Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Relato de experiência vivida versus relato de viagem

 

29/06/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Comparar dois gêneros discursivos da ordem do narrar, voltados para a experiência do “eu” – relato de experiência vivida e relato de viagem - identificando semelhanças e diferenças – quanto às  características formais e funcionais.
  • Ler e analisar relatos de experiência vivida e de viagem atentando para a estrutura composicional desses gêneros.
  • Produzir um relato de experiência vivida ou um relato de viagem.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos básicos da estrutura narrativa.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos.
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

 Aula 01 (50 minutos)

 O tema dessa  aula– relato de experiência vivida e relato de viagem - são  gêneros discursivos da ordem do narrar, isto é, apresentam os mesmos elementos do texto narrativo: personagens, fatos situados em um determinado lugar, em um determinado momento, etc.

Há  relatos que se transformam em documentos históricos e  podem ser publicados em  jornais, revistas, livros, sites, etc., funcionando, portanto, como fontes de pesquisa, de modo a servir de aprendizado para as pessoas.

 

1.Como ponto de partida, o professor deverá conversar com os alunos, perguntando a eles:

a. Vocês gostam de contar suas experiências pessoais para as pessoas?

b. Vocês gostam de ouvir as experiências das pessoas? Por quê?

c. Vocês  já viajaram com sua família? Para onde vocês viajaram? Vocês gostariam de compartilhar essa experiência com os colegas?

d. Vocês sabiam que há uma família no Brasil, que resolveu jogar tudo para o alto e dar a volta ao mundo?

 

2. A seguir, o professor solicitará aos alunos que acessem a página seguinte para conhecer um pouco sobre a família Schürmann. Nesse site, os alunos poderão conhecer cada um dos membros dessa família.  A seguir, ainda nessa página,  eles deverão clicar em "Aventura" e fazer a leitura do texto “ Dez anos no mar”, para saber como tudo começou.

http://www.schurmann.com.br/familiaaventura/a_schurmann_familia.asp

 

 Disponível em:

http://www.popa.com.br/docs/cronicas/schurmann/index.htm

 3. Para direcionar a leitura dos alunos, o professor deverá  escrever no quadro o roteiro seguinte:

a. Quando a viagem da família Schürmann foi iniciada?

b. O casal Schürmann – Vilfredo e Heloísa -  tinham quantos filhos? Qual era a idade deles, na época?

c. Como o sonho da família se tornou possível?

d. Quanto tempo durou a primeira grande aventura da família?

 Aula 02 ( 50 minutos)

Atividade 1

 Nessa aula, os alunos deverão acessar a página seguinte e assistirem, em dupla, ao vídeo sobre a grande aventura da família Schürmann.

Documentário/filme - O Mundo Em Duas Voltas [9/9]

http://www.youtube.com/watch?v=02axCmlgCOA

 Observação:

Esse vídeo oferece material para a realização de um trabalho interdisciplinar com professores de Geografia e História, principalmente, em relação ao grande navegador português - Fernão de Magalhães.

 Atividade 2

1. O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página abaixo. Nessa página, há um relato de Heloísa Schurmann sobre a passagem da família pela ilha de Páscoa – sul do oceano Pacífico. Eles deverão acompanhar, na tela de seus computadores UCA, a leitura oral do texto feita pela professora.

Disponível em:

http://www.schurmann.com.br/familiaaventura/a_diario_conteudo.asp?id_diario=272&autor=heloisa

Uma história de Páscoa

 moás

 Disponível em:

 http://misteriosantigos.50webs.com/a-fantastica-ilha-de-pascoa.html

 

Em junho de 1999, quando estávamos velejando na Magalhães Global Adventure, passamos um momento especial na Ilha de Páscoa.

Localizada ao sul do Oceano Pacífico, essa ilha abriga os misteriosos moais, estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão Rano Raraku, dispostas em diversos altares espalhados pela ilha.

A lembrança que mais me emociona é ligada a Kat. Quando estávamos perto da ilha, ela tinha certeza de que os ovos de Páscoa eram fabricados lá. Afinal a ilha tem o nome de Páscoa?Os coelhinhos eram o centro das preocupações de Kat. Ao desembarcarmos, ela os procurava em todos os lugares, e não os encontrava. Como explicar-lhe onde estavam os bichinhos? Saíram de férias?

— Ah, já sei. Eles foram para a Patagônia. Lembra que vimos muitos deles lá? - eu dizia.

— Mas eu sei que eles deixaram ovinhos para mim! - ela falava com firmeza.
Procuramos por todos os supermercados da ilha, mas não encontramos nada parecido com um ovo de páscoa no mês de junho!

No meu diário de bordo transmitido online, comentei o assunto sobre os ovinhos.
Dias depois, minha sobrinha Fernanda que mora em Miami, nos enviou uma encomenda. Ao abrir o pacote, encontrei duas dúzias de ovos de plástico, lindos, coloridíssimos recheados de chocolate. Chorei de emoção. Ela havia lido o meu diário sobre a expectativa de Kat.

Ao amanhecer do dia seguinte, Jaime, tripulante do Aysso, foi em terra construir ninhos de pedra para esconder os ovinhos, num gramado bem em frente aos moais.

Kat acordou e a convidamos para ir procurar os ovos. Animada, procurou pelos ninhos em todos os montes de pedra. O desapontamento dela aumentava a cada tentativa frustrada... Quando chegou em frente aos moais, retirou uma pedra de um ninho e ao ver um objeto colorido, começou a derrubar as outras pedras, gritando:

— É aqui! Olha, quantos ovinhos! E que lindos! Viu? Não falei que aqui era a ilha da Páscoa?

