09/06/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | História | Memória |
Os alunos poderão aprender as complexidades do processo histórico dinâmico, que compreende tomada de posições políticas que, num momento posterior, são alteradas, às vezes, pelo seu contrário, dependendo das mudanças da conjuntura política. O estudo das posições políticas da Igreja Católica durante a Ditadura Militar no Brasil é um momento privilegiado para tal discussão: de apoio determinado ao Golpe Militar de 1964, a Igreja passou a uma posição de denúncia, resistência e, em muitos casos, de oposição ao regime instalado em 1964. Os alunos também poderão compreender a composição dinâmica das instituições que se apresentam de forma plural, comportando, em seu interior, diferentes posições políticas.
- Os governos brasileiros de 1954 a 1964.
- O Golpe Civil-Militar de 1964.
- A trajetória do regime instalado em 1964.
Introdução
O professor deverá fazer uma breve introdução recuperando os conhecimentos já adquiridos pelos alunos sobre a conjuntura política, social e econômica que precedeu o Golpe Civil-Militar de 1964, ressaltando as forças políticas que apoiaram o movimento e as que se opuseram a ele. Também deverá fazer um breve histórico da trajetória política da ditadura militar, enfatizando o endurecimento político do regime desde a sua instalação até meados da década de 1970. O professor deverá ressaltar que o destaque dado à Igreja Católica repousa no fato de que, à época do Golpe Civil-Militar de 1964, o Brasil era um País essencialmente formado por católicos e que esta instituição tomou posições políticas públicas tanto no desfecho do golpe, como no momento posterior de denúncia e resistência aos rumos tomados pelo Movimento de 1964, particularmente no que diz respeito à tortura como política de Estado. A divulgação de denúncias da existência da tortura que, longe de ser um episódio esporádico, tornou-se uma política de Estado para obter informações e eliminar opositores do regime militar pode ser considerada um marco na trajetória da atuação da Igreja Católica. Foi a partir desse momento que a instituição religiosa muda sua postura ante o regime militar, passando a abrigar e defender opositores do regime e a promover uma campanha de denúncia de âmbito nacional e internacional.
Desenvolvimento
Primeira aula
O professor deverá dividir a turma em cinco grupos, que pesquisarão os temas abaixo não se restringindo aos sites sugeridos:
GRUPO 1: “Breve histórico da instalação da Ditadura Militar, ressaltando a posição da Igreja Católica, ou de parte dela, nesse processo”.
http://www.suapesquisa.com/ditadura/
http://www.ampulhetta.org/textos/Artigo_Igreja.pdf
http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/resumos-anais/FabioLanza.pdf
GRUPO 2: “As resoluções básicas do Concílio Vaticano II e seu impacto político no Brasil na reorientação da atuação da Igreja Católica”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio_Vaticano_II
http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_Cat%C3%B3lica_Brasileira
http://www.pime.org.br/missaojovem/mjhistrenova.htm
GRUPO 3: “As forças conservadoras no interior da Igreja Católica que apoiaram o Golpe Civil-Militar de 1964: suas personagens e instituições como a TFP”.
http://www.unicamp.br/~aulas/Conjunto%20III/4_21.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tradi%C3%A7%C3%A3o,_Fam%C3%ADlia_e_Propriedade
http://www.ampulhetta.org/textos/Artigo_Igreja.pdf
GRUPO 4: “As forças progressistas no interior da Igreja Católica que se opuseram ao Golpe Civil-Militar de 1964: suas personagens e instituições, em especial as de jovens”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Juventude_Universit%C3%A1ria_Cat%C3%B3lica
http://www.faa.edu.br/revista/v1_n1_art06.pdf
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/10224/5687
GRUPO 5: “O uso da tortura como política de Estado e seu impacto na atuação da Igreja articulada para a defesa dos direitos humanos”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Tortura_Nunca_Mais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tortura
http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/resumos-anais/AdrianaCBorges.pdf
Os alunos deverão produzir um relatório de pesquisa a partir da discussão em grupo, o qual será utilizado não só na aula seguinte, como também como peça de avaliação do professor.
