06/06/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | História | Deslocamentos populacionais |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Objetivos:
Conhecer um pouco da história da formação do povo brasileiro;
Identificar diferenças culturais, raciais, religiosas e atributos físicos comuns às pessoas;
Compreender e respeitar as diferenças;
Pesquisar dados familiares e montar a árvore genealógica;
Comparar fatores que nos diferenciam ou semelhanças entre os colegas;
Perceber quais são e o que herdamos dos principais povos que formaram o Brasil: índios, africanos e portugueses.
Não são necessários conhecimentos prévios sobre o tema, mas é importante que os alunos tenham disposição para discutir sobre a temática. Além disso, faz-se necessário conhecimentos relativos ao netbook como, navegar na internet com o Mozilla Firefoxe filmar e ou fotografar com o WxCam
A Pluralidade Cultural está contemplada como tema transversal dos PCNS _ Parâmetros Curriculares Nacionais_ o principal norteador dos ensinos Fundamental e Médio. Os temas incluem Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e Orientação sexual e aparecem no volume 10 da coleção.
Além disso, a lei 10639/03, que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, trás a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a temática "História e Cultura Afro-Brasileira” e que o calendário escolar deve ter o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.
Posteriormente, a lei 11. 645/08, modifica a Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e a acrescenta a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm
-Professor, prepare a aula antecipadamente, selecione fotos ou gravuras, retiradas de revistas ou da internet, que mostrem pessoas de diferentes lugares, cor, sexo, peso, altura, dentre outras diferenças que possam ilustrar a diversidade encontrada no Brasil. Procure também fotos que caracterizem outros lugares do mundo, como Ásia e Europa.
- Inicie o tema perguntando o que eles conseguem observar nas gravuras apresentadas. Apresente primeiro as fotos do Brasil, dizendo a origem destas pessoas e, num segundo momento, as fotos de europeus e asiáticos.
-Observe se conseguem perceber a diferença entre as pessoas, a pluralidade existente no Brasil.
- Posteriormente, em rodinha, converse com eles sobre o fato do Brasil ser um país com pessoas muito diferentes e introduza a questão da formação do nosso povo como um dos fatores que geraram essas diferenças.
- Levante as matrizes dessa formação: portugueses, africanos e indígenas e conte um pouco da história, relatando fatos como descobrimento, escravidão, catequização, dentre outros que marcaram o processo de colonização.
- Posteriormente, solicite que olhem uns para os outros e apenas pensem:
O que meus amigos têm que se parece comigo?
E de diferente?
Eles possuem mais aspectos semelhantes ou diferentes?
- Como este é um momento introdutório e de despertar a curiosidade, permita os questionamentos, para que juntos, construam um roteiro para uma pesquisa.
- As questões precisam abranger o que sabemos (hipóteses) sobre o povo brasileiro e o que queremos saber (problematização).
- Divida o quadro em duas partes, uma para cada um dos questionamentos e anote as perguntas que ditarão.
Lembre-se: as perguntas sem respostas serão importantes para a criação de hipóteses, dúvidas e motivação para estudo do tema.
Introduza este momento com um vídeo que ilustra um pouco do que foi a chegada dos portugueses, primeiros imigrantes ao Brasil e seu contato com os índios. Para isso, a sugestão é a música Pindorama, do grupo Palavra Cantada. Os alunos poderão utilizar seus laptops por meio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet] para assistirem ao vídeo que está disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=s7nhcOShzYM&feature=related
(Terra à vista!) |
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Observação: a palavra “Pindorama” significa: (em tupi-guarani pindó-rama ou pindó-retama, "terra/lugar/região das palmeiras") é uma designação pré-cabralina dada a regiões que mais tarde, formariam o Brasil. Por extensão de significado, é o nome indígena por excelência desse país sul-americano.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pindorama
Professor, para ilustrar o período posterior a chegada dos africanos ao Brasil, ou seja, as primeiras etapas de formação do nosso povo, apresente a história “Jeremim em: o príncipe que veio da África”. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/31165550/O-negro-na-Historia-do-Brasil-visto-pelos-quadrinhos o qual poderá ser acessado pelos alunos utilizando o mesmo caminho do vídeo anterior.
