Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Na escola como na vida: porque precisamos de regras-UCA

 

30/05/2011

Autor e Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

-Compreender de forma crítica a importância das regras, tanto na escola, quanto em outras esferas da vida;

-Reunir informações sobre a importância das regras na sociedade, utilizando os recursos midiáticos disponíveis para investigar e registrar o conhecimento construído nas/pelas atividades propostas;

-Fazer um levantamento junto aos alunos sobre as principais regras da escola e discutir os significados destas;

- Pesquisar as principais regras da sala de aula e discutir sobre suas funções.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Ter noções básicas sobre a utilização da WxCam, Mozilla Firefox   e Kword do UCA

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1- As regras na vida

A) Orientar aos alunos para que assistam ao vídeo “As regras no esporte”, por meio do acesso ao seguinte sítio: http://www.youtube.com/watch?v=SWZYfI0Geco

s

(Vídeo sobre as regras no esporte, acesso em 12/05/11)

 

B) Promover um debate com os alunos, a partir do seguinte roteiro de perguntas:

- Qual é a relação entre esportes e regras?

- De acordo com o vídeo, o que o esporte apresenta em comum com a vida?

- Em quais esferas da vida humana são necessárias as regras? Dê exemplos (sugere-se incentivar o aluno a pensar sobre as regras do trânsito, as regras de casa, dentre outras).

C) Orientar aos alunos para que escrevam, utilizando o recurso Kword do laptop, um texto sobre as regras no cotidiano.

OBS: Para turmas de primeiros e segundos anos, sugere-se que, para o item c, os alunos façam desenhos representando as regras do cotidiano.

 

AULA 2- As regras na escola

A) Formar duplas de alunos para que seja feita a leitura do texto que fizeram sobre as regras no cotidiano (ou compartilhem os desenhos, se for o caso). Os alunos trocarão, temporariamente, os seus laptopts para lerem os trabalhos uns dos outros.

B) Em seguida, orientar que cada dupla selecione e escreva no Kword do laptop cinco regras da escola. A cada regra, os alunos devem indicar porque acham que essas regras existem, ou seja, as funções das regras.

C) Orientar aos alunos para que leiam para os demais as regras que elencaram (nas duplas). Em seguida, iniciar um debate sobre o motivo da existência das regras e as conseqüências do seu não cumprimento.

Observação: para os primeiros e segundos anos, sugere-se que no item B, as duplas reflitam sobre as regras na escola e façam desenhos para representá-las. No item C, as duplas poderão compartilhar com o restante da turma as suas produções e participarem de um debate, a partir da observação e análise dos desenhos.

 

AULA 3-As regras na sala de aula

A) Orientar aos alunos para que escrevam um texto (no laptop, no modo off line) com o tema “a sala de aula ideal”. Neste texto, é preciso que o aluno expresse claramente o que considera necessário para haver uma boa convivência em sala de aula.

B) Formar grupos para que os alunos socializem o texto sobre a sala de aula ideal. Orientar aos alunos para que elaborem algumas regras de convivência em sala, a partir do modelo de sala de aula ideal que eles criaram.

C) Solicitar que os grupos leiam as regras que criaram e, a partir disto, promover um debate sobre a sala de aula ideal e a sala de aula real, destacando a importância da existência de regras na sala de aula e dos direitos e deveres de cada um diante destas regras. Construir, com os alunos, um mural constando as regras de convivência em sala e as conseqüências do não cumprimento delas.

É importante que os alunos participem ativamente da construção deste mural, que ficará, preferencialmente, dentro da sala de aula. Sugere-se que os alunos também ilustrem as regras, facilitando a memorização destas.

 Abaixo, segue um exemplo proposto por uma professora que, após discutir com a turma a questão das regras, registrou-as em formato de combinados:

h

Fonte: http://www.amigosdozippy.org.br/combinados.jpg (Acesso em 11/05/11)

 

Recursos Complementares

 

Sugestões de uma professora sobre regras de convivência escolar:

http://planetaescola.spaceblog.com.br/676037/Regras-saudaveis-de-convivencia-no-ambiente-escolar/

 

Normas gerais de conduta escolar da Secretaria da Educação de São Paulo:

http://www.fde.sp.gov.br/Arquivo/normas_gerais_conduta_web.pdf

 

Artigo que trata sobre a indisciplina:

http://aprendiz.uol.com.br/content/drewifremi.mmp

 

“Projeto institucional: repensar a indisciplina”. Texto-base para a reflexão sobre os conflitos escolares e sugestões de enfrentamentos:

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/repensar-indisciplina-gestao-equipe-comportamento-respeito-autonomia-504350.shtml

Avaliação

 

Avaliação do professor: Auto-avaliação: durante as atividades, o professor poderá avaliar se a forma como tem conduzido as atividades facilita o desenvolvimento destas e o alcance dos objetivos de todo o trabalho.

Avaliação do aluno: O professor fará a avaliação processual, a partir do envolvimento e da participação dos alunos nas discussões, nas atividades individuais e em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.