Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Diálogo na sala de aula-UCA

 

17/06/2011

Autor y Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá a importância do diálogo na escola.

 

  • Além disso, com essa aula o aluno poderá:
  1. Refletir sobre a importância de saber o momento de ouvir e o momento de falar.
  2. Construir coletivamente as regras do diálogo na sala de aula.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas do conceito de respeito mútuo.
Estratégias e recursos da aula

Para o desenvolvimento das atividades dessa aula é necessário que os alunos e o (a) professor (a) utilizem como principal recurso didático pedagógico os laptops UCA, conectados a internet.

Aula 1:

O diálogo na sala de aula.

  • Inicie a aula propondo uma reflexão coletiva de como a turma tem se comportado nos momentos de diálogo, se cada um tem sabido o momento de ouvir e de falar, se há respeito pela opinião do outro, se há atenção à fala do professor (a). Observe a fala dos alunos e em seguida exponha a eles uma avaliação do comportamento dos mesmos ao dialogarem.

 

  • Compartilhe com os alunos as seguintes imagens de situações que acontecem em sala de aula quando o diálogo não é bem desenvolvido. Peça para eles interpretarem as imagens abaixo e dizerem o que está acontecendo de errado em cada cena e o que fazer para resolver os problemas apresentados nas imagens. Para isso, peça para eles acessarem os links das imagens abaixo:

 

(Disponível em: http://umaeducadora.blogspot.com/2009/08/indisciplina-na-sala-de-aula-uma.html, acesso em: 17 de maio de 2011)

(Disponível em: http://cfpagueda.blogspot.com/2009/12/indisciplina-na-sala-de-aula.html, acesso em: 17 de maio de 2011)

 

  • Em seguida, exponha aos alunos algumas regras básicas do diálogo em sala de aula. Leve-os a compreenderem que se cada um fizer a sua parte e seguir as regras apresentadas abaixo, eles garantirão o desenvolvimento de um bom diálogo, o que será proveitoso para todos. Envie o conteúdo abaixo para o e-mail dos alunos e peça para eles salvarem esse conteúdo em sua caixa de e-mail:

 

 

Regras básicas do diálogo em sala de aula.

 

 

1º Ouvir: ouvir é respeitar o direito do outro de falar.

(Disponível em: http://arinapaiva.blogspot.com/2011/03/arte-de-ouvir.html, acesso em: 17 de maio de 2011).

 

 

2º Pensar: antes de dizermos nossa opinião é importante pensar na fala do outro.

 

(Disponível em: http://anaguedes-desabafos.blogspot.com/2011_01_01_archive.html, acesso em: 17 de maio de 2011)

 

 

3º Pedir Licença: sabemos que há muitos colegas numa sala de aula e que todos tem o direito de dar sua opinião, por isso, antes de falar, peça licença, pois se todos falarem ao mesmo tempo, como vamos entender?

(Disponível em: http://www.guilhermehildebrand.com.br/Normas_arquivos/frame.htm#slide0007.htm, acesso em: 17 de maio de 2011)

 

 

4º Falar: este é o último momento  de um diálogo coletivo, aqui, você já ouviu, pensou no que ouviu, esperou seu momento e agora pode expor à todos sua idéia.

(Disponível em: http://crosinha.wordpress.com/page/2/, acesso em: 17 de maio de 2011)

 

Aula 2:

 

Retome as reflexões feitas na última aula e em seguida proponha a seguinte atividade em grupo (grupos de no máximo 5 alunos):

  • De acordo com as reflexões feitas na última aula e com relação às regras básicas do diálogo em sala de aula pense em mais regras que podem ser acrescentadas a essas e produza uma cartilha que deve ser seguida por toda a turma em todos os diálogos em sala de aula. Nessa cartilha deve conter imagens que ilustrem cada uma das regras, para isso os alunos podem criar cenas na sala e fotografarem com o auxilio do laptop UCA(acessar a área de trabalho no ícone câmera). Professor auxilie seus alunos no desenvolvimento dessa atividade.

 

  • Em seguida, cada grupo deve socializar rapidamente a cartilha que produziram com toda a turma.

 

  • Por fim, peça para os alunos produzirem um cartaz virtual com todas as regras ilustradas e divulgarem para as demais turmas da escola via e-mail e também no site da escola. Os alunos podem sugerir aos demais colegas da escola que produzam mais regras coletivas e acrescente a essas.
Recursos Complementares

Sugestão de sites de pesquisa:

http://www.docstoc.com/docs/20473898/DI%C3%81LOGO-E-CONFLITO-NO-AMBIENTE-ESCOLAR-UMA-REFLEX%C3%83O-ANCORADA (acesso em: 17 de maio de 11).

Esses sites podem ser utilizados pelo professor como meio de pesquisa para que o mesmo obtenha mais conhecimento acerca dos assuntos trabalhados nessa aula.

Avaliação
Adote como estratégia de avaliação dessa aula a observação livre do envolvimento dos alunos com as reflexões a respeito da importância do diálogo na sala de aula e do conteúdo  da cartilha produzida .
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.