- Você poderá também conectar o seu laptop a um projetor multimídia e projetar a história em quadrinhos. Solicite que façam uma leitura coletiva. Se quiser poderá escalar algumas crianças para lerem as falas, ou seja, cada um fará a voz de um personagem. Esta é uma forma lúdica de trabalhar com a leitura, pois é divertido e possibilita uma melhor observação da entonação de voz.
Após a leitura da história, discuta sobre o que entenderam e solicite que façam um registro no caderno.
Parte da nossa diversidade cultural veio dos processos de descobrimento e colonização. Entretanto, a maior riqueza humana, esta diversidade, aconteceu ao longo de anos e, como principal fator, os novos imigrantes, de todas as partes do mundo que vieram para o Brasil.
O Brasil recebeu um pouco de influência de cada um destes povos, que formaram o Brasil, tão cheio de diferenças que parece que temos muitos Brasis.
Assim, inicie este momento com a música Brasis, de Seu Jorge, disponível, letra e clipe, em: http://letras.terra.com.br/seu-jorge/456889/
BrasisSeu JorgeComposição: Seu Jorge/Gabriel Moura/Jovi Joviniano
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Tem um Brasil que é próspero Um de sunga Tem um Brasil que é lindo Pede paz, saúde Tem um Brasil que soca |
Brasil de cobre Oh pindorama eu quero (Repetir a letra) Quero ver o seu povo
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Professor, cante com eles e problematize a partir da letra da música, estas são apenas algumas das possibilidades, mas você poderá criar outras:
-O que a música fala sobre o Brasil?
-Tudo é igual no Brasil da música? No Brasil que vivemos é assim ou diferente?
-O Brasil é de quais raças, segundo a letra da música?
Dentre as principais contribuições de cada um destes povos, africanos, portugueses e índios, estão: linguagem, culinária, artesanato e arte, religiosidade e danças e músicas.
Por isso, após assistirem ao clipe e fazerem à interpretação oral da música, em uma rodinha de conversa, distribua a letra da música e solicite que ilustrem.
Para complementar o trabalho e garantir a riqueza deste momento, sugira que pesquisem em casa, com a ajuda dos pais e ou familiares, em seus laptops, as contribuições de cada um destes povos, de acordo com os aspectos já mencionados.
TAREFA DE CASA |
PESQUISE, UTILIZANDO SEU LAPTOP E COM A AJUDA DE UM ADULTO, ALGUMAS DAS CONTRIBUIÇÕES QUE AFRICANOS, PORTUGUESES E ÍNDIOS DERAM PARA A NOSSA CULTURA E QUAIS CONTRIBUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO NOSSO DIA A DIA E PERMANECEM ATÈ HOJE. A PESQUISA DEVE FALAR UM POUCO DOS ASPECTOS: LINGUAGEM, CULINÁRIA, ARTESANATO E ARTE, RELIGIOSIDADE, DANÇAS E MÚSICAS. |
AFRICANOS:
PORTUGUESES:
ÍNDIOS:
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Este momento iniciará com a socialização do trabalho de cada um.
E, à medida que as crianças falarem e trouxerem novas informações, anote no quadro.
Isto servirá para que construa um texto coletivo, com a valorização dos conhecimentos apresentados pelas crianças e, além disso, fará o registro da aula.
Lembrando que a diversidade cultural em nosso país não foi formada unicamente por estes povos, mas tendo-os como principais matrizes, este pode ser um momento em que aspectos de outras culturas aparecerão.
Isto porque, começaremos a investigar a nossa turma e as nossas raízes, nossas heranças genéticas e culturais.
Para introduzir o momento, a sugestão é o livro Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. A escolha deste livro foi pelo fato de que, além de trabalhar com as diferenças, ele mostra que esta diferença existe por uma razão, a nossa descendência, a nossas origens, nossa árvore genealógica. Este livro, pode ser facilmente encontrado ou adquirido em bibliotecas públicas, mas como segunda opção, você pode visualizá-lo no sitio: https://picasaweb.google.com/anallm7/MeninaBonitaDeLacoDeFita#5315058348521407746, e páginas seguintes. Monte uma apresentação, com o auxílio do KPresenter [Metasys, Aplicativos, Ferramentas de Produtividade>Suíte de Escritório>Gerador de Apresentações] , e exiba para os alunos utilizando seu laptop conectado a um projetor multimídia.