Imagem 1:
Dom Camello Mota, Arcebispo de São Paulo.
Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/fotografic
Imagem 2:
Dom Jaime Câmara, arcebispo do Rio de Janeiro
Fonte: http://pnsdaconceicaobenfica.blogspot.com/2010/08/5-arcebispo-da-arquidiocese-de-belem.html
Imagem 3:
Dom Vicente Sherer,arcebispo de Porto Alegre
Imagem 4:
Dom Helder Câmara, bispo auxiliar do Rio de Janeiro
Fonte: http://zecarlosfrases.blogspot.com/2008/10/dom-hlder-cmara.html
Imagem 5:
Logmarca da Conferência Nacionaldos Bispos do Brasil.
Fonte: http://pragmatismopolitico.blogspot.com/2010/10/cnbb-condena-uso-eleitoral-da-fe-crista.html
Imagem 6:
Capa da Revista Veja sobre a organização Tradição, Família e Propriedade.
Fonte http://aguinaldo-contramare.blogspot.com/2010/10/panfleto-pro-tfp-circula-em-reuniao-de.html
Segunda aula:
Os alunos escolherão um representante de cada grupo para uma pequena apresentação para toda a sala do resultado das pesquisas de cada grupo.
Em seguida, o professor reunirá a turma em um seminário de discussão dos temas apresentados pelos alunos, orientando a discussão pela complexidade das posições assumidas pela Igreja Católica em cada momento e a mudança do curso de ação da Igreja Católica ao longo do período e por qual motivo.
Terceira aula:
O professor deverá dividir a turma em cinco grupos, trazendo a discussão para os dias de hoje. Os eixos de pesquisa e de discussão se pautarão pelas seguintes questões:
- Qual a posição política da Igreja diante da conjuntura política, social e econômica do País?
- Qual a sua ação diante dos problemas por que passa o País?
- É importante que uma instituição religiosa tome posições políticas diante dos problemas do País? Por quê?
GRUPO 1: “Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: sua origem e atuação nos dias de hoje”.
http://www.casadajuventude.org.br/index.php?option=content&task=view&id=2178&Itemid=0
GRUPO 2: “Comissão Pastoral da Terra: sua origem e atuação nos dias de hoje”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comiss%C3%A3o_Pastoral_da_Terra
GRUPO 3: “Comissão Pastoral da Família: sua origem e atuação nos dias de hoje”.
http://www.paroquiasaopauloapostolo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=15
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=280259
GRUPO 4: “Comissão Pastoral Operária: sua origem e atuação nos dias de hoje”.
http://www.pastoraloperaria.org.br/SITE_Conteudo.aspx?Acao=M0_3c383e83aa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pastoral_Oper%C3%A1ria
GRUPO 5: “Campanha da Fraternidade: os alunos deverão pesquisar os temas das Campanhas da Fraternidade dos últimos dez anos e seu impacto”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campanha_da_Fraternidade
Os alunos deverão produzir um relatório de pesquisa a ser apresentado na aula seguinte para a discussão com toda a turma.
Quarta aula
O professor reunirá a turma em um seminário no qual cada grupo deverá apresentar seu relatório de pesquisa. Deverá ser concedido 10 minutos para cada grupo.
A seguir, o professor deverá orientar uma discussão sobre a atuação da Igreja Católica nos dias de hoje, comportando uma avaliação pelos alunos da pertinência e da condução de cada uma das ações da Igreja Católica na conjuntura política, social e econômica do País. Os alunos avaliarão a ação da Igreja Católica nos seus sucessos e fracassos.
A avaliação levará em conta a participação dos alunos nos trabalhos de pesquisa, as discussões em seminários e a redação dos relatórios. Também será avaliada a compreensão dos conceitos discutidos por meio da coerência interna e da estrutura dos textos produzidos a serem entregues ao professor.
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