Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com os símbolos - UCA

 

30/05/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os símbolos como elementos essenciais no processo de comunicação;

 

  • Reconhecer alguns símbolos considerados universais, como as placas de trânsito;

 

  • Identificar símbolos que representam algumas profissões;

 

  • Discutir sobre alguns símbolos da Filosofia.

 

  • Criar símbolos representativos (escolares ou não).
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos estejam no processo de alfabetização e produzam pequenos textos e também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Wxcam, o kolourPaint.

 

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA - grupo

Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender a utilidade dos símbolos,  percebendo a sua importância como facilitador na comunicação humana.

  • Observações:

Esta aula tem uma proposta interdisciplinar, pois trabalha com diferentes áreas do conhecimento:  Língua Portuguesa, Matemática e Alfabetização.

Professor, na atividade de  Língua Portuguesa você poderá trabalhar as diversas formas de linguagem como: oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Na disciplina Matemática, poderá ser trabalhado espaço, formas geométricas, grandezas e medidas.

Na Alfabetização, poderá ser trabalhado o papel da interação entre os alunos e processos de leitura.

A aula está dividida em três momentos:

Aluno UCA - Pesquisa

1º Momento: aproximadamente 60 min.

- Professor, inicie a aula fazendo esta pergunta: “O que é um símbolo?”. Ouça a fala dos alunos sem dar a resposta.

- Solicite que eles utilizem seus laptops e pesquisem em sítios seguros, para isto eles devem utilizar o Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet)  e registrar as respostas em seus respectivos cadernos.

Após a pesquisa dos alunos, apresente um trecho do conceito trazido pelo sítio a seguir: http://pt.wikipedia.org/wiki/Símbolo

O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.).

Professor, utilize o conceito acima para explicar a existência de símbolos universais e locais, utilize uma linguagem simples para que eles compreendam, ou seja, diga-lhes que o símbolo pode ser a junção de letras ou desenhos que representam alguma coisa. Por exemplo, quando se coloca dois pedaços de madeira, um na horizontal e outro na vertical forma-se uma cruz, que é um dos principais símbolos de algumas religiões cristãs e também utilizados para caracterizar algumas profissões.

2º Momento: aproximadamente 60 min.

Os símbolos universais.

a) Cruz

É sabido que muitos dos símbolos existentes são considerados universais, ou seja, que são utilizados em diversas partes do planeta. Como exemplo disso, temos a cruz e placas de trânsito, dentre inúmeros outros.

Professor, esse momento é oportuno para apresentar alguns dos símbolos citados acima. Comece pela cruz, um dos símbolos universais mais antigos do mundo. Trabalhe as diversas variações e significados a cerca dela: formato, cor, tamanho, cunho religioso, profissões etc.

Veja algumas imagens que poderá utilizar para ilustrar a utilização deste símbolo (cruz) representando uma profissão:

Enfermeira

Imagem disponível em: http://bibliotecademedicina.com.br/blogodonto/?p=843

 

Salva Vidas

Imagem disponível em: http://www.jornalolitoral.com.br/site/?p=noticias_ver&id=473

 

EXPLORANDO OS SÍMBOLOS NA ESCOLA

computador projeto uca aberto

Imagem disponível em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Professor, promova um passeio pela escola. Solicite aos alunos que levem seu computador do projeto UCA.

- Proponha que eles registrem por meio de fotos, todas as cruzes que encontrar ou mesmo todo e qualquer objeto que lembre uma cruz. Para o registro, utilize a WxCam que está na área de trabalho de seu laptop. Estes registros serão utilizados em outra atividade.

Aluna UCA - Atividades

- De volta à sala, após a explicação do professor, do passeio pela escola e registro de imagens, os alunos já estão aptos a desenvolverem a atividade proposta a seguir.

- Solicite que construam uma cruz e por meio de um pequeno texto expliquem em que situação ela está sendo empregada.  Professor, tendo em vista que a escola é laica, tenha o cuidado de não direcionar a atividade para o viés religioso, pois algumas religiões não utilizam a cruz como símbolo. Para a construção da cruz, o aluno deve seguir o seguinte caminho: metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura.

b) Placas de trânsito

Professor, após ter trabalhado com a cruz, como um dos símbolos universais, traga para reflexão as placas de trânsito, pois, além de serem considerados símbolos universais, ajudarão na conscientização da comunidade escolar em relação às diversas situações ocorridas no trânsito.