Fonte: https://picasaweb.google.com/anallm7/MeninaBonitaDeLacoDeFita#5315058348521407746
Após a contação de história, solicite que reflitam sobre:
- Como é a sua família?
- Com quem você se parece?
- Quem são seus pais?
- E o pai de seus pais?
- E as avós de seus pais?
ELABORANDO A ÁRVORE GENEALÓGICA
Diga a eles que a organização dos membros de nossa família; nossas origens, de onde viemos, é chamada de árvore genealógica, veja um exemplo no sítio a seguir: http://aprendizesdepalmoemeio.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
Mostrar uma imagem de como é uma árvore genealógica, para que possam visualizá-la, visa minimizar as dificuldades em relação à tarefa de casa.
Fonte: http://aprendizesdepalmoemeio.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
Uma vez que já conhecem o que é uma árvore genealógica, solicite que, com pesquisa e ajuda de seus familiares, montem sua árvore.
Solicite ainda, que façam um desenho para a montagem desta árvore. Isso porque, o desenho possibilitará a inclusão de tios, irmãos ou outros membros importantes naquela família, como padrasto, por exemplo. Mas, enfatize que algumas pessoas, embora importantes em nossa família, não fazem parte das nossas origens e que, por isso, devem ser acrescentadas ao lado.
TAREFA DE CASA |
PESQUISE, COM SEUS FAMILIARES QUEM SÃO AS PESSOAS QUE FORMAM A SUA FAMÍLIA E CONSTRUA UMA ÁRVORE GENEALÓGICA. FAÇA UM DESENHO BEM BONITO PARA REPRESENTÁ-LA. |
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- Após a socialização das árvores genealógicas e o entendimento do porquê de sermos diferentes, vamos investigar as diferenças de cada um e descobrir como respeitá-la.
- Para isso, solicite que as crianças levem seus netbooks para uma área ampla da escola onde utilizarão a webcam, localizada na área de trabalho ou acessada pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].
Converse com eles para que pensem em algo que só ele(a) sabe fazer e o que faz de legal.
- Esta atividade consiste em revelar múltiplas diferenças existentes entre os membros do grupo. Mostrar questões onde apresentam mais facilidade, as diferenças positivas, como por exemplo, um com mais facilidade de correr e outro com mais facilidade de cantar.
- Para que eles percebam e valorizem o que o colega tem de diferente, faremos um “show de talentos” e as crianças que não estão apresentando, naquele momento, ficarão responsáveis pelas fotos e filmagens (para isso, defina antes quem fará o que).
- Marque o tempo das apresentações para que todos tenham a oportunidade.
- Leve para o pátio microfones, perucas, óculos e/ou outros acessórios que possam contribuir, pois, para os mais inibidos, a criação de um personagem pode facilitar.
Reúna as fotos, selecione as mais significativas e imprima-as, para que possam fazer parte do registro do trabalho. Você poderá fazer um mural e expor as fotos com um breve resumo do que foi trabalhado ao longo das atividades.
Sítios:
Banco de atividades: http://bancodeatividades.blogspot.com/2010/04/descobrimento-do-brasil-para-criancas.html
Povo brasleiro : http://chimeni.blogspot.com/2010/01/o-povo-brasileiro.html
Brasil colônia: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/educacao-brasil-colonia-475875.shtml
Descobrimento do Brasil: http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/
Vídeos
Igualdade: http://www.youtube.com/watch?v=mVJGqhc4ixU
Descobrimento do Brasil: http://www.colegioweb.com.br/datas/o-descobrimento-do-brasil22-de-abril.html
Índios no Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=jY47_GjdMw4&feature=fvsr
Região Sul: http://www.youtube.com/watch?v=iI_ISs_hVds
Região Nordeste: http://www.youtube.com/watch?v=gYFLt-6VO8E&feature=related
Região Norte: http://www.youtube.com/watch?v=IOPhO3Dw2cM&feature=related
Região Sudeste: http://www.youtube.com/watch?v=CnLGVkp4Gu0
Região Centro-Oeste: http://www.youtube.com/watch?v=jYhFGbJLjRA
Jogos:
Smart kids: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/descobrimento-do-brasil-quiz.html
Passatempos:
Smart kids: http://www.smartkids.com.br/passatempos/descobrimento-brasil.html
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/descobrimento-brasil.html
A avaliação aqui pretendida é processual e se dará durante todos os momentos. É preciso que se observe o interesse das crianças e, em momentos como a rodinha, se eles conseguem explicitar seu entendimento sobre o tema trabalhado.
