meio de um gráfico na ferramenta dos laptops KSpread (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Planilha Eletrônica),em inserir gráfico. Veja a sugestão:
Nº |
SALADA DA FAMÍLIA |
VOTOS |
01 |
ALBERTO |
03 |
02 |
CAROLINA |
01 |
03 |
JANICE |
00 |
04 |
TARCÍSIO |
05 |
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
A RECEITA
-Professor, para a manipulação de alimentos é necessário que a escola providencie toucas higiênicas e que todos lavem as mãos para manipularem os alimentos e não usem anéis. As questões relativas à vigilância sanitária e nutricional deverão permear o trabalho. O sítio a seguir é uma boa referência para eventuais consultas sobre o assunto:
http://www.anvisa.gov.br/Institucional/snvs/centro_mun.htm
-Após a higienização das pessoas, do espaço e das frutas trazidas pelos alunos oriente-os a classificarem as frutas a serem utilizadas, por exemplo: numa vasilha coloquem todas as maçãs, em outra as laranjas e assim por diante. Professor, você também pode trabalhar com as cores, as texturas, os cheiros, os sabores.
-Em seguida inicie a preparação da salada seguindo as instruções da receita eleita pela turma. Dessa forma, todos deverão identificar a estrutura do texto instrucional, ou seja, um texto em que devemos obedecer aos comandos, as orientações, as instruções.
-Durante a preparação explore, identifique os conceitos matemáticos de adição e fração utilizados na receita, como: a metade, a dúzia, a dezena, a soma das frutas, a idéia de proporção, se possível a idéia de multiplicação, estimativa. Por fim, o conceito de divisão, será trabalhado, pois o todo (salada) será dividido em partes (alunos e professor).
Professor, este é um momento muito rico, por isso deve ser registrado por meio de foto e/ou filmagem. Para isto, use a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).
Fonte: http://www.rodeiogrill.com.br/index.php/pagina/exibir/15
4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
AVALIANDO E SOCIALIZANDO OS TRABALHOS
Professor, após o trabalho de diferenciação de gêneros textuais, a leitura e/ou tentativa de leitura das receitas pedidas na tarefa de casa, a construção do gráfico e a preparação e degustação da salada, feche o ciclo de atividades com um ditado das frutas utilizadas para verificar as hipóteses de escrita. São palavras significativas, pois eles as leram na receita, manipularam e degustaram-nas.
Eles poderão digitar as palavras ditadas em seus laptops, utilizando a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Após a atividade faça a reescrita, caso seja necessário. Posteriormente, peça para que eles ilustrem as palavras ditadas, na ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura). Imprima as atividades e exponha no mural da escola, para socialização do trabalho.
www.slmb.ueg.br/iconeletras/artigos/volume4/adriana_santos.pdf
http://www.anvisa.gov.br/Institucional/snvs/centro_mun.htm
Professor, as atividades sugeridas tentam responder aos objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se os alunos conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É importante nas atividades de registro fazer a correção coletiva e posteriormente a individual, para observamos o acompanhamento, a atenção de cada aluno. É importante verificar se eles diferenciam os diferentes gêneros textuais, a função social de um texto instrucional, e os conceitos matemáticos implícitos e explícitos na atividade.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/06/2011
Quatro estrelasAchei uma aula muito interessante e rica em conteúdo.. com certeza vou utilizá-la na ninha sala de aula... Obrigada!!
05/06/2011
Quatro estrelasGostaria de uma sugestão de aulas para trabalhar texto e fração com o 5º ano.
04/06/2011
Quatro estrelasgostei muito das atividades,vou fazer com a minha turma.