Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A escola em minha vida: em busca do valor social da escola - UCA

 

10/06/2011

Autor e Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

-Construir sentidos e significados sobre a importância da escola em sua vida;

-Reunir informações sobre o tema utilizando os recursos midiáticos disponíveis para pesquisa e registro do conhecimento a ser construído nas/pelas atividades propostas;

- Pesquisar sobre as concepções dos alunos acerca do que é escola;

-Organizar uma exposição interativa na escola sobre os resultados da pesquisa.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Ter noções básicas sobre a utilização da WxCam, Mozilla Firefox   e Kword do UCA

Estratégias e recursos da aula

Escola

 

Fonte: http://ourmadworld.blogspot.com/2010/09/escola.html (Acesso em 11/05/2011)

 AULA 1

A) Orientar aos alunos que acompanhem a leitura do poema (a ser lido em voz alta pelo professor) por meio do acesso ao sítio:

http://rosariamoraes.blogspot.com/2006/10/minha-vida-na-escola.html

Escola é...
o lugar onde se faz amigos,
não se trata só de prédio, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
gente se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
o coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporta como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir
que não tem amizades a ninguém,
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem
é conviver, é se “amarrar nela”!
Ora, é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
Ser feliz.
 (PAULO FREIRE)

http://rosariamoraes.blogspot.com/2006/10/minha-vida-na-escola.html

(Acesso em 11/05/2011)

B) Solicitar aos alunos que digitem (utilizando o Kword do laptop) todas as palavras que lhe vierem à mente, a partir da palavra “escola”. Depois, os alunos deverão separar as palavras em dois grupos:

1-Palavras que apresentem algum sentido positivo em relação à escola.

2-Palavras que apresentem algum sentido negativo em relação à escola.

C) Formar grupos de quatro a cinco componentes, em que os alunos compartilharão o material que redigiram, por meio da troca temporária de seus laptops e farão análises sobre as semelhanças e as diferenças de suas percepções sobre a escola, buscando também identificar o que apresentam em comum acerca dos pontos positivos e negativos da escola.

D) Em seguida, orientar os grupos para que caminhem pela escola com os seus laptops e elejam os três lugares que mais gostam na escola e os três lugares que menos apreciam na escola. Os alunos deverão filmar os locais.

E) Ao retornarem para a sala, os grupos deverão organizar uma apresentação para a turma das filmagens, justificando o motivo pelo qual escolheram os locais filmados. As filmagens poderão ser expostas utilizando-se dos recursos disponíveis como, por exemplo, data show. É importante estar atento para mediar e orientar as falas dos alunos, uma vez que elas expressam suas concepções sobre a escola.

F) Como tarefa de casa, solicitar aos alunos que tragam, para a próxima aula, as suas fotografias mais antigas relacionadas à escola em que estudaram (ou estudam).

Fotografia

(Imagem acessada em 12/05/2011, alocada no sítio http://umaescolaviva.blogspot.com/

  1. De posse das fotografias, em duplas, cada aluno apresentará a(s) sua(s) fotografia(s) ao colega. Orientar as duplas para que conversem uns com os outros, evocando suas lembranças sobre os primeiros anos na escola, na ocasião em que a fotografia foi tirada, quais os sentimentos que tinham em relação à escola, dentre outras percepções.
  2. Solicitar que cada aluno faça uma linha do tempo, buscando representar no papel os fatos mais marcantes de sua vida escolar, desde quando entraram na escola até os dias atuais (utilizar o Kword do laptop). Após a finalização da atividade, orientar aos alunos que troquem os seus laptops, temporariamente, para que vejam o trabalho uns dos outros.
  3. Solicitar que, a partir do que foi trabalhado em sala, cada aluno redija um texto ou um poema, cujo tema seja “A escola em minha vida”.

 

AULAS 3 e 4

A) Pesquisa: retomar com os alunos o que foi trabalhado nas aulas anteriores e construir, junto a eles, um roteiro de perguntas para a formação de um questionário com a finalidade de investigar a concepção dos alunos sobre a escola.

Para a elaboração do questionário sugerimos que o professor converse primeiramente com a turma, explicando a importância de se conhecer as concepções sobre escola e refletir sobre o seu valor social, a partir do ponto de vista de alunos, sendo que o questionário representa um recurso para tal finalidade. Solicitar que a turma dê sugestões de perguntas e anotá-las no quadro. Depois, selecionar as mais importantes. Para auxiliar na elaboração do questionário, seguem algumas sugestões de perguntas:

Sugestões para o roteiro de perguntas:

-O que a escola significa para você?

-Em sua opinião, qual é a principal função da escola na vida do estudante?

-Como você se sente quando está na escola?

-O que você mais gosta na escola?

-O que você não gosta na escola?

B) Dividir a turma em grupos menores e orientar que cada grupo aplique o questionário com alunos representantes de cada nível de ensino. Professor, avaliar quais as possibilidades de tempo e espaço (recreio, saída da escola, ida à sala de aula, retorno em outro turno etc.) para a aplicação do questionário, tendo em vista a realidade e o contexto da sua escola. Além disso, o professor poderá optar para que a pesquisa seja realizada também com alunos de outras escolas da cidade ou do mesmo bairro, utilizando até mesmo o laptop.

C) Cada grupo fará uma análise das respostas que obtiveram do questionário. Para analisar as respostas, orientar aos alunos para que façam leituras atentas das repostas do questionário e destaquem elementos que se repetem nas respostas, bem como aspectos que chamaram mais a atenção do grupo.

D)Conversar com os grupos sobre os resultados da pesquisa e orientá-los para a montagem de uma exposição para a escola, contemplando todo o processo de construção do conhecimento adquirido sobre a escola por meio de reflexões sistematizadas, bem como os resultados da pesquisa de todos os grupos.

Sugere-se a montagem de uma exposição interativa, na qual os alunos de outras salas sejam convidados a participar com suas opiniões e sugestões sobre o tema.

Sugestão: os alunos poderão também entrevistar os seus pais e/ou responsáveis, instigados pela idéia de conhecerem como era a escola em outros tempos e outros lugares. Assim, as entrevistas podem basear-se nas seguintes questões: “Como era a escola na época em que iniciaram seus estudos? O que a escola significa para você? Você acha que ela mudou, ao longo dos anos?”

Recursos Complementares

 

Texto com fundamentação teórica para as discussões do professor com a turma: “A escola como espaço sócio-cultural”:

http://pimentalab.net/blogs/estagio1/files/2010/09/Dayrell-1996-Escola-espa%C3%A7o-socio-cultural.pdf

 

Avaliação

 

Avaliação do professor: Auto-avaliação: durante as atividades, o professor poderá avaliar se a forma como tem conduzido as atividades facilita o desenvolvimento destas e o alcance dos objetivos de todo o trabalho.

Avaliação do aluno: O professor fará a avaliação processual, verificando se o aluno conseguiu apreender o sentido e significado da escola e da importância da mesma na sua vida e na vida dos outros alunos, a partir do seu envolvimento e participação nas discussões, nas atividades individuais e em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.