Além disso, a tarefa de casa possibilitará, durante sua socialização, que você observe se eles compreenderam a história da formação do povo brasileiro.
Verifique se os alunos compreendem a importância de respeitar as diferenças entre as pessoas e como é composta uma árvore genealógica. Estas informações devem servir de subsidio para que você possa direcionar o seu trabalho.
Quatro estrelas 19 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/11/2015
Cinco estrelasExcelente trabalho
12/08/2015
Cinco estrelasmuito bom parabéns
01/05/2015
Cinco estrelasGostaria de parabenizá-la pelo planejamento de aulas sobre a diversidade. O tema é muito recorrente nas salas de aula, e a elaboração de uma sequencia de aulas como esta fornece ao professor subsídios para colocá-las em prática. Destaco a primeira atividade " Instigando a curiosidade", como fundamental e indispensável para introduzir o tema e permitir que com a sua aplicação o professor escolha a melhor forma de se trabalhar este tema com seus alunos a partir principalmente da interação destes.
31/08/2014
Cinco estrelasMuito bom, vou usar essas idéias para meu estagio de pedagogia.
26/06/2014
Cinco estrelasExcelente aula e completa. amei as sugestões dos sites para pesquisas.
04/10/2013
Cinco estrelasGostei muito, o tema abordado de forma simples e pratica e com sugestões de atividades que me ajudaram a desenvolver o meu trabalho junto as crianças na sala de aula e também com os pais da comunidade atendida.
23/09/2013
Cinco estrelasgostei muito
29/06/2013
Quatro estrelasobrigado, tive a oportunidade a oportunidade de correlacionar os meus desenvolvimentos histo.ricos sobre o nosso Brasil
09/06/2013
Quatro estrelasAs atividades me deram um norte a seguir no projeto que estou desenvolvendo, sobre as diferenças raciais que tem influência no Brasil...
23/02/2013
Cinco estrelasParabéns!!! Esta ideia é simplismente maravilhosa, uma forma de trabalho divertida e que estimula a curiosidades dos nossos alunos.
17/11/2012
Cinco estrelasPARABÉNS PELA AULA, PELO TEXTO. ERA TUDO QUE EU PRECISAVA.. ESTOU TRABALHANDO A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. NOTA 10000... BEIJIM.
11/10/2012
Cinco estrelasExcelente aula. Dou aulas de Português como língua de herança, e estamos falando da história do Brasil. Sua aula irá me ajudar muito na questão da formação do nosso povo e nossas misturas... Muito bom mesmo, você está de parabéns e OBRIGADA por partilhar com tamanha generosidade o seu trabalho.
04/10/2012
Cinco estrelasUtilizarei para mediar um trabalho na sala do professor. Amei valeu muito coerente.Parabéns.
26/09/2012
Cinco estrelasMuito bom. Parabéns.
24/07/2012
Cinco estrelasGostei muito do projeto! Vale a pena utilizá-lo como apoio para meu trabalho em sala de aula. Com certeza será de grande proveito.
12/06/2012
Cinco estrelasNossa! Amei! Estou levando agora mesmo para trabalhar com minha turma do 4º Ano. Que o Senhor continue a iluminar sua criatividade!
13/12/2011
Quatro estrelasMuito interessante. Bem atrativa aos alunos.
03/12/2011
Quatro estrelasDesenvolvi um projeto com meus alunos sobre as influências africanas em nosso cotidiano, e esta aula proporcionou momentos de conhecimento e aprendizado. Parabéns!
12/06/2011
Quatro estrelasMUITO BEM ELABORADA, EXPLORANDO OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS.