Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Why do we need to study English? (Por que nós precisamos estudar inglês?)

 

10/06/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar palavras em inglês usadas no dia a dia.
  • Escrever frases em inglês.
Duração das atividades
4 horas-aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio, em termos de conteúdos.

Estratégias e recursos da aula
  •  Laptop classmate
  • Uso de imagens da internet.
  •  

Como motivação, iniciar a aula com o seguinte questionamento:

Professor, mesmo a língua inglesa estando presente no nosso dia-a-dia, a maioria de nossos alunos ainda nos fazem a seguinte pergunta:

  • Por que precisamos aprender inglês?

Muitos ainda não se deram conta de que fazem uso de muitas palavras inglesas no seu cotidiano, por isso, nosso papel é tornar esse uso mais consciente (permitir que eles saibam exatamente o que estão dizendo) e incentivá-los a produzir em língua inglesa.

 

 

Atividade 1

 

1º Momento

 

Como motivação e introdução ao assunto, o professor deverá apresentar no K Presenter, imagens de alguns objetos e pedir para o que os alunos digam seus nomes.

Professor, caso sua escola não tenha data show para as apresentações, uma outra possibilidade é enviar essas imagens por email para cada aluno e pedir para que todos os acessem no momento da aula.

Notebook

Imagem disponível em http://www.tecnologianetblog.com/afinal-quais-as-diferencas-entre-notebooks-e-netbooks

 

DJ

Imagem disponível em  http://bardomano.blogspot.com/2011/01/novidade-domingo-e-dia-de-dj-no-bar-do.html

 

Mall

Imagem disponível em http://shopping-center-myspace.blogspot.com

 

Cowboy

Imagem disponível em  http://seguraotombo.blogspot.com/2010/09/os-10-juramentos-de-um-cowboy.htm

Cell phone touch screen

 

Imagem disponível em http://maceio.olx.com.br/celular-2-chips-touch-screen-camera-radio-fm-bluetooth-frete-gratis-iid-192005849

 

No quadro abaixo, seguem outras sugestões:

Outdoor

MSN Messenger

Rave

Show

Short

Shampoo

Top model

Palm top

Lap top

Air bag

Gloss

 MP3/MP4/MP5

 

 

2º Momento

Quando terminarem as apresentações, o professor deverá fazer as seguintes perguntas para os alunos:

  • Que língua vocês usaram para falar os nomes desses objetos?
  • Quais desses objetos vocês têm em casa?

Com essa atividade, os alunos irão perceber que, mesmo achando que estão falando português, eles estão, na verdade, falando inglês.

 

3º Momento

O professor deverá provocar mais reflexões e fazer mais perguntas aos alunos:

  • Vocês jogam vídeo games? Em que língua estão os jogos?
  • Como você sabe o que fazer para jogar?
  • Quais são suas bandas ou cantores preferidos?
  • Por que você gosta das músicas desses artistas?
  • O fato de você não entender as letras não o incomoda?

 

Atividade 2

 

1º Momento

O professor deverá dividir os alunos em grupo para que possam fazer listas de imagens de palavras em inglês que usamos no cotidiano e depois apresentá-las para a sala.  O título da apresentação será English around us

Cada grupo ficará responsável por uma categoria de imagens. Essas categorias podem ser:

 

Video games / Jogos de computador

Eletro-eletrônicos

Esportes

Saúde

Comida

Moda

Computadores/ Internet

skip

CD

Surf

light

Hot dog

Fashion

PC

save

DVD

Skate

diet

cheeseburger

Style / stylist

Mouse

start

MP3/ MP4/ MP5 / MP7

Mountain Bike

relax

Fast food

Peep toe

Notebook / laptop

finish

I Phone

Snowboarding

 

Stress

Milk shake

Ankle boot

download

game over

Home theater

Pole position ( it’s related to Formula 1)

Fitness


Sundae

Cowboy boots

Upload  

restart

Touchscreen

Baseball

 

Ketchup

Calça boyfriend

Site

joystick

 

set

 

Bacon

Maxi bag

E-mail

speed

 

Game

 

chilli

Make-up

Link

 

 

 

 

 

Calça skinny

wireless

 

 

  •  Professor, as apresentações devem ser montadas no K Presenter. Oriente seus alunos a usar o máximo de recursos desse programa, como efeitos, planos de fundo.

 

2º momento

 

Uma vez feito isso, os alunos farão a apresentação para a sala.

  • Professor, incentive seus alunos a falarem inglês durante a apresentação. Ensine frases curtas  como:

“Our presentation is about....” or ‘We’re going to talk about…”

“What’s this?”   or    “Do you know what’s this?

