03/06/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender que são muito mais que um mero nome, possuem uma identidade própria e única.
Esta aula tem uma proposta interdisciplinar, pois trabalha com diferentes áreas do conhecimento: Ética, Alfabetização e Língua Portuguesa.
Professor, em Ética, poderá se trabalhar o respeito mútuo e diálogo.
Na atividade de Língua Portuguesa você poderá trabalhar as diversas formas de linguagem como: oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
Na Alfabetização, poderá ser trabalhado o papel da interação entre os alunos e processos de leitura.
A aula está dividida em quatro momentos:
1º Momento: aproximadamente 60 min.
Quem sou eu?
Professor, logo no início da aula, surpreenda os alunos perguntando: “quem é você?” Faça a pergunta no singular, nunca no plural, para que o aluno entenda que a pergunta é direcionada para ele.
Faça uma tempestade de ideias, ou seja, ouça a todos e aquilo que eles falarem deve ser registrado por você em seu laptop UCA e projetado no quadro para que os alunos visualizem o que estão falando, mas você poderá utilizar a lousa se preferir. Escreva a frase “Quem é você?” no centro e escreva as palavras que eles disserem em sua volta.
Imagem disponível em: http://www.muraldoantena.com.br/2011/02/brainstorming.html
Geralmente quando fazemos essa pergunta, a tendência é o aluno dizer apenas seu próprio nome. É importante levá-los a entender que são muito mais que meros nomes, mas são seres humanos, alunos, filhos, sobrinhos, primos, colegas de escola e diversos outros papéis sociais, além de serem: legais, amigo, solidário, nervoso, alegre, corajoso e outros adjetivos que podem qualificá-los enquanto seres humanos únicos.
Como atividade, proponha que eles se desenhem em seus respectivos laptops UCA, assim como eles se veem. Os desenhos podem ser de corpo inteiro ou apenas o rosto.
imagem disponível em:
Para a atividade, o aluno deverá seguir este caminho: Metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolourPaint.
2º Momento: aproximadamente 60 min.
Como sou?
Sabemos que somos diferentes entre nós, tanto nas características físicas quanto em nossa personalidade. Mesmo que na sala existam outras pessoas com o nosso nome, sabemos que somos diferentes, pois, temos nossa própria identidade.
Mas, como é que eu me vejo: alegre ou triste? Conversador ou caladão? Envolvo-me com a turma ou sou de ficar quieto na minha?
Professor, este momento é oportuno para explorar o autoconhecimento do aluno. Será que ele já parou para refletir como ele é? Se ele pode ou não melhorar? Vejamos.
1) Assinale com um (X) as alternativas que se parecem com você:
a) ( ) alegre
b) ( ) triste
c) ( ) brincalhão
d) ( ) caladão
e) ( ) bonito
f) ( ) feio
g) ( ) alto
h) ( ) baixinho
i) ( ) querido pelos colegas
j) ( ) querido pelos professores
k) ( ) rosto fino
l) ( ) rosto arredondado
m) ( ) olhos claros
n) ( ) olhos escuros
MINHA IDENTIDADE;
Questione os alunos se eles já têm Carteira de identidade, pois muitas crianças já possuem. Apesar de não ser obrigatório para crianças algumas famílias fazem para facilitar a identificação do filho. Questione-os:
- Para que serve este documento?
- Quais informações constam nele?
- Ele conta sobre nós?
Professor, mostre para eles a imagem de um documento de identidade ou solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio http://deixaeufalar-expressart.blogspot.com/2009/12/cedula-de-identidade.html utilizando : Mozilla Firefox(Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) , para observarem quais informações e como é um documento de identidade.
Imagem disponível em: http://deixaeufalar-expressart.blogspot.com/2009/12/cedula-de-identidade.html
Solicite aos alunos que construam em seus cadernos e com o auxílio das famílias, uma cédula de identidade. No lugar da foto, eles devem desenhar seus rostos. Peça que utilizem as características físicas assinaladas por eles na atividade acima. Se for necessário, imprima um modelo para eles terem como parâmetro ou solicite que acessem o sítio a seguir utilizando seus laptops por meio do: Mozilla Firefox(Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .
Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com/2009/06/trabalhando-com-identidade-nome-e.html
3º Momento: aproximadamente 60 min.
Professor, problematize com seus alunos: agora já sei quem sou. Mas e o outro, eu sei quem é? Devo entender que, com exceção de mim, todos são “o outro”. Assim como eu, o outro merece todo o respeito. Um grande filósofo francês dizia que tenho que respeitar os direitos do outro como se fossem meus próprios direitos e também que sou responsável pelo bem estar dele.
É convivendo com os outros, tendo experiências no dia-a-dia com eles que nós aprendemos a gostar de nossas semelhanças e respeitar nossas diferenças.
Quem é o outro?
Solicite que os alunos formem duplas para a realização da atividade
Peça que desenhe o colega da dupla e em seguida escreva um pequeno parágrafo sobre ele ressaltando apenas as qualidades, pois, os defeitos, ele mesmo reconhecerá no momento adequado.
- Após a realização do desenho, proponha que cada um apresente o colega para a turma. Neste momento você deve ficar atento para evitar brincadeiras, caso ocorra, discuta sobre o “respeito” ao outro.
- Para finalizar, faça uma exposição dos desenhos no mural, identificando-o com: título da atividade, os autores, o objetivo e a data da realização.
4º Momento:
ENRIQUECENDO O DEBATE
-Professor, a Filosofia também poderá enriquecer este tema, mas muitas vezes a linguagem não está acessível às crianças pequenas, por isso, procure mediar o diálogo entre as crianças e o pensamento filosófico, isto é possível.
- Alguns filósofos nos auxiliam para compreendermos melhor esta temática. O filósofo francês, Jean Paul Sartre enriquece o debate, para isto é importante que você consulte antecipadamente os sítios a seguir e veja a sua contribuição. Depois de ler e assistir ao vídeo, conte para os alunos quem é este filósofo, utilize seu laptop seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) e acesse o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre, leia para os alunos a bibliografia dele, chamando a atenção para sua trajetória, pois nossas vivências também contribuem para a construção da nossa identidade.
- Depois de explorar a bibliografia do filósofo, assista com eles ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=YzuvoyP9wj8 e procure destacar os pontos em que Sartre aborda a questão “eu Quem sou? Quem é o outro?”
- Depois de realizar esta pesquisa junto com os alunos proponha o registro. Solicite que utilizem o KWord(Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos) e digitem as frases que mais gostaram. Lembre-se de orientá-los que toda atividade deve ter os dados de identificação: cabeçalho com: nome do aluno, título do trabalho, ano de ensino, data e outros. Eles poderão imprimir ou lhe enviar por e-mail para que você avalie a construçào textual e a capacidade de abstração. Se achar melhor, você poderá fazer coletivamente, para isso, resgate as frases que foram destacadas ao longo da apresentação.
Veja algumas sugestões de sítios para consulta:
Sugestão de sítios sobre Jean Paul Sartre:
Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre
Vida e obra: http://www.culturabrasil.pro.br/sartre.htm
Sugestão de vídeo sobre Jean Paul Sartre:
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YzuvoyP9wj8
Sugestões de livros:
Imagem disponível em:http://vagoorisco.blogspot.com/2010/05/ao-mestre-com-tesao.html
Imagem disponível em: http://mattafonseca.zip.net/
Professor, a avaliação será processual e pautada nas atividades propostas durante as aulas. Para isso, verifique se os alunos conseguiram reconhecer que são possuidores de suas próprias identidades e que não estão sozinhos no mundo, assim, devem conviver respeitar e zelar pelo outro. Registre os avanços e as dificuldades que os alunos encontraram ao longo do trabalho e se necessário retome o que você considerar que não foi compreendido por eles.
Cinco estrelas 1 classificações
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22/08/2012
Cinco estrelasLinda aula! Parabéns!