Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem sou eu? Quem é o outro? - UCA

 

03/06/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Possibilitar ao aluno refletir que ele é mais que um simples nome, que ele tem uma identidade;

 

  • Compreender a importância das vivências para a nossa formação;

 

  • Respeitar o outro com suas diferenças e semelhanças.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos, divididos em 3 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Para o sucesso dessa aula é importante que o grupo tenha vivenciado situações de aprendizado referentes às características de seu corpo na infância, como por exemplo, peso e altura dentre outros e também os vários tipos de sentimentos. 
Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA - grupo

Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender que são muito mais que um mero nome, possuem uma identidade própria e única.

  • Observações:

Esta aula tem uma proposta interdisciplinar, pois trabalha com diferentes áreas do conhecimento:  Ética, Alfabetização e Língua Portuguesa.

Professor, em Ética, poderá se trabalhar o respeito mútuo e diálogo.

Na atividade de  Língua Portuguesa você poderá trabalhar as diversas formas de linguagem como: oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Na Alfabetização, poderá ser trabalhado o papel da interação entre os alunos e processos de leitura.

A aula está dividida em quatro momentos:

1º Momento: aproximadamente 60 min.

Quem sou eu?

Professor, logo no início da aula, surpreenda os alunos perguntando: “quem é você?” Faça a pergunta no singular, nunca no plural, para que o aluno entenda que a pergunta é direcionada para ele.

Faça uma tempestade de ideias, ou seja, ouça a todos e aquilo que eles falarem deve ser registrado por você em seu laptop UCA e projetado no quadro para que os alunos visualizem o que estão falando, mas você poderá utilizar a lousa se preferir. Escreva a frase “Quem é você?” no centro e escreva as palavras que eles disserem em sua volta.

Tempestade de ideias

Imagem disponível em: http://www.muraldoantena.com.br/2011/02/brainstorming.html

Geralmente quando fazemos essa pergunta, a tendência é o aluno dizer apenas seu próprio nome. É importante levá-los a entender que são muito mais que meros nomes, mas são seres humanos, alunos, filhos, sobrinhos, primos, colegas de escola e diversos outros papéis sociais, além de serem: legais, amigo, solidário, nervoso, alegre, corajoso e outros adjetivos que podem qualificá-los enquanto seres humanos únicos.

Aluna UCA - Atividades

Como atividade, proponha que eles se desenhem em seus respectivos laptops UCA, assim como eles se veem. Os desenhos podem ser de corpo inteiro ou apenas o rosto.

computador UCA

imagem disponível em:

http://politicaemdebate.com.br/projeto-um-computador-por-aluno-uca-sera-lancado-em-sergipe-no-proximo-dia-13-de-agosto/

Para a atividade, o aluno deverá seguir este caminho: Metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolourPaint.

2º Momento: aproximadamente 60 min.

Como sou?

Sabemos que somos diferentes entre nós, tanto nas características físicas quanto em nossa personalidade. Mesmo que na sala existam outras pessoas com o nosso nome, sabemos que somos diferentes, pois, temos nossa própria identidade.

Mas, como é que eu me vejo: alegre ou triste? Conversador ou caladão? Envolvo-me com a turma ou sou de ficar quieto na minha?

Professor, este momento é oportuno para explorar o autoconhecimento do aluno. Será que ele já parou para refletir como ele é? Se ele pode ou não melhorar? Vejamos.

Aluna UCA - Atividades

1) Assinale com um (X) as alternativas que se parecem com você:

a) (   ) alegre

b) (   ) triste

c) (   ) brincalhão

d) (   ) caladão

e) (   ) bonito

f) (   ) feio

g) (   ) alto

h) (   ) baixinho

i) (   ) querido pelos colegas

j) (   ) querido pelos professores

k) (   ) rosto fino

l) (   ) rosto arredondado

m) (   ) olhos claros

n) (   ) olhos escuros

MINHA IDENTIDADE;

Questione os alunos se eles já têm Carteira de identidade, pois muitas crianças já possuem. Apesar de não ser obrigatório para crianças algumas famílias fazem para facilitar a identificação do filho. Questione-os:

- Para que serve este documento?

- Quais informações constam nele?

- Ele conta sobre nós?

Professor, mostre para eles a imagem de um documento de identidade ou solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio http://deixaeufalar-expressart.blogspot.com/2009/12/cedula-de-identidade.html utilizando : Mozilla Firefox(Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) , para observarem quais informações e como é um documento de identidade.