Solicite que os alunos utilizem seus laptops e por meio do Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) acessem o sítio abaixo para assistirem juntos ao vídeo proposto para posterior reflexão.

Patreta no trânsito

Pateta no trânsito - Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0

O Pensador

http://comportamentohuman0.blogspot.com/2010_09_01_archive.html

 

OS SÍMBOLOS NO TRÂNSITO

 

Professor, promova um debate a partir da seguinte pergunta: se os motoristas obedecessem às regras no trânsito, seguindo a orientação das placas, será que teríamos tantos acidentes?

Devemos dar um Pare - placa nesta situação e começar a agir. Para começar, vamos aprender alguns desses símbolos universais chamados de “placas de regulamentação”. Solicite que os alunos utilizem seus laptops ou projete para eles utilizando um projetor, data show, por meio do Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) .

Imagem disponível em: http://www.portalbarueri.com/servicos/placas-de-transito-detran/attachment/1-placas-de-transito-pare/

Placa de trânsitoPlaca de trânsito

Imagem disponível em: http://blogmail.com.br/informacoes-sobre-placas-de-transito

Depois de apresentar diferentes placas de trânsito, explore seus significados para que os alunos compreendam a importância da função comunicativa destes símbolos que podem ser compreendidos em diferentes partes do mundo, por isso são considerados “universais”.

Aluna UCA - Atividades

Professor, solicite aos alunos que desenvolvam as seguintes atividades:

1) Realize as atividades dos quadros abaixo:

guardinhaplacas de transito exercicios

Imagens disponíveis em: http://centrodeatividades.blogspot.com/2010/04/placas-de-transito-atividades.html.

2) Sabemos que o trânsito não diz respeito apenas aos veículos, mas também aos pedestres. Assim, crie duas placas de trânsito para serem utilizadas no interior da escola. Para a construção das placas, o aluno deve seguir o seguinte caminho: metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura.

3º Momento: aproximadamente 60 min.

Trabalhando os símbolos da Filosofia

Professor, no primeiro momento, foi destacado por você a existência de símbolos universais, locais e profissionais. Esse é o momento de apresentar alguns símbolos utilizados na disciplina de Filosofia. Vejam:

F em grego

Imagem disponível em: http://conhecerpoder.blogspot.com/2010_06_01_archive.html

Academia

Imagem disponível em: http://sopadeleis.blogspot.com/2007_08_01_archive.html

Coruja

Imagem disponível em: http://www.fichasedesenhos.com/pedagogia.html

Professor, após apresentar os símbolos da Filosofia para os alunos, explique para eles que esta área de conhecimento surgiu na Grécia Antiga e que os gregos contribuíram muito para a criação dos símbolos, dos quais muitos deles existem até hoje.

Aluna UCA - Atividades

Professor, depois de explorar os símbolos da Filosofia organize os alunos em grupo para que eles criem alguns símbolos para serem utilizados na escola. Oriente-os sobre:

- Os símbolos devem comunicar algo, ou seja, ter um significado para que as pessoas possam olhá-los e compreendê-los.

- Solicite que criem símbolos para identificar os banheiros femininos e masculinos, para a cantina, ou deixe que escolham.

- Para criar os símbolos eles podem utilizar os laptops, por meio do metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura.

Recursos Complementares

Sugestões de sítios sobre símbolos:

Sugestões de vídeo sobre símbolos:

O menino que apreendeu a ver


O menino que aprendeu a ver mostra a história de um menino que ao entrar na escola descobriu um mundo novo através da leitura. Imagem disponível em: http://youtu.be/MqE7lKLIl8I

Avaliação

Professor, a avaliação será processual e pautada nas  atividades propostas durante as aulas, para isso verifique se os alunos conseguiram identificar os símbolos como elementos essenciais no processo de comunicação; e que dentre eles alguns são reconhecidos internacionalmente, por isso são considerados universais. Por meio da atividade em que eles criaram alguns símbolos para o contexto escolar você poderá verificar se eles compreenderam a função comunicativa dos símbolos e sua representatividade. Registre os avanços e as dificuldades que os alunos encontraram ao logo do trabalho e se necessário retome o que você considerar que não foi compreendido por eles.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.