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UCA - Relatório versus relato

 

14/06/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Comparar dois gêneros discursivos da ordem do narrar  – relatório e relato - identificando semelhanças e diferenças – quanto às  características formais e funcionais.
  • Ler e analisar relatórios e relato, atentando para a estrutura composicional desses gêneros.
  • Produzir um relatório ou um relato.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos básicos da estrutura narrativa.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos.
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados.

 

Aula 01 ( 50 minutos)

Dando continuidade à proposta de se trabalhar com gêneros discursivos da ordem do narrar, a temática desta aula trata-se de um  estudo comparativo entre dois gêneros discursivos– relatório versus relato. Nessa ordem do relatar, agrupam-se os gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo.

 

Atividade

 

1. Para apresentar a temática da aula– relatório versus relato - aos alunos, o professor os informará sobre a continuidade do trabalho com os gêneros discursivos da ordem do narrar. A seguir, perguntará a eles se já fizeram um relatório atendendo, principalmente, a exigências de outras disciplinas.

2. Após ouvir os alunos, o professor deve reforçar a importância de se saber redigir um relatório para registrar, por exemplo, os resultados de uma pesquisa. A seguir, solicitará aos alunos que acessem o site abaixo e assistam ao vídeo sobre como relatar experiências de como  a água é filtrada pelo solo.

Aula 6 - Química - Ens. Médio – Telecurso

http://www.youtube.com/watch?v=RyJpHOKy6sQ

 

Observação: Para direcionar o enfoque  a  ser dado  ao conteúdo do vídeo – como e porque fazer um relatório -, o professor deverá pedir a eles que procurem responder às perguntas seguintes. Essas questões poderão ser copiadas no quadro pelo professor e os alunos poderão respondê-las direto no processador de texto do laptop Kword.

 

a. Por que um relatório precisa ser 'preciso'?

b. Quais são os passos para se fazer um relatório?

c. Qual é a definição de relatório apresentada no vídeo?

d. Qual é a importância de se fazer um relatório de experiências?

 

Aula 02 (50 minutos)

 

Atividade

 

1. O professor  solicitará aos alunos que acessem  a página abaixo  e façam a leitura do artigo “O jeitinho brasileiro de ser”.

Disponível em:

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1155611

 

Imagem disponível em:

http://g1.globo.com/platb/instanteposterior/2007/09/25/o-jeitinho-brasileiro/

Outro dia me peguei pensando numa frase: "o jeitinho brasileiro de ser". Realmente muitos dizem que o Brasil é o país do "jeitinho". Para o brasileiro para tudo dá-se um jeito.

Se alguma coisa é proibida ou tem N restrições, sempre há quem diga que para você pode abrir uma exceção. Alguns guardinhas dizem que vão te multar, mas que se você não quiser ser multado tem um jeitinho (fazendo gesto de como se estivesse contando dinheiro)

O "jeitinho" brasileiro de ser, na realidade, é o "jeitinho" malandro de ser. Brasileiro sente gosto de quebrar regras, tudo aquilo que é proibido dando o famoso "jeitinho" se torna magicamente permitido e as coisas vão rolando soltas. O que destrói esse país é esse jeitinho incutido na cultura brasileira.

As leis existem aqui por mera formalidade porque, no papel, são maravilhosas e muitos elogiam as leis brasileiras, porém, na prática, todos têm o imenso prazer de passar por cima delas a começar pelos nossos próprios legisladores. Para o brasileiro tudo o que é permitido não tem a menor graça e o que é proibido tem um sabor especial.

Tenho certeza de que o problema do Brasil não está nos governantes, está na cultura do país. O Brasil tem que dar um jeito de acabar com esse "jeitinho" e começar a fazer as coisas como devem ser feitas. Muitos podem dizer que acabando com esse nosso "jeitinho" de ser o Brasil não seria mais o Brasil.

Concordo plenamente o Brasil deixaria de ser o Brasil e começaríamos a traçar uma nova identidade porque é isso que realmente precisamos fazer para que este país vá em frente. Precisamos mesmo reinventar nossa cultura, resgatar o que de útil foi perdido ao longo dos tempos e criarmos um novo "jeitinho" de ser porém mais consciente e assim criaríamos um novo Brasil.

Leandro Scott

Publicado no Recanto das Letras em 31/08/2008
Código do texto: T1155611

 

2. Após a leitura do texto pelos alunos, o professor deverá organizá-los em grupo para realizarem um trabalho de pesquisa, conforme as orientações apresentadas, abaixo:

 

Título do trabalho: O brasileiro sempre dá um jeitinho?

 

a) Preparação

Para se realizar um trabalho de pesquisa é preciso partir de uma situação problema. Portanto, a fim de verificar se “o  brasileiro sempre dá um jeitinho”, o grupo deverá escolher uma das situações abaixo como ponto de partida.

  • Você quer muito ir ao show de sua banda favorita, e quer pagar apenas meia entrada, mas você  não tem carteira de estudante que lhe dá direito ao desconto. Você falsificaria a carteira de um amigo para isso?
  • Você foi parado pela polícia no trânsito. Os impostos estão pagos e sua licença para dirigir está em dia, no entanto, você esqueceu toda a documentação em casa. Você ofereceria “um café” ao guarda?
  • O professor solicitou um trabalho em grupo e você foi escolhido como líder. Um de seus colegas não participou das atividades realizadas, mas ele dá uma desculpa e pede a você que coloque o nome dele no trabalho. Você colocaria?

