10/06/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Não há necessidade de conhecimento prévio, em termos de conteúdos.
Como motivação, iniciar a aula com o seguinte questionamento:
Professor, mesmo a língua inglesa estando presente no nosso dia-a-dia, a maioria de nossos alunos ainda nos fazem a seguinte pergunta:
Muitos ainda não se deram conta de que fazem uso de muitas palavras inglesas no seu cotidiano, por isso, nosso papel é tornar esse uso mais consciente (permitir que eles saibam exatamente o que estão dizendo) e incentivá-los a produzir em língua inglesa.
Atividade 1
Como motivação e introdução ao assunto, o professor deverá apresentar no K Presenter, imagens de alguns objetos e pedir para o que os alunos digam seus nomes.
Professor, caso sua escola não tenha data show para as apresentações, uma outra possibilidade é enviar essas imagens por email para cada aluno e pedir para que todos os acessem no momento da aula.
Imagem disponível em http://www.tecnologianetblog.com/afinal-quais-as-diferencas-entre-notebooks-e-netbooks
Imagem disponível em http://bardomano.blogspot.com/2011/01/novidade-domingo-e-dia-de-dj-no-bar-do.html
Imagem disponível em http://shopping-center-myspace.blogspot.com
Imagem disponível em http://seguraotombo.blogspot.com/2010/09/os-10-juramentos-de-um-cowboy.htm
Imagem disponível em http://maceio.olx.com.br/celular-2-chips-touch-screen-camera-radio-fm-bluetooth-frete-gratis-iid-192005849
No quadro abaixo, seguem outras sugestões:
Outdoor MSN Messenger Rave Show Short Shampoo Top model |
Palm top Lap top Air bag Gloss MP3/MP4/MP5
|
Quando terminarem as apresentações, o professor deverá fazer as seguintes perguntas para os alunos:
Com essa atividade, os alunos irão perceber que, mesmo achando que estão falando português, eles estão, na verdade, falando inglês.
O professor deverá provocar mais reflexões e fazer mais perguntas aos alunos:
Atividade 2
O professor deverá dividir os alunos em grupo para que possam fazer listas de imagens de palavras em inglês que usamos no cotidiano e depois apresentá-las para a sala. O título da apresentação será English around us
Cada grupo ficará responsável por uma categoria de imagens. Essas categorias podem ser:
Video games / Jogos de computador |
Eletro-eletrônicos |
Esportes |
Saúde |
Comida |
Moda |
Computadores/ Internet |
skip |
CD |
Surf |
light |
Hot dog |
Fashion |
PC |
save |
DVD |
Skate |
diet |
cheeseburger |
Style / stylist |
Mouse |
start |
MP3/ MP4/ MP5 / MP7 |
Mountain Bike |
relax |
Fast food |
Peep toe |
Notebook / laptop |
finish |
I Phone |
Snowboarding
|
Stress |
Milk shake |
Ankle boot |
download |
game over |
Home theater |
Pole position ( it’s related to Formula 1) |
Fitness |
|
Cowboy boots |
Upload |
restart |
Touchscreen |
Baseball |
|
Ketchup |
Calça boyfriend |
Site |
joystick |
|
set |
|
Bacon |
Maxi bag |
|
speed |
|
Game |
|
chilli |
Make-up |
Link |
|
|
|
|
|
Calça skinny |
wireless |
2º momento
Uma vez feito isso, os alunos farão a apresentação para a sala.
“Our presentation is about....” or ‘We’re going to talk about…”
“What’s this?” or “Do you know what’s this?
Atividade 3
Com o intuito de consolidar o entendimento da necessidade de se estudar inglês, para que nossos alunos possam agir como sujeitos e autores, o professor deverá perguntar:
O professor irá apresentar aos alunos algumas camisetas e perguntar o que está escrito nelas e se os alunos as usariam ou comprariam.
Disponível em http://moda.blogmaneiro.com/roupas/casual/camisetas-de-frases-em-ingles
How about this one? (E essa?)
Can you understand what’s written? (Você consegue entender o que está escrito?)
Imagens disponíveis em http://rraurl.com/blogs/tiptiptip/tag/design
Atividade 4
O professor solicitará aos alunos que elaborem uma frase que gostariam de colocar em uma camiseta. As frases devem ser simples e diretas!
Para criar as camisetas, os alunos devem acessar o site http://www.zazzle.com.br/criar. Nesse site é possível escolher a cor, o modelo, a imagem e o texto que se deseja incluir na camiseta.
Professor, se possível, leia a bibliografia abaixo.
Atentar-se para os textos:
. Eles não aprendem português quanto mais inglês. A ideologia da falta de aptidão para aprender línguas estrangeiras em alunos da escola pública, p. 63
A função da aprendizagem de línguas estrangeiras na escola pública, p. 127
A avaliação das duas atividades propostas terão critérios:
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/07/2013
Quatro estrelasAula bem explicada e motivadora para o início do semestre, se valida de argumentos concretos para explicar os conceitos aos alunos
26/03/2013
Quatro estrelasRealmente é mais proveitoso fazer os alunos trabalharem em uma atividade, pois hoje em dia eles não atentam por muito tempo uma explicação longa, por exemplo. Para a realidade de minha escola eu teria que adaptar essa proposta, trocando do site para o papel (ou cartaz em formato de uma camiseta), para a produção da frase.
06/03/2013
Quatro estrelasAchei bastante pertinente fazer os alunos pensarem em todas as palavras que "emprestamos" da língua inglesa. Falamos inglês todos os dias e nem percebemos! Muito interessante, também, é fazer o caminho inverso, pois muitas vezes eles não conhecem as palavras em português que podem substituir certas expressões. Vou definitivamente usar esta aula!
04/03/2012
Cinco estrelasAdorei as idéias, principalmente a última etapa que envolve produção escrita. Encorajar os alunos a escreverem em um estágio inicial de estudo de LE é extremamente desafiador, mas penso que desta forma como foi proposto, é totalmente possível. Vou aproveitar as idéias. Obrigada pelas sugestões. Poste muitas outras, please.
07/02/2012
Cinco estrelasAdorei as ideias se possivel me mande mais no meu e-mail . Obrigada