Identidade - Seu Madruga

Imagem disponível em: http://deixaeufalar-expressart.blogspot.com/2009/12/cedula-de-identidade.html

 

Aluno UCA - Atividades de Casa

Solicite aos alunos que construam em seus cadernos e com o auxílio das famílias, uma cédula de identidade. No lugar da foto, eles devem desenhar seus rostos. Peça que utilizem as características físicas assinaladas por eles na atividade acima. Se for necessário, imprima um modelo para eles terem como parâmetro ou solicite que acessem o sítio a seguir utilizando seus laptops por meio do: Mozilla Firefox(Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .

cedula de identidade em branco

Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/06/trabalhando-com-identidade-nome-e.html

 

3º Momento: aproximadamente 60 min.

Professor, problematize com seus alunos: agora já sei quem sou. Mas e o outro, eu sei quem é? Devo entender que, com exceção de mim, todos são “o outro”.  Assim como eu, o outro merece todo o respeito. Um grande filósofo francês dizia que tenho que respeitar os direitos do outro como se fossem meus próprios direitos e também que sou responsável pelo bem estar dele.

É  convivendo com os outros, tendo experiências no dia-a-dia com eles que nós aprendemos a gostar de nossas semelhanças e respeitar nossas diferenças.

 

Aluna UCA - Atividades

Quem é o outro?

Solicite que os alunos formem duplas para a realização da atividade

Peça que desenhe o colega da dupla e em seguida escreva um pequeno parágrafo sobre ele ressaltando apenas as qualidades, pois, os defeitos, ele mesmo reconhecerá no momento adequado.

- Após a realização do desenho, proponha que cada um apresente o colega para a turma. Neste momento você deve ficar atento para evitar brincadeiras, caso ocorra, discuta sobre o “respeito” ao outro.

- Para finalizar, faça uma exposição dos desenhos no mural, identificando-o com:  título da atividade, os autores, o objetivo e a data da realização.

4º Momento:

ENRIQUECENDO O DEBATE

 

-Professor, a Filosofia também poderá enriquecer este tema, mas muitas vezes a linguagem não está acessível às crianças pequenas, por isso, procure mediar o diálogo entre as crianças e o pensamento filosófico, isto é possível.

- Alguns filósofos nos auxiliam para compreendermos melhor esta temática. O filósofo francês, Jean Paul Sartre enriquece o debate, para isto é importante que você consulte antecipadamente os sítios a seguir e veja a sua contribuição. Depois de ler e assistir ao vídeo, conte para os alunos quem é este filósofo, utilize seu laptop seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) e acesse o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartreleia para os alunos a bibliografia dele, chamando a atenção para sua trajetória, pois nossas vivências também contribuem para a construção da nossa identidade.

- Depois de explorar a bibliografia do filósofo, assista com eles ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=YzuvoyP9wj8 e procure destacar os pontos em que Sartre aborda a questão “eu Quem sou? Quem é o outro?”

- Depois de realizar esta pesquisa junto com os alunos proponha o registro.  Solicite que utilizem o KWord(Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos) e digitem as frases que mais gostaram. Lembre-se de orientá-los que toda atividade deve ter os dados de identificação: cabeçalho com: nome do aluno, título do trabalho, ano de ensino, data e outros. Eles poderão imprimir ou lhe enviar por e-mail para que você avalie a construçào textual e a capacidade de abstração. Se achar melhor, você poderá fazer coletivamente, para isso, resgate as frases que foram destacadas ao longo da apresentação.

Recursos Complementares

Veja algumas sugestões de sítios para consulta:

Sugestão de sítios sobre Jean Paul Sartre:

Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre

Vida e obra: http://www.culturabrasil.pro.br/sartre.htm

Sugestão de vídeo sobre Jean Paul Sartre:

 

Sartre

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YzuvoyP9wj8

Sugestões de livros:

Eu é um outro

Imagem disponível em:http://vagoorisco.blogspot.com/2010/05/ao-mestre-com-tesao.html

 

O outro

Imagem disponível em: http://mattafonseca.zip.net/

Avaliação

Professor, a avaliação será processual e pautada nas  atividades propostas durante as aulas. Para isso, verifique se os alunos conseguiram reconhecer que são possuidores de suas próprias identidades e que não estão sozinhos no mundo, assim, devem conviver respeitar e zelar pelo outro. Registre os avanços e as dificuldades que os alunos encontraram ao longo do trabalho e se necessário retome o que você considerar que não foi compreendido por eles.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.