 

b) Execução

Definida a situação, o grupo irá entrevistar algumas pessoas da própria escola: professores, secretárias, bibliotecárias, porteiro, cantineiras, etc. para coletar a opinião dessas pessoas a respeito do assunto. Cada grupo deve decidir para quantas pessoas o problema será exposto.

 

Observação: as entrevistas deverão ser filmadas para a elaboração de um vídeo, que deverá incluir também  os resultados obtidos com a pesquisa.

 

c) Organização dos resultados

O grupo deverá somar o número de pessoas entrevistadas; classificar as respostas obtidas em categorias e determinar a porcentagem de respostas obtidas em cada categoria.

Observação: as categorias estão relacionadas à situação-problema escolhida. Provavelmente serão:

Sim; Não; Talvez e outras.

 

d) Conclusão

Com base nas respostas obtidas, o grupo conclui: confirma-se a hipótese de que, geralmente, diante de problemas cotidianos, o brasileiro sempre dá um jeitinho?

 

Observação: todos os grupos deverão apresentar o trabalho para  apreciação dos colegas e professor.

 

Aula 03 (50 minutos)

 

Atividade

O professor apresentará aos alunos a seguinte proposta de produção textual:

Em grupo, redijam o relatório da pesquisa realizada - “O brasileiro sempre dá um jeitinho?”. Sigam o seguinte roteiro:

a) Introdução: origem e objetivo da pesquisa.

b) Desenvolvimento: método e resultados: descrição da maneira  de como os resultados foram obtidos – entrevistas, definição das categorias, etc.

c) Conclusão: os resultados confirmaram ou não que o brasileiro sempre dá um jeitinho.

 

Observação: o relatório deverá ser digitado no Kword e salvo em pendrives. Os alunos deverão encaminhar o relatório ao professor via e-mail.

 

Aula 04 ( 50 minutos)

 

Atividade 1

1.O professor deverá pedir aos alunos que acessem o site abaixo e assistam ao vídeo sobre relato pessoal.

Disponível em:

http://360graus.terra.com.br/ecoturismo/default.asp?did=10852&action=geral

 

Nessa página, há um relato pessoal do jornalista Marcelo de Paula, apresentado como exemplo, no vídeo assistido pelos alunos.

relato  

Foto disponível em:

http://360graus.terra.com.br/ecoturismo/default.asp?did=10852&action=geral

Embora nem sempre se revele o segredo profissional, vale aqui citar que foram, aproximadamente, trinta dias de trabalho a enfrentar o rígido inverno do sul, chafurdar em banhados e lagoas, atravessar longas faixas de areias e permanecer muitas horas de espera para conseguir registrar as imagens desta matéria.

A integração da equipe foi fundamental ao sucesso do trabalho. O piloto do Land Rover, Ireno Alberto Lopes da Costa, que não atolou nenhum dia e soube conduzir os deslocamentos da equipe com total segurança e experiência pelas trilhas do Parque. Os guias José Urias Rodrigues da Silva e Fabiano José de Souza que acompanharam todo o trabalho auxiliando com peso dos equipamentos e melhores diretrizes a serem tomadas. E a produtora Carla Mendes por sua conduta profissional e esforço para atuar em regiões tão difíceis por natureza, como na grande maioria das vezes que nosso setor fotográfico exige.

Não esquecendo a hospitalidade do povo gaúcho e o apoio da direção do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

 

2. Após a leitura oral do texto de Marcelo de Paula, o professor  deverá apresentar aos alunos outro exemplo de relato pessoal. Eles deverão acessar a página seguinte para acompanharem na tela, a leitura oral, feita pelo professor, do texto “Como comecei a escrever” de Rubem Braga.

 

3. A seguir, os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas  sobre os relatos, disponíveis em: http://www.megaupload.com/?d=QLOKR5BF

 

 Aula 05 (50 minutos)

 

Atividade

Nessa  aula, o professor deverá propor aos alunos a seguinte atividade:

Em grupo,  utilizando a ferramenta do Linux, K-presenter, montem um quadro comparativo, apresentando as semelhanças e diferenças entre os dois gêneros estudados: relatório e relato pessoal, considerando os aspectos levantados, abaixo:

a. Finalidade do gênero.

b.  Perfil dos interlocutores.

c. Suporte/veículo.

d. Tema.

e. Estrutura.

g. Linguagem.

 

Observação: Cada um dos grupos apresentará o trabalho em sala de aula.

 

 

Recursos Complementares

 Os alunos poderão realizar uma pesquisa sobre o escritor Rubem Braga.

Sugestão de sites:

http://www.releituras.com/rubembraga_bio.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rubem_Braga

Vídeo disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=tJp7Bctd3WQ

Avaliação

 

A partir do trabalho desenvolvido, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades. Verificar principalmente  se eles conseguiram perceber as semelhanças e diferenças entre  os  dois gêneros da ordem do narrar – relatório e relato pessoal.

 A  produção de um relatório de pesquisa, bem como  a montagem de um quadro comparativo  entre os dois gêneros estudados constituem  material  para a avaliação formal dos alunos.

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