Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Diálogo- UCA

 

08/06/2011

Autor y Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá alguns princípios teóricos que norteiam o diálogo, como o respeito ao próximo e a democracia.

 

  • Além disso, o aluno poderá com essa aula:
  1. Proporcionar uma prática vivencial do diálogo.
  2. Compartilhar o conhecimento adquirido pela turma sobre o tema com outros alunos (de outras séries e/ou de outras escolas), utilizando recursos multimídias.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas do conceito de respeito mútuo
  • Noções básicas do conceito de sociedade e democracia.
Estratégias e recursos da aula

Para o desenvolvimento das atividades dessa aula é necessário que os alunos e o (a) professor (a) utilizem como principal recurso didático pedagógico os laptops UCA, conectados a internet.

Aula 1:

Você sabe o que é o diálogo e qual a sua importância para a sociedade?

 

(Disponível em: http://profissionalintegral.wordpress.com/2010/03/03/dialogos/, acesso em 16 de abril de 2011)

  • Inicie a aula com a seguinte pergunta:

 

Você sabe o que é o diálogo e qual a sua importância para a sociedade?

 

  • Num primeiro momento, deixe os alunos responderem a essa pergunta e converse com eles acerca das informações que os mesmos trazem sobre o assunto. Em seguida, peça para eles acessarem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1logo (acesso em: 16 de maio de 2011) e lerem o texto.

 

  • A partir desses dois momentos conduza-os a seguinte reflexão: o diálogo é a troca de ideias entre pessoas e que para vivermos bem em sociedade é fundamental a existência do diálogo.

 

A importância do diálogo:

(O professor pode enviar o conteúdo abaixo para o email dos alunos e pedir para eles acessarem durante a sua exposição. É importante que o professor deixe os alunos darem suas contribuições para cada passo apresentado.)

 

  • 1º Respeito ao próximo:

 

Num país democrático todos temos o direito de expressar nossas ideias, portanto é um dever de todos ouvir o que o outro tem a dizer, mesmo que não concorde.

 

 

 

(Disponível em: http://realbeiralitoral.blogspot.com/2010/11/dialogo-entre-dois-portugueses.html, acesso em: 16 de maio de 2011)

 

  • 2º O respeito mútuo:

 

Ouvir o outro é demonstrar respeito para com o próximo, é ser um bom cidadão e contribuir para uma boa convivência em sociedade.

 

(Disponível em: http://kyrios2ema.blogspot.com/2010/04/cultive-respeito.html, acesso em: 16 de maio de 2011)

 

Aula 2:

Retome rapidamente com os alunos as reflexões feitas na última aula sobre o diálogo e sua importância. Para isso, o professor pode solicitar aos alunos que acessem o email trabalhado na última aula, no qual consta o conteúdo sobre a importância do diálogo. Após esse momento, proponha a seguinte atividade:

 

  • Em seguida, divida a turma em grupos de 5 alunos e proponha que eles iniciem um diálogo sobre esse tema. Peça  para um dos integrantes do grupo filmar a conversa (para isso, instrua-os a acessarem a área de trabalho do laptop UCA e clicar no ícone câmera). Essa atividade deve ser feita em 30 minutos, 15’ para a pesquisa do tema e 15’ para a conversa e o vídeo.

 

  • Num terceiro momento, deixe os grupos apresentarem o vídeo ao restante da turma. Para isso, conecte o laptop em que foi feito o vídeo ao data show para projetar o filme. Passe os vídeos produzidos. Caso seja necessário, o professor pode reservar mais uma aula para concluir as etapas dessa atividade.

 

  • Após todos apresentarem o vídeo, peça para eles observarem em que momentos ocorreram falhas na condução dos diálogos, como por exemplo, se houve dificuldade para ouvir o outro e se as opiniões contrárias foram respeitadas, dentre outros aspectos importantes. É fundamental que os alunos registrem, escrevendo no laptop a sua avaliação quanto ao vídeo assistido. (Para essa atividade de registro os alunos devem usar o sistema kword, na área de trabalho acesse o ícone o processador de textos.)

 

Aula 3:

  • Inicie a aula solicitando que os alunos acessem o arquivo onde constam as observações que fizeram acerca dos vídeos da última aula. De posse dessa avaliação, proponha a eles que, em grupo, produzam um manual de regras para um bom diálogo, em que o direito de falar e ser ouvido é respeitado, preservando assim a democracia e o harmonia na sociedade. Esse manual pode ser produzido em forma de um diálogo em quadrinhos. Utilize como recurso para essa atividade o programa “Kolur paint” (acesse o menu metasys, aplicativos, aplicações gráficas, ferramentas de pintura).

 

  • O material produzido coletivamente pode ser divulgado no site da escola para ser compartilhado com toda a comunidade escolar.
Recursos Complementares

Sugestão de sites de pesquisa:

http://pt.shvoong.com/books/dictionary/1694566-di%C3%A1logo-entre-ensino-aprendizagem/ (acesso em: 17 de maio de 2011).

 

Esse site pode ser utilizado pelo professor como meio para que o mesmo obtenha mais informações sobre o tema dessa aula.

Avaliação

Propõe-se como avaliação:

  • a observação do envolvimento dos alunos com as reflexões sobre respeito, diálogo e democracia;
  • o acompanhamento de uma prática vivencial de diálogo enquanto processo  de aprendizagem de respeito ao próximo e democracia;
  • a auto avaliação.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.