17/06/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
-Conceituar consumismo e moda, explorando os seus significados na sociedade;
-Compreender as diversas formas de consumismo infantil;
-Refletir sobre o papel da propaganda no universo do consumo das crianças, de modo que desenvolvam atitudes críticas perante este tema;
-Reunir informações sobre consumismo e moda, utilizando os recursos midiáticos disponíveis para pesquisa e registro do conhecimento a ser construído nas/pelas atividades propostas;
-Registrar por meio de imagens, manifestações de moda e consumismo infantil.
Ter noções básicas sobre a utilização da WxCam,Mozilla Firefox e Kword do UCA
Fonte: http://bocaquefala.blogspot.com/2010/03/alem-do-consumismo-infantil.html
(Acesso em 16/05/2011)
AULA 1
A- Orientar aos alunos para que escrevam em seus laptops (kword) o nome de cinco produtos (roupas, sapatos, tênis, acessórios, brinquedos etc.) que admiram e/ou gostariam de possuir.
B- Reunir os alunos em grupos de, no máximo, cinco pessoas para socializar no grupo os produtos que gostariam de possuir, explicando os motivos da escolha.
C- Solicite que os alunos busquem, em suas memórias, propagandas associadas aos produtos e as descrevam para os colegas dos grupos.
D- Organizar um debate no qual os alunos poderão dizer quais os produtos escolheram e os motivos da escolha. Os alunos deverão apontar também se conhecem ou não propagandas/comerciais destes produtos. Debater com os alunos questionando os motivos pelos quais eles apresentam seus desejos de consumo e introduzindo mais criticidade aos conceitos de consumo, moda e influência da mídia em nossas escolhas e desejos.
AULA 2
A- Vídeo: orientar aos alunos para que assistam ao vídeo sobre Violência e Consumismo-criança e consumo, acessando o seguinte sítio:
(Vídeo sobre Violência e Consumismo-criança e consumo, acessado em 10/05/2011:
http://www.youtube.com/watch?v=xGifi2B2tM0&NR=1)
B-Desenho: após assistir ao vídeo, solicitar aos alunos que façam um desenho, representando a compreensão de cada um sobre o que aprenderam com o vídeo e com a discussão em sala, na aula anterior.
C-Tarefa de casa: como tarefa de casa, solicitar aos alunos que façam filmagens de produtos de moda como acessórios, roupas e tênis que estejam sendo utilizados por crianças da escola. O professor deverá orientá-lo na utilização do recurso Wxcam do laptop. Este material será utilizado na próxima aula.
AULA 3 e 4
A- Formar grupos de 4 a 5 alunos e orientá-los a compartilhar as filmagens, de modo que cada aluno tenha acesso ao material que o colega produziu, por meio de trocas. Destacar a importância de se pensar sobre os significados da moda e do consumo na vida de cada um, preparando-os para realizar uma pesquisa com outros alunos a fim de conhecer o que pensam sobre o tema.
B- Elaborar um questionário junto aos alunos para ser aplicado com alunos de outras salas. Para a elaboração do questionário sugerimos que o professor converse primeiramente com a turma, explicando a importância de se mobilizar outros colegas para se pensar sobre o consumismo em nossa sociedade, sendo que o questionário representa um recurso para tal finalidade. Solicitar que a turma dê sugestões de perguntas e anotá-las no quadro. Depois, selecionar as mais importantes. Para auxiliar na elaboração do questionário, seguem algumas sugestões de perguntas:
C- Orientar aos alunos quanto à aplicação do questionário e análise das respostas. Sugerimos que o professor avalie quais são os espaços e os momentos disponíveis na escola para que os alunos apliquem os questionários (por exemplo, durante o recreio). Para analisar as respostas, formar grupos de quatro a cinco alunos para que reúnam os questionários, façam leituras e destaquem elementos que se repetem nas respostas, bem como aspectos que chamaram mais a atenção do grupo.
D- Conversar com os grupos sobre os resultados da pesquisa e confeccionar um mural a ser exposto na escola contendo informações sobre o tema moda e consumo infantil. No mural, poderão ser divulgados os resultados da pesquisa e também ser expostos os desenhos dos alunos sobre Violência e Consumismo-criança e consumo (aula 2).
Artigo Sociedade e consumo: análise de propagandas que influenciam o consumismo infantil:
Vídeo sobre o consumismo infantil:
Avaliação do professor: Auto-avaliação: durante as atividades, o professor poderá avaliar se a forma como tem conduzido as atividades facilita o desenvolvimento destas e o alcance dos objetivos de todo o trabalho.
Avaliação do aluno: O professor fará a avaliação processual, a partir do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais e em grupo, buscando perceber se houve compreensão do que seja consumismo, do seu sentido e significado na vida da criança.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/11/2011
Cinco estrelasÉ um conteúdo bastante interessante, como estou trabalhando educação financeira, essa aula vai me ajudar bastante. Nota dez.