 

 

Atividade 3

 

Com o intuito de consolidar o entendimento da necessidade de se estudar inglês, para que nossos alunos possam agir como sujeitos e autores, o professor deverá perguntar:

  • As capas dos cadernos de vocês têm frases em inglês? Vocês sabem o que está escrito?
  • Vocês têm camisetas com escrita em inglês? Você sabe o que está escrito?

 

O professor irá apresentar aos alunos algumas camisetas e perguntar o que está escrito nelas e se os alunos as usariam ou comprariam.

  • Would you buy this t-shirt? What’s written on it? (Você compraria essa camiseta? O que está escrito nela?)

t shirt

 

Disponível em http://moda.blogmaneiro.com/roupas/casual/camisetas-de-frases-em-ingles

 

fabulous

 

How about this one?  (E essa?)


speak the truth

 

 

Can you understand what’s written? (Você consegue entender o que está escrito?)

i love ny Imagens disponíveis em http://rraurl.com/blogs/tiptiptip/tag/design 

Atividade 4

 

O professor solicitará aos alunos que elaborem uma frase que gostariam de colocar em uma camiseta. As frases devem ser simples e diretas!

  • Professor, oriente seus alunos a usarem o conhecimento que têm. Não há necessidade de usar frases longas e complicadas. Esclareça que palavras de baixo calão ou ofensivas também não devem ser usadas.

Para criar as camisetas, os alunos devem acessar o site http://www.zazzle.com.br/criar. Nesse site é possível escolher a cor, o modelo, a imagem e o texto que se deseja incluir na camiseta.

  • Professor, como esse é um site de venda, oriente seus alunos para não clicarem em 'postar para venda', porque do contrário eles terão que pagar pela camiseta!
Recursos Complementares

 Professor, se possível, leia a bibliografia abaixo.

  • MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de Linguística Aplicada: A natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas,SP: Editora Mercado das Letras,1996.

Atentar-se para os textos:

. Eles não aprendem português quanto mais inglês. A ideologia da falta de aptidão para aprender línguas estrangeiras em alunos da escola pública, p. 63

A função da aprendizagem de línguas estrangeiras na escola pública, p. 127

Avaliação

A avaliação das duas atividades propostas terão critérios:

  • Lista de imagens de palavras em inglês - relevância das imagens/palavras apresentadas, número mínimo de 10 imagens por grupo, lay-out de apresentação, participação na elaboração e apresentação da atividade.
  • Criação das camisetas - escolha da frase e da imagem a ser inserida, grafia correta das palavras, boa pronúncia na apresentação.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Kathariny, CEF 316 de Santa MAria , Distrito Federal - disse:
    kathariny@yahoo.com.br

    30/07/2013

    Quatro estrelas

    Aula bem explicada e motivadora para o início do semestre, se valida de argumentos concretos para explicar os conceitos aos alunos


  • Caroline Capellari, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAO DAL PIVA , Rio Grande do Sul - disse:
    ccapellari.g@gmail.com

    26/03/2013

    Quatro estrelas

    Realmente é mais proveitoso fazer os alunos trabalharem em uma atividade, pois hoje em dia eles não atentam por muito tempo uma explicação longa, por exemplo. Para a realidade de minha escola eu teria que adaptar essa proposta, trocando do site para o papel (ou cartaz em formato de uma camiseta), para a produção da frase.


  • Silvia, E.E.I.E.F. Cecília Meireles , Rio Grande do Sul - disse:
    silvia_baggins@yahoo.com.br

    06/03/2013

    Quatro estrelas

    Achei bastante pertinente fazer os alunos pensarem em todas as palavras que "emprestamos" da língua inglesa. Falamos inglês todos os dias e nem percebemos! Muito interessante, também, é fazer o caminho inverso, pois muitas vezes eles não conhecem as palavras em português que podem substituir certas expressões. Vou definitivamente usar esta aula!


  • Cristiane Teixeira de Oliveira, ESC MUN ENS FUN DR BRUM AZEREDO , Rio Grande do Sul - disse:
    ct_deoliveira@yahoo.com.br

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei as idéias, principalmente a última etapa que envolve produção escrita. Encorajar os alunos a escreverem em um estágio inicial de estudo de LE é extremamente desafiador, mas penso que desta forma como foi proposto, é totalmente possível. Vou aproveitar as idéias. Obrigada pelas sugestões. Poste muitas outras, please.


  • Iara Roberta, Ceebja , Paraná - disse:
    robertaif@hotmail.com

    07/02/2012

    Cinco estrelas

    Adorei as ideias se possivel me mande mais no meu e-mail . Obrigada


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.