Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - My local culture

 

10/06/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar monumentos e pessoas famosas da cidade onde vivemos.
  • Produzir glogsters.
Duração das atividades
3 horas-aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Places in a town (Lugares em uma cidade)
  • There is/ There are
Estratégias e recursos da aula
  • Laptop Classmate conectado a um Data show ( para uso do professor)

Alguns recursos do Laptop Classmate, tais como:

  • KPresenter [Iniciar -> Aplicativos -> KPresenter]
  • Navegador Mozilla Firefox [Metasys-> Aplicativos -> Internet ]

 

Atividade 1

1º Momento

O professor irá apresentar em data show lugares famosos ao redor do mundo e pedirá aos alunos que reconheçam e respondam quais lugares são esses.

  • Professor, monte essa apresentação usando o programa K Presenter.

Sydney opera house

Imagem disponível em http://www.webbusca.com.br/atlas/fotos/fotografias-sydney-opera-house.asp

New York City

Imagem disponível em http://arroundtheall.wordpress.com/2009/12/

London

Imagem disponível em http://infinitosestilos.wordpress.com/2010/09/01/london-to-do-list/

Rio de Janeiro

Imagem disponível em http://www.destinosdeviagem.com/brasil-rio-de-janeiro/

Sao Paulo

Imagem disponível em http://belatrizlopes.blogspot.com/

2º Momento

Como essas cidades são famosas, os alunos reconhecerão as imagens mostradas e, consequentemente, saberão os nomes desses lugares. Mas e a cidade onde eles moram, como eles a mostrariam em imagens?

  • Professor, nesse momento, ajude seus alunos a listarem os lugares e pessoas famosos, os pontos turísticos, as festas populares, as pessoas famosas da cidade. Esclareça a eles que esses lugares não precisam, necessariamente, ser mundialmente conhecidos como os apresentados nas imagens. Mas sim aqueles lugares que eles mostram às pessoas que visitam a cidade pela primeira vez.

 

Atividade 2

O professor solicitará aos alunos que procurem no Google Images fotos da cidade onde vivem. Nesse momento, os alunos deverão estar com seus laptops Classmate e  conectados à Internet.

  • Professor, oriente os alunos para que salvem essas imagens em um pen drive ou no laptop, pois elas serão usadas na construção dos glogsters.

 

Atividade 3 

O professor deverá perguntar aos alunos se algum deles tem um glogster. Caso algum deles tenha, permita que ele apresente para a sala.

O professor deverá acessar o site http://www.glogster.com/ e apresentar um glog para os alunos.

O glog sugerido pode ser acessado no link http://ladylia.glogster.com/glog-65/

Glogster

O professor deverá fazer perguntas sobre o glog aos alunos.

SUGESTÕES:

  • Who created this glog?  LadyLia. ( Quem criou este glog? - LadyLia)
  • What city is she talking about? Porto de Galinhas
  • What are the city's attractions? Natural pools, warm water, white sand ( Piscinas naturais, água morna, areia branca)
  • Professor, permita que os alunos visitem outros glogs para se inspirarem e fazerem os seus próprios. Eles verão glogs com músicas, fotos e perceberão que é possível compartilhar um glog com outro site, como Facebook e Orkut, por exemplo.

 

Atividade 4

Agora, chegou a vez dos alunos produzirem seus glogs! O primeiro passo é se cadastrar. Para tal, basta clicar em registre-se e completar o cadastro.

Glogster

  • Professor, enquanto os alunos criam seus glogs, circule pela sala auxiliando quanto às dúvidas de vocabulário, uso de imagens ou como inserir fotos e sons nos glogs.

Uma vez finalizados os glogs, os alunos farão uma apresentação para a sala, justificando a escolha das imagens. 

  • Professor, estimule os alunos a falar em inglês. Apresente frases simples como: 'My glog is about...' ou " I used this picture because it's..."
Recursos Complementares

Professor, acesse os sites abaixo para complementar sua aula.

Avaliação

O professor deverá avaliar os estudantes, tendo como  critérios:

  • o engajamento na construção do glog.
  • a relevância das imagens escolhidas.
  • a grafia correta das palavras do glog.
  • o layout.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.