Sentou-se no chão e foi colocando todos os ovos no colo e falou:

— Estou muito feliz, eu sabia que vocês não iam se esquecer de mim. Obrigado coelhinhos...

Emocionada, agradeci o carinho de Fernanda.

Feliz  Páscoa!

 2.  Após a leitura oral do texto, os alunos, em dupla, deverão acessar o site seguinte e assistirem ao vídeo sobre a passagem  da família Schürmann  pela ilha de Páscoa.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=x5IhW911xaM

 Aula 03 (50 minutos)

3.  Nessa aula, os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas sobre o relato de Heloísa Schürmann, disponível em: http://www.megaupload.com/?d=D7AO5612

Observação: Os alunos deverão  digitar as respostas das questões no processador de texto Kword e salvar o texto em seus pendrives.

 

Aula 04 (50 minutos)

Atividade

 

Observação:

O professor deverá   informar aos alunos que eles irão ler  um outro tipo de  relato de experiência vivida, mas não especificamente de viagem.

1. Os alunos deverão acessar  a página abaixo para fazerem a leitura do texto “Como comecei a escrever” de Carlos Drummond Andrade, na tela de seus computadores.

Disponível em:

 http://ocidentelux.blogspot.com/2009/06/cronica-de-carlos-drummond-de-andrade.html

 COMO COMECEI A ESCREVER

(Carlos Drummond de Andrade)

Disponível em:

http://ocidentelux.blogspot.com/2009/06/cronica-de-carlos-drummond-de-andrade.html

Aí por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. As notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o papel transformado em mingau.

Papai era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de Domingo. Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui para a escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.

Durante o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação. Cada um de nós tinha de escrever uma carta, narrar um passeio, coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo do poder de expressão contido nos sinais reunidos em palavras.

Daí por diante as experiências foram se acumulando, sem que eu percebesse que estava descobrindo a leitura. Alguns elogios da professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou poesia, mas a semente dessas coisas estava germinando. Meu irmão, estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.

Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões. Na mesa do café-sentado (pois tomava-se café sentado nos bares, e podia-se conversar horas e horas sem incomodar nem ser incomodado) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também sacavam seus escritos, e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica.

2. Após a leitura oral  do texto, feita pelo professor, os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas sobre o texto “ Como comecei a escrever” de Carlos Drummond de Andrade, disponível em: http://www.megaupload.com/?d=CFES53XP

3. O professor deverá dispor os alunos em grupo e  solicitar a eles que faça  um estudo comparativo entre as duas modalidades do gênero relato – relato de experiência vivida versus relato de viagem – para ser apresentado  no K-presenter.

2. As informações para a realização desse trabalho deverão ser tomadas a partir das atividades realizadas sobre os dois textos: “Uma história de Páscoa”,  de Heloísa Schürmann; e “Como comecei a escrever”, de Carlos Drummond de Andrade.

3. Os alunos deverão estar atentos aos seguintes aspectos:

a. Finalidade do gênero

b. Perfil dos interlocutores

c .Suporte em que o gênero é veiculado

Atividade 2

1. Os alunos, em grupo, deverão entrevistar profissionais da escola: professores, secretárias, diretora, cantineiras, bibliotecárias, porteiro, etc., perguntando a eles:

Como você aprendeu a ler e a escrever?  Quais são as suas lembranças dessa época?

Observação: Os alunos deverão gravar e filmar a entrevista, utilizando seus laptops, para a elaboração  de um vídeo. Nesse vídeo, poderão ser inseridos os slides do K-presenter com o estudo comparativo entre as duas modalidades do gênero discursivo relato – relato de experiência vivida e relato de viagem.

2. O vídeo será exibido para os colegas e professor e para alunos de outras salas, conforme orientação do professor.

 

 

 


 

Recursos Complementares

1.Os alunos poderão assistir ao vídeo abaixo sobre a Ilha de Páscoa:

Disponível em:

http://www.dailymotion.com/video/x8medu_fgold-ilha-de-pascoa_travel

2. Outra sugestão é exibir para os alunos o filme da família Schürmann - O mundo em duas voltas - disponível em locadoras.

 Schürmann e o Mundo em Duas Voltas

Imagem disponível em:

 http://scesportes.wordpress.com/

Avaliação

Considerando as atividades desenvolvidas durante as aulas, os alunos serão avaliados pontualmente. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades. Verificar, principalmente se eles conseguiram perceber a diferença entre as duas modalidades do gênero relato – relato de experiência vivida e relato de viagem- a partir do conhecimento das características composicionais de cada um delas.

A elaboração do quadro comparativo entre as duas modalidades do gênero relato – em que se apresenta uma  síntese do estudo -, bem como a realização de uma entrevista  buscando conhecer a história  aprendizagem da leitura e da escrita das pessoas entrevistadas,  oferecem material para a avaliação formal dos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Lúcia Pacheco de Souza, EMEF. Waldenor Winkler , Rio Grande do Sul - disse:
    tutucasouza@ibest.com.br

    03/10/2012

    Cinco estrelas

    Gostei da aula, tanto que me imaginei navegando, como se eu fosse o/a aluno(a) adolescente fazendo novas descobertas a partir das esperiências sugeridas para a elaboração da aula. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.